terça-feira, 19 de março de 2024

Onda de calor atingirá pico entre hoje e sábado

A terceira onda de calor do ano deve durar até a próxima semana e seu ápice deve ocorrer entre esta quinta-feira (14) e o sábado (16), de acordo com os meteorologistas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cinco estados devem registrar temperaturas máximas 5°C acima da média: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.

No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.

Já o Inmet define uma onda de calor quando há um aumento de 5ºC na temperatura em relação à média mensal, independentemente da quantidade de dias de duração. (veja mais sobre os alertas do Inmet para as ondas de calor.

As ondas de calor são comuns de acontecerem no fim da primavera, com a aproximação do verão. Mas, nos últimos anos, esse fenômeno tem se tornado mais comum.

O mapa mostra o Brasil sob uma onda de calor, com altas temperaturas sendo registradas em boa parte do país. — Foto: INPE

Fonte: Portal G1

Previsão de chuvas e temperaturas mais amenas durante semana em MS

A partir desta segunda-feira (4) até quinta-feira (7), após dias de calor intenso em grande parte de Mato Grosso do Sul, a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica temperatura mais amenas no Estado, com probabilidade de chuvas. As temperaturas máximas que podem atingir entre 30°C até 33°C. Porém nas regiões Leste, Sudeste, Bolsão, ainda há previsão de altas temperaturas entre 36°C e 38°C, e baixa umidade relativa do ar entre 20% a 40%, principalmente hoje (4).

Hoje e amanhã (5), a previsão indica tempo instável com probabilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada, e localmente chuvas de intensidade forte com tempestade acompanhada de raios e rajadas de vento. As instabilidades atmosféricas ocorrem devido a combinação de calor e umidade, aliadas ao avanço de uma frente fria. Além disso, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai favorece a formação de nuvens de chuva no Estado.

A previsão indica que são esperados acumulados de chuva acima de 50 milímetros em 24 horas, principalmente nas regiões Sul, Sudoeste e Pantaneira. Nestes dias estão previstas temperaturas mínimas entre 22°C e 24°C e máximas de 30°C e 31°C nas regiões Sul e Norte. Nas regiões Sudoeste e Pantaneira as mínimas devem ficar entre 23°C e 27°C e máximas de até 33°C e 35°C.

Para as regiões Leste, Sudeste e Bolsão, as mínimas devem ficar entre 23°C e 26°C, e as máximas entre 36°C e 38°C. Em Campo Grande as temperaturas mínimas devem ficar entre 23°C e 24°C, e a máxima de até 31°C. Os ventos devem registrar velocidade entre 40 e 60 km/h, com rajadas de vento pontuais mais intensas.

Na quarta-feira (6) e quinta-feira (7), com a avanço da frente fria no Estado, a previsão indica sol e variação de nebulosidade, com probabilidade de chuvas, e tempestades, principalmente nas regiões central, nordeste e leste.

As temperaturas máximas seguem mais amenas em todo o Mato Grosso do Sul, com valores de até 30°C a 33°C. Nas regiões sul, sudoeste, norte, nordeste e leste estão previstas temperaturas mínimas entre 21°C e 24°C e máximas de até 30°C a 33°C. Para a região Pantaneira as mínimas devem ficar entre 25°C e 27°C e máximas de até 32°C.

Em Campo Grande as temperaturas mínimas devem ficar entre 22°C e 24°C e as máximas de até 31°C.

Fonte: Portal do MS

Calor continua em Mato Grosso do Sul e temperatura pode chegar a 45°C nesta semana

A onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul deve continuar durante esta semana, de acordo com previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). As temperaturas máximas podem chegar a 45°C em algumas regiões do Estado, com possíveis recordes de temperatura máxima e baixa umidade relativa do ar em 2023.

“Nos últimos dias estamos enfrentando altas temperaturas com valores acima de 40°C e baixo valor de umidade relativa do ar entre 10% e 30% em grande parte do Estado. E a previsão do tempo para a semana indica a continuidade do calor, com tempo estável devido a atuação de calor, ou seja, atuação de massa de ar quente e seca que favorecem as altas temperaturas e os baixos valores de umidade relativa do ar”, explicou a meteorologista do Cemtec, Valesca Fernandes.

As altas temperaturas são amplificadas devido a atuação conjunta do El Ninõ. As condições meteorológicas tornam o ambiente propício para a ocorrência de incêndios florestais.

A partir desta segunda-feira (13) até quinta-feira (16), a previsão indica tempo estável com predomínio de sol e variação de nebulosidade devido a atuação da alta pressão atmosférica em médios níveis.

