quinta-feira, 3 de julho de 2025

MS preenche apenas metade das vagas de emprego para pessoas com deficiência

As empresas com mais de cem empregados são obrigadas, por lei, a contratar pessoas com deficiência. Em Mato Grosso do Sul, apenas metade das vagas para PcDs estão preenchidas.

Atualmente, estão no mercado de trabalho formal 3.208 pessoas com deficiência, mas se as 449 empresas do Estado cumprissem a cota prevista na Lei 8.213/91, as contratações poderiam chegar a 6.423 ocupações, segundo informações da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de MS.

O levantamento, de julho deste ano, também mostra o perfil dos profissionais sul-mato-grossenses. A maioria, 1.497 trabalhadores, possui deficiência física, seguida de deficiência visual (703 pessoas), deficiência auditiva (684 pessoas), deficiência mental (298 pessoas) e deficiência intelectual (169 pessoas).

As funções mais comuns são nos serviços administrativos (1.053 pessoas), comércio (704 pessoas) e produção de bens e serviços industriais (624 pessoas).

Outra fonte de dados, a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego, aponta que houve um aumento de 37% nos vínculos de empregos formais de pessoas com deficiência no Brasil, entre 2014 e 2021. O número passou de 381.322 para 521.434. Já a média salarial nacional é de R$ 3.315 e, no Mato Grosso do Sul, de R$ 3.620.

Justiça do Trabalho

A demanda de processos trabalhistas de pessoas com deficiência tem aumentado nos últimos anos. Em 2023, as Varas do Trabalho de Mato Grosso do Sul receberam 97 processos de pessoas com deficiência. Em 2013, o número era de apenas 30. Só este ano, já são 51 novas ações trabalhistas envolvendo PcDs, segundo a Secretaria Judicial do Processo Eletrônico.

Além de julgar ações envolvendo trabalhadores com deficiência, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS) também possui reserva de vagas nos concursos públicos. Atualmente, são 28 servidoras e servidores com deficiência, além de um estagiário.

Uma delas é a Célia Rodrigues Ferreira Nascimento, servidora há 18 anos do TRT/MS.

“Quando você tem uma deficiência, já é uma barreira. Você tem que estar provando o tempo todo para as pessoas a sua capacidade, porque, queira ou não, sempre vai existir o preconceito”, afirma Célia, que nasceu com uma deficiência física.

Ela conta que sempre sonhou em ser funcionária pública e estudou muito para passar num concurso. Emocionada, ela relembra o dia em que recebeu a ligação que mudaria sua vida.

“Eu lembro até hoje e me emociono quando penso no momento em que recebi a ligação. Foi a Marlene, que também era deficiente. Ela me ligou e disse: ‘Célia, você vai ser nomeada, você precisa apresentar a sua documentação’. E acrescentou: ‘Você tem noção de que sua vida mudou?’”

Casada e mãe de dois filhos, Célia deixa uma mensagem para as pessoas com deficiência: “Eu quero dizer para quem tem alguma deficiência que isso não é nada. É preciso lutar pelos sonhos, pois a capacidade não depende da ausência de um membro, mas da sua força de vontade”.

Edroaldo Fernandes de Aquino, assim como Célia, dedicou parte de sua vida ao serviço público. Servidor do TRT/MS desde 2010, ele é responsável pela folha de pagamento de mais de 900 pessoas, entre servidoras, servidores, magistradas, magistrados, ativos e inativos, estagiárias, estagiários e pensionistas.

A deficiência física, causada pela poliomielite, nunca o impediu de estar à frente de ocupações de destaque. Ele começou sua carreira em um escritório de contabilidade, graduou-se em Ciências Contábeis e, depois que terminou a faculdade, foi convidado por um colega para trabalhar em uma indústria. Começou como contador júnior e, quando saiu da empresa para tomar posse no TRT/MS, já era coordenador de controladoria.

Pai de dois filhos, Edroaldo casou-se muito jovem. Ele conta que seu principal hobby é pescar com a família e compartilha as dificuldades que teve que vencer.

