quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Hoje, quinta-feira (17), celebra o Dia da Apicultura

Nesta quinta-feira (17), é celebrado Dia da Apicultura, uma atividade milenar em muitos países ao redor do mundo. Trata-se da criação racional de abelhas tanto para lazer como comercialização do mel e subprodutos. Desde a pré-história o homem criava abelhas para extração de mel.

Inclusive a mitologia grega retrata um personagem que teria cultivado abelhas em carcaças de animais.

A apicultura representa uma significativa fonte de renda para os agricultores familiares, não exige muito tempo e nem grandes áreas de terra disponíveis, e é uma atividade de baixo impacto ambiental, que contribui bastante para preservação do ecossistema.

É uma prática sustentável, e contribui com a preservação do ecossistema, afinal, as abelhas, através da polinização, são essenciais para o crescimento das árvores, flores e outras plantas, além de serem primordiais para a agricultura e produção de alimentos, como frutas, legumes e grãos. Posteriormente, nas colmeias cilíndricas, foram encaixadas ripas de madeira, paralelas, com cera derretida na parte inferior.

Nesse local, as abelhas construíam os favos – que podiam ser retirados para a extração do mel. Estes são considerados os primeiros favos móveis, que deram origem aos existentes na atualidade.

Crédito: Karla Neto

Surdoatletas disputam Campeonato Brasileiro de Ciclismo e Mountain Bike em Campo Grande

Campo Grande será palco do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike para atletas surdos, no sábado (19) e domingo (20).

O evento, que reúne ciclistas de várias partes do país, busca promover a prática esportiva entre surdoatletas, incentivando a inclusão e o desenvolvimento no esporte.

A competição é organizada pela CBDS (Confederação Brasileira de Desportos de Surdos) junto à FDSMS (Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul), com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

No sábado (19), ocorrerão as disputas de ciclismo de estrada, com as modalidades de 1.000 metros sprint e individual contrarrelógio. A competição contará com a participação de surdoatletas de seis federações nas categorias masculino e feminino: Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba e Rio de Janeiro.

Já no dia domingo (20), será a vez da competição de Mountain Bike, com surdoatletas representando oito federações. As provas acontecerão nas categorias masculino e feminino, com atletas de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Paraíba, Paraná e Bahia. Cerca de 30 atletas estão confirmados, com três representantes sul-mato-grossenses.

A cerimônia de abertura será realizada na sexta-feira (18), às 14 horas, no prédio da Setesc. Segundo Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, é um orgulho para o estado receber competições de caráter inclusivo, oferecendo suporte necessário aos atletas.

“Esse campeonato é de grande relevância, pois é classificatório para o Mundial de Ciclismo. A Fundesporte tem imenso prazer em colaborar com a organização de um evento dessa magnitude. Ele faz parte do nosso planejamento anual, com o objetivo de fomentar o ciclismo e os esportes voltados à comunidade surda”, afirmou.

Adriano Gianotto, presidente da FDSMS, espera que os atletas tenha bom desempenho na competição. “Meu desejo é que os atletas alcancem alta performance no ranking e possam, futuramente, garantir a bolsa atleta. Este evento, realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, é fundamental para o ranking nacional e internacional das modalidades”, ressaltou.

Os vencedores do campeonato terão a chance de se classificar para a Surdolimpíada Internacional, que ocorrerá entre os dias 15 e 26 de novembro de 2025, em Tóquio, no Japão.

Confira o percurso da competição de mountain bike (clique para acessar) e do competição de ciclismo de estrada (clique para acessar).

Confira a programação do Campeonato Brasileiro de Ciclismo e Mountain Bike:

Sexta-feira (18)

14h – Cerimônia de abertura

14h30 – Entrega dos kits

15h – Congresso técnico

Local: Setesc – Memorial da Cultura e Cidadania “Apolônio de Carvalho” – 6º andar – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro

15h30 – Saída para reconhecimento do local de prova no Parque dos Poderes. O reconhecimento do percurso de mountain bike é opcional para os atletas.

