João Pires
Aproximadamente 500 pessoas, entre integrantes e familiares, se reuniram ontem (20), no 10º Encontro da Família Vasconcelos, realizado em Campo Grande.
O evento aconteceu no CTG (Centro de Tradições Gaúchas), onde foi servido almoço, além de música ao vivo e outras atrações.
O primeiro Encontro da Família Vasconcelos foi realizado em outubro de 2007, na cidade de Rio Brilhante, onde também reuniu quase 500 integrantes. Na época a reunião superou as expectativas, fato que motivou os familiares em manter o evento todos os anos.
Hoje, após dez edições, a coordenação pretende incluir na agenda dos próximos encontros, a cidade de Monteiro, na Paraíba. O estado é o berço da família Vasconcelos, onde Tertulino Ferreira de Vasconcelos e Maria Ferreira Santana de Vasconcelos, a Sinharinha como era conhecida, nasceram, casaram e tiveram 10 filhos, em meados de 1915.
HISTÓRIA
Os irmãos Vasconcelos, como tantos outros nordestinos tiveram uma rápida passagem por São Paulo e em seguida vieram para o então Mato Grosso, onde escolheram a comunidade do ‘Laranja Lima’ (área rural próximo ao distrito de Indápolis), como moradia.
Segundo informações coletadas pelos familiares, os Vasconcelos estiveram em Campo Grande entre os anos de 1946 e 1947 para regularizar terras junto ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
Atualmente, pelo menos 500 descendentes do casal Vasconcelos residem no Mato Grosso do Sul, segundo a presença registrada desde os primeiros encontros da família. “A história dos Vasconcelos é muito rica, pois cada um de nós construiu e contribuiu com o desenvolvimento em nossas comunidades, sempre com amor, respeito, responsabilidade, honestidade e ótima reputação”, comenta Jairo Vasconcelos, morador em Campo Grande e um dos coordenadores dos Encontros da Família Vasconcelos.