“A minha principal barreira foi a locomoção. E, das pessoas, às vezes sempre há uma desconfiança a mais. Eu sempre usei essa desconfiança como motivação para provar que eu posso e que essa questão não faz diferença. Então, o que a gente precisa, na verdade, é de oportunidades”

Conscientização

Para conscientizar a sociedade sobre a capacidade das pessoas com deficiência, promover a inclusão e garantir seus direitos, foi instituído o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PcD), celebrado em 21 de setembro. A data não é apenas um momento de reflexão, mas também de ação, promovendo a visibilidade das questões enfrentadas por essas pessoas e a necessidade de políticas públicas que garantam sua plena participação em todos os aspectos da vida social.

Fonte: Assessoria

Ataque de Israel no Líbano mata um dos chefes do Hezbollah e mais 11

O Exército de Israel bombardeou Beirute nesta sexta-feira (20), no maior ataque ao Líbano desde o início da guerra em Gaza, segundo fontes do governo libanês.

Mais cedo, o Hezbollah disparou 150 foguetes contra o norte de Israel, em resposta às explosões de pagers e “walkie-talkies” do grupo extremista.

Segundo o Ministério da Saúde do Líbano, 12 pessoas morreram, e 59 ficaram feridas no ataque de Israel à capital libanesa. Já o porta-voz do Exército de Israel disse que cerca de dez comandantes do braço de operações militares do Hezbollah foram mortos no ataque.

Entre os mortos, está Ibrahim Aqil, um dos comandantes de operações militares do Hezbollah e o principal alvo do ataque a Beirute. Aqil era também procurado pelo governo dos Estados Unidos por ser suspeito de participar de um atentado à Embaixada dos EUA em Beirute em 1983.

O ataque foi o maior ao Líbano desde o início da guerra com o Hamas, em outubro do ano passado, segundo disseram fontes do governo libanês à agência de notícias.

Os Estados Unidos pediram que seus cidadãos deixem o Líbano após o ataque. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, decidiu nesta sexta adiar uma viagem que faria aos Estados Unidos por conta do aumento das tensões com o Hezbollah.

Já o Hezbollah disse ter lançado 150 foguetes no norte de Israel em sete ataques separados, número bem maior que a média de ataques do grupo extremista ao território israelense. Segundo o grupo, um dos foguetes atingiu o centro de inteligência de Israel no norte do país.

O Hezbollah afirmou ter utilizado nos ataques os foguetes do tipo Katyusha, desenvolvidos na antiga União Soviética e que são capazes de driblar os sistemas de defesa de Israel.

“Em apoio ao nosso povo palestino resistente na Faixa de Gaza e à sua corajosa e honrada resistência, os combatentes da Resistência Islâmica bombardearam novamente na sexta-feira (20) a sede da inteligência principal na região norte com salvas de foguetes Katyusha”, disse o grupo extremista em comunicado.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou que as ações militares israelenses no Líbano continuarão “até o nosso objetivo final, o regresso seguro dos moradores do norte às suas casas”. Eles foram removidos pelo governo por segurança após o aumento das tensões com o Hezbollah, após o início da guerra em Gaza.

Fonte: Portal G1
 

Marçal mantém vantagem na corrida pela Prefeitura de Dourados

A 15 dias das eleições municipais que irão definir o futuro da cidade, o ex-deputado Marçal Filho (PSDB) lidera com ampla vantagem a corrida sucessória em Dourados, bem à frente dos demais concorrentes.

Pesquisa do instituto Novo Ibrape divulgada nesta sexta-feira (20) no site Campo Grande News, aponta o radialista, empresário e ex-deputado Marçal Filho com folga na liderança. Na pesquisa estimulada – aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados –, ele foi escolhido por 52,2% dos eleitores entrevistados.

Para se ter uma ideia da liderança de Marçal em relação aos concorrentes, o segundo colocado – atual prefeito e candidato à reeleição – foi lembrado por 19,8% do eleitorado. Já a terceira colocada, Bela Barros (PDT), recebeu 6,2% das intenções de voto, enquanto o candidato do PT, teria hoje 5%. Racib Harb, 1,6%, Beto Teles, 0,4% e Valderi Garcia, 0,2% completam a lista.

