quinta-feira, 25 de abril de 2024

Pais veem importância de atividade cultural na vida escolar dos filhos

Pesquisa realizada pela Fundação Itaú, em parceria com o Datafolha, mostra que 97% dos pais consideram importante que os filhos participem de atividades culturais para o seu desenvolvimento. De acordo com o levantamento, 95% dos pais avaliam que as atividades culturais melhoram o desempenho escolar dos filhos.

A pesquisa Hábitos Culturais, divulgada nesta quarta-feira (6), ouviu 2.405 pessoas de 16 a 65 anos em todas as regiões do país, sendo que 67% tinham filhos. O trabalho foi feito de forma presencial ou por telefone entre os dias 1º e 28 de setembro do ano passado.

“Quando a gente perguntou para as pessoas que têm filhos, 97% afirmaram que é muito importante as crianças realizarem atividades culturais. E 95% disse que elas ajudam a melhorar o desempenho escolar. Isso é interessante porque há uma percepção de que os hábitos culturais também facilitam o desempenho acadêmico, o que nos permite entrar nesse debate de política pública de como integrar a educação com a cultura”, disse Esmeralda Correa, coordenadora do Observatório de Pesquisas em Educação e Cultura da Fundação Itaú.

Segundo o levantamento, o índice de pais que concordam que as atividades culturais são importantes para o desempenho de seus filhos na escola é maior entre as classes sociais mais altas: 97% dos pais que fazem parte das classes A e B concordaram com essa afirmação. Nas classes mais baixas (D e E), o índice foi um pouco menor, somando 91%. Na classe C, 96% dos pais concordaram com essa afirmação.

Entre os pais entrevistados, a maioria considera que a exposição a atividades culturais influencia positivamente o relacionamento em casa (94% do total) e também com outras pessoas (93%).

Habilidades e competências socioemocionais

A pesquisa também revelou que as atividades culturais influenciam positivamente nas competências e habilidades socioemocionais das crianças e dos adolescentes. Para 54% dos entrevistados que têm filhos, realizar atividades culturais influencia na criatividade.

Quatro em cada dez pais (38% do total) também disseram  que as atividades culturais contribuem para o autoconhecimento, 37% afirmaram que ela traz impactos à empatia, 37% admitiram influência sobre a construção do senso de cidadania e 35% disseram que traz contribuições para o engajamento e o pensamento crítico dos filhos.

“Quando a gente perguntou sobre as competências que as atividades culturais poderiam influenciar, a maioria indicou a criatividade, assim como outras competências como autoconhecimento, empatia e cidadania”, disse Esmeralda. “A arte e a cultura promovem e deveriam ser pensadas junto aos currículos de educação integral para o desenvolvimento de todas as competências de uma criança, adolescente e jovem. E normalmente isso não se dá”.

Para Esmeralda, é importante que as atividades culturais possam ser incluídas nos currículos escolares. “As classes de maior renda podem se suprir de cultura por meio de práticas pagas ou nas férias de verão. Mas as pessoas de renda mais baixa vão depender de um acesso que esteja mais próximo de seu território. Por isso as escolas se tornam ainda mais importantes, principalmente escolas públicas, para proporcionar esse acesso e reduzir essas desigualdades”.

Segundo a coordenadora, a cultura e a educação deveriam caminhar juntas. “Muitas vezes são feitas políticas fragmentadas, com a cultura de um lado e a educação de outro, quando as duas são implicadas. Por isso que as políticas deveriam ser mais integradas”, reforçou.

FONTE DE CONSULTA

Outro aspecto analisado pela pesquisa concluiu que as redes sociais são a principal fonte de consulta e de informação sobre as atividades culturais. Elas foram apontadas por 60% do total dos entrevistados.

Em seguida foram citadas as recomendações de amigos e parentes (34%), propagandas (32%), sites de busca (22%), veículos de comunicação (22%), professores (13%), escolas (12%) e os influenciadores (10%).

Outro resultado é que 41% dos entrevistados reconhecem a escola como lugar de acesso à cultura ou de realização de atividades culturais, à frente de clubes (34%), teatros (24%), bibliotecas (20%) e museus (19%).

Prefeitura de Dourados publica editais para incentivo à Cultura

A Prefeitura de Dourados, através da Semc (Secretaria Municipal de Cultura) publicou neste mês de outubro quatro editais. São eles: o prêmio Joel Pizzini e Ercília Pompeu que buscam reconhecer os artistas que atuam há tempos no município, e não tiveram oportunidade de aprovação em outros editais, e os editais de fomento ao audiovisual e de outras áreas culturais que vão impulsionar a economia criativa de Dourados.

O município irá disponibilizar através da Lei Paulo Gustavo para os artistas e produtores culturais o valor de R$ 1.850.775,13. “Nós buscamos assegurar as medidas de democratização, desconcentração, descentralização e regionalização do investimento cultural previstas no decreto de regulamentação da Lei Paulo Gustavo. São iniciativas importantes para fomentar a Cultura e valorizar os profissionais da nossa região”`. explica o secretário de Cultura, Francisco Chamorro.

Os editais foram elaborados com base na Lei Complementar 195/2022, observando a aplicabilidade da lei no município e considerando dados obtidos através da 1ª, 2ª e 3ª Escutas Públicas Municipais sobre a Lei Paulo Gustavo em Dourados.