Sábado (19)

Prova de ciclismo de estrada (speed), seguida da cerimônia de premiação
Horário: 15h
Local: em frente à SAD (Secretaria de Estado de Administração) – Av. Desembargador José Nunes da Cunha – Parque dos Poderes

Domingo (20)

Prova de mountain bike, seguida da cerimônia de premiação
Horário: 7h
Local: Praça José Abrão – R. Arnaldo Horta, 79 – Conj. José Abrão

Fonte: Portal do MS

Yahya Sinwar, nº 1 do Hamas, é morto por Israel um ano após ataques terroristas de outubro

As Forças de Defesas de Israel (FDI) confirmaram nesta quinta-feira (17) que mataram o número 1 do Hamas e mentor dos ataques de 7 de outubro de 2023, Yahya Sinwar.

As Forças de Defesas de Israel (FDI) confirmaram nesta quinta-feira (17) que mataram o número 1 do Hamas e mentor dos ataques de 7 de outubro de 2023, Yahya Sinwar.

“Sinwar foi eliminado após um ano em que se escondeu no coração da população civil em Gaza, e em esconderijos subterrâneos nos túneis do Hamas. Dezenas de ações realizadas pelas FDI e pelo Shin Bet (serviço secreto israelense) no último ano, e nas últimas semanas na área onde foi morto, reduziram a área de atividade de Yahya Sinwar, que foi perseguido pelas forças, e levaram à sua morte”, disse o porta-voz das Forças, Daniel Hagari.

“O assassino em massa Yahya Sinwar, responsável pelo massacre e pelas atrocidades de 7 de outubro, foi morto hoje por soldados das Forças de Defesa de Israel”, disse o ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, em comunicado.

Segundo Israel, soldados mataram três integrantes do Hamas durante um confronto por terra em Gaza. O Exército israelense diz que realizou testes de DNA e de compatibilidade de arcada dentária para confirmar a identidade.

Mais cedo, fontes do Hamas disseram à agência de notícias Reuters que “indicações sugerem que Sinwar foi morto em um operação de Israel em Gaza”

Os terroristas mortos por Israel trocaram tiros com soldados israelenses e do Hamas em uma residência em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Pela manhã, redes de TV israelenses disseram, citando membros do gabinete de segurança de Israel , que “é muito provável” que Sinwar esteja morto.

Sinwar é considerado um dos principais mentores dos atentados terroristas de 7 de outubro de 2023 em Israel, que deixaram cerca de 1.200 mortos. Israel o havia jurado de morte dias após o ataque.

Nesta quinta, um ataque de Israel a uma escola que abriga deslocados em Jabalia, na Faixa de Gaza deixou 28 mortos, segundo o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas. O grupo nega que o local seja usado para fins de combate.

Fonte: Portal G1

Prefeitura de Dourados define os nomes da Comissão de Transição de Mandato

A Prefeitura de Dourados confirmou os nomes dos membros da Comissão de Transição de Mandato. Com o objetivo de dar continuidade ao processo administrativo municipal, o prefeito de Dourados,

Alan Guedes, indicou os seguintes representantes da administração para compor a Comissão de Transição de Mandato: Paulo César Nunes da Silva, Ernani de Almeida Silva Júnior, Luiz Constancio Pena Moraes e Raphael da Silva Matos. O decreto será publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (17).

Foram indicados três membros, que serão os representantes do prefeito eleito no último pleito, Marçal Filho, sendo eles: José Luiz Azevedo, Cristina C. Oliveira Mota e Fábio Luís da Silva.

Também foram indicados como relatores: Samara Martins dos Santos Souza, Rebeca Andreatta Vigne e Tiago Normanha Jara.

A Comissão de Transição vai coletar os documentos e informações, junto aos setores responsáveis pelas atividades da prefeitura, e atuar de acordo com regras estabelecidas na resolução do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul).

O ato faz parte do processo de transição de gestão e visa garantir a continuidade da administração na prestação dos serviços públicos à população de Dourados.

Fonte: Assecom

Circo chega a Jaraguari nesse fim de semana com temporada gratuita

O Circo do Bolachinha, um dos poucos circos tradicionais que ainda resistem no Mato Grosso do Sul, está de volta com o projeto “Circo Tradicional – Resistência”, oferecendo espetáculos gratuitos em várias cidades do estado. Nos dias 19 e 20 de outubro, a magia circense chega a Jaraguari, com apresentações no ginásio municipal, a partir das 19h.

