sábado, 7 de setembro de 2024

Feijoada Jurídica promete repetir sucesso em Dourados

A Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso do Sul, realiza no dia 6 de julho, a partir das 12h, no Buffet Guarujá, a tradicional Feijoada Jurídica da 4ª Subseção da OAB Dourados e Itaporã.

O evento gastronômico, que é esperado com expectativa sempre no mês de julho, é voltado para os operadores do Direito e para toda sociedade douradense. O convite individual está sendo vendido por R$ 100 e a Feijoada Jurídica acontece num ambiente todo harmonizado para a tarde festiva com animação do grupo Samba & Pagode, além de Zé Valente e Banda Show.

A procura pelos convites está acima das expectativas dos organizadores e a aquisição pode ser feita diretamente na sede da CAAMS, que funciona anexa à sede da 4ª Subseção da OAB em Dourados.

“Estamos trabalhando com dedicação para que o evento deste ano supere o sucesso dos anos anteriores e toda renda será revertida em prol de benefícios para nossa categoria, já que a CAAMS não busca lucro com a promoção dessas confraternizações entre advogados, advogadas e a sociedade”, enfatiza a advogada Rosa Medeiros Bezerra, delegada da CAAMS na Subseção da OAB Dourados e Itaporã.

Ela garante que a qualidade e o sabor formam o ponto alto da Feijoada Jurídica. “Que prestigiou os eventos anteriores percebeu o quanto somos rigorosos com a seleção dos ingredientes para a feijoada, dos acompanhamentos e de toda estrutura que envolve uma festa deste porte”, salienta Rosa Medeiros. “Ao contrário das edições passadas, quando o convite era uma camiseta personalizada, neste ano optamos por uma caneca para que o público possa consumir em grande estilo a bebida da sua preferência”, completa a delegada da CAAMS em Dourados.

Zé Valente e Banda Show será uma das atrações na Feijoada Jurídica em julho, no Buffet Guarujá (Foto: Divulgação)

CONHEÇA A CAAMS

Presidida pelo advogado Marco Aurélio de Oliveira Rocha, a Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul tem como vice-presidente a advogada Marta do Carmo Taques, como secretário-geral Euclydes José Bruschi Junior, como secretária-geral adjunta Janaína Pouso Rodrigues e como diretor-tesoureiro Roberto Santos Cunha. Cada uma das Subseções da OAB no interior do Estado tem um delegado ou delegada que fica em contato direto com os advogados e advogadas para prestar suporte em diversos setores. Em Dourados a delegada é a advogada Rosa Medeiros Bezerra.

A CAAMS é uma entidade criada e mantida pela Ordem dos Advogados do Brasil e tem como finalidade prestar assistência social aos advogados e estagiários regularmente, assim definidos no seu Estatuto. Com este espírito, a atual Diretoria em Mato Grosso do Sul trabalha para implementar reformulações com o intuito de adequar os serviços oferecidos às novas regras de um mercado cada vez mais competitivo.

Todas as conquistas decorrem do esforço conjunto de Diretores e colaboradores para oferecer cada vez mais serviços com segurança e qualidade, a preços diferenciados. A CAAMS tem personalidade jurídica própria e é dirigida por advogados eleitos pelo voto direto, por ocasião da eleição do Conselho da OAB MS.

Fonte: Assessoria

Maior avião de passageiros do mundo tem voo cancelado em SP após falha

Um voo da companhia aérea Emirates no maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380, precisou ser cancelado na madrugada do último sábado (15) após apresentar falha durante os primeiros minutos da decolagem no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Um vídeo da câmera externa da aeronave que é exibida na tela de bordo dos passageiros viralizou nas redes sociais neste domingo (16) e mostra o momento em que o avião, durante sua decolagem, registra um clarão que aparenta ser uma chama.

a companhia informou que o voo EK-262 seguia de São Paulo para Dubai quando foram registrados “problemas técnicos”, mas não explicou o que aconteceu.

“O voo da Emirates EK262 de São Paulo para Dubai no dia 15 de junho foi cancelado devido a problemas técnicos. Os passageiros afetados foram reacomodados em voos subsequentes disponíveis. A Emirates pede desculpas pelo transtorno causado. A segurança de nossos passageiros e tripulação é de extrema importância”, afirmou a Emirates, diz a nota.

O momento da decolagem também foi captado por uma câmera do canal no Youtube “Golf Oscar Romeo”, que registra voos ao vivo no Aeroporto de Guarulhos.

