sábado, 7 de setembro de 2024

Prefeitura e Diocese tratam da regularização de áreas de uma série de igrejas de Dourados

O Prefeito Alan Guedes esteve na Cúria Diocesana de Dourados nesta segunda-feira (24), para uma visita institucional ao bispo diocesano Dom Henrique Aparecido de Lima. O encontro foi para tratar da regularização de áreas de uma série de igrejas de Dourados, dentre elas: da Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, da igreja São Carlos, do Seminário Diocesano, da igreja São Luís Orione, da Capela São Vicente Palotti e da igreja Nossa Senhora do Rosário.

“A visita foi focada principalmente nessas áreas, que há muitos anos necessitam dessa regularização e o Prefeito Alan em comum acordo, chegou em um consenso com o bispo e com o administrador da mitra diocesana, diácono Carlos”, explica o Procurador-Geral do Município, Paulo Cesar Nunes da Silva, que também estava presente na reunião, assim como o padre Marcos, que acompanhou a reunião.

Ficou acordado ao fim da reunião, que finalizados os trâmites administrativos, será elaborado um projeto de lei, que será encaminhado para a Câmara Municipal, antes do recesso do meio do ano, visando a regularização das áreas citadas.

Fonte: Assecom

Último dia da Festa Junina reúne cerca de 20 mil pessoas em Dourados

Um público recorde marcou presença no Centro de Convenções ao longo deste domingo (23/6), no último dia da Festa Junina 2024. O evento realizado pela Prefeitura de Dourados trouxe atrações diversas que atraiu mais de 10 mil pessoas no período da tarde, enquanto para os shows da noite, outro público de aproximadamente 10 mil pessoas, conforme os números da GMD (Guarda Municipal de Dourados).

“Essa é uma festa pensada para toda família e ao longo dos quatro primeiros dias de evento tivemos atrações diversas que agradaram a todos. Para esse dia extra não podia ser diferente, por isso, pensamos em atrações voltadas para as crianças durante a tarde e, para fechar com chave de ouro, o público jovem e adulto pode curtir o show especial dessa dupla que tem se destacado no cenário atual da música sertaneja, além é claro dos nossos talentos regionais que abrilhantaram a festa”, desta o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

As atrações deste domingo começaram com o show infantil da Patrulha Canina, espetáculo que traz os personagens do desenho animado onde um grupo de filhotes heroicos, liderados pelo garoto Ryder, soluciona problemas com muito humor. O sucesso entre os pequenos levou mais de 10 mil pessoas ao parque, entre crianças e os acompanhantes, que também aproveitaram os brinquedos do Parque de Diversões e a Praça de Alimentação.

Foto: Matheus de Mello / Assecom

Com o fim da apresentação, a grande maioria desse público deixou o Centro de Convenções, dando lugar à multidão que chegou para os shows musicais, onde subiram ao palco as duplas Monique & Franciele, Victor & Alex e o cantor Patrick Yuri. Já a tração principal ficou para a dupla US Agroboy.

Sucesso nas rádios e em todas as plataformas digitais, a dupla formada por Gabriel Vittor e Jota Lennon, teve início em 2021 e hoje soma mais de 4 milhões de ouvintes mensais no Spotify e mais de 180 milhões de visualizações no Youtube.

SHOW INFANTIL

A edição 2024 da Festa Junina de Dourados trouxe pela primeira vez uma atração voltada exclusivamente para o público infantil, que lotou o Centro de Convenções no último domingo (23/6), com a apresentação da Patrulha Show.

Mesmo com Parque de Diversões e espaço no Concurso de Quadrilhas, essa foi a primeira vez que o público infantil teve uma atração musical específica na Festa Junina. De acordo com o levantamento da Guarda Municipal de Dourados, mais de 10 mil pessoas, entre crianças e acompanhantes, marcaram presença no show.