Este projeto tem como objetivo manter viva a tradição circense e, ao mesmo tempo, preservar os empregos das famílias dedicadas a essa forma de arte popular. As dificuldades enfrentadas pelo setor, como as burocracias e a falta de apoio financeiro, têm causado a diminuição acelerada do número de circos tradicionais no Brasil, e em Mato Grosso do Sul essa realidade é ainda mais cruel, com apenas duas famílias ativas na arte circense.

Wagner Perez, produtor cultural do circo, reforça a importância dessa iniciativa. “Estamos muito felizes por termos recebido o apoio desse projeto, o Circo Tradicional Resistência. Ele nos ajuda a manter viva essa cultura e a não deixar que essa tradição acabe”, destaca.

O projeto foi viabilizado com o suporte da Lei Paulo Gustavo, que tem como um de seus focos o incentivo às manifestações culturais tradicionais. Além de proporcionar apresentações gratuitas, o projeto inclui reparos nas estruturas físicas do circo, garantindo acessibilidade, e assegura o pagamento dos cachês aos artistas, permitindo que continuem suas pesquisas e ensaios.

Wagner Perez expressa sua expectativa positiva para o público de Jaraguari: “Estamos confiantes de que teremos um bom público nos espetáculos. Nossa missão é garantir que o circo continue existindo, trazendo alegria e cultura. O espetáculo é voltado principalmente para as crianças, porque o circo é a alegria delas, é uma lembrança que queremos que elas levem para a vida.”

Além de Jaraguari, o Circo do Bolachinha também passará por mais uma cidade de Mato Grosso do Sul, sempre com entrada gratuita, oferecendo uma oportunidade única para o público reviver a magia do circo tradicional.

Fonte: Assessoria

Maior superlua do ano pode ser vista hoje

Hoje (17) é dia de observar o fenômeno da superlua. O astro parecerá maior e mais brilhante, pois estará no perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita.

O momento exato da lua cheia vai variar conforme o fuso horário. Nesses dias de céu claro, já é possível verificar o astro parecendo bem maior, chamando a atenção de todos que o observam.

O satélite estará a cerca de 357.364 quilômetros da Terra. Em média, a Lua se encontra a aproximadamente 384.400 quilômetros de distância do planeta

A Lua Cheia ocorre quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível da Lua.

SUPER LUA

De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento, o termo “superlua” não tem uma base científica. Ele foi criado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, na revista Dell Horoscope, que já não existe mais. Nolle determinou que o termo “super” se aplicaria a uma lua cheia que ocorresse quando a Lua estivesse no perigeu ou até 90% próxima dele, embora o motivo para escolha não seja claro.

Por ser um termo não científico, há divergências entre as instituições astronômicas quanto à distância da Lua em relação à Terra que define uma superlua.

Josina Nascimento explicou que a superlua pode ocorrer durante a fase cheia ou nova e aparece de uma a seis vezes por ano. No entanto, a distância entre a Terra e a Lua pode variar, já que a órbita lunar é elíptica e não circular.

Ao longo de sua órbita, a Lua ora se aproxima, ora se afasta da Terra. Quando está no ponto mais próximo da Terra, é chamado de perigeu; já no ponto mais distante, de apogeu. “Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante que o normal. O fenômeno será visível em todas as regiões do mundo, desde que o tempo esteja favorável”, acrescentou a astrônoma.

Ela explicou que todas as luas cheias surgem no horizonte (a leste) quando o Sol se põe (a oeste) e desaparecem no oeste quando o Sol nasce, permitindo que a Lua seja visível durante toda a noite.

HISTÓRICO

A primeira superlua de 2024 ocorreu em 19 de agosto, quando estava a aproximadamente 361.900 quilômetros da Terra. A última superlua de 2024 será no dia 15 de novembro, quando ficará a 361.867 quilômetros da Terra.

A superlua desta quinta-feira será a mais próxima da Terra neste ano. O tamanho da Lua é sempre o mesmo, não há aumento do corpo celeste na superlua. O fenômeno é atribuído à diferença de ângulo em que é observado.

Para quem pretende admirar o satélite natural da Terra, é recomendável ficar em pontos afastados dos centros urbanos, onde a visualização é mais surpreendente.

Fonte: Agência Brasil