Foi a primeira vez na história dos desfiles de 7 de Setembro, que os dois principais grupos escoteiros de Dourados (Laranja Doce e São Jorge), além do grupo Gemar (formado há poucos anos), desfilaram juntos em uma só formação, em todo o trajeto que ocorre todos os anos na avenida Marcelino Pires.
Diferente de outras edições, o evento promovido pelo ‘Distrito Sul/Ddos’ iniciou logo cedo com um café da manhã, com pães, sucos e frutas oferecidas aos participantes e pais de todos ramos escoteiros.
Outro diferencial foi a organização durante a formação e a ordem no posicionamento do desfile e ainda um veículo apropriado para levar os objetos dos escotistas, como garrafas com água e mochilas.
Para o coordenador do Distrito Sul de Dourados, José Antônio, a união dos grupos nesta edição do Desfile da Independência, demostra a força do movimento escoteiro na cidade. ‘Quando a gente se propõe em fazer algo, sem bandeiras partidárias ou picuinhas as coisas acontecem com excelência”, comemorou Zé, como é conhecido.
“Era necessário que as crianças e jovens voltassem sentir a importância da Semana da Pátria, sem interesse pessoal e pensando no coletivo, buscando integração e fortalecimento do escotismo, que é o propósito do movimento”, completou o chefe escoteiro.
Ao todo, aproximadamente 120 participantes, entre escoteiros, chefias e pais desfilaram, divididos entre o Grupo Escoteiro Laranja Doce (Geld), São Jorge e Gemar. Somente o Geld conta com mais de 35 lobinhos e 30 escoteiros, além do ramo Senior e Pioneiro.
A interação e os aplausos da plateia também chamou atenção das chefias que acompanharam os grupos. “Com isto eles saem um pouco do grupo fechado entre eles e se inserem em outro ambiente interagindo com outros chefes escoteiros e outros jovens”, enfatizou o chefe escoteiro Senior, André Luiz.
Já para a chefe escoteira Amanda Barreto, o desfile superou todas as expectativas. “Desta vez teve um sentido melhor e fez reviver o verdadeiro princípio do movimento escoteiro, que é a interação e o movimento de jovens para jovens.”, afirmou. “Não foi apenas desfilar por desfilar”, acrescentou.
Com o tema “O Brasil de Todos os Tempos”, o desfile começou às 7h com o hasteamento da bandeira, seguido pela revista da tropa às 7h30 e o início do desfile cívico às 8h. Neste ano o desfile cívico militar aconteceu no final no evento, fato que contribui com o tempo de espera dos participantes que aguardavam a entrada na avenida.
Assista:
Crédito: João Pires