quinta-feira, 4 de junho de 2026

Juventude AG recebe o Concórdia Futsal em Dourados pela LNF Silver

O Juventude AG volta a jogar em Dourados pela Liga Nacional de Futsal. Nesta quinta-feira (14), às 21h, no Ginásio Municipal Ulysses Guimarães, o JAG enfrenta o Concórdia Futsal-SC pela quinta rodada da primeira fase.

O confronto é marcado pela busca dos dois times pela primeira vitória na competição.

A partida é a segunda do JAG sob comando do técnico Sérgio Benatti, agora com um pouco mais de tempo para conhecer os jogadores e ajustar o time. Nos treinos da semana, além da atenção aos aspectos táticos e técnicos, o treinador aproveitou para conversar, individual e coletivamente, com os atletas.

“Fizemos bons treinos, procurando aproveitar ao máximo para termos maior intensidade, estarmos mais vivos nos jogos e aproveitar as situações que forem criadas”, resume o técnico.

A boa notícia é a liberação do pivô Nathan, que estava com suspeita de fratura no nariz em pancada sofrida na partida contra o Apodi Futsal-RN, na quarta rodada. Avaliação médica afastou a possibilidade e o atleta voltou a treinar, ficando à disposição.

Essa é a segunda partida do Juventude AG em Dourados pela LNF Silver. Na segunda rodada, empatou com o Joaçaba Futsal-SC em 3 a 3, sofrendo o gol de empate do time catarinense faltando sete segundos para terminar o tempo regulamentar. Fora de casa, o time foi batido pela Liga São Caetano Futsal-SC, Balsas Futsal-MA e Apodi Futsal.

Já o time catarinense ainda não pontuou na competição, com derrotas para São Miguel Futsal-PR e Liga São Caetano, como visitante, e para Vélez Camaquã-RS e Joaçaba, em casa.

Ingressos

Ingressos antecipados estão sendo vendidos a preço promocional de R$ 10 e podem ser comprados nas lojas Salim Esportes e Sport.Com, parceiras do clube na temporada. Nas bilheterias do Ginásio Municipal o preço é o regular de R$ 20, com meia entrada a R$ 10 para idosos, estudantes identificados e professores das redes municipal e estadual. Crianças até 12 anos, doadores de sangue e pessoas com deficiência (PcD) não pagam.

Quinta Rodada

Dois jogos no domingo (10) abriram a rodada. O Futsal São Lourenço-SC venceu o Dracena Futsal-SP por 3 a 1 e o Joaçaba Futsal ficou no 1 a 1 com o América-RN. Na terça-feira (12) o Vélez Camaquã recebeu o Lages Futsal-SC e venceu por 3 a 1. Nesta quarta (13), o Chopinzinho Futsal-PR venceu o Blumenau Futsal-SC por 3 a 1 e o São Miguel Futsal-PR perdeu para o Vasco da Gama por 1 a 0.

Nas outras partidas que fecham a rodada, nesta quinta, Futsal São Caetano recebe o Sport-PE e o Balsas Futsal-MA joga contra o Apodi Futsal em São Luís.

Para disputar a LNF Silver, Copa LNF e Copa do Brasil, o Juventude AG tem apoio do Governo do Estado, através da Setesc e Fundesporte, Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, Prefeitura de Dourados, através da Funed, Sanesul, Fendt, Grupo FV, LOG Engenharia, Aço Telha, Aço Fort, MF CON, CECAD, Lubfil, Cassems, Oxisoldas, BC Construtora, Oximep, Salim Esportes e Sport.Com.

Fonte: Assessoria

Mais de R$ 400 mil em emendas de Lia Nogueira fortalecem Caarapó

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) esteve reunida com autoridades de Caarapó para alinhar demandas prioritárias e reforçar o compromisso do mandato com o município. Com investimentos que somam mais de R$ 400 mil em emendas parlamentares para saúde, assistência social e cidadania.

A agenda institucional reforça a atuação da parlamentar e a parceria construída com Carapó desde o início do mandato.

“ Esses recursos chegam para fortalecer áreas fundamentais e apoiar projetos que impactam diretamente a vida das pessoas”, afirmou a deputada.

Do total destinado, cerca de R$ 250 mil são investidos na assistência social, contemplando iniciativas como o Projeto Benjamin, voltado ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência doméstica.

Outro projeto beneficiado é o Revive, coordenado pelo pastor Ademir, referência no trabalho de recuperação e reinserção social de dependentes químicos no município.