As inscrições encerram na próxima segunda-feira, dia 23, e podem ser feitas de três formas:

1 – Formulário online. Dentro de cada Edital consta um link específico onde você será direcionado para o formulário de inscrição.

2 – Entrega Física diretamente na Secretaria de Cultura (avenida Presidente Vargas s/n – Parque dos Ipês, das 8h às 13h). Lembrando que na entrega física o envelope deve estar lacrado..

3 – Via postal, desta forma é necessário ir até a agência de correio e enviar para a Secretaria,

Todos os detalhes podem ser acessados AQUI .

Grupo Sucata Cultural mostra arte circense na Praça Antônio João (Foto arquivo/divulgação)

Fonte: Assecom

SAI O AÇO E ENTRA O BAMBU: FIB 2023 mostra que o sustentável está nos detalhes

lgumas horas de viagem em solo com paisagens diversas ajudam a inspirar quem aqui chega com a expectativa de encontrar um ambiente diferente e cheio de conceitos sendo tirados do papel, do mundo das ideias, e colocados em prática. Bonito nesta semana além da ‘capital do turismo’ é o berço da cultura, cidadania e sustentabilidade sul-mato-grossense.

O eixo responsável por toda a transversalidade inerente à situação é um dos mais tradicionais eventos de Mato Grosso do Sul: o Festival de Inverno de Bonito, que em 2023 chega com a pegada verde quebrando paradigmas e como carro-chefe de todo um trabalho, com um diferencial que chama a atenção: estruturas de bambu substituem estruturas de aço.

Sob a luz da lua e de lâmpadas coloridas, o bambu mostra seu vigor e sustenta a estrutura do túnel montado para receber quem chega a Bonito, abrindo caminho para as mais diversas atrações fixadas na Praça da Liberdade e redondezas.

Este mesmo túnel é que faz a ligação entre os dois corações do evento: a praça e o palco principal, onde ocorrem os shows principais diários.

Estrutura sustentável de bambu em Bonito (Foto: Divulgação)

Acompanhado de um coreto, também de bambu, a estrutura é uma amostra da ideia de sustentabilidade que o festival de 2023 traz para o público. “Ser sustentável hoje é uma premissa no mundo que a gente vive. A gente vê os efeitos climáticos hoje e a tendência é piorar, então essa consciência é fundamental em um evento que tem esse potencial de atingir tantas pessoas de uma vez só, pessoas imersas e abertas às experiências do evento”, frisa Liano Dornelles, da Surya Eco&Art.

Em 13 anos de atividades Liano ainda percebe um crescimento de demanda, que tende a aumentar ainda mais com a expansão não só de mercado, mas da ideia de sustentabilidade. “Há quem ache a que o bambu é uma praga, mas é uma planta que algumas espécies tem resistência maior que a do aço, e são totalmente renováveis, ocupam pouco espaço e quanto mais você corta, mais nasce”.

Fonte: Portal do MS

Gislene Brandão expõe obras na Casa da Cultura UEMS até sexta-feira

A Casa da Cultura UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Espaço Guaraoby recebe até a próxima sexta-feira, dia 21 de julho, a exposição “Fases” da artista douradense Gislene Brandão. Nesta exposição, a artista reuniu obras com múltiplas linguagens artísticas, são telas que representam décadas de desenvolvimento artístico. A exposição começou juntamente do primeiro Sarau Guaraoby realizado em 07 de julho.

Gislene começou sua carreira no início da década de 90 com o grupo de grafiteiros Aerosol, o grupo era conhecido por fazer obras de grafitti em diversas áreas urbanas especialmente na região metropolitana de São Paulo e Rio de Janeiro. Suas pinturas e obras já alcançaram lugares distantes, como lowa nos Estados Unidos onde participou de exposições com seus quadros, e em Franfurt na Alemanha e em Portimão em Portugal. E em Dourados/MS, as obras muralistas da artista podem ser encontradas em vários pontos da cidade, como na Praça Antônio João.

“ O grafitti sem sombras de dúvidas foi a forma com que consegui imprimir minha identidade através de murais e paredes com cores vibrantes e alegres”, conta Gislene.

A artista segue diferenciadas técnicas e estilos artísticos de desenho desde arte contemporânea com elementos do pop art, cubismo e grafitti à pinturas elementadas na arte clássica e no realismo.

Exposição Fases

“ Minha inspiração por trás da exposição vem da minha reflexão sobre meu trabalho, minhas vivências nos diferentes núcleos culturais e realidades distintas que fui vivenciando. Gosto também de retratar o empoderamento das mulheres, a representatividade dos povos originários, a fauna pantaneira, a infância, a arte de rua e a poesia regional”, acrescenta a artista.

Para conhecer mais sobre o trabalho da artista, encaminhe um e-mail para pamelabrandao1991@gmail.com ou acesse o perfil do Instagram @gibrandaoart.

A exposição das obras de Gislene Brandão é aberta ao público e pode ser visitada até 21 de julho, de segunda à sexta das 7h30 às 21h30 e aos sábados das 8h às 12h. A entrada é gratuita.

A Casa da Cultura está localizada na Rua Monte Alegre, 1955 – Vila Progresso. Mais informações sobre o espaço pelo e-mail: dcel@uems.br ou pelo telefone (67) 3902-2636.

