segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Prefeitura lança Cartilha para Calçadas Acessíveis em Dourados

A Prefeitura de Dourados, por meio da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento), lançou a Cartilha para Calçadas Acessíveis. O documento oferece orientações sobre como adaptar as calçadas da cidade para que sejam mais acessíveis a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A cartilha está disponível no site da prefeitura e tem como público-alvo a população em geral, com foco especial nos profissionais de engenharia e arquitetura que atuam no município.

O principal objetivo da cartilha é promover a construção e manutenção de calçadas seguras e acessíveis, contribuindo para um ambiente urbano mais inclusivo. Segundo o secretário da Seplan, Lauro Maymone, o material educativo também é uma ferramenta importante para conscientizar a população sobre a importância de uma cidade acessível, que atenda às necessidades de todos os seus cidadãos, independentemente de suas limitações físicas.

“A acessibilidade nas calçadas traz impactos diretos na qualidade de vida de muitos grupos, especialmente pessoas com deficiência, idosos e crianças. Entre os principais benefícios, estão a inclusão social e a maior autonomia para pessoas com mobilidade reduzida, que poderão se locomover com mais segurança pelas vias públicas de Dourados. Outro ponto importante é a redução de acidentes, como quedas e tropeços, que são comuns em calçadas mal conservadas”, disse.

Além da segurança, a cartilha também reforça a importância da padronização das calçadas para melhorar a mobilidade urbana. “Calçadas acessíveis beneficiam não apenas as pessoas com deficiência, mas também pais com carrinhos de bebê, ciclistas, e outros pedestres que utilizam as vias da cidade diariamente. A valorização do espaço público, com calçadas bem cuidadas, torna a cidade mais atraente e acolhedora para seus habitantes”, afirma o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

A cartilha, além de orientar sobre questões práticas, também destaca a importância do cumprimento das normas de acessibilidade vigentes, garantindo que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados. A iniciativa busca promover transformação social, criando uma cidade mais acessível e inclusiva para todos.

O documento está disponível no site da Prefeitura de Dourados, através do link: https://portal.dourados.ms.gov.br/wp-content/uploads/2024/10/Cartilha-Prefeitura-de-Dourados.pdf

Fonte: Assecom

‘Mijão’ é preso com bicicleta furtada em Dourados

Na manhã de ontem (15) a GMD (Guarda Municipal de Dourados) prendeu um homem de 52 anos, após ser flagrado “mijando” na grade da Praça do Cinquentenário, a menos de 20 metros da Escola Rosa Câmara e de posse de uma bicicleta furtada.

Os GMs realizavam as rondas preventivas no local, quando flagraram o autor urinando nas grades. Ao realizar a abordagem os guardas municipais fizeram a checagem do autor e da bicicleta que estava com ele.

Durante o procedimento descobriram que a bicicleta marca Strack modelo TK400 havia sido furtada na segunda-feira (14) de um funcionário público.

Diante da situação, foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais, juntamente com a bicicleta furtada que foi devolvida ao proprietário.

Redação/com assessoria GMD

Em ‘live’, Marçal Filho apresenta equipe de transição de Governo

O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB) apresentou no início da tarde de hoje (16) os três nomes para compor a Comissão de Transição de Mandato à Prefeitura de Dourados.

São eles, o contador José Luiz Azevedo, a advogada Cristina Mota e o vereador e arquiteto e urbanista Fábio Luis (Republicanos).

O nomes foram anunciados em live na página oficial do Instagram de Marçal, um dia após Alan Guedes (PP) encaminhar ofício  solicitando a indicação das três pessoas. 

Durante a live, Marçal fez questão de frisar que os nomes escolhidos foram de sua escolha pessoal, sem indicação política. No entanto ressaltou que a participação nos trabalhos neste primeiro momento não se restringe aos três indicados.

“A gente assume no dia 1º de janeiro, porém a Prefeitura não para e os desafios são enorme. A transição serve para saber como estão as coisas e, isto cabe ao atual prefeito nos passar ”, disse.

Já Alan Guedes afirmou no ofício encaminhado ontem (15) ao prefeito eleito, que sua intenção é “assegurar o acesso e o conhecimento de dados e informações sobre o funcionamento e a situação financeira da gestão municipal, facilitando a transferência de mandato”.

O ato faz parte do processo de transição, conforme os princípios basilares da administração pública e às normas estabelecidas pela Resolução nº 219/2024, do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, e visa garantir a continuidade da administração na prestação dos serviços públicos à população de Dourados.

Crédito: João Pires

Feira da Literatura do FESTOP homenageia escritor e poeta Boca Venâncio

O FESTOP II EDIÇÃO está chegando, com três noites de muita música e diversão na Praça Antônio João, em Dourados, nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Mas o Festival de Todos os Povos contempla também outras áreas da cultura e os amantes da leitura estão nesta lista. Neste ano, a Tenda da Literatura homenageia o poeta e escritor Ilson “Boca” Venâncio e será um espaço dedicado à celebração da literatura e da cultura sul-mato-grossense.

Em 2023, a Tenda da Literatura foi um dos espaços mais festejados do FESTOP, com lançamentos e exposições de livros, música, declamação de poemas, danças e palco livre para apresentações culturais. “Foi um sucesso. Reunimos escritores de Dourados e da região, com apresentações culturais diversificadas para um grande público que normalmente não têm acesso a esses artistas. Neste ano, temos o prazer de anunciar que será ainda melhor”, afirma, entusiasmado, Carlos Amarilha, escritor e organizador da Tenda.