Na área da saúde, parte das emendas foram destinadas à aquisição de respiradores para o Hospital Municipal, ampliando a estrutura de atendimento e fortalecendo a rede pública local.

O trabalho desenvolvido em Caarapó reflete a prioridade do mandato de Lia Nogueira em fortalecer os municípios por meio de investimentos, parcerias que garantem investimentos e impactam as famílias.

Fonte: Assessoria

Plano de Desenvolvimento Municipal de Naviraí será lançado hoje

Nesta quinta-feira (4), às 17h, será lançado o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM) de Naviraí.

A iniciativa é realizada pelo Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e com a administração municipal.

O evento integra as ações do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido no município em uma parceria entre as instituições, e será realizado no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), localizado na Rua Hilda, 203.

Voltado à promoção do desenvolvimento local e à melhoria da qualidade de vida da população, o Cidade Empreendedora reúne um conjunto de ações que fortalecem a gestão pública e impulsionam o fortalecimento dos pequenos negócios.

Dentro dessa estratégia, o PDM é a principal ferramenta de orientação: um documento que apresenta o diagnóstico do município, projetos prioritários, indicadores e diretrizes de monitoramento. O material estabelece uma agenda integrada de desenvolvimento, alinhada às vocações do território e às necessidades da comunidade.

Desde 2018, o Cidade Empreendedora já atendeu 45 municípios em Mato Grosso do Sul. Atualmente, 36 cidades participam do programa, divididas em três modalidades: Transforma, Avança e Excelência.

Naviraí ingressa no programa Cidade Empreendedora pela segunda vez, após ter aderido ao programa em 2022. Agora, o município ingressa no pacote “Excelência” – o mais completo e extenso das três opções ofertadas às prefeituras.

Nessa frente de acompanhamento, que segue até 2028, são contemplados os oito eixos do programa, com atuação intensiva e ações focadas na eficiência da gestão municipal, melhoria do ambiente de negócios, fomento ao empreendedorismo e promoção do desenvolvimento a partir da vocação e identidade do município.

Fonte: Assessoria

Afastamentos por burnout crescem mais de 800% no Brasil

O Brasil enfrenta um agravamento expressivo da crise de saúde mental no ambiente profissional.

Dados recentes da Previdência Social mostram que os afastamentos por burnout cresceram mais de 800% em apenas quatro anos, saltando de 823 casos em 2021 para 7.595 em 2025.

O número reforça um cenário de adoecimento emocional cada vez mais presente nas relações de trabalho e reacende o debate sobre responsabilidade das empresas, condições laborais e direitos dos trabalhadores.

Para o advogado trabalhista André Theodoro, o crescimento dos casos não é isolado e reflete mudanças profundas no ambiente corporativo.

“O burnout não surge de um dia para o outro. Ele normalmente é consequência de pressão constante, excesso de trabalho, metas abusivas, jornadas exaustivas e ambientes organizacionais adoecedores”, afirma.

Reconhecida oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como síndrome relacionada ao trabalho, a condição pode gerar afastamento pelo INSS e, dependendo do caso, até consequências trabalhistas para a empresa.

Segundo Theodoro, muitos trabalhadores ainda não sabem que possuem direitos quando o adoecimento está ligado ao ambiente profissional.

“Quando existe relação entre o trabalho e o esgotamento mental, o trabalhador pode ter acesso a benefícios previdenciários e, em determinadas situações, estabilidade e indenizações”, explica.

Além dos impactos individuais, o crescimento dos afastamentos também acende um alerta econômico. Milhares de dias de trabalho são perdidos todos os anos em razão de transtornos emocionais, afetando produtividade e aumentando custos para empresas e Previdência.

O tema ganha ainda mais relevância diante da atualização da NR-1, que passa a incluir fatores psicossociais no gerenciamento de riscos ocupacionais, reforçando a obrigação das empresas de prevenir situações que possam comprometer a saúde mental dos funcionários.

“A legislação trabalhista está caminhando para uma visão mais preventiva. Saúde mental deixou de ser um tema secundário e passou a fazer parte da responsabilidade legal das empresas”, destaca André Theodoro.

Para o especialista, o aumento dos números mostra que o debate sobre saúde mental no trabalho deixou de ser tendência e se tornou necessidade urgente.

“O ambiente profissional não pode continuar sendo um espaço de adoecimento silencioso. Ignorar isso hoje significa enfrentar consequências humanas e jurídicas amanhã”, conclui.

Fonte: Assessoria

60ª Expoagro é ‘exposição ouro’ para ranking nacional do Nelore Pelagens

O julgamento acontece no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, durante a 60ª Expoagro. O campeão será definido nesta sexta-feira, dia 14, em evento previsto para começar às 8h.

