O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, concordou com a proposta de paz em Gaza. O anúncio foi feito à imprensa na tarde desta segunda-feira, 29, após reuniões entre os chefes de Estado na Casa Branca, em Washington D.C.
Após uma série de reuniões por ocasião da quarta visita do premiê israelense à capital dos EUA desde que o republicano fora reeleito, Trump e Netanyahu deram, juntos, uma entrevista coletiva para anunciar os detalhes do plano de cessar-fogo capitaneado pelo governo estadunidense.
Ao abrir a sessão, Trump agradeceu o envolvimento da comunidade de países do Oriente Médio e Europa na formulação da proposta de paz e citou diretamente o aceite de Netanyahu, afirmando estar ‘muito próximo’ de alcançar um acordo de cessar-fogo e que espera a adesão do Hamas às propostas.
“Quero agradecer ao primeiro-ministro Netanyahu por concordar com o plano e confiar que, trabalhando juntos, podemos levar um fim à morte e destruição que vemos há anos, décadas e até séculos, e começar um novo capítulo de segurança, paz e prosperidade para toda a região”, declarou Trump.
“Apoio seu plano para acabar com a guerra em Gaza, que garante nossos objetivos de guerra. Ele trará de volta a Israel todos os nossos reféns, desmantelará as capacidades militares do Hamas, acabará com seu governo político e garantirá que Gaza nunca mais represente uma ameaça a Israel”, disse Netanyahu.
Fonte: Portal Terra