No vídeo, é possível ouvir os pilotos informando à torre de controle que precisavam retornar ao portão de embarque por um “estol de motor”.

O mecânico de aviação e youtuber Lito Sousa repercutiu nas suas redes sociais as imagens que mostram a decolagem do avião e explicou que o que houve foi um “estol de compressor”.

O incidente ocorre quando é interrompido o fluxo de ar no motor, o que pode danifica-lo.

Decolagem em voo da Emirates apresenta problema técnico no sábado, 15 de junho, em São Paulo — Foto: Reprodução/Instagram Aeroflap

“Dependendo do momento em que ocorre o estol de compressor, o motor vai ter que ser substituído, o que complica fazer isso no Brasil porque são 14 horas e meia de distância da base principal deles [Emirates]. Se fosse um Boeing 747 ele poderia decolar tri-motor com a tripulação de engenharia e autorização especial, e seguir até um local com mais apoio para troca. E não sei se isso é possível com o A380”, afirmou o mecânico.

E complementou: “Mas se você tem medo de voar, primeiro não acredite em explosões ou incêndios em motor nesses casos. E mesmo que o problema acontecesse depois da decolagem, o avião retornaria sem problemas para São Paulo”, disse.

Fonte: Portal G1

Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul

Na semana passada foi a vez da comunidade indígena entrar em quadra nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, etapa de 12 a 14 anos, em Campo Grande. No futsal masculino, a Escola Municipal Polo indígena Mbo´e Roy (casa de ensino), de Amambai, jogou contra a Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara, de Dourados.

Já no feminino, o time da Escola indígena, da Aldeia Amambai, enfrentou o time de Três Lagoas e ganhou pelo placar de 12 a 1.

Os Jogos Escolares têm sido um espaço de diversidade e representação de diversos povos sul-mato-grossenses. O evento é promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer).

Este é um momento histórico para o esporte sul-mato-grossense, com recorde de participação.

A aldeia Amambai-Guapoy conta com 8.036 indígenas. A delegação de Amambai teve a participação de 39 atletas no primeiro bloco, neste bloco são 20 atletas nos Jogos Escolares.

Segundo o técnico da equipe masculina, Ismael Morel, indígena Guarani-Kaiowá da aldeia Amambai, o time possui uma vantagem em cima dos adversários.

“Nós temos uma grande diferença que é falar na nossa língua materna, que é o Guarani-Kaiowá. Então a gente fala o Guarani, a gente usa isso como estratégia para armar a jogada e os não indígenas não entendem. Para nós é uma grande vantagem na hora do jogo. Muitas pessoas não acreditam no potencial que o indígena tem, nós estamos aqui para demonstrar que nós também podemos e nós vamos chegar até a final”, destaca o professor.

Miller Borvão Samorio, que lidera a equipe feminina, ressalta a importância de ser uma experiência única de vida para diversos atletas.

“É uma experiência única para os atletas, que saem da aldeia que é outra realidade. E a estrutura da Fundesporte, que é sem comparação, né? Aqui é nível nacional. Eu que já participei da competição nacional, o estadual é igual. E para as crianças, melhor ainda”, enfatiza o técnico.

Os atletas da comunidade indígena Amambai têm sido também destaque no atletismo. Arielly Vargas Gomes, de 13 anos, indígena Guarani-Kaiowá, recebeu medalha de prata duas vezes, na prova de 150 metros rasos e no salto em distância.

“É a terceira vez que eu participo dos Jogos Escolares. Eu estou achando muito divertido representar a aldeia, representar a nossa cultura que é tão forte”, ressalta a atleta.

No atletismo masculino Amambai, ficou com a terceira colocação. Jenlielson Carmona Martins, 14 anos, também da escola Municipal Polo indígena Mbo´e Roy conquistou a medalha de ouro no lançamento do dardo

“A sensação foi inacreditável, nem eu mesmo acreditei que ganhei em primeiro lugar. Agora vou para o Brasileiro, lá em Recife, eu fui classificado para o nacional e quero bater meu recorde lá”. O atleta conta que em 2023 não conseguiu chegar nos 40 metros, mas desta vez marcou 44,30 e agora pretende ultrapassar o próprio recorde.

DESTAQUES

  • Luana Castelão Benites – ouro nos 800 metros e 2000 metrosJenlielson * *
  • Carmona Martins – ouro no lançamento do dardo
  • Isaik Franco Ribeiro – ouro no lançamento do disco

Fonte: Portal do MS