A etapa é considerada essencial aos criadores que disputam o ranking. “Os maiores criadores e expositores do Brasil, têm que estar presentes aqui. Então, o resultado é uma pista de julgamento com muitos animais. Nós temos aqui mais de 150 animais em julgamento, entre machos, fêmeas, bezerras, bezerros, vacas, touros, enfim, todas as categorias. Veio criador do Nordeste, de Minas Gerais, os criadores tradicionais aqui do Mato Grosso do Sul”, explica o juiz do julgamento Fabio Eduardo Ferreira.

“O nível dos animais realmente está muito bom e isso é resultado de muito investimento em melhoramento genético, em nutrição, em manejo que os criadores vêm fazendo. Então, o Estado aqui do Mato Grosso do Sul já é referência na pecuária, no agronegócio, e agora, sediando a etapa ouro, consolida ainda mais essa força”, complementa, complementa o juiz.

O QUE É AVALIADO?

A avaliação dos animais é feita pelo juiz e, segundo costuma dizer, é “dos pés à cabeça”, incluindo cascos, aprumo (postura), carcaça, entre outros. O julgamento é comparativo a partir de categorias como bezerras, novilhas, vacas, bezerros, garrotes e touros, de variedades pintadas de branco e preto, e de branco e vermelho.

“Eles são comparados entre eles dentro da categoria e classificados: primeiro, segundo, terceiro, assim por diante. Nos campeonatos, a gente pega todos os primeiros das categorias e tira o melhor animal, dentro do campeonato”, explica Ferreira. Nesta quinta-feira, serão escolhidos os campeões, melhores macho e fêmea dentre todos os animais do julgamento na Expoagro.

Além disso são julgadas as progênies que são grupos de filhos da mesma mãe ou pai. “Ganha aquele conjunto que tiver mais qualidade e for mais igualado, mais padronizado”, explica o juiz.

“É claro que existe também a referência do pedigree, da avaliação genética, que são os números. Mas, existem muitas características que os números não avaliam. A gente não tem avaliação genética para aprumo, harmonia, equilíbrio, para várias características. Então a pista de julgamento, ela é mais uma ferramenta e uma ferramenta importantíssima, porque a gente trabalha com o olho e com o comparativo”, acrescentou Ferreira.

O juiz explica que os animais bem classificados ou até premiados em pistas de julgamento, costumam receber uma valorização no mercado. “Existem outras ferramentas auxiliares, mas a pista de julgamento continua sendo a referência”, pontua.

NELORE PELAGENS

A quantidade de plantéis de Nelore Variedade Pelagens é crescente no país. Somente em 2025, pelo menos 7 mil pintados passaram por pistas de julgamento no país, segundo Marina de Toledo César, assistente técnica do Ranking Nelore da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil).

A entidade é responsável por todas as exposições ranqueadas. A contagem é feita considerando a participação do criador em três exposições livres e quatro ouro. Deixar de participar de uma das “ouro”, pode prejudicar a posição no ranking, por isso a etapa é considerada praticamente obrigatória.

Também é considerada a quantidade de animais em pista para uma bonificação que é considerada no ranking, já que a participação é livre a todos. “Trazer para Dourados, essa região que tem tantos criadores, é também valorizar a região aqui”, explica Marina.

Os melhores pontuados no ranking nacional e regionais, são premiados no Nelore Fest, conhecido como o “Oscar da Pecuária”, realizado pela ACNB em São Paulo (SP). Já a final acontece na Expoinel em Uberaba (MG), último encontro da etapa Ouro.

“O pintado é uma raça zebuína que hoje é a `bola da vez’, como se diz, os animais que estão sobressaindo dentro das raças zebuínas. Tanto que foi a segunda raça da Expozebu”, afirma Ângelo Tibery, vice-presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). “Dourados está fazendo uma exposição importante para o ranking da Nelore, isso aqui vai dar um ‘up’ para os criadores chegarem até a final, uma pontuação talvez muito competitiva com o diferencial bem pequeno. Quem ganhar aqui vai ter probabilidade grande de ser campeão do Brasil”.

Fonte: Assessoria

Na 60ª Expoagro, Câmara destaca protagonismo feminino

Durante a programação da 60ª Expoagro, a Câmara Municipal de Dourados promoveu nesta quarta-feira (13) uma sessão solene especial para reconhecer o protagonismo feminino e a contribuição decisiva das mulheres para o fortalecimento e o desenvolvimento do agronegócio na Grande Dourados.

