segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Marçal, Murilo, Seu Zé, Reinaldo, Barbosinha…

Com a caneta na mão, Marçal prega união para governar Dourados (Foto: Assessoria)

E não é que deu certo!

“O único que pode vencer o Alan é o Marçal”. Esta foi a frase mais ouvida nos corredores do poder na Capital, durante o plano estratégico para “resgatar” a Prefeitura de Dourados das mãos e pés do ‘Time do Alan’, que estaria ganhando força na segunda e mais cobiçada cidade do Mato Grosso do Sul.

E foi assim, e assim será…

….mesmo que fosse necessário sepultar sonhos, como do vice-governador Barbosinha, deputados Geraldo Resende, Lia Nogueira, Renato Câmara e outros nomes (caso o leitor lembrar), o que valeria mesmo seria o resultado final. E assim foi.

E foi mesmo!

Prova disto, foi no domingo (6), após a eleição, durante o emocionado discurso de vitória junto com centenas de eleitores, após o resultado da eleição, onde Marçal mencionou alguns nomes, entre eles o ex-prefeito Murilo Zauith que estava pessoalmente acompanhado com esposa Cecília, além do deputado Rodolfo Nogueira (o Gordinho do Bolsonaro), acompanhado da esposa e agora vice-prefeita Gianni Nogueira (PL).

Votação histórica

Enfim, com todo este ‘timaço’ mencionado no título (incluindo as reticências), o ex-deputado Marçal Filho, do PSDB, foi eleito com nada mais ou nada menos de 60.418 votos, o que corresponde a 50,05% dos votos válidos em Dourados.

Mais que o Artuzi

O resultado obtido nesta eleição, deixa para trás o fenômeno nas urnas, o saudoso Ari Artuzi, que derrotou a ‘máquina do Estado’, com mais de 44 mil votos, em 2008, na época correspondendo 42,32% dos votos válidos.

Boa sorte

A Rapidinhas!, deseja ao prefeito eleito Marçal Filho, que ele possa ter a autonomia necessária para corresponder de fato aos anseios da população, principalmente aqueles que mais necessitam do olhar do poder público e também liberdade para dar continuidade nos projetos e obras em andamento iniciados pelo atual prefeito Alan Guedes.

Dourados merece seguir em frente, mesmo que seja necessário ‘esquecer’ o passado.

Leonardo é incluído na ‘lista suja’ do trabalho escravo após fiscalização

Emival Eterno da Costa, o cantor Leonardo, foi incluído pelo governo na ‘lista suja’ do trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgada nesta segunda-feira (7).

O documento explica que a entrada do cantor na lista se deve a uma fiscalização realizada na Fazenda Talismã, avaliada em R$ 60 milhões e localizada em Jussara, na região noroeste de Goiás.

A propriedade conta com 1 mil hectares, é avaliada em R$ 60 milhões e a principal atividade da fazenda é a pecuária bovina. No local, há mais 5 mil cabeças de gados, que estão disponíveis para recria, engorda e vendas em leilões. A fazenda recebe o nome Talismã, um dos maiores sucessos da dupla Leandro & Leonardo, de 1990.

Pedro Vaz, advogado do cantor Leonardo, falou ao g1 que a situação causa estranheza porque, desde 22 de agosto de 2022, a área em questão está arrendada para o cultivo de soja, não sendo, portanto, de responsabilidade de Leonardo a gestão dos funcionários envolvidos.

Segundo a defesa do cantor, quando o Ministério Público do Trabalho se manifestou, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado, e “todos os problemas foram resolvidos”, mesmo sem serem de responsabilidade direta de Leonardo, dado o arrendamento da fazenda.

Tarimba na qual irmãos dormiam juntos na fazenda Talismã, de Leonardo, localizada em Goiás — Foto: Reprodução/Relatório Fotográfico da Inspeção

“Como a matrícula estava em nome do Leonardo, o Ministério Público do Trabalho propôs a ação. Na audiência, a gente apresentou o contrato de arrendamento e aí tudo foi esclarecido, mas pra que evitasse qualquer tipo de problema, nós pagamos todas as verbas indenizatórias naquele momento mesmo e tudo ficou sanado”, explicou o advogado.

Também de acordo com o advogado, as indenizações devidas foram pagas, e o acordo proposto pelo Ministério Público foi aceito, resultando no arquivamento dos processos. A defesa informou que “estão sendo tomadas as medidas necessárias para remover o nome de Leonardo da lista mencionada”.

A lista, onde aparece o nome do cantor, tem 176 nomes de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão. O documento também detalhou que, na Fazenda Talismã, seis trabalhadores foram encontrados em condições análogas às de escravidão.

Fonte: Portal G1

Estudantes-atletas de MS trazem 57 medalhas dos Jogos Escolares Brasileiros

A semana passada marcou o encerramento os JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) 2024, que começaram no dia 20 de setembro, em Recife (PE). A delegação sul-mato-grossense retornou para casa com 57 medalhas, das quais 17 são de ouro, 15 de prata e 25 de bronze.

A equipe estadual foi composta por 203 estudantes-atletas, de 12 a 14 anos, organizada e coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A competição foi realizada pela CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar).

As modalidades disputadas foram atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling (luta olímpica) e xadrez, tanto no masculino quanto no feminino. Na ginástica rítmica, a participação foi exclusivamente no feminino.

