sábado, 20 de abril de 2024

Foguetes atingem base que abriga militares dos EUA no Iraque

Base é a mesma que foi atacada 2 dias antes da visita histórica do Papa Francisco ao Iraque, em março, e também após a morte do general iraniano Qassem Soleimani, em janeiro de 2020

Compartilhar

Foto de 29 de dezembro 2019 mostra a base aérea Ain al-Asad, no deserto de Anbar, que foi alvo de um novo ataque em 5 de julho de 2021 — Foto: Nasser Nasser/AP

Ao menos três foguetes atingiram nesta segunda-feira (5) a base aérea de Ain al-Asad, que abriga forças armadas dos Estados Unidos e de outros países no oeste do Iraque.

A base é a mesma que foi atacada 2 dias antes da visita histórica do Papa Francisco ao Iraque, em março deste ano, e também após a morte do general iraniano Qassem Soleimani, em janeiro de 2020.

SWayne Marotto, porta-voz da coalizão militar internacional liderada pelos EUA e coronel do exército americano, afirmou que o ataque não causou vítimas.

Marotto disse que o ataque ocorreu às 14h45 (horário local, 8h45 em Brasília) e que os danos materiais estão sendo avaliados.

Os EUA acusam grupos de milícia apoiados pelo Irã de lançar ataques regulares de foguetes contra suas tropas no Iraque. Ninguém reivindicou a responsabilidade até o momento.

Em 27 de junho, as forças armadas americanas fizeram ataques aéreos contra milícias apoiadas pelo Irã na Síria e no Iraque para “proteger funcionários americanos”.

Fonte: G1

Últimas notícias