João Pires
Após seis anos destruído para dar lugar a “Casa do Papai Noel”, o Monumento à Bíblia foi totalmente reconstruído e reinaugurado no domingo, dia 10, em Dourados.
A peça histórica já não fazia parte do acervo cultural do município desde o primeiro ano do ‘Dourados Brilha’, evento natalino que iniciou em novembro de 2011 e ocupava todo espaço físico da Praça Antonio João.
O ‘Monumento à Bíblia’ ou ‘Monumento dos Dez Mandamentos’, como conhecido pelos douradenses mais antigos, até 2011 foi localizado ao lado dos painéis (pórticos), que fazem frente à avenida Marcelino Pires, principal via da cidade, onde permanece até hoje a ‘Casa do Papai Noel’, que neste ano está sem uso por determinação da Justiça.
O resgate do monumento foi idealizado pelo vereador Braz Melo (PSC), que recentemente também teve um Projeto de Lei aprovado na Câmara, que instituiu o Dia da Bíblia e a Maratona de Leitura Bíblica no Município de Dourados, comemorado no 2º domingo de dezembro. Lei sancionada pelo Executivo.
A obra de reconstrução do Monumento foi iniciada no dia 5 de dezembro e reinaugurada na noite do domingo passado, durante o encerramento da Maratona de Leitura da Bíblia, onde reuniu lideranças políticas, pastores e membros evangélicos.
Para o vereador a obra é um marco histórico em Dourados, considerando o valor simbólico e religioso reafirmado na praça. “Nesta data comemoramos dois momentos importantes, o Dia da Bíblia com a conclusão da Maratona de Leitura Bíblica e a inauguração da reconstrução do Monumento à Biblia”, considerou Braz Melo ao Estado Notícias.
MONUMENTO
O Monumento à Bíblia simboliza o Livro Sagrado (representada pela pedra ao centro) e os dez mandamentos (representados pelos pilares do menor ao maior). Foi projetado em 1976, pelo arquiteto campo-grandense Avedis Balabanian (irmão da atriz Aracy Balabanian) e inaugurada na gestão do ex-prefeito Totó Câmara, os dois falecidos.
O novo Monumento além de preservar as características originais, também recebeu uma placa com o nome do arquiteto e autor da obra, Avedis Balabanian, com data da reconstrução e reinauguração, em 10 de dezembro de 2017. Está localizado na Praça Antonio João, ao lado da avenida Presidente Vargas, no mesmo local onde recentemente foi realizada a Maratona de Leitura da Bíblia.
LEIA TAMBÉM – INICIATIVA DO BRAZ DEVE QUEBRAR A “MALDIÇÃO DO DOURADOS BRILHA”
LEIA TAMBÉM – “PRESERVAR A USINA VELHA É RESPONSABILIDADE DE TODOS”, DIZ ILSON VENÂNCIO