quinta-feira, 4 de junho de 2026

Anvisa aprova novo remédio contra asma e rinossinusite

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de registrar um novo medicamento para tratamento de asma e rinossinusite crônica grave com pólipos nasais.

O remédio se chama Densurko, nome comercial do depemoquimabe. Ele vem em solução injetável, em seringa preenchida ou caneta aplicadora pronta para uso.

Para asma, o produto é indicado como tratamento complementar para adultos e adolescentes a partir de 12 anos. O foco são pacientes com inflamação alérgica do tipo 2, ligada ao excesso de eosinófilos no sangue.

Os eosinófilos são células de defesa que, em excesso, podem aumentar a inflamação das vias respiratórias e o risco de crises fortes de asma.

A aplicação deve ser feita uma vez a cada seis meses. Segundo estudos clínicos, o medicamento reduziu de forma significativa as crises graves quando comparado ao placebo, sempre junto ao tratamento padrão.

No caso da rinossinusite crônica com pólipos nasais, o remédio é indicado apenas para adultos. Ele vale para pacientes que não tiveram controle adequado com tratamento convencional, como corticosteroides sistêmicos ou cirurgia.

A rinossinusite crônica é uma inflamação do nariz e dos seios da face que dura mais de 12 semanas. Em alguns casos, surgem pólipos benignos que atrapalham a respiração.

Fonte: Diarinho

Naviraí inicia avaliações para implantação do projeto de Equoterapia

Naviraí, que foi contemplada com o projeto de equoterapia gratuita do Governo do Estado, iniciou na segunda-feira (11) as avaliações para definição do público a ser atendido. Voltada para pessoas com deficiência e idosos com baixa mobilidade, a iniciativa faz parte do projeto “Laços de Cidadania”, que visa ampliar o acesso a terapias especializadas no município.

Nesta primeira fase, serão selecionados os candidatos indicados pelo Núcleo de Atenção Especial de Educação, pela Apae e pela Gerência de Saúde. De acordo com o coordenador Edvan Barbosa, ainda não há abertura para novas inscrições, tratando-se exclusivamente de um período de avaliação técnica dos pacientes pré-indicados.

“É preciso trabalhar com esse grupo selecionado para identificar quem se adaptará melhor à metodologia e ao modelo da terapia com cavalos”, explicou o coordenador.

O Projeto em Naviraí A iniciativa integra o plano de expansão do Governo do Estado, com investimentos para implementar polos de equoterapia que oferecem tratamento para o desenvolvimento físico, emocional e social.

O método é indicado para o tratamento de paralisia cerebral, Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down, TDAH, além de dificuldades de equilíbrio, postura ou coordenação motora.

Projeto Laços de Cidadania O projeto “Laços de Cidadania: Equoterapia e Inclusão” é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Acrissul e prefeituras.

Com investimento de R$ 1,4 milhão, o projeto estabelece três polos estratégicos — Campo Grande, Naviraí e Paranaíba — para beneficiar o público com deficiência e idosos com mobilidade reduzida.

Fonte: Assessoria

Gleice Jane questiona concurso anunciado por Riedel e cobra vagas reais para professores

A deputada estadual professora Gleice Jane (PT) fez um pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (13), cobrando transparência, ampliação das vagas e garantias de que o novo concurso público anunciado pelo Governador Eduardo Riedel realmente atenda a demanda da Rede Estadual de Educação.

No início do mês o governo autorizou a abertura de 2 mil vagas para professores.

Embora reconheça a importância da realização de um novo certame após anos de cobrança da categoria, a parlamentar alertou para a necessidade de que o concurso represente uma solução concreta para a educação pública e não apenas uma medida de impacto político.

“Depois da gente falar muito aqui da falta de concurso público, da quantidade de vaga pura que nós temos na rede estadual, o governador finalmente anunciou um concurso para duas mil vagas. Mas nós precisamos saber se esse concurso vai resolver a situação da educação”, afirmou.