Fonte: Dourados News

Boca de Cena mostra toda a qualidade da produção de teatro e circo de MS a partir do dia 27

Entre os dias 27 de março e 1º de abril, Campo Grande vai respirar teatro e circo. A Boca de Cena – Semana de Teatro e Circo de Mato Grosso do Sul apresentará peças teatrais gratuitas em todos os cantos da cidade. Serão de 5 a 7 apresentações por dia em bairros, escolas, universidades, praças e teatros, de grupos da Capital, do interior de Mato Grosso do Sul e de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além das apresentações, durante a semana será realizado o Seminário Estadual de Teatro e Circo para discutir políticas públicas para a área, sobre o fazer e pensar a arte como um todo, para todos os cantos do Estado.

O gerente de difusão cultural da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Marcio Veiga, destaca a importância do evento. “Após cinco anos, a Semana Boca de Cena volta para a Fundação e esse é o momento que temos a possibilidade de mostrar a qualidade da produção dos artistas da nossa terra e também nos juntar para discutir políticas públicas do interesse do teatro e do circo”.

O presidente da FCMS, Max Freitas, também comemora a semana. “É muito bom ter a Semana Boca de Cena de volta na Fundação. A última edição foi realizada com primor pelos artistas e agora a Fundação pode dar todo apoio possível, com aumento de palcos, apresentações, dando acesso à população a arte do teatro e do circo que é tão bem feita em nosso Estado. Possuímos grupos fantásticos na capital e no interior e o público vai se encantar com as apresentações, tenho certeza disso”.

Serão cerca de 40 apresentações com grupos da Capital e de Dourados, Amambai, Corumbá, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, 13 espaços serão palco para as peças desde teatros, sede dos grupos de teatro, até escolas e universidades. Os distritos de Anhanduí e a comunidade de Furnas do Dionísio também receberão espetáculos ao longo da semana.

Fonte: Portal do MS

Alan Guedes recebe organizadores do Festival de Todos os Povos

O prefeito Alan Guedes se reuniu, nesta sexta-feira (24), com os organizadores do 1º Festop – Festival de Todos os Povos. O evento acontece entre os dias 14 e 16 de abril na Praça Antônio João com música, dança, feira de artesanato, literatura e gastronomia.

No encontro, o idealizador do Festop, o professor, músico e produtor cultural, Fernando de Castro Além, a produtora cultural Júlia Aissa e o coordenador de literatura, Carlos Amarilha, levaram ao prefeito e ao secretário de Cultura, Francisco Chamorro “Kinho”, os detalhes da organização do Festival que vai apresentar à população o trabalho desenvolvido por artistas douradenses de diversas vertentes culturais. A expectativa é que pelo menos cinco mil pessoas passem pelo centro da cidade em cada uma das três noites com diversas atrações gratuitas.

Para Alan, o apoio aos eventos culturais é benéfico para o município por todos os ângulos. “Claro que é importante podermos mostrar e divulgar nossa cultura e proporcionar lazer para os douradenses. Um evento como o Festop faz parte das engrenagens do desenvolvimento da cidade, já que movimenta também a economia como um todo e é o que esperamos agora”, disse.

Segundo o prefeito, as pastas da atual gestão trabalham em conjunto por outros eventos que já estão no calendário cultural do município. “Por isso o esforço das secretarias de Cultura, Agricultura Familiar, Desenvolvimento e outras para organizarmos a Festa do Peixe, também em abril, promovermos a volta da Festa Junina, como aconteceu com sucesso no ano passado e já estamos trabalhando na próxima, e o Dourados Brilha no fim do ano”, explica o prefeito.

Fonte: Assecom

TEATRO: O Doente Imaginário, de Molière, será apresentado em Dourados

De 4 a 6 de novembro, Dourados será palco do espetáculo teatral “O Doente Imaginário”, Molière, montado pelos grupos douradenses Cia. Última Hora e Núcleo Cena Viva. Com apoio do curso e do Núcleo de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados, a peça será apresentada no Casulo – Espaço de Cultura e Arte, sempre às 20h.

A encenação finaliza a trilogia “As Três Batidas de Molière”, iniciada pelo porto-alegrense Grupo Farsa, com “O Avarento” (2009) e “Tartufo” (2011). Um resgate a um projeto especial, com reverberação nacional, na comemoração dos 400 anos de nascimento de JeanBaptiste Poquelin (1622-1673), o Molière, dramaturgo francês que criou diversas peças que reverberam através dos séculos, que contemplam a todos e a todas com comicidades em suas tramas e críticas sociais bem-humoradas.

SINOPSE

A história de “O Doente Imaginário” envolve a família de Argan, um velho hipocondríaco e avarento que organiza o casamento de sua filha Angelique com um médico para receber tratamentos de graça. Ela, apaixonada pelo poeta Cleanto, pede ajuda à sua criada Toanete e ao seu tio Beralde para reverter a situação. Ao mesmo tempo, sua madrasta Beline está a tramar outras artimanhas de olho na herança da família, e utiliza Luise, a filha mais nova de Argan, para “colocar lenha na fogueira”. Confusões acontecem sublinhadas por músicas cantadas e tocadas pelo elenco, no desenrolar da história deste doente imaginário, no convite ao riso e à diversão.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia Original: Molière (1622-1673)

Adaptação Dramatúrgica: Gilberto Fonseca

Direção: Markus Chaves

Elenco: Aline Domingos, Ariane Guerra, Beto Mônaco, José Parente, Maria Serafim, Markus Chaves, Michel Grando, Vanessa Ribeiro e Vânia Marques