Apresentação da Patrulha Show reuniu mais de 10 mil pessoas no domingo / Fotos: Matheus de Mello

“Nossa intenção é oferecer para toda a população, dos pequenos aos mais velhos, uma festa sadia e segura com opções e diversões para todos. Eu enquanto pai sei o quanto a Patrulha Canina faz sucesso entre a garotada. São uma atração especial para toda a família e as nossas crianças merecem esse agrado”, ressalta o Prefeito de Dourados, Alan Guedes.

A apresentação infantil da Patrulha Show, trouxe os personagens do desenho animado onde um grupo de filhotes heroicos, liderados pelo garoto Ryder, soluciona problemas com muito humor. O sucesso entre os pequenos levou mais de 10 mil pessoas ao parque, entre crianças e os acompanhantes, que também aproveitaram os brinquedos do Parque de Diversões e a Praça de Alimentação.

De acordo com a GMD, quase 10 mil pessoas compareceram à festa após a saída do público da tarde, somando cerca de 20 mil pessoas ao longo do dia. Ainda segundo o levantamento, os cinco dias de festa reuniram um público de aproximadamente 50 mil pessoas.

Foi a primeira vez que o público infantil teve uma atração musical específica na Festa Junina

A Festa Junina de Dourados 2024 foi realizada pela Prefeitura Municipal, com organização da Semc (Secretaria Municipal de Cultura) e Rotary Clube de Dourados Água Boa e Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Setesc (Secretaria de Desenvolvimentos, Esporte e Cultura) e Governo de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assecom

Você sabia que muitas pessoas preferem preparar a feijoada um dia antes de servir?

A feijoada é um prato típico da culinária brasileira e é apreciada por muitas pessoas ao redor do mundo. Entretanto, além do sabor delicioso, há uma série de curiosidades interessantes sobre a feijoada que muitas pessoas desconhecem.

Neste texto, exploraremos algumas dessas curiosidades para que você possa apreciar ainda mais a feijoada na próxima vez que a experimentar.

A feijoada é um prato tradicional da culinária brasileira, que consiste em uma mistura de feijão preto cozido com diferentes tipos de carne, como linguiça, carne seca, costelinha de porco e bacon.

Dessa forma, confira abaixo algumas delas!

1 – Origem da feijoada –  A origem da feijoada é incerta, mas é amplamente aceito que ela tenha surgido durante o período colonial no Brasil. Os escravos africanos que trabalhavam nas plantações de cana-de-açúcar e café muitas vezes tinham acesso apenas a restos de carne, como as partes menos nobres dos porcos e outras carnes menos valorizadas. Eles cozinhavam esses ingredientes com feijão preto e outros temperos para criar um prato rico em sabor e nutrientes.

2 – Acompanhamentos tradicionais – Existem alguns acompanhamentos tradicionais que são servidos com a feijoada. Alguns dos mais populares incluem arroz branco, farofa, couve refogada, torresmo, laranja fatiada e vinagrete. Esses acompanhamentos ajudam a equilibrar o sabor e a textura do prato e torná-lo ainda mais saboroso.

3 – Melhor no dia seguinte – Se você é fã de feijoada, provavelmente já ouviu falar que ela fica ainda melhor no dia seguinte. Isso acontece porque os sabores têm tempo de se misturarem ainda mais, tornando o prato mais saboroso e suculento. Por isso, muitas pessoas preferem preparar a feijoada um dia antes de servir.

Crédito: Ana Karla Souza 

Tite elogia união do elenco do Flamengo após vitória sobre o Fluminense

O Flamengo venceu o Fluminense por 1 a 0 neste domingo, no Maracanã, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após o clássico, o técnico Tite elogiou a união do elenco em coletiva de imprensa.

“Quando um grupo de atletas se gosta, ele faz mais. Quando o grupo de atletas tem um respeito e uma amizade, ele faz mais. E nós pensamos sempre no próximo jogo. Trabalhamos dessa forma e conduzimos dessa forma”, afirmou.