Professora de carreira e defensora histórica da educação pública, Gleice destacou que a realidade enfrentada nas escolas estaduais revela uma carência muito maior do que o número de vagas anunciado pelo governo.

Segundo a deputada, atualmente mais de 70% dos profissionais da rede atuam em

contratos temporários, muitas vezes recebendo salários inferiores aos dos professores efetivos.

“Quando a gente vai às escolas, vê que em muitas delas apenas o diretor é efetivo. Então existem muito mais vagas puras na rede estadual do que as duas mil anunciadas”, pontuou.

A parlamentar também demonstrou preocupação com a estrutura e a seriedade do concurso público, lembrando problemas enfrentados em seleções anteriores.

“Eu quero saber se esse vai ser um concurso de verdade ou se vai ser um concurso como vimos acontecer no governo anterior, com perguntas absurdas e baixíssimo número de aprovados mesmo com a rede cheia de vagas”, criticou.

Para Gleice Jane, a valorização da educação pública passa necessariamente pela realização de concursos amplos, transparentes e capazes de garantir estabilidade aos profissionais da educação.

A deputada afirmou que seguirá acompanhando o processo, cobrando transparência sobre a distribuição das vagas e defendendo que o concurso atenda de fato a demanda das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria

Empreiteiro preso no MS firmou 5 contratos com o Governo do Estado e Prefeitura

O empreiteiro  Antônio Bittencourt Jacques Pedrosa, dono da Construtora Rial e um dos sete presos na operação “Buracos Sem Fim” nesta terça-feira (12) pelo Ministério Público do Estado, assinou cinco contratos com a prefeitura de Campo Grande e o Governo do Estado que somam R$ 36,9 milhões somente de 12 de fevereiro para cá.

O primeiro deles foi assinado dez dias depois de Rudi Fiorese, também preso, assumir o comando da Agesul.

Conforme publicações do diário oficial do Governo do Estado, no dia 12 de fevereiro  o empreiteiro renovou, por R$ 9,9 milhões, contrato para fazer a manutenção de 417 quilômetros de estradas com e sem asfalto na regional de Camapuã. 

O contrato está assinado por ele e pelo diretor da Agesul, Rudi Fiorese, que dez dias antes havia sido alçado ao posto de diretor da Agesul. Porém, o contrato original foi firmado ainda em 2021, quando Fiorese ainda estava na prefeitura de Campo Grande. Rudi também foi preso nesta terça-feira.

Depois disso, conforme o diário oficial, no dia 13 de março foi divulgada a assinatura de contrato para pavimentação de ruas na cidade de Jaraguari. O valor é de R$ 4,7 milhões e já foi firmado sob a gestão de Rudi Fiorese na Agesul.

No dia seguinte, 14 de março, saiu a renovação do contrato para manutenção de vias com e sem asfalto na regional de Três Lagoas. O contrato garante à Construtora Rial um faturamento de R$ 11,5 milhões ao longo de um ano, a não ser que nova licitação seja feita.

Mas, a contratação mais recente foi com a prefeitura de Campo Grande. No último dia 5 de maio foi publicada a assinatura de dois contratos, que somam R$ 10,7 milhões. Os contratos são paa serviços de recapeamento.

E estes serviços de recapeamento são, em tese, exatamente para colocar um fim nos serviços de tapa-buracos, os quais foram o principal alvo da operação do Ministério Público desta terça-feira.

A prefeitura dividiu a cidade nas sete tradicionais regiões e a Construtora Rial foi a única escolhida para duas regiões, Anhanduizinho e Imbirussu. Ela também tem uma série de outros contratos para serviços de tapa-buracos e manutenção de ruas sem aslfalto.

Conforme nota divulgada pelo Ministério Público, entre 2018 e 2025 a empresa alvo da operação “Buracos Sem Fim” assinou contratos e aditivos que ultrapassam os R$ 113 milhões. O MPE, porém, não divulgou o nome da empreiteira.

