terça-feira, 3 de dezembro de 2024

EUA: Rússia pode invadir Ucrânia “a qualquer momento”

A Rússia está concentrando ainda mais tropas perto da Ucrânia, e uma invasão pode ocorrer a qualquer momento, talvez antes do fim dos Jogos de Inverno de Pequim. O alerta foi feito nesta sexta-feira, 11, pelo secretário de Estado americano, Antony Blinken.

Imagens de satélite comerciais publicadas por uma empresa privada dos EUA mostram novos deslocamentos de militares russos para vários locais perto da Ucrânia.

“Estamos em uma janela em que uma invasão pode começar a qualquer momento e, para ser claro, isso inclui durante os Jogos Olímpicos”, afirmou Blinken em coletiva de imprensa durante visita à Austrália. Os Jogos de Pequim terminam em 20 de fevereiro.

“Simplificando, continuamos a ver sinais muito problemáticos de escalada russa, incluindo novas forças que chegam à fronteira ucraniana”, ressaltou Blinken.

A Rússia já reuniu mais de 100 mil soldados perto da Ucrânia, e esta semana lançou exercícios militares conjuntos na vizinha Belarus e exercícios navais no Mar Negro.

Biden pede que americanos deixem a Ucrânia

O presidente dos EUA, Joe Biden, pediu aos cidadãos americanos na Ucrânia que deixem o país. “Os cidadãos americanos devem deixar a Ucrânia agora”, afirmou Biden nesta quinta-feira, em entrevista à emissora norte-americana NBC.

“Não é como se estivéssemos lidando com uma organização terrorista. Estamos lidando com um dos maiores exércitos do mundo”, afirmou, se referindo ao acúmulo de tropas russas na fronteira com a Ucrânia. “Essa é uma situação muito diferente, e as coisas podem enlouquecer rapidamente”, disse.

Biden descartou o envio de tropas à Ucrânia, mesmo para resgatar americanos, ao responder a uma pergunta sobre se poderia surgir algum cenário que o leve a tomar essa medida. “É uma guerra mundial quando americanos e russos começam a atirar uns nos outros”, justificou.

As declarações de Biden representam uma nova escalada após semanas de diplomacia entre Washington, Moscou, Kiev e várias capitais europeias.

Em janeiro, o governo dos EUA recomendou que seus cidadãos deixem a Ucrânia de forma independente por causa da situação “imprevisível” no terreno. Na época, também ordenou a saída de parentes de diplomatas americanos na capital ucraniana e alertou seus cidadãos contra viajar para a Rússia.

A Casa Branca aprovou um plano do Pentágono para que seus soldados na Polônia construam abrigos temporários e se preparem caso seja necessário ajudar os americanos fugindo da Ucrânia no caso de um ataque russo ao país. Mas o plano não prevê o envio de tropas para retirada de americanos, como ocorrido no Afeganistão.

De acordo com dados do Departamento de Estado dos EUA, havia 6.500 cidadãos americanos na Ucrânia até o último mês de outubro.

Em meio às crescentes tensões, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, alertou nesta quinta-feira que a crise na Ucrânia se tornou “o momento mais perigoso” para a Europa em décadas.

Cresce tensão militar

A concentração de tropas da Rússia nas fronteiras ucranianas inclui tropas enviadas a Belarus, para exercícios conjuntos massivos que incluem disparos de munição real. As manobras começaram nesta quinta-feira e vão até 20 de fevereiro.

A capital ucraniana está localizada a cerca de 75 quilômetros ao sul da fronteira com Belarus.

Dando prosseguimento a seu acúmulo militar perto da Ucrânia, a Rússia transferiu seis navios de assalto anfíbios ao Mar Negro, aumentando sua capacidade de desembarcar fuzileiros navais na costa.

Moscou anunciou exercícios abrangentes nos mares Negro e de Azove nos próximos dias, fechando grandes áreas para a navegação comercial e gerando intensos protestos da Ucrânia nesta quinta-feira.

A Otan intensificou os destacamentos militares para reforçar o seu flanco no leste, com os EUA enviando tropas para a Polônia e a Romênia.

