sábado, 7 de setembro de 2024

Carcaças de animais queimados são achadas no Pantanal: ‘Reprise de 2020’

O Profissão Repórter desta terça-feira (23) registrou os impactos do fogo no Pantanal para os animais.

A reportagem acompanhou o trabalho das equipes de resgate e monitoramento ambiental, com veterinários e biólogos que saem a campo para ajudar as diversas espécies que vivem por lá.

Nos cenários devastados pelas chamas, são encontradas carcaças de animais como cobras, jacarés e porcos que não conseguiram escapar do fogo a tempo. Veja no vídeo acima.

A bióloga e veterinária Paula Helena Santa Rita destaca que os répteis e os anfíbios são os grupos mais afetados pelos incêndios florestais.

Pantanal: Profissão Repórter acompanha o trabalho de resgate de animais após incêndios — Foto: Reprodução/TV Globo

“Eles entram em processo de hipertermia muito rápido”, comenta.

‘Parece uma reprise de 2020’

São dezenas de animais queimados em poucos metros. O trabalho técnico envolve o registro, identificação da espécie e medição do animal morto.

“Parece uma reprise de 2020”, comenta Paula Helena.

Em 2020, ano em que os incêndios também tomaram conta do Pantanal, 17 milhões de animais morreram queimados, sendo 9 milhões de serpentes.

“Ainda não temos o volume de animais mortos este ano, mas, a gente precisa levar em consideração que a população dessas espécies ainda sofre as consequências do fogo de 2020”, completa a veterinária.

Carcaças de dezenas de animais queimados pelo fogo são encontradas no Pantanal — Foto: Reprodução/TV Globo

RESGATE DE ANIMAIS VIVOS

Mesmo nos locais devastados pelo fogo, alguns animais resistem à destruição. A equipe encontrou um jacaré vivo e paralisado na beira da estrada, sem água disponível. Paula, chefe da equipe, pensa na melhor estratégia para proteger o animal.

“Vamos tentar conduzi-lo para o outro lado. Você quer o melhor para o animal, mas eu não posso expor a equipe ao risco”.

Como o jacaré não permite a aproximação da equipe, eles desistem de transportá-lo para o outro lado da estrada:

“Acreditamos e torcemos para que ele realmente encontre água e atravesse na hora certa.”

Fonte: Portal G1

Consulta a terceiro lote de restituição do IR 2024 começa hoje

A partir das 10h desta quarta-feira (24), a Receita Federal libera a consulta ao terceiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda de 2023, com a inclusão de cerca de 54,2 mil contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 6.091.572 contribuintes receberão R$ 8,5 bilhões. Segundo o Fisco, quase todo o valor irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.

Os residentes no Rio Grande do Sul que regularizaram a declaração em julho entraram na lista de prioridades. No mês passado, 252.738 contribuintes gaúchos receberam restituição, inclusive de exercícios anteriores.

Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 5.711.130 contribuintes, informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

Em seguida, há 172.719 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais. Este é o primeiro lote a contemplar contribuintes não-prioritários.

Em terceiro, há 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em quarto, vêm 54.241 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul. Em quinto lugar, estão 34.014 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes são 14.756 contribuintes idosos acima de 80 anos e 9.672 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

CONSULTA

A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Fonte: Agência Brasil

Carolina Dieckmann rebate críticas sobre aparência: ‘Sinto decepcionar, minha idade chegou’

A atriz Carolina Dieckmann, 45, considerada referência de beleza para seus fãs e milhões seguidores nas redes sociais, rebateu críticas que recebeu sobre sua aparência após posar de biquíni em fotos que publicou em seu perfil. Ela falou sobre o envelhecimento e sobre estar bem consigo mesma.

Dieckmann afirmou que estava se sentindo bonita e resolveu publica uma foto de biquíni que ela mesma tirou. Rapidamente, nos comentários, pessoas começaram a dizer que ela estava com aparência “péssima, velha”, disse.