Contudo, a prisão preventiva do empreiteiro evidencia que o principal alvo da operação foram os contratos com a Construtora Rial.

Além de Rudi Fiorese, na casa de quem foram apreendidos R$ 186 mil, e do empreiteiro Antônio Bittencourt, foi preso o pai do empreiteiro, o pecuarista Antonio Roberto Bittencourt Teixeira Pedrosa.  Em nota, o Governo do Estado promete exonerar Fiorese do comando da Agesul.

Outro preso é o engenheiro Edivaldo Pereira Aquino, coordenador do serviço de tapa-buracos.  Em sua casa foram apreendidos R$ 233 mil em cédulas de Real e moeda estrangeira.

Outro detido que teve o nome divulgado é o engenheiro Mehdi Talayeh, que ocupa cargo de chefia na secretaria de obras e era apontado como provável substituto de Marcelo Miglioli, que deixou o comando da Sisep no começo de abril. Miglioli anunciou  que estava deixando o comando da pasta para se candidatar a cargo eletivo.

Fonte: Correio do Estado  https://correiodoestado.com.br/cidades/empreiteiro-preso-firmou-5-contratos-com-o-estado-e-prefeitura-nos/466434/

 

Bruno & Marrone abre a programação de shows na Expoagro

Considerados um dos maiores nomes da música sertaneja do país, os artistas prometem atrair milhares de fãs ao Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, marcando o início das apresentações musicais da feira, que neste ano celebra seis décadas de história.

A expectativa é de casa cheia. Além do público douradense, caravanas de diversas cidades da região e também do Paraguai já confirmaram presença para acompanhar a apresentação da dupla, conhecida por sucessos românticos que atravessam gerações e permanecem entre os mais tocados do sertanejo nacional.

Com mais de três décadas de carreira, Bruno e Marrone consolidaram o nome no cenário musical brasileiro a partir da década de 1990, alcançando projeção nacional com canções que se tornaram verdadeiros clássicos.

Entre os maiores sucessos da dupla estão “Dormi na Praça”, “Choram as Rosas”, “Por Um Minuto”, “Vida Vazia”, “Boate Azul”, “Inevitável” e “Vidro Fumê”, músicas que embalam diferentes gerações de fãs e costumam transformar os shows em grandes corais emocionados.

Conhecidos pela forte conexão com o público e pelo repertório repleto de hits, Bruno e Marrone carregam uma trajetória marcada por recordes de público, turnês nacionais e internacionais e dezenas de álbuns lançados ao longo da carreira. A apresentação na Expoagro é apontada como um dos momentos mais aguardados da edição 2026 da feira agropecuária.

Os ingressos para o show podem ser adquiridos pelo site oficial da organização: Expoagro 2026 – Bruno e Marrone

A programação musical da Expoagro segue na sexta-feira (16), com  Clayton & Romário e Felipe & Rodrigo agitarem o público com hits recentes que dominam as plataformas digitais e rádios, consolidando o sucesso da nova geração do sertanejo universitário.

Já no sábado (17), o palco será comandado por Murilo Huff, dono de músicas como “Dois Enganados”, e Natanzinho Lima, que vem conquistando espaço com seu estilo envolvente e crescente popularidade, especialmente entre o público jovem.

Fonte: Assessoria

Lula registra 42% contra 41% de Flávio Bolsonaro no segundo turno

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 13, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a aparecer numericamente à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na simulação de segundo turno da disputa presidencial. O petista registra 42% das intenções de voto, enquanto o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 41%.

Os números configuram empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Nesse mesmo cenário, 14% dos entrevistados declaram voto em branco ou nulo, enquanto 3% disseram estar indecisos.

Em relação ao levantamento anterior da Quaest, divulgado no mês passado, Lula oscilou dois pontos porcentuais para cima. O resultado interrompe a tendência de queda que vinha sendo registrada nas pesquisas anteriores. Já Flávio Bolsonaro recuou um ponto. Ambas as variações ocorreram dentro da margem de erro.