Colaboração/Diálogos Cênicos: Junior Souza, Lucas de Oliveira, Elison Couto e Plínio

Marcos Rodrigues | Performer: Aline Silva Vieira

Figurinos (Projeto): Daniel Lion | Figurinos (Estreia) Designer: Áurea Eu – Produção:

Desordem LAB – Costureiras: Alice Ribeiro da Silva e Cida Moreira

Trilha Sonora: Markus Chaves | Iluminação: Cadu Modesto Fluhr

Cenário: Criação Coletiva | Cenotécnico: Rodrigo Bento

Maquiagem: Aline Domingos (Proposta) e Grupo (Execução)

Design Gráfico: Tig Vieira

Fotos: Aline Silva Vieira e Cadu Modesto Fluhr

Produção Executiva: Ariane Guerra e Aline Silva Vieira

Assistentes de Produção: Isabela Teles, Lorena Flumignan e Mariane Rodrigues

Produção Geral: Cia. Última Hora & Núcleo Cena Viva

Apoio: Casulo – Espaço de Cultura e Arte, Núcleo de Artes Cênicas/UFGD, FIP/SEMC Dourados, FIC/MS – Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Albano Pimenta, César Lignelli, Xaraés, Aliança Francesa Campo Grande

CONTATO

Telefone/WhatsApp – Produção: Aline (67) 98147-5955 / Ariane (67) 98126-3027

(Foto: Cadu Modesto Fluhr)

Fonte: Assessoria

3º Festival de Graffiti da UFGD terá atrações culturais e o público poderá circular pelo prédio da Reitoria

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) estará aberta ao público neste final de semana, das 13h às 22h, durante a realização da terceira edição do Festival de Graffiti, que terá intervenções artísticas, exposição de arte, apresentações musicais e oficinas.

A programação será realizada no prédio da Reitoria – Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso – e os visitantes poderão acompanhar de perto a produção de grafites nos muros externos e na caixa d’água localizada dentro da Unidade 1.

As obras terão como tema “A cultura de paz e não violência”, tendo sido os grafiteiros previamente selecionados por meio de edital da Coordenadoria de Cultura da UFGD. Na categoria nacional, o primeiro colocado foi Renato Lui Masson e o segundo foi Denis de Oliveira Pinho. Já na categoria regional, o primeiro lugar foi conquistado por Lucas Bernardo da Silva e o segundo lugar por Matheus Freitas Ramalho Freire.

Durante o evento, o público poderá circular pelo pátio da Unidade 1 e conferir a exposição de arte com fotografias, pinturas, esculturas, objetos e gravuras de vários artistas, entre eles Raique Moura, Zilá Soares, Maria de Lourdes Fantinato e Marlon Beraldo. Esse acervo foi adquirido por meio de concursos realizados nos anos de 2014 e 2015 e foi reunido pelos organizadores do Festival para ser instalado temporariamente nos corredores do prédio da Reitoria.

Quem gosta de música e de teatro também será contemplado com as atrações que a Coordenadoria de Cultura está organizando para os dias 8 e 9 de outubro. Uma participação confirmada é a DJ Gabis, que se apresentará na quadra de esportes, das 16h às 18h, de sábado.

Somando-se à programação do Festival de Graffiti, o 12º O Balaio – Feira Criativa ocupará a rua em frente à Unidade 1, das 17h às 22h no sábado e das 15h às 20h no domingo. Serão 160 expositores com artesanatos diversos, praça de alimentação e música ao vivo. Essa será a segunda edição do Balaio em parceria com a Coordenadoria de Cultura da UFGD.

Além da Unidade 1, o Centro de Educação Infantil (CEI), localizado na Unidade 2 (Cidade Universitária), receberá uma das obras selecionadas para o Festival de Graffiti, pois representa a educação de crianças como um caminho para a paz.

O Festival ainda terá oficinas abertas à comunidade, direcionadas para públicos determinados, de 5 a 7 de outubro. Esse tipo de arte urbana será apresentado por Lucas Bernardo, na quarta-feira (05/10), para as crianças do CEI da UFGD; por Matheus Freitas, na quinta-feira (06/10), para os jovens da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, e por Renato Masson e Denis Pinho, na sexta-feira (07/10), para os adolescentes que estão na Unidade Educacional de Internação em Dourados (UNEI).

A CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA
O tema desta edição integra o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 16 da Organização das Nações Unidas (ONU). Como parte desse objetivo estão alguns pilares para a promoção da cultura da paz como: o desarmamento, os direitos humanos, a solidariedade, a alteridade, o respeito, a tolerância, o direito de ser e pertencer, o desenvolvimento sustentável, a igualdade entre gêneros e a participação democrática.

Fonte: Assessoria

“Todo redemoinho começa com um sopro” terá curta temporada em Dourados

Depois de duas temporadas com casa cheia em Campo Grande, a peça “Todo redemoinho começa com um sopro” entrará em cartaz na cidade de Dourados. A Cia OFIT (Associação Cultural Oficina de Interpretação Teatral) fará a apresentação no Núcleo de Artes Cênicas da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), nos dias 15 e 16 de setembro, às 20h.

A entrada é gratuita e a distribuição de ingressos será feita por ordem de chegada. As apresentações farão parte da programação da Semana Acadêmica e Pedagógica do Curso de Artes Cênicas da UFGD.

Como um redemoinho que começa com um sopro, a trama da peça se desenrola a partir da chegada de dois jovens (interpretados pelos atores Ligia Prieto e Samir Henrique) até a casa de uma moradora que partiu.

