quinta-feira, 28 de março de 2024

Fazenda Experimental da UFGD sediará o 1º Agro Show Dourados

Compartilhar

Imagens do experimento “Avaliação de sistemas de produção de grãos de soja e milho com ênfase na rotação de cultura em plantio direto”

Produtores rurais, bem como, profissionais e estudantes de Agronomia estão convidados a participar do 1º Agro Show Dourados, evento que será realizado na Fazenda Experimental de Ciências Agrárias da Universidade Federal a Grande Douados (FAECA/UFGD) nos dias 19 e 20 de janeiro.

Um dos principais temas do evento é a rotação de culturas em plantio direto, com a apresentação dos resultados das áreas experimentais conduzidas pelo professor Luis Carlos Ferreira de Souza. Há 12 anos Luis Carlos vem trabalhando no experimento “Avaliação de sistemas de produção de grãos de soja e milho com ênfase na rotação de cultura em plantio direto” e entra agora no sétimo ano do experimento de pesquisa “Consórcio de milho com cinco brachiarias em sucessão a soja”. Avaliando a produção desde 2009, o docente é enfático em demonstrar a importância de se praticar a rotação de culturas como forma de melhorar a qualidade do solo. Os resultados mostram um aumento significativo de produtividade na cultura da soja e também na do milho, especialmente na safra de verão.

Em 2019, o dia de campo realizado nessa área experimental reuniu aproximadamente 65 agricultores e profissionais na Fazenda Experimental da UFGD, entre eles, produtores de destaque na Região Centro-Oeste do país. A expectativa é de que no 1º Agro Show Dourados mais produtores rurais venham trocar experiências sobre as vantagens e os desafios de se adotar o cultivo consorciado, a rotação de culturas e o plantio direito. O evento contará com palestras e com um giro tecnológico nas áreas experimentais.

PARCERIAS

O 1º Agro Show Dourados – Safra é resultado de convênio firmado entre a Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (AEAGRAN) e a FAECA/UFGD.

Além das duas entidades organizadoras, o evento tem como parceiros: Grupo de Plantio na Palha, Embrapa, Prefeitura Municipal de Dourados, Associação Estadual dos Engenheiros Agrônomos do Mato Grosso do Sul, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul e Sindicato Rural Dourados.

Fonte: Assessoria

Últimas notícias