Idealizada para valorizar a literatura regional, estimular a produção literária e editorial e oferecer aos escritores a oportunidade de participar das sessões de autógrafos, a Feira de Literatura tem confirmado o lançamento de dez livros, além da participação de 50 escritores de diversas tendências.

Pouco antes da sua morte, lançou o livro “A Feira Livre da Rua Cuiabá

BOCA VENÂNCIO

O homenageado e que nesta edição do FESTOP dá nome à Tenda de Literatura, Ilson “Boca” Venâncio faleceu em 26 de julho. Ícone da literatura de Dourados, Boca era também ator, compositor, músico, artesão e produtor. Foi membro Academia de Letras do Brasil, Seccional Dourados, e marcou o cenário artístico da cidade com suas obras e eventos culturais. Pouco antes da sua morte, lançou o livro “A Feira Livre da Rua Cuiabá”.

“Boca foi um agente muito ativo da nossa comunidade artística e marcou profundamente o cenário cultural de Dourados, sempre promovendo e participando de eventos que enriqueceram nossa cultura local. Sua partida deixou um vazio imenso, mas também um legado inesquecível que celebramos nesta tenda especial”, completa Amarilha.

O FESTOP II é realizado pelo Bailinho do Dagata Produção Cultural e Economia Criativa, e nessa segunda edição tem o apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e SETESC, ⁠Prefeitura Municipal de Dourados, Câmara Municipal de Dourados, SESC/MS, SEBRAE/MS, ACED, Sicredi, Unigran, UFGD, UEMS, Associação Cultural Casulo, deputada federal Camila Jara e deputada estadual Gleice Jane.

Fonte: Assessoria

Atividades do Centro Especializado em Reabilitação II começam nesta sexta-feira

As atividades do CER (Centro Especializado em Reabilitação) II começam a partir desta sexta-feira (18). Localizado no Parque dos Coqueiros, o espaço será inaugurado pelo prefeito Alan Guedes e o deputado federal Geraldo Resende, às 10h.

O Centro Especializado em Reabilitação vai funcionar na modalidade 2, com reabilitação física e visual. A gestão dos serviços oferecidos será administrada pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Dourados), através de contrato firmado após ganharem a licitação realizada pela Prefeitura.

Local é especializado em diagnóstico, tratamento, reabilitação, habilitação, concessão, adaptação e manutenção (Foto: Divulgação)

Os recursos para a construção do CER de Dourados são oriundos de uma parceria do deputado federal Geraldo Resende e do município. O projeto foi cadastrado no Programa “Viver sem Limites”, do Ministério da Saúde, em 2012. A Prefeitura doou o terreno e o parlamentar viabilizou os recursos federais da ordem de R$ 2,5 milhões. Já para a compra dos equipamentos, Resende conseguiu recursos no valor de mais de R$ 1 milhão.

De acordo com o Ministério da Saúde, os Centros Especializados em Reabilitação são pontos da atenção ambulatorial especializada que realizam diagnóstico, tratamento, reabilitação, habilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva O CER atende regionalmente e pode ser organizado conforme o número de modalidades de reabilitação (auditiva, física, intelectual e visual). CER II: presta atendimentos de duas modalidades de reabilitação; CER III: presta atendimentos de três modalidades de reabilitação; e CER IV: presta atendimentos de quatro modalidades de reabilitação.

Fonte: Assecom

Hoje celebramos o Dia Mundial da Alimentação

Nesta quarta-feira (16), é celebrado o Dia mundial da Alimentação, foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial.

A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A primeira comemoração da data ocorreu no ano de 1981, quando o tema abordado foi “A comida vem primeiro”.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado anualmente em 16 de outubro, e está ancorado em quatro pilares: melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida. Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida.

No Dia Mundial da Alimentação continuamos a alertar para que a fome não seja naturalizada e que seja globalmente erradicada a partir de esforços coletivos – dos governos e da sociedade civil – para que todas as pessoas, sem exceção, tenham acesso à comida de verdade.

Quem nunca escutou que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, ainda vai escutar. Este hábito, bastante comum, corresponde a cerca de 30% ao valor energético total da dieta de uma pessoa, visto que é a primeira refeição após horas de sono, dando energia para o corpo suportar o dia a dia.

No Brasil, uma alimentação de qualidade é um direito de todos, assegurada por lei. Segundo a lei nº 11.346, “a alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população”. Apesar de estar previsto na legislação, muitas pessoas padecem sem ter o que comer.

Já não basta repetir que produzimos alimentos suficientes para toda a população mundial. Não nos serve a distribuição de calorias per capita para afirmar a viabilidade de garantir segurança alimentar e nutricional para todas e todos.

Por isso, reforçamos a urgência da mudança de paradigma dos sistemas alimentares para produzirem alimento saudável, acessado e consumido de maneira sustentável e que permita a vida hoje e no futuro e a sobrevivência do planeta.

Precisamos de produção de alimentos que não esgote e contamine a natureza. Que as pessoas que produzem os alimentos não adoeçam e possam viver com dignidade. Que o direito à terra e território, a proteção dos nossos biomas e da biodiversidade não sejam sentenças de morte.

Neste Dia Mundial da Alimentação continuamos enfrentando o desafio de ser fácil e barato comprar alimento fresco e saudável em todas as comunidades. Que sejam respeitadas e protegidas todas as manifestações dos diferentes modos de preparar, consumir e celebrar os alimentos, pois são tradução das histórias dos tempos, dos lugares e das pessoas.

Fonte: Karla Neto