No imóvel, a dupla tem a missão de esvaziar e preparar os pertences para doações que ficarão a cargo de uma instituição beneficente a qual eles representam. Uma tarefa que, à primeira vista parece ser simples, mas que no desenrolar da história promete surpresas, revelando descobertas estranhamente encaixotadas. Similar ao universo da escrita de Clarice Lispector, autora na qual a peça é inspirada.

O espetáculo foi elaborado a partir dos ecos de outra montagem da OFIT, “No gosto doce e amargo das coisas de que somos feitos”, concebida no ano de 2007. Fruto dessa outra obra, a atual peça tem passado por novos alinhamentos, conforme exige as investigações cênicas da Cia OFIT, como destaca a atriz Ligia Prieto.

“Da concepção do espetáculo até aqui, creio que muita coisa mudou. Por mais que se tenha o desenho estrutural de quando estreou, no ano de 2020, é importante lembrar que um espetáculo quando nasce para o mundo, ele não nasce pronto. É aí que começa a sua trajetória, coisas que transpassam o texto e conectam as camadas das personagens, no palco, até chegar ao público”, disse Ligia Prieto.

Além da semelhança com a complexidade das entrelinhas traçadas por Clarice Lispector, o trabalho ainda explora o diálogo com a linguagem audiovisual, como explica o designer de espaço e de visualidade, Gil Esper, que também é coordenador de cultura da UFGD.

“Eu e Rodrigo Bento somos responsáveis pela cenografia e iluminação. As projeções ficam a cargo do Bruno Augusto que, na cena, faz das caixas verdadeiros telões”, enfatiza o artista, que vê a curta temporada em Dourados como um marco da retomada das artes na Universidade.

“Este ano a gente não tem o festival de teatro, em função da pandemia, mas, também, em razão de recursos, porque até bem pouco tempo a universidade estava sob intervenção do governo federal, e isso chegou ao fim. Então, a peça vem como um ato simbólico e significativo, que é trazer um espetáculo de teatro de Campo Grande para uma retomada gradual da cultura na UFGD”.

Em curta temporada na cidade, “Todo redemoinho começa com um sopro” é uma realização da Cia OFIT com a Faculdade de Comunicação Artes e Letras (FACALE/UFGD), Fecomércio MS, Sesc, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Secretaria Municipal de Cultura de Dourados.

Fonte: Assessoria

Homenageado na Câmara de Dourados, Emmanuel Marinho oferece Prêmio à mãe

Ao receber o Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva, 12ª Edição/2022, na noite desta segunda-feira (29), o poeta e escritor Emmanuel Marinho, ícone da cultura douradense e sul-mato-grossense, tomou o gesto de “transferir” a homenagem à sua mãe, Regina Giraldi Marinho, “93 anos de uma vida dedicada à paz, ao amor, a caridade, solidariedade, acolhendo pessoas desassistidas, principalmente crianças e idosos”.

São inúmeras atitudes que proporcionaram a Regina várias homenagens, entre elas, no início dos anos 1990, o título de ‘Cidadã da Paz’, reconhecimento da Unesco e Fé Baha´i. O poeta narrou a trajetória da mãe citando várias situações em que se desdobrou para socorrer pessoas doentes e/ou com dificuldades para se alimentar.

“É pela grandeza de minha mãe que estou oferecendo a ela essa homenagem”, falou, pedindo que os vereadores se dediquem a aprovar cada vez mais leis em favor das pessoas mais necessitadas da sociedade, principalmente crianças e idosos. “Eu acredito que só o amor, a educação e a arte podem salvar o mundo”, pontuou Emmanuel, anunciando que pretende, ainda este ano, inaugurar a “casa do amor e da arte”, um espaço público para manifestações culturais e também o acolhimento às pessoas, como tem sido há anos a casa onde vive com sua mãe.

O poeta agradeceu ao poder legislativo pela homenagem e reconhecimento ao seu trabalho, suas obras, e encerrou sua fala declamando poemas do seu mais recente livro.

MENSAGEM

Falando em nome dos demais vereadores, Mauricio Lemes (PSB), presidente da Comissão Permanente de Cultura da Casa de Leis, parabenizou o poeta Emmanuel Marinho pela homenagem e pelo trabalho que realiza pelo município de Dourados, pelo Mato Grosso do Sul e pelo país e afirmou que a mensagem que Emmanuel Marinho traz e leva através de sua música, sua poesia e seus escritos, “tem uma função de denunciar os mandos e desmandos das sociedades, de mostrar aquilo que nós não vemos todos os dias na televisão ou que muitas vezes é impedido de nos ser mostrado”.

“Sempre falo que a arte ela tem a habilidade de a gente levar as palavras, as mensagens, onde apenas a mera palavra não chega. Então, a função que o senhor exerce na sociedade é uma função extremamente importante e que deve ser elogiada, exaltada e valorizada constantemente”, apontou, mencionando o cineasta Glauber Rocha, que revolucionou o cinema nacional que até então era visto como entretenimento e passou a ter a função de mostrar a realidade. “É preciso valorizar a arte como meio de transformação social”.

EMMANUEL MARINHO

Emmanuel Marinho nasceu em Dourados, em 1956. Possui formação acadêmica em Psicologia pela Unip-SP e pós-graduação em Artes Cênicas pela UFRJ. Poeta, ator, educador e psicanalista cultural, compõe poemas, edita-os em livros e os interpreta no teatro e na música. Publicou 9 livros e dois CD´s.

