sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Você sabia que o fígado é o único órgão capaz de se regenerar?

O fígado é a maior glândula do corpo humano. É responsável por funções essenciais ao organismo, como a eliminação de substâncias tóxicas, secreção da bile e armazenamento da glicose.

É um órgão grande, localizado no lado direito do abdômen, logo abaixo do diafragma, protegido pelas costelas inferiores à direita. É uma glândula incrível, que merece sua atenção, e é por isso que, neste texto, listamos fatos sobre o fígado que você precisa saber!

1 – O fígado é o único órgão capaz de se regenerar – O fígado é o único órgão do corpo humano que apresenta capacidade de regeneração: ele pode reconstruir até 75% dos tecidos perdidos! Essa característica é responsável pelo alto índice de sucesso no transplante desse órgão. Entretanto, ele perde um pouco de sua capacidade a cada regeneração.

2 – Fígado muda de tamanho ao longo do dia – O fígado consegue diminuir e aumentar seu tamanho de acordo com o horário do dia. De acordo com uma pesquisa feita na Suíça, o fígado cresce em 50% durante as horas em que estamos acordados. Isso porque, durante o dia, sua atividade é bem maior do que à noite.

3 – É um órgão grande – O fígado é o segundo maior órgão (atrás somente da pele) e maior glândula do corpo. O órgão pesa cerca de 1,5 kg. Sua unidade funcional é chamada de lóbulo hepático, uma estrutura cilíndrica que possui de 0,8 mm a 2 mm de diâmetro. Em um fígado humano, encontramos cerca de 100.000 lóbulos.

4 – O fígado precisa de alguns dias para se recuperar do consumo de bebidas alcóolicas – O consumo de álcool pode sobrecarregar o fígado. Doses diárias de mais de 30 gramas de álcool já aumentam o risco de doença hepática, e o uso contínuo, com ingestão crônica por mais de 10 anos de pelo menos 80 gramas de álcool, apresenta um risco alto de doença do fígado (cirrose) de quase 100%.

A Royal College of Physicians, uma instituição dedicada a realizar estudos no campo da medicina, recomenda que o fígado precisa de pelo menos 3 dias para se recuperar após uma bebedeira.

Fonte: Ana Karla Souza

 

Kamala pede união ao Partido Democrata para derrotar Donald Trump

Após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciar sua desistência de concorrer à reeleição, a vice-presidente, Kamala Harris, se pronunciou disse neste domingo (21) em uma rede social. Kamala disse que trabalhará para unir o partido Democrata e o país para vencer o candidato Republicano, o ex-presidente Donald Trump.

“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para unir o Partido Democrata – e unir a nossa nação – para derrotar Donald Trump e a sua agenda extrema do Projeto 2025”, afirmou Kamala, que ainda pediu doação de recursos para a sua campanha. O Projeto 2025, citado por Kamala, é o conjunto de proposições da direita conservadora dos EUA para remodelar o governo norte-americano. Essas propostas foram desenvolvidas pela instituição ultraconservadora Heritage Foundation.

Ao desistir de concorrer à Presidência do país, Biden manifestou seu apoio ao nome de Kamala para substituí-lo. Para concorrer à presidência dos Estados Unidos pelos democratas, no entanto, Kamala ainda precisa ter sua indicação aprovada pelo partido.

Na rede X, ela também agradeceu a liderança de Biden à frente do país e disse se sentir honrada com o endosso de sua candidatura pelo presidente. “Em nome do povo americano, agradeço a Joe Biden pela sua extraordinária liderança como Presidente dos Estados Unidos e pelas décadas de serviço prestado ao nosso país. Sinto-me honrada por ter o endosso do Presidente e minha intenção é merecer e conquistar esta indicação”, disse.

DESISTÊNCIA

Na tarde deste domingo, em uma postagem na rede social X, Biden afirmou acreditar que, apesar de sua intenção de tentar um novo mandato, é do interesse do Partido Democrata e do país a retirada da sua candidatura. Em seguida, disse que se concentrará no seu trabalho como presidente até o final de seu mandato, em janeiro de 2025.

“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E, embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que seja do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre apenas no cumprimento de meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, escreveu Biden em uma carta publicada na rede social.