Além disso, as equipes representam o estado nas modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, em ambos os naipes.

Entre os destaques do último bloco de competição estão: Thomas Rye, com uma medalha de ouro no karatê (kumite); Brian Colombelli Parra, que conquistou uma medalha de prata no solo e uma de bronze no salto (ginástica artística); Paulo Dantas Lopes, que levou bronze nos 50 metros costas; e a equipe feminina de xadrez, que garantiu o bronze na classificação geral.

A sensei Vanessa Mota ressaltou a importância do esporte na vida dos atletas, indo além do desenvolvimento físico, destacando também as oportunidades de crescimento pessoal.

“Os Jogos Escolares são fruto de um trabalho da Fundesporte em parceria com as escolas, onde conseguimos, através do esporte, proporcionar a essas crianças a oportunidade de conhecer novos estados, pessoas e culturas. O esporte, além de promover a inclusão social, amplia o conhecimento geográfico. E o karatê, em especial, é uma modalidade que preza pela responsabilidade, organização e respeito ao próximo”.

O atleta de Três Lagoas, Thomas Ryu Kobayashi, de 14 anos, conquistou a medalha de ouro na série ouro no kumite. Além disso, garantiu a prata na série prata no kata.

“Foi muito emocionante participar dos JEBs, especialmente por ser meu último ano nessa categoria e poder fechar com chave de ouro. Fiquei muito feliz em conquistar a medalha de ouro na série ouro, após três anos seguidos buscando esse resultado. Foram muitos dias de treinos, incluindo sábados e domingos, com uma carga intensa”.

Thomas detalha como o esporte foi transformador em sua vida, destacando o impacto positivo nos aspectos pessoal e nos estudos.

“O esporte me proporcionou mais responsabilidade, foco e, principalmente, disciplina, tanto nos treinos quanto nos estudos. Sou apaixonado pelo caratê, um esporte que se tornou parte essencial da minha vida. Hoje, meu maior sonho é alcançar o título de campeão mundial”.

Na natação, os atletas também conquistaram um ótimo resultado. O treinador Durval Barbosa Filho destacou o desempenho de sua equipe.

“Conseguimos o título de campeãs na série prata, no naipe feminino. Acredito que o trabalho foi excelente, as meninas nadaram muito bem e conquistaram várias medalhas de ouro, prata e bronze. No masculino, conquistamos duas medalhas, e o desempenho geral foi muito bom. Parabenizo a todos pelo trabalho realizado nas escolas, nos clubes, e agradeço à Fundesporte pelo apoio. Queremos continuar trabalhando para melhorar ainda mais em 2025”.

Participando pela primeira vez dos JEBs, o nadador Paulo Dantas Lopes Lima, de 14 anos, conquistou a medalha de bronze na série ouro, na prova dos 50m costas.

“Vim de outro campeonato e estava um pouco cansado, mas, mesmo assim, consegui fazer tempos muito bons. Foram muitos treinos, não só na água, mas também treinos físicos fora dela. Ter uma rotina disciplinada, dormir cedo e me alimentar bem foi essencial. O esporte me trouxe experiências incríveis e mudou minha vida, já que sempre nadei. A natação sempre fez parte da minha rotina”, destaca o estudante-atleta.

Fonte: Portal do MS

Confira os 21 vereadores eleitos em Dourados; Isa Marcondes foi a mais votada

A Câmara de Dourados renovou metade dos parlamentares com as eleições deste domingo (6).

A partir da legislatura do ano que vem, ela será composta por 21 vereadores. Atualmente são 19 e 10 continuarão na Câmara.

Quem teve mais votos foi Isa Marcondes, com 2.992. Ela se intitula dona da zona e durante a campanha vestiu percorreu a cidade e distritos com colete de fiscal do povo.

A lista dos 21 eleitos ficou assim:

1 – Isa Marcondes (Republicanos): 2.992 votos;

2- Franklin (PT): 2.452 votos;

3- Jânio Miguel (PP) 2.375 votos  (Reeleito)

4 – Dalton (PL), 2.265 votos

5 – Marcelo Mourão (PL), 2.115 votos (Reeleito)

6 – Daniel Júnior (PP), 2.112 votos  (Reeleito)

7 – Elias Ishy (PT), 2.024 votos;   (Reeleito)

8 –  Laudir Munaretto (MDB):  1.943 votos;  (Reeleito)

9 – Edson Souza (União):  1.803 votos;

10 – Sergio Nogueira (PP): 1.741 votos;  (Reeleito)

 11-Sargento Prates (PL): 1.627 votos;

12 – Márcio Pudim (PSDB): 1.583 votos;  (Reeleito)

13 –  Cemar Arnal (PP): 1.535 votos;   (Reeleito)

14 –  Karla Gomes (PODE): 1.530 votos;

15-  Dil do Povo (União): 1.516 votos;

16 – Pedro Pepa (União): 1.436 votos;

17 – Ana Paula: (Republicanos) 1.397 votos;

18- Alex Cadeirante (PSDB): 1.376 votos;

19- Liandra da Saúde (PSDB): 1.353 votos; (Reeleito)

20 – Rogerio Yuri (PSDB): 1.330 votos;  (Reeleito)

21 – Inspetor Cabral (PSD): 1.237 votos.

Foto: Reprodução/Facebook

Fonte: 94 FM