“Como se aquela publicação tivesse sido uma afronta para a sociedade. Algumas pessoas pareciam estar torcendo para eu reconhecer no espelho aquela mulher que elas estavam descrevendo nos comentários. Minha pele já não é boa o bastante? O cabelo já não é bom o bastante? O corpo já não é bom o bastante? Como se o auge da minha vida e da minha carreira já tivesse passado. O que seria certo então? Não publicar mais nenhuma foto? Me tornar invisível?”, refletiu.

Carolina disse que é importante que as mulheres se apoiem ao vivenciar essa fase da vida, e que continua admirando a si mesma, ainda que a idade tenha chegado.

“Eu sinto decepcionar, mas sim, a minha idade chegou. E com a minha idade chega junto todos os auges que eu ainda posso viver em cada nova fase. Eu continuo olhando no espelho e vendo a mulher incrível que eu sou. Cada vez que você ouvir ‘a idade chegou’, corrija a frase para ‘o seu auge chegou’, porque você precisa ver no espelho a mulher que tem uma trajetória incrível de conquistas e os auges que você ainda tem pela frente”, completou.

Fonte: Portal Terra

Você sabia que o Brasil é a maior produtor de café do mundo?

Sem dúvida, existem diversas curiosidades sobre o Brasil, já que, desde a sua fundação, fatos inusitados fazem parte da nossa história.

O Brasil é considerado o quinto maior país quanto à extensão territorial, e é grande o bastante para acolher diversos tipos de peculiaridades.

E aí, vamos saber algumas curiosidades sobre o nosso país? Veja:

1. Nome oficial – O nome oficial do país, na verdade, é República Federativa do Brasil. Para quem não sabe, Brasil significa “vermelho como brasa” e a sua origem vem da árvore pau-brasil, que possui a cor avermelhada.

Além disso, uma das curiosidades sobre o Brasil que quase ninguém conhece é que, há cerca de 100 anos, o nosso país se chamava Estados Unidos do Brasil.

2. Grande número de escravos no período colonial – Durante o período colonial, o Brasil foi um dos maiores destinos de escravos africanos devido à demanda por mão de obra nas plantações de açúcar, café, e outras culturas agrícolas, bem como nas minas de ouro e diamantes.

Nesse período, o Brasil importou cerca de 4,8 milhões de negros escravizados da África, sendo esse número equivalente a quase metade do total de escravizados de todo o continente americano.

3. O Brasil é 206 vezes maior que a Suíça – Quinto maior país do mundo, o Brasil possui área territorial de 8.515.767.049 km². Caberiam cerca de 206 Suíças dentro do nosso país, pelo fato dela possuir apenas 41.285 km², e ainda sobrariam 11.000 km.

Além disso, o Brasil é o sexto país mais populoso do mundo, com mais de 216 milhões de habitantes, de acordo com dados do IBGE.

4. Maior produtor de café do mundo – Não há dúvida de que o brasileiro ama café e não é à toa que o nosso país é o maior produtor de café do mundo. Por causa disso, até países do outro lado do mundo, como Japão e a Coreia do Sul, conhecem e apreciam esse queridinho brasileiro.

5. Biodiversidade x Desmatamento – O nosso país possui a maior biodiversidade do mundo, sendo ela proveniente, sobretudo, da Floresta Amazônica. No entanto, uma curiosidade sobre o Brasil que muitos podem se surpreender é que também somos o país que mais desmata.

Diversos são os fatores desse problema, incluindo a expansão agrícola, a pecuária, a exploração madeireira ilegal, a mineração e a construção de infraestrutura.

6. Possuímos 12 das cidades mais violentas do mundo – Das 30 cidades mais violentas do mundo, 12 estão localizadas do Brasil. Aliás, das 12 cidades que sediaram a copa do mundo de 2014, 7 delas estavam nesse ranking.