Porém, não estão descartadas pancadas de chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, devido ao intenso fluxo de calor e umidade e avanço de cavados, aliado ao aquecimento diurno, com destaque para as regiões Centro-sul e Sudoeste do Estado. A maior probabilidade é de ocorrência entre hoje e quarta-feira (15).

Também são esperadas altas temperaturas com valores que podem atingir 40°C a 45°C em MS. Além das altíssimas temperaturas e umidade relativa do ar estará muito baixa entre 10% a 30%. Estão previstas temperaturas mínimas entre 24°C e 27°C e máximas que podem atingir 42°C nas regiões Sul e Leste do Estado.

Para as regiões Pantaneira, Sudoeste e Bolsão as mínimas previstas devem ficar entre 26°C e 30°C e as máximas entre 43°C a 45°C. Para a região Norte as mínimas serão entre 24°C e 26°C e a máxima de 43C. Na Capital as mínimas oscilam entre 26°C e 27°C e as máximas entre 38°C a 40°C. Nestes dias os ventos atuam para elevar sensação de calor, e atingem entre 40 e 60 km/h.

Fonte: Portal do MS

Chuvas se aproximam do sul e sudeste do Estado nesta quinta-feira

Devido ao avanço de cavados, o intenso fluxo de calor e umidade, o deslocamento de uma frente fria de fraca intensidade e uma área de baixa pressão atmosférica, a previsão do tempo para quinta-feira (5) indica a formação de nuvens e chuvas no Estado, com destaque para as regiões sul, sudeste, leste e nordeste.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) esperam-se chuvas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, podem ficar intensas, além de tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Campo Grande terá mínima de 23°C e máxima de 34°C. Em Dourados, 21°C pela manhã e 33ºC pela tarde. No leste do Estado, em Anaurilândia, os termômetros marcam 22°C inicialmente e sobem até os 33ºC. No sul do Estado, Ponta Porã e Iguatemi registram mínima de 19°C, e a máxima de 28°C.

Na região pantaneira, a mínima será de 23°C e a máxima alcança os 34°C. No sudoeste, Porto Murtinho amanhece com 22°C e atinge os 32°C. No norte, Coxim terá 26°C cedo e alcançará os 38°C ao longo do dia; Camapuã fica com mínima de 25ºC e máxima de 37ºC. No Bolsão, as temperaturas também serão de 25°c inicialmente e 37°C nos períodos mais quente.

Fonte: Agência Brasil

Nesta segunda-feira a temperatura pode atingir até 43°C em algumas regiões do estado

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) para esta segunda-feira (25) indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade, devido a atuação de um bloqueio atmosférico que favorece altas temperaturas, porém não está  descartada a ocorrência de pancadas de chuvas no estado.

As temperaturas podem atingir até 43°C, segundo a meteorologista Valesca Fernandes, do Cemtec, órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Além do tempo quente, são esperados baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10% e 20%. Por isso é recomendável beber bastante líquido, umidificar ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais secos e quentes do dia.

As temperaturas mínimas devem ocorrer entre 25°C e 27°C e máximas de 41°C, nas regiões Sul e Leste do estado. Para as regiões Norte, Pantaneira, Bolsão e Sudoeste podem ser registradas mínimas entre 26°C e 29°C, e máximas de até 43°C. Em Campo Grande, mínimas entre 25°C e 26°C, com máximas até 38°C.

Já os ventos atuarão do quadrante norte, com valores entre 40 km/h e 60 km/hora, podendo ocorrer, pontualmente, rajadas de vento acima de 60 km/h.

A partir de quarta-feira (27), o avanço de uma frente oceânica pode favorecer a queda de temperaturas, com mínimas entre 13°C e 16°C, na região Sul e Leste do estado, com possibilidade de chuvas, tempestades e rajadas de vento no estado.

Fonte: Portal do MS

Setembro registra recordes de temperaturas em cidades de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul passa por uma intensa onda de calor nos últimos dias. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a causa desta condição é a atuação de um bloqueio atmosférico.

Apenas neste mês de setembro, 18 cidades do Estado bateram seus devidos recordes de temperatura. Entre os municípios que ultrapassaram os 40°C no último domingo (17) estão: Pedro Gomes (40,7°C), com o calor mais intenso do Brasil em 2023, Água Clara (40,6°C) e Porto Murtinho (40,3°C).

Destas 18 cidades, em 11 houve quebra de recordes no domingo (17). Coxim, Laguna Carapã e Rio Brilhante, por exemplo, atingiram 38°C. A segunda-feira (20) também teve calor intenso, com registro de 36°C em Campo Grande, maior temperatura da Capital em 2023, e 39,3°C em Três Lagoas.

