terça-feira, 23 de abril de 2024

Jornalista Vaner Matos se prepara para lançar ficção que aborda um polêmico experimento social

O jornalista caarapoense Vaner Matos organiza os últimos detalhes para o lançamento de seu primeiro livro. A obra literária de ficção, publicada pela Biblio Editora, com o título de “O Rapto: aborda um polêmico experimento social” cujo enredo gira em torno de um professor aposentado que raptava andarilhos e usuários de drogas com a finalidade de recuperá-los.

Em 278 páginas, o autor narra a saga de um homem que após perder seus dois filhos para as drogas e a esposa que, não suportando a dor da perda acabou cometendo suicídio. O escritor utiliza-se dessa fatalidade e dá um novo rumo à vida do professor solitário, que após ser premiado com um expressivo valor pela Mega Sena constrói um centro de recuperação clandestino e passa a raptar quem ele chama de “invisíveis da sociedade”.

O autor brinca com o choque de realidade e a ficção, deixando o leitor confuso. Pois de lado, aborda a fragilidade das políticas sociais para um grupo de pessoas que vive em vulnerabilidade social, do outro, a ficção, dando vida ao personagem principal que ferindo princípios, ética, normas e leis, rapta esses “invisíveis” das ruas e tenta provar que seu método de recuperação por meio da leitura funciona. Seu ponto de apoio para a façanha é: “O fim Justifica os Meios”.

O escritor afirmou que, embora seja um gênero literário de ficção a obra gera muitas discussões e reflexão no campo jurídico, social e da psicologia. “Por isso fiz questão de apresentá-la a profissionais dessas três áreas. Inevitavelmente e diga-se, de forma já esperada, houve muitas críticas técnicas quanto à abordagem e a forma como a trama acontece, pois realmente o desfecho do livro fere, diretamente, os princípios dessas três áreas. Mas o clímax do livro é exatamente este. Tem que ler para tirar as conclusões”, disse Vaner Matos.

O lançamento acontecerá no dia 6 de outubro, às 19h, na Câmara Municipal de Caarapó.

Fonte: Assessoria

Há oito anos, Igreja Assembleia de Deus em Caarapó recebia autonomia do patriarca Pr. Jeovah

Em 31 de agosto de 2014, pastor Paulo Bernardo da Silva recebia tripla homenagem; primeiro, a passagem do seu aniversário, segundo, a comemoração de13 anos na direção do então setor de Caarapó e  por último, a emancipação da igreja que se tornou Campo, ou seja, adquiriu autonomia.

Naquela data,  o Setor de Caarapó marcava 50 anos pertencente ao Campo de Dourados, cujo o presidente era o saudoso pastor Jeovah Alves da Silva.

Diversas lideranças religiosas, políticas e fiéis de Caarapó e de vários municípios de Mato Grosso do Sul, participaram daquele dia festivo comemorado pelo pastor Paulo Bernardo da Silva e por toda igreja.

Emancipação

Naquela ocasião, ainda muito lúcido e determinado, pastor Jeovah Alves da Silva com seus 82 anos de idade, dizia que dar autonomia à Caarapó, seria oportunizar o crescimento da obra de Deus.

De lá pra cá, o atual presidente pastor Paulo Bernardo da Silva vem honrando de forma fiel e incondicional   a vontade   do patriarca que já  dorme no senhor  – intensificando  a obra missionária e incentivando o crescimento da igreja em Caarapó.

Paulo Bernardo da Silva assumiu a igreja em Caarapó em agosto de 2001, das mãos do saudoso pastor Raimundo Alves Bezerra, que por 27 anos esteve a frente do trabalho no município. O mesmo é natural de Vicentina e antes de vir para o “Vale da Esperança”, foi pastor de congregações em Dourados por sete anos e depois por três anos em Juti.

Atualmente,  a Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém de Caarapó,  está localizada na Avenida Sete de Setembro 198 – estão ligadas à mesma, as congregações da Avenida D. Pedro II, Vila Planalto, Capitão Viário, distritos de Nova América e Cristalina e Fazenda Jaguari.

Crédito: Vaner Matos

Com plenário lotado, Casa do Pão realiza palestra com tema: Saúde do homem

 

A Associação Beneficente Belém Casa do Pão, promoveu na última quinta-feira (23), uma palestra para cerca de 80 homens. O evento que aconteceu na Câmara Municipal de Caarapó, teve a participação voluntária do médico do trabalho Dr. Silvio Ueda, que falou sobre a saúde do homem.

Em uma palestra descontraída, linguagem simples e objetiva – Dr. Silvio Ueda falou sobre os exames de rotina, cuidados e equilíbrio da alimentação, necessidade de atividades físicas e o temido exame da próstata.  “A maior parte dos homens acha que o cuidado com a saúde dos homens se resume só em exame da próstata. Oriento vocês uma vez por ano [novembro] cuidar da próstata e os outros meses cuidar de outas áreas da saúde”, disse Ueda.

O palestrante se surpreendeu com o público que lotou o plenário da Câmara e a forma como participaram e interagiram com a palestra. “Foi um palestra produtiva e participativa”, disse.

Para o presidente da Casa do Pão Jessé dos Santos, o evento foi um sucesso, dado ao dia, quinta-feira, em que muitas pessoas trabalham, mesmo assim houve uma participação expressiva.  O presidente afirmou que a próxima palestra a ser realizada pela Casa do Pão será voltada para as mulheres com tema exclusivo.

“A Casa do Pão pretende intensificar ações, palestras e orientações para uma vida saudável, inclusive, já estamos alinhando uma mega palestra com um especialista cardiologista que em breve será divulgada”, disse o presidente.

No final da palestra a diretoria da associação fez a entrega de uma placa de homenagem ao médico Silvio Ueda, em reconhecimento à sua participação voluntária e parceria com a Casa do Pão.

Fonte: Assessoria