Além disso, o treinador também analisou a vitória da equipe rubro-negra e elogiou o time adversário.

“São duas grandes equipes. É a segunda ou terceira melhor campanha na Libertadores, com um extraordinário técnico (Fernando Diniz) e com uma pessoa que tenho uma gratidão chamada Paulo Angioni (diretor de futebol do Fluminense), vocês não sabem quanto. Do outro lado não há inimigos. Há um respeito pelo nosso trabalho. A equipe mereceu vencer. A gente retomava rapidamente a bola. Os externos retornavam para deixar a equipe compactada. Foi gratificante. Fizemos por merecer independentemente do momento que fizemos o gol”, disse.

Com a vitória, o Mengão permanece na liderança da competição, com 24 pontos conquistados em 11 jogos. O triunfo também resultou na sétima partida seguida que o clube carioca não perde na liga nacional.

O Flamengo retorna a campo nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), contra o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, pela 12ª rodada do Brasileirão.

Fonte: Gazeta Esportiva

Simony ganha carro de R$ 730 mil de admirador secreto: ‘Estou acostumada a receber flores’

Simony, de 47 anos, ganhou no domingo, 23, um carro de luxo de aniversário. A cantora completa mais um ano de vida no próximo dia 1°. O modelo, BMW X5, tem valor aproximado de R$ 730 mil. O curioso é que a ex-Balão Mágico não sabe de quem é o presente. Ele foi entregue de forma anônima.

“Meu aniversário tá chegando, estou acostumada a receber flores. Agora carro? Nunca recebi. Ainda mais anônimo. Se até amanhã não se manifestar eu vou devolver. A portaria ligou e disse entrega de um presente, eu liberei ué, chegou o carro em um guincho”, escreveu Simony, que postou foto posando com o carrão.

Apesar de viver um bom momento de saúde, Simony ainda continua o tratamento contra o câncer, realizando procedimentos como a imunoterapia. A cantora, que foi diagnosticada com câncer de intestino em agosto de 2022, informou que estava curada da enfermidade no início de 2023.

Segundo a ex-cantora do Balão Mágico, os gastos para se tratar foram exorbitantes, mas valeram a pena. “Gastei mais de meio milhão. A gente vendeu um terreno aqui, um negócio ali e conseguimos pegar essa grana”, afirmou ela, em maio de 2024, em entrevista ao PodC, podcast de Celso Portiolli. À situação, o apresentador fez as contas com os valores dados por ela e percebeu que o total superou R$ 1 milhão.

“Cada imunoterapia que eu faço, a cada 21 dias, é R$ 61 mil. Já fiz por um ano e tenho que fazer por mais um”, contou a cantora, na época. “Nunca fui materialista, depois do câncer então… não sou mesmo”, disse.

No último mês de junho de 2024, completando quase 10 meses sem células cancerígenas, a artista comentou como anda a retomada da rotina. Segundo ela, está voltando aos poucos. “Aqui estou eu tentando aos poucos. Retomar não é fácil. Investir em mim é o melhor. Voltando a treinar”, comemorou ela.

Segundo Simony, seu índice de gordura aumentou desde que voltou a se exercitar. “Preciso contar pra vocês que ontem fiz um exame e estou 14 % de gordura corporal 😉 já tive 8%. Depois de tudo que passei estou no lucro. Eu só quero ter saúde e ser feliz. O resto não estou nem aí. Um dia de cada vez”, continuou.

Fonte: Portal Terra

Brasil encara Costa Rica na estreia da Copa América esta noite nos EUA

A noite é de estreia da seleção brasileira masculina de futebol na fase de grupos da Copa América, em Los Angeles (Estados Unidos). O Brasil encara a Costa Rica a partir das 21 horas desta segunda-feira (24), no SoFi Stadium, em Inglewood.

A seleção está na chave D, que tem ainda Paraguai e Colômbia. A competição reúne ao todo 16 seleções.