O anúncio de Biden segue-se a uma onda de pressão pública e privada de parlamentares democratas e membros ​​do partido para que ele desistisse da corrida após desempenho fraco em um debate televisivo no mês passado contra o rival republicano.

Fonte: Agência Brasil

Renato Aragão reconhece ter feito ‘coisas erradas’ em homenagem no ‘Domingão’

Renato Aragão, o ‘Didi Mocó’, do grupo Os Trapalhões, recebeu uma homenagem no palco do Domingão Com Huck deste domingo, 21, aos 89 anos de idade. Ele teve seu contrato encerrado com a Globo em 2020.

Em determinado momento, Renato Aragão destacou a Luciano Huck, ainda que sem dar maiores detalhes a que diretamente se referia: “Muito obrigado, eu não mereço tudo isso. Você me deu uma noite maravilhosa. Nunca me lembrava de coisas tão maravilhosas que eu tinha feito. Algumas coisas erradas, eu peço desculpa… Mas, você estar me trazendo aqui… Eu estou em outro mundo!”

Além de rever muitas imagens de arquivo, ouviu depoimentos de artistas como Xuxa, Angélica e Rafael Portugal. Dedé Santana, seu parceiro de programa por muitos anos, apareceu no palco para dar um abraço no amigo.

“Meu querido Didi. Já faz mais de 60 anos que as nossas vidas se cruzaram, lembra? E desde aquele dia as nossas linhas do tempo passaram a andar juntas. Viramos reflexo um do outro, porque não tem Didi sem Dedé, e não tem Dedé sem Didi. Se sempre foi assim, por que hoje seria diferente?”, disse Dedé.

Ao longo dos anos, a relação entre Dedé Santana e Renato Aragão foi alvo de diversas especulações sobre brigas. A dupla passou algum tempo sem trabalhar em conjunto, quando Renato fazia a Turma do Didi na Globo e Dedé fazia o Comando Maluco, no SBT, por exemplo.

Nos últimos anos, eles têm dado declarações elogiosas mútuas. Em julho de 2023, Dedé chegou a revelar em um podcast o tamanho da fortuna que Aragão possui no banco ( para relembrar).

Fonte: Portal Terra

Pantanal Sul-mato-grossense se revela um gigante cheio de vida

Apesar de ferido por incêndios na maior seca desde 1951, o Pantanal continua bem vivo, sendo abrigo de 4,7 mil espécies, entre elas 3,5 mil de plantas, 650 de aves, 124 de mamíferos, 80 de répteis, 60 de anfíbios e 260 de peixes de água doce.

A estiagem atinge a maior planície alagável do mundo, uma área do tamanho de Bélgica, Países Baixos, Suíça e Dinamarca juntos.

A maior parte desse complexo fica em Mato Grosso do Sul, onde o olhar do repórter fotográfico Saul Schramm se deparou com vida abundante.

Os flagrantes feitos em Corumbá revelam como estão animais como jacarés, veados, tuiuiús, tucanos e garças, parte deles em lugares onde o fogo não chegou.

Foto Saul Schramm

Além da fauna e flora, o Pantanal tem gente, como os ribeirinhos, funcionários das fazendas e aqueles que vivem do turismo. De acordo com o vice-presidente da Acert (Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo), Ademilson Esquivel, o setor é responsável por 1.000 empregos diretos e R$ 45 milhões injetados por temporada só em folha de pagamento. São associados: 19 barcos hotéis, 2 barcos de passeio, 3 hotéis, 1 concessionária e 1 loja de equipamentos náuticos.

“O pessoal de fora acha que está tudo pegando fogo, o que não é a realidade. Eles não têm noção do tamanho do Pantanal, mas o turismo está trabalhando normalmente. Corumbá é um dos maiores municípios do País (em extensão territorial) e não tivemos desistência porque o nosso raio de ação é de 320 quilômetros de rio”, explica Ademilson.

Foto Saul Schramm

A recomendação é que operadores, agentes de viagens e turistas entrem em contato diretamente com as propriedades hoteleiras (pousadas, barcos hotéis e hotéis da região) antes de realizar qualquer mudança na programação das viagens. Corumbá é o 2º maior destino turístico de Mato Grosso do Sul, perdendo apenas para Bonito.

Fonte: Portal do MS