O poeta Emmanuel é membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, pesquisador da Cátedra Unesco de Leitura-PUC Rio e recebeu vários prêmios por sua defesa intransigente dos direitos humanos, assim como por sua atuação junto à comunidade.

Recebeu o Prêmio Marçal de Souza – pela defesa dos povos indígenas, concedido pela Câmara Municipal de Dourados, em 1995, Cidadão da Paz, concedido pela Comunidade Bahá’i do Brasil em 1996, e novamente o Prêmio Marçal de Souza – pela defesa dos direitos humanos, concedido pela Assembleia Legislativa de MS em 1997.

Recebeu também a homenagem do Circuito Cultural Banco do Brasil em 2002, com Heitor Cony, por seu trabalho de literatura; o Prêmio Marco Verde, pelo CD “Teré”, no mesmo ano e, ainda, homenagem dos Correios por seu trabalho a favor da leitura, em 2007. Prêmio Funarte Circulação Literária/2010; Prêmio Rubens Corrêa de Teatro/FCMS/2011 – O Poema Secreto de S.J.; Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012 – Tudo Porã Por Aqui.

Em 2015 recebeu a outorga de Guardião dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, do Programa das nações unidas/ONU. Em outubro de 2015 foi condecorado no grau de comendador na Ordem Guaicurus do mérito judiciário, pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de MS.

O poeta Emmanuel é uma das maiores referência da cultura sul-mato-grossense. Além de artista é um grande educador, com um histórico de palestras, espetáculos, oficinas, pensando uma educação através da arte. Como se não bastasse o impacto material das obras, o conteúdo de cada uma constitui antológica reunião de poemas em torno de temas sociais, políticos, filosóficos, universais.

Ao tratar de temas do cotidiano, o tratamento poético, às vezes prosaico, atinge uma universalidade tocante, gerando identidade e empatia no leitor. Sua atuação de levar sua poesia às escolas de Dourados e região, privadas, públicas, do centro, da periferia, das aldeias indígenas, vem influenciando gerações e instalou-o na memória cultural da cidade e do estado.

Suas obras são objeto de estudos em diversas universidades do país e leitura indicada para os vestibulares da UFGD, UEMS, UFMS.

O PRÊMIO

O Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva foi instituído pela Câmara de Dourados em 2008 e contempla a produção literária regional e é concedido, uma vez por ano, ao escritor que tem se destacado nesse quesito.

Ildefonso Ribeiro da Silva, pernambucano nascido em 1934, foi membro fundador da Academia Douradense de Letras (Cadeira 04). Professor aposentado após 32 anos, nos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Teve inúmeros trabalhos públicos e classificados em concursos de âmbito regional e nacional.

Fonte: Assessoria CMD

Escolas públicas de Dourados recebem peça infantil sobre prevenção contra a Covid-19

O Coronavírus não acabou totalmente e a convivência com a Covid-19 continuará existindo nas próximas gerações. Por isso, sabendo como a ciência e pequenos hábitos são grandes aliados na prevenção desta e de outras doenças, o espetáculo “Ciência para uma Vida Melhor” levará a importante mensagem de conscientização às crianças e adolescentes das escolas do município de Dourados (MS).

O projeto é idealizado e realizado pelo Diverte Teatro Viajante, que fará no município 9 apresentações nos dias 10, 11 e 12 de agosto. Por meio de lei federal de incentivo à cultura, as apresentações contam com o apoio do Ministério do Turismo e da Bayer – multinacional alemã com 157 anos de história e que hoje ocupa o lugar de uma das maiores empresas químicas farmacêuticas do mundo.

O espetáculo 

Dois divertidos cientistas precisam se isolar em seu laboratório por causa de uma doença que se apoderou das rotinas das pessoas: a Covid-19. Durante a peça, eles iniciam um estudo sobre o vírus e, durante essa descoberta, os participantes começam a entender mais sobre a doença, quais são os sintomas e como se prevenir.

O espetáculo mostra para as crianças, além das medidas de prevenção de contágio do Coronavírus, como a ciência é uma grande aliada no combate à pandemia. “Tratar de uma questão séria de forma lúdica, leve, com uma linguagem simples e muita interação, faz com que o tema seja realmente compreendido pelas crianças”, explica o diretor do projeto, Júlio Martinez.

Sobre o projeto Diverte Teatro Viajante

O Projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil.

Como principais objetivos, o projeto visa contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, com a realização de espetáculos gratuitos e de estrutura acessível em munícipios em todo o Brasil, a fim de possibilitar à população a incorporação de produtos artísticos em seu cotidiano.

O Projeto está em sua 6ª edição e já alcançou um público de mais de 225.000 pessoas percorrendo o Brasil de norte a sul, levando teatro para crianças que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência tão essencial para a formação do intelecto.