Durante coletiva no domingo (23), o técnico Dorival Júnior adiantou algumas novidades no time titular, em relação à equipe que enfrentou os Estados Unidos no último dia 12. O treinador optou por escalar Guilherme Arana na lateral esquerda, antes com Wendell, e Éder Militão na zaga, na posição que era Lucas Beraldo.

“Nós fizemos sim algumas mudanças, da base e dos dois jogos iniciais, que foram importantes para ver como os jogadores se encaixariam. Foram fundamentais esses treinamentos, onde nós pudemos testar mais nomes. A escalação inicial é justamente essa, com Militão e Arana, e com Alisson, em relação aos primeiros jogos dessa convocação” explicou Dorival, que assumiu o comando da seleção há pouco mais de cinco meses.

A preparação para Copa América começou no fim de maio, na Califórnia (EUA). Além dos treinamentos, o Brasil disputou dois amistosos. No primeiro, ganhou por 3 a 2 do México, no Texas, em 8 de junho, e quatro dias depois ficou no 1 a 1 com os Estados Unidos, em jogo disputado no estado do Texas.

A seleção busca o 10° título na Copa América. Na última edição, realizada no Brasil em meio à pandemia de covid-19, o escrete canarinho foi superado por 1 a 0 na final contra a Argentina, que levantou a taça pela 15ª vez (o país é o maior campeão ao lado do Uruguai). O Brasil conquistou as edições de 2019, 2007, 2004, 1999, 1997, 1989, 1949, 1922 e 1919.

Capitão da seleção, o lateral Danilo é um dos mais experientes do renovado elenco brasileiro: dos 26 convocados, 19 jogadores são estreantes no torneio continental.

“Esperamos cumprir com as expectativas, não do jogo bonito, isso fica para imprensa e torcida, mas das vitórias. Se for possível jogar bonito, que seja, senão que vença com determinação”, disse o lateral, que atua na Juventus (Itália) e há mais de 10 anos veste a amarelinha.

A seleção brasileira deve ir a campo contra a Costa Rica com Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, João Gomes e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vinicius Júnior.

Fonte: Agência Brasil

Lula vai viajar pelo país e promete apoiar aliados onde o PT não é forte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em viagem por estados do Nordeste no fim da semana, deixou claros alguns pilares de sua estratégia para as eleições municipais: viajar pelo país e apoiar candidatos de partidos aliados onde o PT não for competitivo.

Para Lula, os adversários são “negacionistas”. Nessa lógica, uma das prioridades do presidente será conter aqueles que, para ele, são políticos radicais de direita. Vale até mesmo o PT abrir mão de sua tendência histórica de lançar candidatos nas principais cidades. Se um aliado for mais forte em determinadas regiões, o PT topará compor a parceria sem o protagonismo.

“Onde não tiver candidato, vou apoiar candidato aliado. Não quero que os adversários ganhem, porque os adversários são negacionistas”, afirmou Lula em entrevista à Rádio Meio, de Teresina, durante viagem à capital piauiense.

Em outra entrevista no Nordeste, dessa vez no Ceará, o presidente abordou o mesmo tema. E disse que, nas alianças, deverá tomar cuidado para não desagradar os partidos que lhe dão base no Congresso.

Mas ressaltou que, contra “adversário ideológico”, não pensará duas vezes.

“Eu tenho que levar em conta se, nas cidades, esses partidos que me apoiam estão disputando. Eu tenho que levar em conta quem são os adversários. E, aí, naquele que o adversário for adversário ideológico, adversário negacionista, você pode ter certeza que eu vou fazer campanha”, declarou à Rádio Verdinha.

VIAGENS

Nos últimos dias, Lula esteve no Rio de Janeiro e fez um giro pelo Nordeste. Passou por Fortaleza, Teresina e São Luís. Inaugurou obras, participou de eventos com políticos locais, ministros e aliados e entregou casas do Minha Casa Minha Vida.