A Marinha dos EUA disse na quinta-feira que enviou quatro contratorpedeiros dos Estados Unidos para águas europeias. A Marinha não associou o destacamento diretamente com a crise da Ucrânia, mas disse que os navios fornecem “flexibilidade adicional” ao comandante da Sexta Frota dos EUA, cuja área de responsabilidade inclui o Mediterrâneo e que vai operar em apoio aos aliados da Otan.

Fonte: Terra

Teste de doping positivo de russa de 15 anos gera indignação

A adolescente sensação da patinação artística Kamila Valieva testou positivo em exame antidoping antes de conquistar medalha de ouro na Olimpíada de Inverno de Pequim, e autoridades olímpicas vão contestar a decisão da Rússia de deixá-la competir nos Jogos, disse a Agência Internacional de Testes (ITA) nesta sexta-feira (11)

A medalha de ouro da jovem de 15 anos e o futuro da Olimpíada agora estão em jogo enquanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) tenta marcar posição sobre o doping russo.

A patinadora é uma das atletas olímpicas mais jovens a testar positivo para uma substância proibida e muitos torcedores ao redor do mundo expressaram indignação sobre como ela passou a ter uma droga proibida para angina em seu corpo.

“É uma pena, e os adultos responsáveis ​​deveriam ser banidos do esporte para sempre!!!”, afirmou a estrela da patinação artística alemã Katarina Witt no Facebook. “O que eles fizeram com ela conscientemente, se for verdade, não pode ser superado em desumanidade e faz meu coração de atleta chorar infinitamente.”

Atletas russos estão competindo em Pequim sem sua bandeira e hino nacional por causa de sanções contra a Rússia por violações anteriores. A Rússia reconheceu algumas deficiências na implementação das regras antidoping, mas nega a execução de um programa de doping patrocinado pelo Estado.

Um desafiador Kremlin disse nesta sexta-feira (11) estar convencido de que o teste de drogas positivo de Valieva foi um “mal-entendido”.

“Mantenha a cabeça erguida, você é russa”, pediu o porta-voz de Moscou, Dmitry Peskov, a Valieva em uma teleconferência com repórteres. “Vá com orgulho e vença todos.”

Valieva protagonizou um dos destaques dos Jogos de Inverno ao realizar os primeiros saltos quádruplos de uma mulher em uma competição olímpica na segunda-feira (7).

Seu sonho olímpico, no entanto, se transformou em um pesadelo nesta sexta-feira (11), quando o ITA revelou publicamente que ela havia testado positivo para a droga proibida para angina Trimetazidina em uma amostra de urina coletada pelas autoridades russas no campeonato nacional em São Petersburgo em 25 de dezembro.

O laboratório de testes em Estocolmo, na Suécia, informou na terça-feira (8) que sua amostra foi positiva, um dia depois que ela impressionou o mundo com seus saltos quádruplos únicos e ajudou a ganhar o ouro para sua equipe, que está competindo como Comitê Olímpico Russo (ROC).

Não ficou imediatamente claro por que houve tanto atraso entre o teste e o resultado, o que lhe permitiu viajar para Pequim e participar do primeiro de seus dois eventos.

O COI disse que o tratamento deste caso se deu inicialmente com as autoridades russas de testes e depois com o laboratório credenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) na Suécia.

A Agência Antidoping Russa (Rusada) não respondeu às perguntas da Reuters.

A principal autoridade antidoping dos Estados Unidos, Travis Tygart, que desvendou a operação de doping do ciclista norte-americano Lance Armstrong, expressou solidariedade por Valieva, mas disse que os EUA podem usar novas leis para processar pessoas ao seu redor.

“Atletas limpos merecem mais, e essa pobre jovem merece mais”, disse Tygart, chefe da Agência Antidoping dos EUA (Usada), à Reuters na sexta-feira. “Ela está sendo mastigada [por doping] pelo sistema estatal russo.”

Fonte: Agência Brasil

Prefeito Alan entrega ampliação de três salas na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatú

O Prefeito Alan Guedes entregou nesta quinta-feira (10), a ampliação de três salas na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatú. Com a obra será possível aumentar a capacidade de atendimento de alunos da unidade escolar em 180 estudantes.