AGENDA

Data: 10/08
Horários: 10h, 13h e 15h30
Local: Escola Municipal André Anchieta 
Endereço: R. São Paulo, s/n

Data: 11/08
Horários: 10h e 13h
Local: Escola Municipal Avani
Endereço: Av. José Roberto Teixeira, 456- Jardim Flórida l

Data: 11/08
Horários: 15h30
Local: Escola Municipal Manoel Santiago
Endereço: Rua Olinda Pires de Almeida, 3471- Rosa – VI

Data: 12/08
Horários: 08h
Local: Escola Municipal Manoel Santiago
Endereço: Rua Olinda Pires de Almeida, 3471- Rosa – VI

Data: 12/08
Horário: 10h30 e 13h
Local: Escola Municipal Izabel Muzzi
Endereço: R. Maria da Glória, 890 – Vila Industrial

Fonte: Assessoria

 

Projeto Arte na Praça retoma espetáculos que dialogam com a cultura indígena

Após breve intervalo, o Projeto de Extensão Arte na Praça retoma suas atividades no Teatro da Praça da Juventude com o espetáculo para crianças “Travessia”, uma produção do Núcleo Coelhos Mordem, e “Jaity Muro”, do grupo Orendive Teatro Intercultural. As apresentações terão entrada gratuita, sujeitas à lotação do espaço (60 lugares).

“Travessia” será apresentado, pela primeira vez em Dourados, no próximo sábado, 30 de julho, às 16h. A encenação é inspirada na cosmovisão dos povos originários Guarani da terra sem males e narra a jornada de uma mulher pelos territórios fronteiriços do estado de Mato Grosso do Sul. O Núcleo Coelhos Mordem nasceu no ano de 2018 na cidade de Uberlândia/MG e em 2020 passou a realizar ações em Naviraí/MS.

De acordo com os coordenadores do Arte na Praça, “suas práxis voltam-se às poéticas que brotam de Abya Yala (Terra em florescimento) e visam realizar intercâmbios com outras artistas de nosso sul global”. O espetáculo Travessia, de 2021, criado em Naviraí, é um projeto em colaboração e parceria com artistas de Mato Grosso do Sul.

Já no domingo, 07 de agosto, às 19h, o grupo Orendive Teatro Intercultural apresenta o trabalho “Jaity Muro”, que traz para cena as vivências de uma mulher Kaiowá e uma mulher não indígena com a cidade de Dourados. O trabalho estreou em 2018 e, em 2022, a dramaturgia foi publicada em versão bilíngue (português/kaiowá). O grupo é formado por artistas e professoras da cidade de Dourados.

SAIBA MAIS

O Projeto de Extensão Arte na Praça engloba mostra de espetáculos, rodas de conversas e oficinas artísticas, estas últimas voltadas para mulheres jovens e adultas. As atividades estão sendo desenvolvidas desde março de 2022, de forma gratuita, na Praça da Juventude – Estação Cidadania, que fica localizada na rua Costa Rica, 2-108 – Parque das Nações, Dourados – MS.

Até o final do ano, estão previstas, durante a mostra, apresentações dos espetáculos “Estorvos”, com o Coletivo Clandestino; “Des-calço”, com Produções 13; e “35”, com Magenta Produções. Já a segunda temporada de oficinas e rodas de conversa será retomada a partir de 18 de agosto e vai até novembro.

O Projeto é uma realização da UFGD e tem como parceiros a Secretaria Municipal de Cultura de Dourados e coletivos e grupos artísticos da cidade e região.

Fonte: Assessoria

Nesse fim de semana tem Hermanoteu na Terra de Godah em Campo Grande com interpretação em libras

O espetáculo Hermanoteu na Terra de Godah é o mais conhecido da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo. Em comemoração aos 25 anos a peça será encenada em Campo Grande neste fim de semana com sessões nos dias 18 e 19 de junho, no Teatro Glauce Rocha com uma novidade: uma sessão com intérpretes de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais.

Criada em 1995, reverenciada pelo público e ainda extremamente atual, essa despretensiosa sátira aos antigos filmes sobre o Antigo Testamento se utiliza de notórios fatos e personagens históricos para fazer humor com o dia a dia da nossa realidade.

Nos palcos, a Cia. tem o orgulho de contar com a luxuosa e divertida participação de Chico Anysio, que interpreta Deus com textos em off.

Como forma de inclusão, a sessão das 20h30 de domingo contará com a participação de duas intérpretes de LIBRAS, para que todos possam participar do espetáculo com acessibilidade garantida, é a primeira vez que uma peça de teatro usa desse recurso em Campo Grande.

Segundo a intérprete Karem Martins, “ Quando o discurso é sobre acessibilidade, nos ocorre que o espaços comuns precisam de rampas, barras de apoio e outras adaptações para pessoas com deficiência físicas, porém, a acessibilidade comunicacional é esquecida e os surdos que precisam do recurso da libras acabam ficando a parte dos eventos com teatro, amostra cultural, cinema e afins. Esta iniciativa é como um “acordar para a cultura surda” , um despertar com olhar de empatia e carinho para a comunidade.”

Sobre Os Melhores do Mundo

Os Melhores do Mundo influenciaram a formação de diversos artistas e grupos teatrais pelo Brasil e, notadamente, têm consolidado uma carreira referencial sem precedentes na história do teatro de humor do país.

Desde 1995 em cartaz, o grupo já percorreu o país inteiro diversas vezes com seu repertório autoral, esteve em Portugal e nos EUA, lançou 3 DVDs de grande repercussão (um deles gravado em Nova Iorque).

Tem ainda incontáveis visualizações na internet, pode ser assistido nas principais plataformas de streaming e contabiliza mais de três milhões de espectadores presenciais.

No dia 12 de fevereiro a Cia. Fez o lançamento nacional de seu primeiro longa-metragem, Hermanoteu – O Filme, coprodução da Fox Internacional e Warner-Bros.

