quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Alan Guedes confirma presença no debate da TV Morena que acontece hoje

O último encontro entre os candidatos a prefeito de Dourados antes das eleições municipais do próximo domingo (6) acontece nesta quinta-feira (3).

A TV Morena organiza o último debate do período de campanha eleitoral com cinco dos sete candidatos. Racib Harb (Novo) e Valdeci Garcia (PCO), ficam de fora. Atual prefeito e candidato à reeleição, Alan Guedes (PP) confirmou presença. “Quem foge de debate não tem compromisso”, disse.

O debate da TV Morena é o mais esperado pelos eleitores e acontece a três dias do pleito, o que pode ser decisivo para definir o voto.

A emissora optou por seguir a legislação eleitoral e convidou apenas candidatos de partidos que possuam representação mínima de cinco parlamentares no Congresso Nacional. Assim, além de Alan Guedes, foram convidados Marçal Filho (PSDB), Tiago Botelho (PT), Bela Barros (PDT) e Beto Teles (Rede).

Nos debates anteriores, organizados pela ACED/OAB, Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) e pela Grande FM, quase todos os candidatos convidados marcaram presença. Apenas Marçal Filho (PSDB) faltou nas três ocasiões, mesmo depois da assessoria do candidato ter confirmado presença.

Segundo Alan, esse comportamento é de candidato sem propostas para Dourados “Quem foge de debate não tem compromisso com as pessoas. Não está aberto ao diálogo e tem dificuldade em receber críticas. Eu, como prefeito, sei que serei o mais criticado, mas preciso debater com meus adversários e com a população. É preciso ter coragem de falar de acertos e erros e seguir em frente”, afirma o candidato.

Redação

Tiago e Tetila protocolam em cartório compromisso com redução de 50% da taxa de lixo

O candidato a prefeito de Dourados pelo PT, Tiago Botelho, e o seu candidato a vice-prefeito, Laerte Tetila, protocolaram nesta quarta-feira, 02 de outubro, no Cartório do 4º ofício, uma carta compromisso para a redução de 50% da taxa de lixo e para medidas de transformação da cidade em um modelo de sustentabilidade e responsabilidade social.

Segundo Tiago, a proposta é estudar uma redução ainda maior até o final do mandato. “Sabemos que a gestão de resíduos é um dos maiores desafios do tempo em que vivemos. Por isso, nossa administração também buscará soluções inovadoras e sustentáveis para o problema dos resíduos sólidos em nossa cidade. Nós vamos tornar Dourados referência em práticas de cidades sustentável, onde o lixo é transformado em oportunidades”, disse.

Tiago lembrou que existem candidatos que afirmam que vão zerar a taxa de lixo e que isso é mentira, já que a medida é ilegal. “Nós, eu e Tetila, temos compromisso com a legalidade e com a ética. A cobrança da taxa de lixo é determinada por uma legislação do governo federal. Mas, o valor a ser cobrado pode ser reajustado e reduzido, progressivamente. Nosso compromisso é que, já no primeiro ano, haja uma redução de 50%”.

O candidato também propõe investimentos em coleta seletiva, que hoje abrange poucos bairros da cidade. “Nós precisamos transformar o que é problema em solução. Precisamos fazer a coleta seletiva para gerar recurso e poder desonerar o contribuinte. Enquanto os demais candidatos ficam com promessas vagas, Tiago e Tetila fazem compromisso formal com a população de Dourados”, destacou.

Ao final, o documento esclarece que a cobrança da taxa de lixo é uma exigência legal e determinação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para todos os municípios brasileiros, sob pena de cortes e/ou redução dos repasses dos recursos federais para as prefeituras.

Acompanhe as propostas da Federação Brasil da Esperança (PT, PcdoB e PV) pelas redes sociais dos candidatos.

Fonte: Assessoria