segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Paulo Duarte propõe denominação da MS-432 com nome de importante pecuarista pantaneiro

Projeto de lei de autoria do deputado estadual Paulo Duarte (PSB), apresentado nesta terça-feira (27), denomina. A MS-432 se localiza entre o Distrito de Albuquerque e o entroncamento da BR-262, distante cerca de 10 km da ponte sobre o Rio Paraguai, no município de Corumbá.

De acordo com o deputado Paulo Duarte, o projeto de lei tem como finalidade prestar “justa homenagem ao senhor Claudionor Lino Duarte, importante figura de Corumbá e que muito contribuiu para o desenvolvimento econômico, social e político da região pantaneira”. Nascido em Albuquerque, Claudionor Lino Duarte foi pai de dez filhos. Casado com Jamile Abss Duarte, trabalhou na construção da ferrovia da Noroeste do Brasil, no trecho Miranda-Corumbá, e depois se tornou pecuarista.

Deixando um legado de sucesso e empreendedorismo, Claudionor Lino Duarte, morreu em 24 de junho de 2012. Com a pavimentação da MS-432, “é justo e adequado que uma homenagem seja prestada a ele, reconhecendo, de forma pública, a importância desse trabalhador, empreendedor, pecuarista e cidadão pantaneiro exemplar”, afirma Paulo Duarte.

Fonte: Assessoria

Paratleta que começou no Sprint Social vai competir nas Paraolimpíadas em Paris

As Paraolimpíadas de Paris começam dia 28 de agosto e Gabriela Mendonça, de 26 anos, de Campo Grande, vai competir a prova de 100m da classe T13 atleta com baixa visão, no dia 3 de setembro.

Gabriela iniciou no esporte aos 13 anos, treinando com o professor Daniel Sena em 2011. Após alguns anos, foi morar em São Paulo para buscar uma estrutura melhor, crescimento pessoal e profissional. E, depois de um tempo, em 2021, voltou Campo Grande, retomou os treinos com o Sena, agora já com a estrutura do Sprint Social.

“Eu acompanhei todo o processo de desenvolvimento do projeto que o Daniel Senna criou, muita coisa cresceu e evoluiu, os atletas agora têm uniforme, estrutura, equipamentos e aparelhos que ajudam no desempenho”’, destaca Gabriela ao relembrar o seu período de treino aqui na cidade.

Mas nem sempre a vida no esporte é fácil, Gabriela viveu momentos difíceis, que pensou em desistir.

“Eu estava bem frustrada com alguns acontecimentos. Esporte não é fácil e nunca será, então eu vinha de umas sequencias de frustrações com o esporte, lesões, treinos que não encaixavam, resultado que não saía, fiquei fora dos jogos de Tóquio em 2021, porque passei por uma classificação visual uma semana antes e mudei de categoria e isso me tirou das Paraolimpíadas, fiquei desgastada emocionalmente e fisicamente com tudo. O treinador Sena sempre acreditou em mim e me motivou a voltar a treinar. Comecei do zero novamente no Sprint Social, hoje faço parte da equipe do Sesi em São Paulo, mas foi em Campo Grande que me fortaleci para o esporte e hoje estou nos jogos de Paris”, conta Gabriela.

PROJETO

O projeto Sprint Social – Paratletismo & Atletismo de Inclusão proporciona uma nova perspectiva de futuro, através do esporte, para mais de 150 atletas e paratletas. O projeto surgiu em 2005 com o propósito de treinar crianças e adolescentes. Na época, recebeu o primeiro nome “Seninha Atletismo”, por causa do fundador, Daniel Sena, professor de educação física há dezenove anos.

“Depois do trabalho de iniciação ao atletismo, conquistamos o apoio de um patrocinador importante, do setor de Loteamentos, e a gente pensou em levá-los para disputar campeonatos nacionais. Mas pelas regras da Confederação Brasileira de Atletismo e do Comitê Paralímpico Brasileiro, o atleta precisa ser filiado a um clube. Criamos, então, o Sprint Social”, detalhou Sena.

Todos os anos, eles rodam o Brasil e participam de etapas paralímpicas nas categorias escolar e adulta, e já fizeram campeões em todas elas. “Como profissional de Educação Física, entendo que o esporte é a maior ferramenta de transformação e isso que me motivou a criar o Sprint Social e fazer esse trabalho. Tenho muito orgulho dos nossos atletas, vencendo diversas competições, estaduais, nacionais e até mundiais, brilhando por onde passam”, conta Sena.

