sábado, 20 de abril de 2024

Neste domingo é dia de preparar churrasco e chimarrão!

Uma tradição que nasceu no sul do país e ganhou o paladar dos sul-mato-grossenses quando os gaúchos migraram para o então sul do estado de Mato Grosso.

O chimarrão e o churrasco foram completamente incorporados à cultura do Mato Grosso do Sul, e não é difícil, por exemplo, encontrar alguém tomando o tradicional chimarrão ao lado de familiares, enquanto prepara o famoso churrasco de domingo.

A força desta tradição é tanta que ganharam até data comemorativa no calendário. O Dia do Churrasco e do Chimarrão é comemorado neste domingo (24).

Para garantir o almoço ou um jantar especial no fim de semana, a nutricionista  Letícia Tizziani, destaca os benefícios da carne vermelha e fala sobre as vantagens da bebida que conquista o coração dos sulistas, especialmente a população que tem os costumes nativistas enraizados.

Churrasco

A carne vermelha tem suas vantagens e desvantagens, mas a nutricionista afirma que pode ser muito benéfica para a saúde se acrescentada na alimentação de uma forma equilibrada. “Ela é extremamente nutritiva, pois possui vitaminas B6 e B12, ferro, zinco e minerais. Também é rica em proteínas, que ajuda no combate da fadiga e da anemia, além de contribuir para a cicatrização dos tecidos”, ressalta Letícia.

Outros benefícios da carne vermelha são a prevenção da diabetes e o combate à depressão.   “Em contrapartida, o consumo excessivo do alimento também pode aumentar o risco de doenças cardíacas, câncer e infecções intestinais, além de intensificar a acidez do sangue”, complementa a nutricionista.

Melhores cortes para o Churrasco

Para um churrasco sem defeitos, a dica é escolher peças como fraldinha, costela e a tradicional picanha. “A fraldinha é uma carne magra e muito macia, com pouca concentração de gordura. Já a costela é um clássico. Por conta de suas fibras longas, precisa de um cozimento mais demorado. A picanha é a queridinha do brasileiro, apetitosa, macia e suculenta”, afirma o coordenador nacional de Operações/Açougue, Elton Martins.

Outra dica é ficar de olho na conservação da carne. Segundo Elton, ela precisa estar com aspecto de produto fresco, ou seja, no tom vermelho brilhoso, com odor agradável e o ambiente com a limpeza em dia, higienizada e com ausência de insetos. É aconselhável, ainda, fazer o cálculo de 400 ou 500 gramas de carne por pessoa para o churrasco.

Chimarrão

Para experienciar  toda a tradição, a nutricionista também afirma que o chimarrão é um excelente aliado para a saúde. “A bebida possui nutrientes, como vitaminas, alcalóides, antioxidantes, polifenóis e minerais, que diminuem o cansaço, combatem o envelhecimento celular, aumentam a energia, protegem o coração e contribuem para o bom funcionamento dos rins e do intestino. Porém, é necessário lembrar que chimarrão não é água”, alerta Letícia.

Fonte: Assessoria/Fort Atacadista

Imasul amplia número de visitantes à Gruta do Lago Azul e mantém medidas de biossegurança

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) publicou na edição desta quarta-feira (15) do Diário Oficial do Estado (DOE), a Portaria Imasul nr. 1045 que estabelece novas regras para visitação à Gruta do Lago Azul, em Bonito, para atividade contemplativa. Com a medida, está autorizada a visitação ao monumento de grupos com no máximo 15 componentes, fora o guia, em intervalos de 20 minutos.

A Portaria também mantém as medidas de biossegurança para a prevenção do contágio da doença Covid-19, enquanto durar a pandemia e conforme previsão do Plano de Manejo do monumento, além do uso de equipamentos de segurança como capacete com fixação de três pontas e tênis ou calçados com solado de borracha. O município de Bonito, que organiza a visitação à Gruta, pode ainda adotar outras medidas de segurança que considerar necessária.

Conforme explicou o gerente das Unidades de Conservação do Estado, Leonardo Tostes Palma, o pedido para ampliar o número de visitantes veio do município de Bonito, que faz a gestão do turismo no local. “Para autorizar essa ampliação, consultamos os membros do Conselho do Monumento Natural que se manifestaram favoráveis, desde que fossem cumpridos os requisitos de biossegurança”, disse.

Com essa Portaria, o número máximo de visitantes por dia passa a ser de 327. Antes, era de 210/dia.

Fonte: Portal do MS

Mostra Cinema e Direitos Humanos traz filmes com acessibilidade em Campo Grande

Portal do MS

 

A Mostra acontece em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, no período de 15 de novembro a 15 de dezembro (Foto - Karina Lima)

 

No ano em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos, Campo Grande recebe a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. A abertura foi realizada na noite dessa segunda-feira (19.11), no Museu de Arte Contemporânea (Marco), com show de Ju Souc e exibição de dois curtas brasileiros, “Nós”, documentário de Thiago Simas que aborda a situação dos imigrantes, e “Do Outro Lado”, ficção, de Bob Yang e Frederico Evaristo, enfocando a homofobia e população LGBT.

 

Ao longo desta semana, até o dia 24 de novembro, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, serão exibidos 40 filmes com assuntos variados enfatizando a temática proposta. Todos os filmes têm tradução em libras e legendas ocultas, buscando proporcionar o acesso a todas as populações. A Mostra oferece também catálogo e programação em Braile. A entrada é franca e os horários de exibições são às 9h, 14h, 16h e 19h.

 

A Mostra acontece em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, no período de 15 de novembro a 15 de dezembro, é realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos do Governo Federal e, aqui em MS, pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Cultura e Cidadania (SECC) e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento (Icem) e produção local da Render Brasil.

 

Nesta edição, o homenageado é o ator Milton Gonçalves, com 84 anos e participação em 70 filmes.” O artista está sendo homenageado pela sua representatividade tanto em sua vida pessoal quanto no legado cultural que ele tem. Sua versatilidade dramática e talento vencem as barreiras que normalmente são impostas aos artistas negros no País. É importante por sua militância pelos direitos humanos e contra o racismo e por sua atuação e coerência política”, afirma o coordenador do Icem, Marco Luna.

 

Para a Mostra deste ano foram inscritos mais de 300 filmes, o dobro de inscrições da edição anterior. A seleção foi feita por curadoria de Daniel de Souza (filho do Betinho), Tatiana Maciel e Janet Rockenbach, que teve também o aval do Ministério dos Direitos Humanos dentro do escopo dos filmes pré-selecionados. “Os filmes abordam os direitos humanos de todas as espécies, como a fome, o racismo, a questão LGBT, trabalho escravo, com a intenção de mostrar a realidade por que passam essas populações. O cinema é uma arma muito forte para levar qualquer tipo de mensagem”, diz o coordenador do Icem.

 

A 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos vai até o dia 24 de novembro. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, 453 Centro. Confira a programação com os horários, filmes em exibição, a temática abordada e a classificação etária. A entrada é franca.