Diante disso, entre os principais fatores que contribuem para a violência urbana no Brasil estão a desigualdade socioeconômica, o tráfico de drogas, a falta de oportunidades econômicas, a corrupção policial, a impunidade e a presença de grupos criminosos organizados.

Crédito: Ana Karla Souza

Mauricio Lemes deixa a vice-liderança do Executivo na Câmara de Dourados

O vereador Mauricio Lemes (PSB) protocolou ofício na quarta-feira (23), na Prefeitura, endereçado ao secretário municipal de Governo, Wellington Henrique Rocha de Lima, comunicando a entrega do cargo de vice-liderança do prefeito Alan Guedes (PP), na Câmara de Dourados.

Mauricio está em seu terceiro mandato parlamentar e exerceu o cargo de vice-liderança no Legislativo, desde os primeiros meses da atual gestão, juntamente com o vereador Sergio Nogueira (PP), que mantem a liderança do prefeito, na Câmara.

O papel de líder e de vice-líder do prefeito tem entre propostas ser o intermediador de diálogo entre o Executivo e secretários com os demais parlamentares da Casa de Leis.

Confira o comunicado na íntegra:

Dourados/MS, 23 de julho de 2024.   

Ilustríssimo Senhor
Wellington Henrique Rocha de Lima
Secretaria Municipal de Governo e Gestão Estratégica                 
Dourados-MS

Cumprimentando-o cordialmente, venho através deste comunicar a entrega do cargo de vice-liderança do Prefeito na Câmara Municipal.

Agradeço pela confiança em mim depositada para exercer esta função. Durante o período em que estive à frente a função exercida.

Sem mais para o momento, renovo os meus protestos de estima e consideração.

Mauricio Lemes
Vereador – PSB

Fonte: Assessoria

Mitos sobre o teste de bafômetro vão de enxaguante bucal a pão de forma

Frequentemente circulam pela internet mitos sobre o teste de alcoolemia, popularmente conhecido como bafômetro, e com isso, crescem também as dúvidas de motoristas. Por isso, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) tem a obrigação de esclarecer as dúvidas.

Há cerca de duas semanas, viralizou a notícia que os pães de forma de algumas marcas possuíam teor alcóolico que seriam detectados pelos bafômetros, assim como alguns anos atrás os bombons de licor e do enxaguante bucal que contenha álcool em sua composição também geraram dúvidas.

Nesses casos, o resultado positivo do bafômetro é momentâneo, portanto, após 5 ou 10 minutos de espera e ao refazer o teste, o motorista será liberado, caso não tenha propositalmente ingerido bebida alcóolica que esteja no seu organismo.

O que acontece, assim como nos casos do enxaguante bucal e bombom de licor, é uma presença temporária do álcool na mucosa da boca e não espalhada no sangue, portanto, desaparece por evaporação entre 2 a 5 minutos após o consumo ou exposição a esses produtos.

O Gerente Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS Ruben Ajala, explica que o Agentes de Autoridade de Trânsito, são treinados e capacitados para lidar com tal situação.

“Durante a abordagem os agentes fazem o teste passivo, quando o motorista assopra de longe em direção ao equipamento, em sinal de positivo, o agente vai conversar com o motorista e nessa conversa ele vai buscando sinais de embriaguez. Após 10 minutos é realizado um novo teste e se não der positivo o motorista está liberado, em caso contrário, consta na corrente sanguínea do condutor o álcool e ele vai sofrer as imposições da lei”.

Em concordância com isso, o Conselho Federal de Farmácia, divulgou uma Nota Informativa que cita na conclusão que é positiva a presença de álcool em pães de forma, mas a quantidade não é suficiente para produzir um resultado positivo definitivo no bafômetro, portanto, é suscetível a um falso positivo, o que não compromete a capacidade e habilidade de qualquer motorista em dirigir.

Fonte: Portal MS