Fonte: Assessoria

Guarda Municipal prende 230 foragidos em oito meses em Dourados

A GMD (Guarda Municipal de Dourados)  prendeu neste final de semana mais três foragidos da Justiça, completando em apenas 8 meses 230 foragidos capturados.

As prisões ocorreram durante os patrulhamentos preventivos e ações realizadas pela Guarda Municipal, sejam nas fiscalizações de trânsito, Fiscalização ambiental, Rondas Escolares Comunitárias, durante as rondas preventivas nos patrimônios públicos e no apoio as forças policiais.

Foram presas várias pessoas com pendências judiciais, procuradas pelos mais diversos tipos de crimes, como tráfico de drogas, estupro, homicídio, violência doméstica, roubos, furtos, embriaguez ao volante, quebras de medidas protetivas etc, crimes cometidos em Dourados e também em outros Estados da Federação. Dos 230 capturados, 12 são adolescentes com medidas judiciais de busca e apreensão, 153 foram Mandados de Prisões cumpridos e a captura de 65 Evadidos dos Presídios Semiaberto ou aberto de custódia legal.

No domingo (25) por volta das 2h a equipe da GMD realizava rondas no Bairro Jardim Tropical, na região do CEIM Beatriz de Barros quando avistaram o autor com um capuz na cabeça em atitudes suspeitas. Na verificação tentou mentir o nome, se passando pelo irmão, porém a mentira foi descoberta, verificando que estava Evadido do Presídio Semiaberto de Dourados.

Por volta das 09h na rua Belo Horizonte, no bairro Jardim Independência, foi preso um homem de 41 anos, foragido da justiça do Pará. Contra ele os GMs descobriram no Banco Nacional de Mandados de Prisão, um mandado em aberto pelo crime de Tráfico de Drogas, expedido em janeiro de 2020. Foi preso e entregue na Delegacia de Polícia Civil.

Já por volta das 11h um jovem de 21 anos que estava Evadido do Presídio Semiaberto de Dourados, também foi preso pela GMD na rua Monte Libano durante as Rondas no Ceim Ivo Benedito Carneiro.

Fonte: GMD

ONU faz alerta para catástrofe mundial: ‘Ficando sem tempo para virar a maré’

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, lançou nesta terça-feira, 27, um “SOS global” no topo de uma das ilhas do Pacífico, onde apresentou um relatório revelando a subida acelerada do nível do mar na região. “Estou em Tonga para emitir um SOS global – Salvem os Nossos Mares – sobre o rápido aumento do nível do mar. Uma catástrofe à escala global está colocando em perigo este paraíso do Pacífico”, declarou.

As ilhas do Pacífico, com uma população escassa e poucas indústrias pesadas, geram menos de 0,02% das emissões globais anuais de CO2. No entanto, este conjunto de ilhas vulcânicas e atóis de coral está cada vez mais ameaçado pela subida do nível dos oceanos.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) monitora marégrafos instalados nas praias do Pacífico desde a década de 1990. O relatório divulgado pela organização revela que os mares subiram cerca de 15 centímetros nos últimos 30 anos em algumas partes do Pacífico. A média global foi de 9,4 centímetros, conforme o documento.

“As populações, economias e ecossistemas de toda a região sudoeste do Pacífico são gravemente afetados pelos efeitos em cascata das alterações climáticas”, alertou a secretária-geral da OMM, a argentina Celeste Saulo. “É cada vez mais evidente que estamos ficando sem tempo para virar a maré”, acrescentou. /AFP

Fonte: Portal Terra

STF julga recursos do X contra bloqueio de perfis na sexta-feira

Nesta sexta-feira, 30, a 1ª turma do STF começará a julgar, no plenário virtual, recursos da rede social X contra determinações de bloqueios de perfis de investigados por postagens envolvendo atos golpistas, discursos de ódio e ataques a instituições.

A plataforma recorre de decisões do relator, ministro Alexandre de Moraes, em inquéritos que investigam a disseminação de fake news e ataques às instituições.

Os ministros da 1ª turma, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino, poderão inserir votos no sistema até dia 6/9.

A maioria das ações tramita em segredo de Justiça.

X fora do Brasil

No último dia 17, a rede social X anunciou o fechamento de seu escritório no Brasil.

Segundo a plataforma, a decisão foi uma reação à ordem do ministro Alexandre de Moraes de bloqueio de contas de usuários da rede social, sob pena de prisão da diretora do escritório no Brasil.

A empresa, controlada por Elon Musk, criticou as medidas do ministro, considerando-as incompatíveis com a democracia.

Apesar do encerramento das atividades do escritório no Brasil, a rede social informou que continuará disponível para usuários brasileiros.

Fonte: Migalhas