Cuidados necessários

Com o clima quente e seco, os cuidados devem ser redobrados para que o prejuízo seja menor. Além da hidratação e de uma boa alimentação, é recomendável arejar os ambientes fechados regularmente, evitar a prática de exercícios físicos entre 10 e 16 horas, lavar tapetes e cortinas com frequência, aspirar e limpar todos os locais que possam acumular poeira, colocar uma bacia de água no ambiente para ajudar a evitar o ressecamento da mucosa respiratória e aliviar desconfortos em crises alérgicas já manifestadas.

Fonte: Portal do MS

Semana começa com tempo instável e possiblidade de chuva em diferentes regiões

O tempo segue instável em Mato Grosso do Sul, com previsão de chuva em diferentes regiões neste começo da semana. Podem ter tempestades, seguidas por raios, queda de granizo e rajadas de ventos em locais isolados. As temperaturas ao longo do dia também estarão altas no Estado.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) este cenário de tempo instável ocorre devido a uma passagem rápida de uma frente fria, aliada ao intenso fluxo de calor e umidade no Estado.

Na região Sul a previsão é de mínima de 15°C e 17°C, tendo máxima de 31°C. Já no Norte do Estado a temperatura pode chegar a 38°C, com mínimas de 24°C e 26°C. Para Campo Grande a máxima fica em 34°C e mínima de 21°C. Os ventos seguem de 40 a 60 km por hora. Pontualmente pode ultrapassar esta velocidade. No meio da semana (quarta e quinta) o cenário será semelhante, com tempo instável e chuvas espalhadas pelo Estado.

Fonte: Portal do MS

Casa Satine abre processo seletivo para psicólogos voluntários em Campo Grande

Estão abertas as inscrições para profissionais de psicologia que queiram realizar atendimento voluntário à comunidade LGBT de Mato Grosso do Sul. De 13 a 21 de julho, as pessoas interessadas poderão acessar todas as informações no link disponível no perfil do Instagram (@casasatine) ou clique: linktr.ee/casasatine

Para participar, basta ser profissional da psicologia com registro no Conselho Regional de Psicologia – CRP ativo, de qualquer lugar do Brasil, atendendo nas modalidades online e/ou presencial (em Campo Grande/MS) e disponibilizando quantas vagas puder.

O processo seletivo está dividido em 3 etapas, sendo:

1 – Carta de intenção

2 – Entrevista individual

3 – Capacitação e Ativação

O primeiro passo é acessar o link https://linktr.ee/casasatine para ler as “Orientações sobre o processo seletivo para profissionais de psicologia”. Nele, há toda a explicação sobre a história da Casa Satine, da Clínica Social, o impacto desse trabalho voluntário destinado às pessoas LGBT’s e todos os detalhes sobre as etapas do processo seletivo.

Dúvidas e demais esclarecimentos podem ser enviados por mensagem direta via Instagram (@casasatine) ou para o e-mail casalgbtms@gmail.com.

Fonte: Assessoria

‘Águas de março’: mês começa com temporais pelo Brasil

Ao longo desta quarta-feira, contribuem para a formação da nebulosidade sobre o país, um cavado meteorológico que passa pelo Sul do país, outro que se encontra entre o Mato Grosso do Sul e São Paulo, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) entre Minas Gerais e a Bahia, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa norte do Brasil, além do calor e da umidade, típicos do verão.

Previsão do tempo para esta quarta-feira:

Na Região Centro-Oeste, um cavado meteorológico no Mato Grosso do Sul, deixa o tempo instável no centro-sul do estado, com chuva que pode ocorrer em vários períodos do dia, inclusive em Campo Grande.

As pancadas podem ser mais frequentes ainda em Cuiabá. Nas demais áreas da Região, bem como em Goiânia e em Brasília, as pancadas estão previstas a partir tarde. Há alerta para temporais no sul do Mato Grosso, extremo norte, centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, incluindo a capital.

Alertas meteorológicos 
Alerta para temporais no extremo norte do Rio Grande do Sul, na maior parte de Santa Catarina, no Paraná, oeste e faixa sul de São Paulo, centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, em boa parte do Amazonas e em Roraima.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento no norte e oeste do Rio Grande do Sul, centro-norte de São Paulo, no norte e oeste de Mato Grosso do Sul, na maior parte do Mato Grosso, no Pará, Acre, centro-sul do Amapá e na maior parte do Maranhão.

As Rajadas de vento variam de 40 a 50 km/h no litoral do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina.

