sexta-feira, 19 de abril de 2024

MS conquista 1º lugar nacional em categoria do Festival Sesi de Robótica, em SP

Compartilhar

A Just Girls, da Escola Sesi de Aparecida do Taboado, recebeu o prêmio de 2º lugar na categoria técnica Prêmio dos Juízes (Foto: Divulgação)

Conquista inédita para Mato Grosso do Sul! Pela primeira vez, uma equipe sul-mato-grossense fica em primeiro lugar nacional no Festival Sesi de Robótica. O feito foi realizado pela MegaMentes, da Escola Sesi de Dourados. A equipe faturou o troféu na categoria técnica Design de Robô da modalidade FIRST LEGO League (FLL). A premiação foi entregue no último domingo (29/05), no Pavilhão da Bienal em São Paulo (SP), durante a cerimônia de encerramento do festival.

A MegaMentes é formada apenas por meninas: Alice Rui Tavares, Ana Almeida, Julia Ozorio, Maria Eduarda da Silva Kuhn e Maria Eduarda Santos. Elas se destacaram em um evento que, também de forma inédita, contou com maioria de participação feminina entre os mais de 1,2 mil alunos inscritos de todo o país: 53%.

Emocionada após a conquista do título, a aluna Ana Almeida exaltou o aprendizado adquirido por meio da robótica. “Mesmo se a gente não tivesse ganhado nenhum prêmio, teríamos aprendido muito. O que aprendemos é mil vezes mais importante do que aquilo que ganhamos. Vamos segurar esse troféu com orgulho, sendo a primeira equipe de Mato Grosso do Sul a conseguir um primeiro lugar no nacional, e ainda composta só de mulheres”.

O articulador de robótica da MegaMentes, professor Wesley Sarati Coelho, não conteve as lágrimas ao receber o troféu junto com as alunas. “Essa premiação vem coroar nosso trabalho, do Sesi MS e de Dourados, e a dedicação incrível dessas meninas, que treinaram incessantemente. Agora é só agradecer e comemorar”, disse.

Na modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), outra equipe formada só por meninas subiu ao pódio. A Just Girls, da Escola Sesi de Aparecida do Taboado, recebeu o prêmio de 2º lugar na categoria técnica Prêmio dos Juízes. Essa é uma premiação oferecida às equipes que se esforçaram ou que tiveram um desempenho que merece reconhecimento.

Em nome da equipe, a líder Gabrielly Dias agradeceu aos familiares e professores pelo apoio para disputar o nacional. “Estamos aqui representando todas as mulheres. Vocês podem. Lugar de mulher é onde ela quiser. Quero agradecer em especial a essas meninas, porque só nós sabemos o quanto a gente sofreu, quantas noites a gente passou acordada, fazendo de tudo para que esse dia chegasse. No ano que vem tem mais”.

MS em destaque na FTC e na F1 in Schools 

A edição 2022 do festival ficará na memória das equipes sul-mato-grossenses pelos expressivos resultados alcançados. Ainda na FTC, a Tera Robotic’s, da Escola Sesi de Três Lagoas, obteve um inédito oitavo lugar na classificação geral. Feito que a credenciou para fazer parte da disputa das alianças, no último dia de competição, ao lado de outras duas equipes.

A Tera Robotic’s e as demais equipes de sua aliança foram derrotadas na semifinal, ficando sem chance de lutar por troféus e medalhas. Para o integrante Gabriel Martins Fernandes Santos, o resultado só engrandece o nome da equipe três-lagoense. “Caímos na chave contra uma das melhores equipes de FTC do Brasil e acabamos perdendo. Mas isso não muda o fato de que a gente deu o melhor de si e conseguiu um grande resultado. É óbvio que é uma sensação de frustração, mas no fim tudo valeu a pena. Sentimos muito orgulho do que fizemos para chegar até aqui”, afirmou.

Orgulho também é a sensação descrita pelos componentes da Peregrine Race, da Escola Sesi de Campo Grande, estreante na modalidade F1 in Schools. Não bastasse o nervosismo que é normal em estreias, os alunos tiveram de descobrir só na hora da competição como o carrinho se comportaria na pista. Mesmo diante das dificuldades nos treinos e o curto período de preparação, a equipe não se intimidou e chegou até a fase de mata-mata da disputa.

“O campeonato foi emocionante pelo fato de a gente não ter testado o carro antes. Usamos softwares para verificar a aerodinâmica do carro. Se a física estava certa, então o carro iria permanecer no chão e correr corretamente. Tudo isso na teoria. Acabou dando tudo certo. Conseguimos bons tempos de reação em todos os disparos. É uma sensação gratificante chegar aqui e competir em nível nacional depois de tão pouco tempo de preparação, cerca de três meses. Nosso esforço valeu a pena”, contou o piloto Nikoulas Teslenco.

Fonte: Diário MS

Últimas notícias