“É importante mencionar que em um ano, nós executamos 35% da obra dessas 3 salas de aula, sendo que nos anos anteriores foram executados 65% da obra. Hoje, com essa ampliação, vamos entregar para a comunidade da Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatú mais 180 vagas para as crianças e suas famílias, que também serão beneficiadas. É uma felicidade fazer a entrega das salas de aula porque acreditamos que todos precisam de oportunidade e a educação transforma, mas com uma escola de qualidade”, destacou o prefeito Alan.

A secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, ressaltou que o trabalho na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatú tem sido uma das prioridades da gestão. “Temos pensando e priorizado em atender as especificidades de cada unidade escolar porque temos que pensar na necessidade do nosso aluno e cada escola tem suas particularidades. No caso da comunidade indígena, se avaliarmos as matrículas dos anos de 2021 e 2022, nós tivemos um crescimento considerável. Também estamos reforçando a educação infantil indígena com o credenciamento de dois Ceims (Centro de Educação Infantil Municipal), um na aldeia Bororo e outro na Jaguapirú para avançarmos na educação indígena”, enumerou Ana Paula.

O professor Rubens Rosário Pinheiro, diretor da Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatú, agradeceu a conclusão da obra e a entrega. “Agradeço ao prefeito Alan e em especial a secretária de Educação, Ana Paula, que tem feito um trabalho forte a frente da Semed”.

Também estavam presentes o secretário de obras, Luis Gustavo Casarin e os vereadores Sérgio Nogueira e Rogério Yuri, além de representantes da comunidade indígena, o capitão Ramão Fernandes, o vice-cacique Ivan Cléber de Souza, Leomar Mariano, o Trovão, coordenador da Ceaid (Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas).

Fonte: Assecom

Invista em você, nos seus sonhos e em um mundo melhor!, por Lenise Nunes

Lenise Nunes (*)

Quando se observa pesquisas em torno do comportamento do investidor no Brasil, facilmente conclui-se que o Brasileiro não tem o hábito de constituir reservas. Em pesquisa divulgada pela ANBIMA (RAIO X do Investidor 2021 4ª edição), os dados mostram queda no número de investidores em 2020 em relação as pesquisas anteriores, representando atualmente 40% da amostra, ou seja, nos leva a entender que em momento de vulnerabilidade mais da metade da população estaria sem reservas. Quando olhamos para o planejamento de aposentaria o cenário também preocupa, pois 48% dos entrevistados que ainda não estavam aposentados indicaram acreditar que serão sustentados pela previdência social após a aposentadoria.

É claro que sabemos que em 2020 a pandemia impactou o bolso do Brasileiro. A pesquisa identificou que 55% da população teve perda de rendimento ao longo do ano, mas é interessante reforçar que a perda de emprego e renda foi maior entre as pessoas classificadas como não investidoras. Entre os investidores, 50% do total da amostra conseguiram manter a renda, e aí é possível concluir o papel dos investimentos em nossa vida.

Mas por que metade da população não investe?

É claro que primeiro é preciso considerar o cenário econômico, mas também podemos citar a falta de planejamento, o consumo inconsciente, ou seja, questões ligadas à educação financeira. Poupar não depende exclusivamente de salário, e sim saber que não se deve gastar tudo que se ganha. De acordo com a sua realidade, as pessoas devem buscar ter uma reserva para imprevistos.

Para quem já venceu essas etapas, outras reservas devem ser constituídas na sequência, para aproveitar oportunidades, realizar os sonhos de quem amamos e ter uma aposentadoria financeiramente tranquila. E a melhor forma de fazer essas reservas é investindo, para que o dinheiro renda e a pessoa não perca poder de compra por causa da inflação.

Especialistas costumam indicar uma regra de reserva de 20% da renda para poupança e investimentos, mas se você se sentir à vontade pode avançar para reservar até 30% ou mais para fins financeiros, pois esse é o melhor cenário para construir patrimônio. Exige uma dose de disciplina, consciência e principalmente dar o primeiro passo, mas não é impossível. Vale destacar que independente da parcela da renda que você irá guardar, é importante manter o equilíbrio entre viver o momento atual e investir para o futuro.