Fonte: Climatempo

Onda de frio derruba temperatura a 8°C em MS

A previsão errou e ainda tem mais frente fria neste inverno em Mato Grosso do Sul. Uma massa de ar polar que se aproxima do Estado deve derrubar um pouco os termômetros no fim de semana,com mínima de 8°C em Paranhos, no domingo.

Também na região Sul, a previsão é de 10° C e máxima 26° C no domingo em Ponta Porã e região de Dourados. Em Campo Grande, os termômetros no fim de semana ficam entre 15°C e 22°C.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é válida para todo o centro-sul, que integra Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Laguna Carapã, Caarapó, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Novo Horizonte do Sul, Batayporã, Deadópolis, Ivinhema e também Campo Grande.

Na segunda-feira a temperatura já deve começar a subir novamente.

Segundo a meteorologista Naiane Araújo, a mudança no clima inicia a partir desta sexta-feira (2), com chuvas seguidas de quedas na temperatura já no período da tarde. “Amanhã já começa a ter nebulosidade, mas a chuva é muita rápida e sem riscos, podendo registrar de 20 a 30 milímetros”, explica.

Apesar das pancadas de chuvas pontuais, o frio se inicia a partir de sábado no sul e oeste do Estado. Contudo, a frente fria será rápida e deve durar até o domingo.

Enquanto isso, não haverá mudanças na região norte de Mato Grosso do Sul. Na segunda-feira (5), as mínimas voltam a subir gradativamente, ficando na casa de 17°C a 30°C. Já a umidade relativa do ar, ficará entre 65% a 95%. –

Fonte: Campo Grande News

 

Tempo seco no norte e tempestade no sul deixam MS em alerta

As condições climáticas previstas para Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (11) fizeram o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir dois alertas de perigo para o Estado.

O primeiro, que vale para municípios do Centro, Norte e Leste de Mato Grosso do Sul, avisa sobre a baixa umidade relativa do ar, variando entre 20% e 30%.

Essa condição característica do tempo seco é prejudicial à saúde humana, podendo causar desidratação corporal, sangramento no nariz e irritação na pele e nos olhos, entre outros problemas.

Por isso, o alerta pede: beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e não se exponha ao sol nas horas mais quentes do dia.

Na natureza, a baixa umidade do ar e o tempo seco também favorecem a ocorrência de incêndios florestais.

Devem ficar atentas ao alerta de baixa umidade pessoas que vivem nos municípios de Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência e Jaraguari.

Da mesma forma, cidadãos que moram Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul,  Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

Tempestade

Outro alerta de perigo emitido pelo Inmet nesta segunda-feira (11) vale para quem vive no Sul de Mato Grosso do Sul, nos municípios de Amambai, Batayporã, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jateí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu.

Nesses locais, até às 10h de terça-feira (12), há risco de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada d eventos intensos, de até 100 quilômetros por hora, e queda de granizo.

Também podem ocorrer corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Nesta situação, o recomendado é: não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia do imóvel em que vive.

Mais informações sobre os alertas podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Portal do MS

Semana começa com tempo firme e temperaturas amenas em boa parte do Estado

A segunda-feira começa com tempo firme com sol em Mato Grosso do Sul e variação de nebulosidade em grande parte do Estado.

A exceção fica com o Leste e Sudeste do Estado, onde estão previstas precipitações bem isoladas durante o dia de hoje.

Nesta segunda-feira são esperadas 14°C de mínima e 24°C de máxima no Cone Sul e Sul Fronteira.

Em Campo Grande e nas regiões Sudoeste e Norte temperaturas variando entre 17ºC e 31ºC. Umidade relativa do ar fica entre 30% a 45%.

As informações são do Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos do Mato Grosso do Sul (Cemtec) da Secretaria de Estado da Produção, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul (Semagro).

Fonte: Portal do MS

Geada prevista para semana que vem é rara em maio e pode afetar lavoura

O friozão esperado para a semana que vem em boa parte de Mato Grosso do Sul tem previsão até de formação de geada em municípios da região sul, incluindo Dourados. Se acontecer, será fato raro e poderá trazer risco para lavouras de milho.

Segundo dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, serviço criado em 1981, nos últimos 41 anos só teve geada no mês de maio em Dourados em 1986 (4ºC no dia 31), 1988 (3,7 no dia 31), 1990 (3,2 no dia 19 e 3,0 no dia 23), 1999 (3,9 no dia 21) e 2007 (3,8 no dia 25 e 3,9 no dia 30).

Previsão atualizada da empresa Climatempo indica uma semana de frio intenso na região de Dourados a partir de terça-feira (17). Nesse dia, a mínima prevista é de 7 graus e a máxima de 19. Para quarta e quinta, a mínima esperada é de 4 graus e máxima de 17 e 20 graus, respectivamente.

