terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Grupo escoteiro faz desfile de 7 de Setembro inédito em Dourados

Foi a primeira vez na história dos desfiles de 7 de Setembro, que os dois principais grupos escoteiros de Dourados (Laranja Doce e São Jorge), além do grupo Gemar (formado há poucos anos), desfilaram juntos em uma só formação, em todo o trajeto que ocorre todos os anos na avenida Marcelino Pires.

Diferente de outras edições, o evento promovido pelo ‘Distrito Sul/Ddos’ iniciou logo cedo com um café da manhã, com pães, sucos e frutas oferecidas aos participantes e pais de todos ramos escoteiros.

Outro diferencial foi a organização durante a formação e a ordem no posicionamento do desfile e ainda um veículo apropriado para levar os objetos dos escotistas, como garrafas com água e mochilas.

Escoteiros desfilaram com barracas e utensílios utilizados em acampamentos (Foto: Divulgação)

Para o coordenador do Distrito Sul de Dourados, José Antônio, a união dos grupos nesta edição do Desfile da Independência, demostra a força do movimento escoteiro na cidade. ‘Quando a gente se propõe em fazer algo, sem bandeiras partidárias ou picuinhas as coisas acontecem com excelência”, comemorou Zé, como é conhecido.

“Era necessário que as crianças e jovens voltassem sentir a importância da Semana da Pátria, sem interesse pessoal e pensando no coletivo, buscando integração e fortalecimento do escotismo, que é o propósito do movimento”, completou o chefe escoteiro.

Ao todo, aproximadamente 120 participantes, entre escoteiros, chefias e pais desfilaram, divididos entre o Grupo Escoteiro Laranja Doce (Geld), São Jorge e Gemar. Somente o Geld conta com mais de 35 lobinhos e 30 escoteiros, além do ramo Senior e Pioneiro.

Foto: João Pires

A interação e os aplausos da plateia também chamou atenção das chefias que acompanharam os grupos. “Com isto eles saem um pouco do grupo fechado entre eles e se inserem em outro ambiente interagindo com outros chefes escoteiros e outros jovens”, enfatizou o chefe escoteiro Senior, André Luiz.

Já para a chefe escoteira Amanda Barreto, o desfile superou todas as expectativas. “Desta vez teve um sentido melhor e fez reviver o verdadeiro princípio do movimento escoteiro, que é a interação e o movimento de jovens para jovens.”, afirmou. “Não foi apenas desfilar por desfilar”, acrescentou.

Grupos Laranja Doce, São Jorge e Gemar (Foto: Divulgação)

Com o tema “O Brasil de Todos os Tempos”, o desfile começou às 7h com o hasteamento da bandeira, seguido pela revista da tropa às 7h30 e o início do desfile cívico às 8h. Neste ano o desfile cívico militar aconteceu no final no evento, fato que contribui com o tempo de espera dos participantes que aguardavam a entrada na avenida.

Assista: 

Crédito: João Pires

Juiz acata denúncia contra prefeito de Paranhos por propaganda eleitoral irregular

O Juiz eleitoral, Diogo de Freitas, da 1ª Zona Eleitoral de Amambaí, acatou ação de investigação judicial contra a coligação “Paranhos no Rumo”, que tem como candidato a reeleição do atual prefeito Donizete Aparecido Viaro (PSDB), determinando a retirada de todos os conteúdos relacionados à publicidade institucional existentes no site oficial da prefeitura de Paranhos e ainda a retirada da logamarca da gestão, bem como o slogan “Construindo uma nova História” em todas placas informativas fixadas em obras públicas, fato que no entendimento do magistrado, caracteriza propagando e promoção pessoal.

A ação foi protocolada na comarca de Amambaí, pela coligação “Experiência para voltar o Progresso a Paranhos”, que denunciou o uso da logomarca da atual gestão, na página oficial da prefeitura, onde inclusive ao clicar na aba “Governo Municipal”, o usuário seria direcionado para os dados do prefeito e dados do gabinete.

Cita ainda que em todo o portal oficial do Executivo estaria constando a logomarca de identificação da gestão municipal em destaque, ou seja, o site institucional não estaria utilizando o brasão do município, mas sim a logomarca que identificaria a gestão atual do prefeito e candidato a reeleição.

Também, segundo a coligação, representada pelos advogados Leonardo Basmage Machado e Andressa Basmage Machado, estaria constando nas placas de divulgação de obras, a referida logomarca da gestão denominada “Construindo uma Nova História”, incluindo ainda a logo da prefeitura.

PROPAGANDA IRREGULAR

De acordo com o entendimento do juiz eleitoral, as referidas publicidades utilizadas pelo atual gestão, causa desequilíbrio eleitoral aos candidatos. “O perigo de dano, por sua vez, é evidente, pois há indícios de infringência de normas legais”, cita o despacho.

Assim, ficou deferido a remoção, no prazo de 24 horas, de todos os conteúdos relacionados à publicidade institucional existentes no site oficial da Prefeitura de Paranhos, sob pena de multa diária e ainda a adequação das placas informativas de obras, mantendo somente os dados pertinentes a identificação da obra, andamento, valor investido e o tempo estimado de conclusão, sendo vetado qualquer identificação com a logomarca da gestão e o slogan “Construindo uma Nova História”, que traduz ato de propaganda e promoção pessoal.

O despacho foi assinado na data de 6 de setembro de 2024. Segundo a reportagem apurou as irregularidades no portal do município foram parcialmente removidas dentro do prazo. Em ações como esta, em caso de não cumprimento, conforme legislação eleitoral, o candidato poderá ser cassado, além de se tornar inelegível pelo prazo de 08 anos.

Redação

Alan Guedes é recebido com aplausos no desfile de 7 de setembro

Na manhã de deste sábado (7), o prefeito de Dourados, Alan Guedes, foi ovacionado pelo público ao participar da cerimônia de revista das tropas no Desfile de 7 de Setembro. Devido ao período eleitoral ele não pode fazer uso da palavra, entretanto, prestigiou todo o evento ao lado de sua esposa, Kely França Guedes.

A presença do chefe do executivo municipal também foi marcante para as 8.500 pessoas que participado desfile, que acenavam para Alan ao passar em frente ao palco principal.

O evento, que reuniu aproximadamente 25 mil pessoas segundo dados da Guarda Municipal, teve a participação de 114 instituições. Com destaque para as escolas e Centros de Educação Infantil, além de instituições filantrópicas, clubes de escoteiros, motoclubes, clubes de carros antigos, representantes das forças de segurança e saúde, e as tradicionais instituições militares.


Aproximadamente 8.500 pessoas, de 114 instituições, participaram do desfile (Foto: Divulgação)

O tema deste ano, “O Brasil de Todos os Tempos”, conduziu as apresentações.

A programação começou cedo, às 7h, com o hasteamento da bandeira, seguido pela revista das tropas, momento em que o prefeito foi aplaudido pelos presentes. O desfile cívico teve início às 8h, com instituições diversas passando pela avenida Marcelino Pires, enquanto o desfile militar começou por volta das 10h. As autoridades civis e militares acompanharam tudo do palco montado na Praça Antônio João.

Desfile militar encerrou a programação (Foto: Divulgação)

O desfile percorreu a Av. Marcelino Pires entre as ruas Firmino Vieira de Matos e Doutor Camilo Hermelindo da Silva. A organização ficou a cargo da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que projetou um evento voltado à valorização da história do Brasil e à participação comunitária.

“A comunidade abraçou o nosso desfile, que foi marcado por muita criatividade e memórias importantes para o nosso país”, afirma o secretário de Educação, Carlos Vinícius da Silva Figueiredo.

Redação