Os indecisos seriam hoje 8,8% do eleitorado douradense, enquanto que 5,8% manifestaram intenção de votar em branco ou anular o voto.

Já na pesquisa espontânea, quando apenas é perguntado ao eleitor quem é o seu candidato a prefeito, Marçal Filho é citado por 36% dos entrevistados; o atual prefeito foi lembrado por 14,2%; a candidata do PDT e o candidato do PT aparecem empatados, com 2,6% da preferência dos entrevistados. Racib Harb foi lembrado por 0,2%. Os indecisos somam 44%.

Fonte: Assessoria

Navio militar de Assistência Hospitalar atende ribeirinhos em MS

O Comando Conjunto da Operação Pantanal II, por meio do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Tenente Maximiano, tem prestado atendimentos médicos e odontológicos às famílias ribeirinhas, que necessitam de cuidados de saúde por inalarem a fumaça proveniente dos incêndios florestais do Pantanal.

Na tarde de quinta-feira (19), um homem de 55 anos, que recebia acompanhamento desde o dia 16, precisou de atendimento médico emergencial e foi resgatado na região de Jatobazinho, a aproximadamente 100 km de Ladário (MS).

Após o resgate, o paciente foi levado para o Complexo Naval de Ladário, de onde seguiu em uma ambulância do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) para a Santa Casa de Corumbá. Desde o dia 14 de setembro, mais de 70 ribeirinhos foram assistidos pela equipe de saúde do NAsH, com ações de aferição de pressão, distribuição de medicamentos e procedimentos odontológicos.

Navio militar se deslocou de Ladário no dia 12 de setembro, com uma brigada de combate a incêndios florestais (Foto: Divulgação)

Atuando pela Força Naval Componente (FNC), o navio se deslocou de Ladário no dia 12 de setembro, com uma brigada de combate a incêndios florestais (BdaCIF), composta por 11 Fuzileiros Navais do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, organização militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval. Os militares realizam ações de reconhecimento fluvial e aéreo, por meio de drones e combate direto aos focos de incêndio na região, em apoio ao PrevFogo-Ibama e CBMMS.

“As comunidades que habitam o Pantanal enfrentam não apenas os impactos ambientais dos incêndios devastadores, mas também as consequências diretas para sua saúde e bem-estar. Nossa presença significa alívio e apoio, com profissionais de saúde e equipamentos que fazem a diferença. Cada consulta, cada atendimento é uma demonstração do compromisso das Forças Armadas em cuidar do nosso povo, especialmente nos momentos de maior necessidade”, ressaltou o Capitão-Tenente Toledo, Comandante do NAsH Tenente Maximiano.

Conheça o NAsH Tenente Maximiano – Com 31 metros de comprimento, 6,5 metros de boca e deslocamento de 106 toneladas, o NAsH Tenente Maximiano tem a capacidade de realizar atendimentos hospitalares e odontológicos, possuindo consultórios, farmácia e diversos equipamentos e utensílios médicos a bordo. É capaz de transportar até 46 tripulantes com uma autonomia de 15 dias e possui tanque de aguada com capacidade de 9 mil litros. O navio é capaz de prover assistência hospitalar às populações ribeirinhas e atuar como navio de recebimento e tratamento de baixas em Operações Ribeirinhas

Operação Pantanal II – O Comando Operacional Conjunto Pantanal II foi ativado no dia 27 de junho, por meio da portaria 3.179, assinada pelo Ministro da Defesa. Com essa medida, as Forças Armadas brasileiras (Marinha, Exército e Força Aérea) somam esforços para combater os incêndios na região do Pantanal, pelo período de quatro meses.

Fonte: Assessoria

FESTOP: Inscrições para Feira Criativa terminam dia 25 de setembro

A segunda edição do FESTOP, o Festival de Todos os Povos, acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de outubro, na Praça Antônio João, em Dourados, com muita música, artes cênicas, artesanato, literatura, gastronomia e diversão. E não para por aí. O II FESTOP também será uma oportunidade de renda para os empreendedores criativos do artesanato e da gastronomia.