Lula fez discursos e deu entrevistas a diversas rádios locais. Se, no primeiro ano do mandato. o presidente focou em viagens internacionais, a ideia agora é intensificar as viagens internas.

“É o seguinte, as coisas estão acontecendo, as coisas vão acontecer e é por isso que eu vim aqui [Teresina]. Eu vou viajar o Brasil inteiro e acho que as coisas vão acontecer. Eu não me conformo, acho importante dizer, eu não me conformo com o retrocesso que houve no país”​, anunciou o presidente.

Disse também que, para todos os lugares que for, vai dar entrevistas às rádios locais, numa estratégia para alcançar eleitores. “A partir de agora, em todas as cidades que eu visitar, meu primeiro compromisso é entrevista à radio local”, disse o presidente.

Na sequência das viagens, Lula deve ir ao Mato Grosso — um dos pólos do agronegócio nacional — para lançar o Plano Safra (programa de financiamento do governo ao agro).

Fonte:   Portal G1

Luta dos Bombeiros contra o fogo no Pantanal é contínua e emociona quem é salvo das chamas

“Quando o fogo vem é desespero. Quanto mais o vento assopra, mais o fogo vai adiante. E aqui venta muito. Eu vi que os bombeiros estavam com dificuldade de chegar e fui fazendo o que podia, mas não dei conta de apagar. Foi quando chegou na parte mais difícil que os bombeiros conseguiram chegar e apagaram. Os bombeiros são anjos”.

A fala acima, em tom emocionado, é do aposentado Antônio Donizete Matos, de 66 anos, salvo pelo Corpo de Bombeiros na sexta-feira (21) em Corumbá, e retrata um pouco da luta diária e contínua dos militares destacados para combater os incêndios florestais no Pantanal.

Matos mora na região conhecida como Bracinho, que foi atingida pelo fogo. Localizada às margens do rio Paraguai, no lado contrário da cidade, ela também tem percalços no acesso, apesar de ser próxima a área urbana. O trabalho ali contou com duas equipes, uma por terra e outra pelo rio, visando extinguir o fogo e acabar com a fumaça que vai para a cidade.

Bombeiros combatem focos na Nhecolândia e na cabeceira da ponte sobre o rio Paraguai (Foto: Bruno Rezende)

“Em comparação com outras áreas o acesso é relativamente mais fácil no Bracinho. Chegamos lá com embarcações e caminhonete, contudo em outras áreas esse deslocamento é extremamente difícil”, frisa a diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros, a tenente-coronel Tatiane Inoue, que está no Pantanal participando dos combates ao fogo.

Apesar das dificuldades, o trabalho dos Bombeiros prossegue no Pantanal. Além do Bracinho, há guarnições em combate próximo à Estrada Parque e outra na região da Maracangalha, fora as que estão a quatro dias no Abobral – onde os focos estão isolados. Também houve combate de focos na Nhecolândia e na cabeceira da ponte sobre o rio Paraguai, na BR-267.

Na região do Barranco Branco (Porto Murtinho) e do Forte Coimbra, é realizado atualmente monitoramento por satélite e de equipes por terra, pois são áreas com alerta de flamabilidade. alto. “O Pantanal, mesmo para quem conhece, é um terreno bastante complicado. E ainda temos o agravante da situação de combate aos incêndios”, comenta Tatiane Inoue.

A Operação Pantanal 2024 completa 80 dias nesta sexta-feira (21), atuando em uma área vasta e com pouco acesso. As condições atmosféricas críticas e extremas, que devem se agravar ainda mais ao longo da temporada de seca, dificultam as ações de combate no bioma.

Corumbá está sem registro de chuvas há 71 dias. A última precipitação no município – de acordo com dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) – foi no dia 11 de abril. A chuva foi de 27,8 milímetros. Já em 16 de abril houve registro de apenas 7,4 milímetros. Desde então não ocorreu chuvas em toda a região, incluindo Nhumirim (Nhecolândia).

Fonte: Portal do MS