sábado, 7 de setembro de 2024

45ª Festa Junina de Dourados será de 19 a 22 de junho

A Prefeitura de Dourados, através da Semc (Secretaria Municipal de Cultura) realiza entre os dias 19 e 22 de junho a 45ª edição da Festa Junina de Dourados, no estacionamento do Centro de Convenções, localizado à avenida Guaicurus, nº 2.030, no Novo Parque Alvorada.

Além de muita música e diversão, a Festa Junina de Dourados conta com diversas barracas de comidas típicas, brinquedos para as crianças, apresentações de quadrilhas e espaço para comércio de ambulantes.

Francisco Chamorro (Kinho), secretário municipal de Cultura, fala sobre a expectativa para esse ano. “Temos um histórico de sucesso e estamos ansiosos com mais uma edição. A nossa Festa Junina é esperada não só por todos da cidade, como também da região, por isso, estamos preparados para um recorde de público e trabalhando muito para que todos possam ter uma ótima festa”, ressalta.

O prefeito Alan Guedes lembrou que a festa faz parte do calendário de eventos e que no ano passado reuniu cerca de 45 mil pessoas. “Essa é uma festa para a família, estamos organizando tudo para que os douradenses possam prestigiar o evento com muita tranquilidade e segurança, desfrutando de boas músicas, praça de alimentação e muita diversão”, disse.

Nos próximos dias a Prefeitura irá divulgar os shows que vão agitar os quatro dias de festa. As inscrições para ambulantes, food-trucks e barracas serão realizadas na sede da Secretaria Municipal de Cultura, entre os dias 21 e 27 de maio, das 8h às 12h, com a documentação exigida em edital.

Para mais informações basta entrar em contato com a SEMC no telefone/whatsApp (67) 98163-0730.

Fonte: Assecom

Desapega Campo Grande oferece mais de 20 mil itens em maior evento de desapego da cidade

Neste sábado, dia 25 de maio, das 8h às 16h, o Parque Ayrton Senna será palco do Desapega Campo Grande, um evento promovido pelo Coletivo de Brechós do Mato Grosso do Sul, que promete reunir a comunidade em torno de um propósito comum: o desapego e o consumo consciente. Com mais de 100 expositores confirmados, os visitantes terão acesso a uma ampla variedade de produtos, incluindo roupas, calçados, acessórios, brinquedos, livros, plantas e itens de casa e decoração, com preços a partir de R$1,00.

O evento destaca a importância de desapegar não apenas como uma prática de consumo, mas como um movimento que promove sustentabilidade e renovação. Desapegar significa dar uma nova vida a itens que já não usamos, reduzindo o desperdício e incentivando uma economia circular. Esta ação beneficia tanto quem desapega quanto quem adquire novos produtos, criando um ciclo virtuoso de reutilização e redução de resíduos.

Val Reis, coordenadora do Coletivo de Brechós, comenta sobre a relevância deste evento para a cidade: “O Desapega Campo Grande é uma oportunidade única para nossa comunidade adotar práticas mais conscientes e sustentáveis. Este evento não só promove a reutilização de itens, mas também fortalece a economia local e cria um espaço de interação e troca entre as pessoas. É um passo importante para um futuro mais sustentável e responsável.”

Amparim Lakatos, subcoordenadora do Coletivo de Brechós, ressalta os benefícios dessa prática: “Desapegar é libertador. Quando nos desfazemos de objetos que já não têm utilidade para nós, abrimos espaço para o novo e contribuímos para a sustentabilidade. A prática do desapego traz leveza, nos permite viver de forma mais organizada e consciente, além de ajudar outras pessoas a encontrar utilidade naquilo que não precisamos mais.”

Além disso, o Desapega Campo Grande oferece uma oportunidade única para a comunidade se envolver em um evento socialmente responsável, onde o desapego de itens estimula novas conexões e a valorização de objetos com história e significado. Em tempos onde o consumo desenfreado gera impacto significativo no meio ambiente, eventos como este são essenciais para conscientizar a população sobre alternativas mais sustentáveis e econômicas.

Os participantes também encontrarão roupas de inverno, garantindo que todos estejam preparados para a estação mais fria do ano. O Desapega Campo Grande é uma excelente oportunidade para renovar o guarda-roupa e a casa de forma acessível e ecológica.

Fonte: Assessoria

Lei de Mauricio Lemes cria a Semana de Conscientização da Prevenção de Queimaduras

Foi aprovado durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 21, o Projeto de Lei 059/2024, de autoria do vereador Mauricio Lemes (PSB), que institui e inclui no calendário oficial de eventos, o Dia e a Semana Municipal de Conscientização da Prevenção de Queimaduras.

Segundo justifica o projeto, a lei aprovada por unanimidade dos vereadores, tem o propósito de sensibilizar, informar e capacitar a população a adotar medidas preventivas, reduzindo assim o número de acidentes e protegendo a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos.

Em seu discurso, na Câmara, o vereador fez um relato de um acidente ocorrido em Dourados, em novembro de 2022, durante uma festa de casamento, onde uma criança sofreu um acidente no momento que servia o jantar próximo ao réchaud (utensílio usado para manter o alimento aquecido), no buffet.

Na tribuna, Mauricio leu uma carta escrita pelos pais da menina, que hoje tem 9 anos, que relata detalhes do acidente que resultou em queimaduras graves e as dificuldades enfrentadas no tratamento que se prolongou em 73 dias de internação na Santa Casa de Campo Grande.

Família vítima de acidente em buffet acompanhou votação do Projeto de Lei, durante sessão, na Câmara (Foto: João Pires)

A votação do projeto foi acompanhada pela família da vítima, que comemorou a aprovação da lei. “Isso representa uma vitória muito grande, pois nós queremos que o caso que ocorreu com a nossa filha, não aconteça com ninguém. Só um fato de ter um dia para ser lembrado, isto já desperta nas pessoas o cuidado, não só aquele cuidado que você tem que ter dentro de casa, mas também com os outros”, considera o pai Cleber Paulino de Castro.

Já a mãe Katia Regina, afirma que o acidente com sua filha não foi doméstico e faz um alerta e enfatiza a necessidade de treinamentos de prevenção nas escolas. “Na semana que antecedeu o ocorrido, na escola em que ela estuda foram realizadas palestras sobre primeiros socorros e com isso ela soube como agir corretamente, até ser socorrida por um dos convidados na festa”, disse.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

No próximo mês, no dia 11 de junho, por proposição do vereador Mauricio, será realizada uma audiência pública, na Câmara de Dourados, relacionada ao tema. “O evento será uma oportunidade de discutirmos políticas públicas com relação à prevenção de acidentes domésticos envolvendo crianças e tratamento de pessoas vítimas de queimaduras”, enfatiza o vereador.

Fonte: Assessoria