Vamos à prática? Veja abaixo algumas dicas para começar seu planejamento financeiro e tornar-se um investidor. E vale dizer que investidor não é só quem tem muito dinheiro investido, mas sim toda a pessoa que se preocupa com futuro e constitui reservas, ou seja, todas as pessoas podem ser investidores.

Tabule todos seus ganhos e despesas, entenda se está sobrando ou faltando mensalmente dinheiro. Primeiro passo é fazer essa conta fechar, trabalhando para que comece a sobrar. Esse exercício poderá ser mais fácil ou difícil para algumas pessoas, pois pode significar mudança de hábitos, abdicações e muita disciplina.

Agora já sobra? Ótimo, vamos começar a fazer a reserva de emergência. Pense em acumular pelo menos seis vezes o seu salário mensal para gastos imediatos ou que serão usados em até um ano. Essa será sua reserva para curto prazo.

Já tem reserva de emergência constituída? Está em um investimento seguro e disponível? É importante que essa reserva esteja em alternativas conservadoras e de fácil acesso caso você precise resgatar. Para reserva de emergência recomenda-se alternativas com baixo risco e que tenham liquidez como: Poupança, CDB, RDC e fundos de investimento de baixo risco.

Tem um objetivo de médio prazo? Exemplo: Fazer um intercâmbio daqui a três anos. Para esse investimento talvez você possa recorrer a alternativas com risco moderado, dado que você tem um horizonte de tempo maior para suprir variações que podem acontecer. Para investimentos de médio prazo, uma alternativa é a LCA que é isenta de Imposto de Renda.

Certamente você também tem objetivos de longo prazo, aqueles que são para mais de cinco anos, como por exemplo a casa da praia. Para essas metas você poderá optar pela diversificação em alternativas de investimento mais arrojadas, que busquem potencializar os ganhos, e ainda separar uma parte para a previdência privada com o objetivo de ter tranquilidade na aposentadoria.

Além disso há espaço para diversificação em, por exemplo, fundos de investimento e até renda variável. Mas para identificar quais as soluções mais adequadas para você, é primordial antes conhecer o seu perfil de investidor, que nada mais é do que identificar o seu apetite por risco.  Pois de nada adianta um investimento com alta possibilidade de retorno se ele não trouxer tranquilidade, e vale ressaltar que todo investimento tem algum nível de risco.

Por todo esse contexto, uma orientação adequada facilita muito a vida financeira de quem quer investir. As instituições financeiras cooperativas oferecem, de forma segura, alternativas variadas de investimentos que cabem em todos os bolsos. Além disso, ao associar-se à uma cooperativa de crédito, além de obter rendimentos para seus investimentos, você estará colaborando para um mundo melhor a partir de um modelo que faz o dinheiro girar nas economias locais!

(*) Analista de Investimentos do Sicredi.

Com emenda paga AAGD coloca em prática projeto para autistas em Dourados

Os equipamentos novinhos já começaram a ser montados e as crianças e adolescentes atendidas pela AAGD (Associação de Pais e Amigos dos Autistas) de Dourados já tem uma nova academia que vai beneficiar toda comunidade local. A ação foi possível após emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Neno Razuk (PTB) que juntamente com o também parlamentar Coronel David (sem partido) enviaram R$ 80 mil em recursos para a entidade.

“É uma causa que me comprometi a fazer parte, tanto com políticas públicas quanto com destinação de recursos, porque o discurso tem que ser posto em prática”, afirmou Neno que ficou feliz em ver as fotos dos equipamentos chegando.

Vale lembrar que a documentação dessa emenda direcionada a AAGD foi enviada para a Governadoria no ano passado. “E já chegou a conta e vemos o resultado. São muitas famílias que necessitam desse apoio, a Associação que já deu início a montagem da academia, tem data prevista para início dos atendimentos aos alunos do projeto, que será na próxima segunda feira 14”, comemorou agradecendo ao amigo de parlamento que também se juntou à causa autista. De acordo com as informações da direção da entidade a academia que está sendo montada já conta com duas bicicletas ergométricas, três esteiras e estão no aguardo para chegada de mais equipamentos.

Fonte: Assessoria