As inscrições para os empreendedores exporem e venderem seus produtos na II Feira Criativa e Gastronômica do FESTOP foram prorrogadas até a próxima quarta-feira, 25 de setembro.

A Feira foi idealizada e criada com o propósito de incentivar a Economia Criativa do artesanato e da gastronomia, ao proporcionar cultura e garantir a geração de emprego e renda. Devido ao sucesso da Feira Criativa e Gastronômica no ano passado, em 2025 ela será ampliada, com espaço dedicado aos Food Trucks e Tendas Alimentícias, além do Espaço do Empreendedor.

DATAS

As inscrições para a Feira Criativa e Gastronômica do FESTOP estarão abertas até o dia 25 de setembro, e a lista com o resultado da primeira seleção sairá no próximo dia 27. O pagamento da inscrição pode ser feito até o dia 7 de outubro, com possibilidade de segunda chamada, se houver vagas. A divulgação da lista final de selecionados, além do mapa de localização de cada empreendedor, será publicada no dia 20 de outubro.

Nesse ano, a seleção para a Feira Criativa e Gastronômica será realizada conforme alguns critérios, como a originalidade do produto, sua qualidade, além da comunicação do empreendedor nas redes sociais. “É fundamental que a conta do Instagram dos interessados esteja atualizada, com fotos e vídeos recentes dos produtos. Isso nos permitirá conhecer melhor seu trabalho antes da seleção”, afirma Sá Júnior, que divide com Tati Martins a produção da Feira Criativa e Gastronômica do FESTOP.

A Feira Artesanal, Artesanal Culinária e Brechós vai abrir 100 vagas, como no ano passado. Na Feira Gastronômica haverá 12 vagas para empreendimentos alimentícios, sejam food trucks ou tendas. Para completar, haverá o Espaço do Empreendedor, que vai oferecer dez vagas a prestadores de serviços que queiram ampliar seu relacionamento de negócios (networking), divulgar seu produto e atrair futuros clientes. Todas as informações sobre a Feira estarão publicadas na página do Instagram do FESTOP.

Redação

Atletas de MS representarão o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros

Após participarem dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, realizados entre 6 e 24 de junho, os melhores atletas do estado agora se preparam para competir nos JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros). O evento, promovido pela CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar), começa na sexta-feira (20) e vai até 3 de outubro em Recife, capital do Pernambuco.

Composta por estudantes-atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, a delegação sul-mato-grossense é organizada e coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Segundo a CBDE, os JEB’s incentivam a participação dos estudantes-atletas da educação básica em atividades esportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos.

A equipe de Mato Grosso do Sul conta com 203 estudantes-atletas, que competirão em várias modalidades: atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling (luta olímpica) e xadrez, tanto no masculino quanto no feminino.

Na ginástica rítmica, a participação será exclusivamente no feminino. Além disso, as equipes representarão o estado nas modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, em ambos os naipes.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o evento é de extrema relevância para os jovens atletas.

“Esta competição é uma oportunidade de demonstrar talento e dedicação, além de representar Mato Grosso do Sul. A participação em modalidades individuais e coletivas reforça nosso compromisso com a formação de futuros campeões. Esses momentos abrem portas para que esses jovens possam, futuramente, representar o Brasil em competições como os Jogos Sul-Americanos Escolares”

O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, destaca o impacto dessa experiência para muitos atletas.

“Para muitos deles, será a primeira vez viajando para fora do estado, embarcando em um avião e vivenciando uma experiência completa, com alimentação e hospedagem garantidas. É uma oportunidade única de crescimento pessoal, além da competição esportiva. Cada etapa, desde a preparação até o embarque, vai gerar memórias que eles carregarão para a vida”.

Os atletas que se destacarem nos JEB’s poderão se classificar para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão realizados na Colômbia, entre o final de novembro e o início de dezembro.

Fonte: Portal do MS