No elenco estão os atores e atrizes Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal e Welder Rodrigues.

SESSÕES 

18 de Junho – Sábado

Sessão Principal: 19h00 – ESGOTADA

Sessão Extra: 21h

19 de Junho – Domingo

Sessão Principal: 18h30 – ESGOTADA

Sessão Extra: 20h30

Cia. Os Melhores do Mundo – “Hermanoteu na Terra de Godah”

Teatro Glauce Rocha

Valores: 2° Lote

Setor A – Fileiras B/F

R$ 140,00 (Inteira) / R$ 70,00 (Meia-entrada)

Setor B – Fileiras G/N

R$ 120,00 (Inteira) / R$ 60,00 (Meia-entrada)

Setor C – Fileiras O/V

R$ 100,00 (Inteira) / R$ 50,00 (Meia-entrada)

VENDAS ON LINE: www.spartaproducoes.com.br

MEIA ENTRADA

– Estudantes (carteirinha, boleto e comprovante de matrícula – qualquer destes comprovantes), professores, idosos (à partir de 60 anos), deficientes físicos e doadores de sangue (apenas com carteirinha).

CLASSIFICAÇÃO: 14 anos. Menores de 14 só entram acompanhados de um parente maior de idade

Fonte: Assessoria

Bazar da Poesia será reinaugurado na próxima quinta-feira em Dourados

Com o propósito de valorizar a cultura regional, há treze anos atrás, o Poeta Emmanuel Marinho, criou o BAZAR DE POESIA, um espaço cultural de encontros, trocas e saberes. Divulgando e comercializando a arte indígena, trabalhos de artesanatos da região, obras de artistas visuais de Mato Grosso do Sul, assim como obras literárias e outras histórias.

Com o desmantelamento da cultura, ciência e educação no país, o mesmo aconteceu com os aparelhos de cultura, agravado com a chegada da pandemia, o que nos levou a fechar as portas do Bazar de Poesia. A Lei Aldir Blanc, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Dourados, trouxe um respiro para aqueles que vivem da arte e vimos no edital de 2021 a possibilidade de revitalizar esse espaço tão importante para a comunidade douradense, assim como para aqueles que visitam nossa cidade.

A CUIDADORA DE SEMENTES

A reinauguração do Bazar acontece na próxima quinta-feira (26) e contará com uma belíssima exposição de Sonia Giraldi Marinho. Este mais recente trabalho de mãe Sônia (como é carinhosamente chamada), composto de suas mandalas, vem coroar seu extenso e produtivo trabalho artístico. Alia-se à eloquente simbologia das sementes, a simbologia da mandala (que significa “círculo”, em sânscrito, e cuja forma evoca harmonia).

É o fluxo incessante de renascimento através dos mundos, o ciclo da vida que nunca termina. Deste modo, mãe Sônia instaura-se, com este trabalho, como um ser atemporal. Em sua busca incessante (sempre à frente de seu tempo em cada tempo), ela nos ensina que, mesmo na espontânea semeadura da natureza é preciso estar atento, pois, embora pareça, “nada acontece por acaso”…

 

Fonte: Assessoria

Projeto cultural exibirá filmes e desenhos ao ar livre em Campo Grande

Entre os dias 23 a 26 de maio, moradores de Campo Grande poderão apreciar o cinema aberto do projeto itinerante Cine Rodas, instalado em uma carreta com mais de 20 metros. O projeto cultural de classificação livre apresenta filmes e desenhos baseados em temas como inclusão social, sustentabilidade, meio ambiente e tolerância.

No período da tarde acontecem as oficinas de stop motion e as oficinas temáticas com os bolsistas do Programa Cidadania Viva, nas tendas do Mundo Lúdico e Pontes para Cidadania; Mundo dos 17 ODS e Prosa Cidadã e Mundo das Imagens e Vozes Cidadãs, e a partir das 18h30 às sessões gratuitas de cinema.

O Secretário-adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, destacou a importância do projeto que visa a possibilidade de discutir a cidadania e a participação social.

“A vantagem e proposta desse projeto é primeiro democratizar o acesso à cultura e oportunizar o acesso a todos, porque é o cinema chegando em um bairro bem numeroso, como é a região do Aero Rancho e depois oportunizando gratuitamente que as pessoas possam fazer oficinas, que elas possam assistir a filmes e que elas possam interagir nessa retomada da vida em grupo que a pandemia nos isolou por tanto tempo. Então para nós é um privilégio, é uma honra ter essa parceria, junto com os organizadores do Cine Rodas. Essa experiência sem sombra de dúvidas será um grande divisor, tanto para a comunidade do Aero Rancho, da região, quanto para toda Campo Grande, quanto para as políticas públicas de cidadania e cultura”, pontua.

O primeiro filme a ser exibido na segunda-feira (23), será “A Dama do Rasqueado”, da cineasta sul-mato-grossense e coordenadora do Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura, Marinete Pinheiro.

Além das sessões de cinema, para as crianças, ainda haverá atividades interativas enquanto aguardam a sessão. Entre elas, livros para colorir, totens de pintura virtual, cruzadinha da prevenção – com o monitoramento de educadores.

“Somos grandes amantes e consumidores de arte. Levar arte e cultura, assim como poder despertar interesse das pessoas pelo processo de criação, é o que nos inspira em todos os nossos projetos”, ressalta Sueli Parisi, produtora responsável pelo projeto Cine Rodas.

Fonte: Portal do MS