A Climatempo prevê mínimas de 5 graus e máxima de 21 na sexta-feira e no sábado e queda ainda mais acentuada no domingo (22), com mínima prevista de 3 graus e máxima de 21. A previsão aponta temperaturas mínimas abaixo de 8 até o dia 23 de maio.

Carlos Ricardo Fietz, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, informou ao Campo Grande News que se a previsão de 4 graus para quarta se confirmar há risco de geada de intensidade fraca nas baixadas.

“Geadas em maio são raras em Dourados. Com base no nosso banco de dados (41 anos), metade das geadas ocorre em julho, 25% em junho e 15% em agosto. Em maio, menos de 5%”, afirmou o pesquisador.

Segundo Ricardo Fietz, é importante destacar, até para não assustar a população, que temperaturas mínimas próximas de 4 graus trazem risco de formação de geada fraca, localizada geralmente em baixadas. “Com mínimas próximas de 1 grau a situação complica, pois forma geada de intensidade forte, que é abrangente”.

Na avaliação do pesquisador, o frio previsto para a semana que vem não deve trazer risco para as lavouras de milho, que estão se desenvolvendo bem, com condições ideais de umidade. Entretanto, se a geada for mais forte, há risco de prejuízo.

“Tem muito milho na fase reprodutiva, pendoando, muito sensível a geadas. O milho plantado cedo, no início de fevereiro, por exemplo, já está com os grãos duros e não corre mais risco. Vamos torcer para que a mínima fique próxima a 4 graus mesmo”, afirmou.

Fonte: Hélio de Freitas/Do Campo Grande News

Frente fria avança pelo sul e mínimas podem chegar a 11°C na Sexta-feira Santa em MS

Confirmando as previsões meteorológicas, o avanço de uma frente fria aumentou o volume de chuvas e nos próximos dias vai provocar queda acentuada nas temperaturas em Mato Grosso do Sul.

A tendência é que esta frente fria avance pelo sul a partir desta quarta-feira (13) entre à tarde e à noite. São esperadas chuvas de intensidade moderada a localmente fortes e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, que podem atingir valores até 90 km/h, e eventual queda de granizo.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, essas instabilidades ocorrem devido ao avanço de um cavado pré- frontal, sistema meteorológico que antecede a frente fria e provoca aumento de nuvens e chuva para praticamente todas as regiões do Estado. São esperados acumulados significativos de chuva, que podem atingir valores acima de 40mm/24h.

Além das chuvas, o destaque da Semana Santa, serão as temperaturas, que ao longo de quinta-feira (14) começam a cair no Estado. A meteorologia indica temperaturas mínimas amenas, entre 12°C a 14°C para as regiões sul e sudoeste.

Na sexta-feira (15) a massa de ar frio avança para outras áreas do Estado que pode registrar temperaturas mínimas em torno de 11°C. Em Ponta Porã são esperados valores entre 11-13ºC, em Corumbá entre 17-19ºC e na Capital valores em torno de 15-17ºC. Segundo o Cemtec, a queda das temperaturas está associada ao avanço do sistema de alta pressão pós-frontal e, com isso, o tempo deve ficar firme em todo o estado.

Para o sábado (16) e também no domingo (17) são esperadas temperaturas relativamente baixas ao amanhecer, com os termômetros marcando em torno de 15°C a 16°C na região Sul. Porém ao longo do final de semana, com o tempo mais firme, as temperaturas entram em gradativa elevação. Nas regiões centro-norte e pantaneira, as máximas ficam próximas aos 30°C. No sul as máximas podem ficar entre 23-25°C.

Fonte: Portal do MS

Oito cidades de MS estão na lista dos 20 municípios mais quentes do Brasil

Oito das 20 cidades mais quentes do Brasil desta terça-feira (8) são de Mato Grosso do Sul, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Três Lagoas, distante 327 quilômetros de Campo Grande, ficou em 2º lugar da lista com 38ºC. Paranapoema, no Paraná, liderou o ranking com 38.2ºC. –

Também estão na lista os municípios de Jardim (36.6), Santa Rita do Pardo (36.6ºC), Laguna Carapã (36.3ºC), Ribas do Rio Pardo (36.3ºC), Nova Alvorada do Sul (36.2) e Rio Brilhante (36.2). O calor vai continuar nesta quarta-feira (9) com dia ensolarado e variação de nebulosidade, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Há chance de pancadas de chuva em áreas isoladas do Estado, mas o tempo permanece quente e seco em razão da atuação de um sistema de alta pressão. Os índices de umidade relativa do ar vão ficar baixos variando entre 15% a 35%.

Fonte: Campo Grande News