O levantamento também mostra Lula na liderança das intenções de voto no primeiro turno. No cenário estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, o presidente aparece com 39%, seguido por Flávio Bolsonaro, com 33%. Lula oscilou dois pontos para cima, enquanto o senador subiu um ponto, mudanças também dentro da margem.

Os ex-governadores Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) registram 4% cada. Caiado oscilou dois pontos para baixo, enquanto Zema variou um ponto para cima. Ambos estão empatados tecnicamente com Renan Santos, fundador da Missão, que aparece com 2%.

Augusto Cury (Avante), Cabo Daciolo (Mobiliza) e Samara Martins (UP) foram citados por 1% dos entrevistados cada. Aldo Rebelo (DC) e Hertz Dias (PSTU) não pontuaram. Há ainda 5% de indecisos e 10% de entrevistados que afirmam votar em branco ou nulo.

A pesquisa Genial/Quaest realizou 2.004 entrevistas com brasileiros de 16 anos ou mais entre os dias 8 e 11 de maio. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03598/2026.

Simulações de segundo turno

Na simulação de segundo turno, Lula e Flávio Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados: o petista tem 42% das intenções de voto, contra 41% do senador.

Lula venceria os demais adversários testados pela pesquisa. Contra Zema, o presidente registra 44%, enquanto o ex-governador de Minas Gerais soma 37%. Nesse cenário, 15% declararam voto branco ou nulo e 4% disseram estar indecisos.

Em uma eventual disputa contra Caiado, Lula mantém 44% das intenções de voto, enquanto o governador goiano aparece com 35%. Nesse caso, 17% afirmam votar em branco ou nulo, e 4% permanecem indecisos.

A maior vantagem de Lula ocorre em um cenário contra Renan Santos. O presidente teria 45% das intenções de voto, enquanto o fundador da Missão alcançaria 28%. O porcentual de eleitores que declaram voto branco ou nulo chega a 22%, e os indecisos somam 5%.

Rejeição

Segundo o levantamento, Lula e Flávio Bolsonaro continuam sendo os pré-candidatos mais rejeitados da disputa presidencial. De acordo com a pesquisa, 54% dos entrevistados conhecem e não votariam em Flávio e 53% dizem o mesmo de Lula, em novo empate técnico. Na pesquisa de abril, Lula estava numericamente à frente de Flávio nesse quesito.

Ronaldo Caiado aparece como o terceiro nome mais rejeitado, com 32%. Já 27% dos entrevistados afirmaram conhecer e não votar em Romeu Zema.

Fonte: Portal Terra

Lia Nogueira garante dois novos aparelhos de ultrassom ao CAM

A articulação da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), com apoio dos deputados estaduais Neno Razuk (PL) e Gleice Jane (PT), garantiu ao Centro de Atendimento à Mulher (CAM), em Dourados, a entrega de dois novos aparelhos de ultrassom de alta resolução e a retomada do exame morfológico na rede pública.

Os equipamentos foram entregues nesta terça-feira (12), ao lado do prefeito Marçal Filho (PSDB) e do secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo.

Os novos aparelhos fortalecem os atendimentos oferecidos pelo CAM, unidade referência no acompanhamento da saúde da mulher para pacientes de Dourados e de mais de 30 municípios da macrorregião.

A expectativa é que sejam realizados, em média, oito exames por dia. Atualmente, cerca de 160 gestantes de alto risco são acompanhadas pela unidade.

Para mulheres que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), a modernização do atendimento também representa mais tranquilidade durante a gestação.

“Isso muda tudo para uma mãe.” A frase é da gestante Karine Arguello de Lima, que descobriu durante a gravidez a cardiopatia do filho através de um exame morfológico.

Segundo Karine, a possibilidade de identificar alterações ainda durante a gravidez permite que mães e profissionais iniciem o acompanhamento necessário antes mesmo do nascimento do bebê. “A gente consegue descobrir no exame aquilo que o bebê tem e já começar o tratamento ainda na gestação”, relatou.