Por meio da Sessão Solene “Mulheres de Destaque no Agronegócio”, o Poder Legislativo homenageou mais de 20 mulheres que se destacam por suas trajetórias e pela relevante atuação em diferentes áreas do setor, como gestão, produção, pesquisa, sucessão familiar e empreendedorismo rural.

A presidente da Câmara, vereadora Liandra Brambilla (PSDB), ressaltou que a presença feminina tem se consolidado cada vez mais como força essencial para o avanço do agronegócio regional e nacional.

“Hoje, as mulheres ocupam espaços de protagonismo em todos os segmentos da sociedade, e no agronegócio isso não é diferente. Elas estão presentes com competência, visão empreendedora, planejamento estratégico, gestão eficiente e excelência na produção. A Câmara Municipal de Dourados tem orgulho em reconhecer essas guerreiras do campo, que contribuem diariamente para o crescimento econômico e social da nossa região”, destacou Liandra.

Conforme a presidente da Câmara, a homenagem representa o reconhecimento público à força feminina que movimenta o agronegócio de Dourados e de Mato Grosso do Sul, evidenciando o papel das mulheres como líderes, produtoras, pesquisadoras e empreendedoras.

Durante sessão solene na 60ª Expoagro, Câmara de Dourados homenageou mulheres que se destacam no agronegócio, reconhecendo sua contribuição para o fortalecimento do setor na região

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira, também enalteceu a crescente participação feminina nos diversos setores da sociedade e destacou a importância da valorização das mulheres nas atividades agropecuárias.

“Nessa sessão aqui tem questões que eu considero de fundamental importância para fazermos as coisas cada vez melhor. E a principal delas é a participação e a valorização da mulher nas nossas atividades. Hoje, a mulher ocupa cada vez mais espaços de destaque. E eu até acho que melhoramos muito quando as mulheres começam a tomar decisões”, afirmou.

Gino Ferreira ainda enfatizou o papel estratégico dos vereadores como representantes diretos da população. “Da classe política, o segmento mais importante para mim são os vereadores. São eles que têm contato direto com a sociedade, que conhecem de perto a realidade do povo e levam essas demandas às demais esferas de poder”, pontuou.

Representando as homenageadas, a produtora rural e vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira, destacou a capacidade transformadora das mulheres no agronegócio.

“As mulheres do agro têm mostrado, com competência e dedicação, que são capazes de inovar, empreender e produzir com eficiência e sustentabilidade. Essa homenagem reforça que nosso trabalho faz a diferença e contribui diretamente para o desenvolvimento do setor e da sociedade”, afirmou.

Durante a solenidade, os vereadores também entregaram ao Sindicato Rural de Dourados o Diploma de Jubileu de Diamante, em celebração aos 60 anos da Expoagro, reconhecendo a relevância histórica do evento para o município e para o agronegócio sul-mato-grossense.

HOMENAGEADAS

Foram homenageadas pelo Poder Legislativo Adriana Zeponi Peruzzi (Mesa Diretora), Ana Paula Vilhar Lima Vieira (vereador Jânio Miguel), Anelise Cândido de Lima Martins (vereador Alex), Antonia Benites Brum (vereadora Karla Gomes), Beloni Maria Zambiazzi Picolo (vereadora Isa Marcondes), Ester Balbuena Moraes Almirão (vereador Sérgio Nogueira), Fátima Maria Viana da Silva (vereador Sérgio Nogueira), Gedalia Ferreira de Ávila (vereador Laudir Munaretto), Genifler Patricia Coturi (vereador Inspetor Cabral), Gianni Dias Aguillar Nogueira (vereador Dill do Povo), Gisele Gonçalves Martins (vereador Dill do Povo), Glaciara Chucarro Machado (vereador Inspetor Cabral), Lais Zardo Rizzi (presidente vereadora Liandra Brambilla), Laiz Violin Ciceri (presidente vereadora Liandra Brambilla), Margit Busse Frantz do Amaral (Mesa Diretora), Maria Lurdes Portugal (Mesa Diretora), Paula Leite (vereador Sargento Prates), Paula Veiga (vereadora Karla Gomes), Renata Barbosa Vilela (vereador Daniel Junior), Sônia de Fátima Cascão Santiago (vereador Sargento Prates), Soraya Vieira Thronicke (Mesa Diretora), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Mesa Diretora), Werlaine Fatima Basso Fialho (vereador Laudir Munaretto) e Walquiria Bigatão Ramos (vereadora Isa Marcondes).

Fonte: Assessoria CMD