Gestante que realiza o pré-natal pelo SUS, Liz Paula Sartori também destacou a importância do investimento para mulheres atendidas pela rede pública.

“Muitas mulheres dependem desse atendimento durante a gravidez. Ter um aparelho assim faz diferença para quem realiza o pré-natal pelo SUS”, afirmou.

Conforme Lia Nogueira, a destinação da emenda teve como prioridade fortalecer um atendimento considerado essencial para mulheres que dependem exclusivamente da rede pública.

A deputada destaca que, além de ampliar a qualidade dos exames, os novos aparelhos garantem mais dignidade, segurança e acompanhamento adequado para gestantes atendidas pelo CAM.

Fonte: Assessoria

Câmara faz sessão solene na Expoagro em homenagem às mulheres de destaque

A Câmara Municipal de Dourados realiza nesta quarta-feira, 13 de maio, às 19h, durante a 60ª Expoagro, a Sessão Solene “Mulheres de Destaque no Agronegócio”, em reconhecimento à trajetória e à contribuição feminina para o fortalecimento do setor agropecuário em Dourados e região.

Segundo a presidente da Câmara, vereadora Liandra Brambilla (PSDB) , a homenagem representa o reconhecimento público à força feminina que movimenta o agronegócio sul-mato-grossense, seja na gestão, na produção, na pesquisa, na sucessão familiar ou no empreendedorismo rural.

“A Expoagro representa a força econômica e a tradição do nosso agro, e esta sessão solene simboliza o reconhecimento às mulheres que ajudam a construir diariamente a grandeza do setor produtivo. São histórias de trabalho, liderança, dedicação e inovação que merecem ser valorizadas pelo Poder Legislativo e por toda a sociedade”, destacou a presidente.

Liandra também ressaltou a importância estratégica do agronegócio para o desenvolvimento regional. “Dourados tem no agro uma das suas maiores vocações. Valorizar as mulheres que atuam no campo e em toda a cadeia produtiva é reconhecer a contribuição delas para a geração de empregos, renda, tecnologia e desenvolvimento sustentável. O agro moderno passa pela competência, pela gestão e pela sensibilidade feminina”, afirmou.

Homenageados

Durante a solenidade, será entregue o Diploma de Jubileu de Diamante alusivo aos 60 anos da Expoagro, concedido pelo Poder Legislativo. Também serão homenageadas Adriana Zeponi Peruzzi (Mesa Diretora), Ana Paula Vilhar Lima Vieira (vereador Jânio Miguel), Anelise Cândido de Lima Martins (vereador Alex), Antonia Benites Brum (vereadora Karla Gomes), Beloni Maria Zambiazzi Picolo (vereadora Isa Marcondes), Ester Balbuena Moraes Almirão (vereador Sérgio Nogueira), Fátima Maria Viana da Silva (vereador Sérgio Nogueira), Gedalia Ferreira de Ávila (vereador Laudir Munaretto), Genifler Patricia Coturi (vereador Inspetor Cabral), Gianni Dias Aguillar Nogueira (vereador Dill do Povo), Gisele Gonçalves Martins (vereador Dill do Povo), Glaciara Chucarro Machado (vereador Inspetor Cabral), Lais Zardo Rizzi (presidente vereadora Liandra Brambilla), Laiz Violin Ciceri (presidente vereadora Liandra Brambilla), Margit Busse Frantz do Amaral (Mesa Diretora), Maria Lurdes Portugal (Mesa Diretora), Paula Leite (vereador Sargento Prates), Paula Veiga (vereadora Karla Gomes), Renata Barbosa Vilela (vereador Daniel Junior), Sônia de Fátima Cascão Santiago (vereador Sargento Prates), Soraya Vieira Thronicke (Mesa Diretora), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Mesa Diretora), Werlaine Fatima Basso Fialho (vereador Laudir Munaretto) e Walquiria Bigatão Ramos (vereadora Isa Marcondes).

Fonte: Assessoria