segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Liandra da Saúde agradece eleitores e reforça mandato participativo

Durante a 36ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (21), primeira após a eleição de 6 de outubro, a vereadora Liandra da Saúde (PSDB) usou a tribuna da Câmara de Dourados para agradecer os votos dos eleitores que a reconduziram ao mandato legislativo.

Ela parabenizou o prefeito eleito Marçal Filho (PSDB), os colegas de partido reeleitos e reconheceu o trabalho desenvolvido dos vereadores não reeleitos para o próximo pleito.

“Quero agradecer os 1.353 votos daqueles que acreditaram no meu trabalho e dizer a cada um, que estou sempre à disposição. Não vou atuar somente na Saúde, como sempre fiz, mas em todas as áreas. Participe do mandato”, reforçou.

Acompanhe ao vivo a 36ª Sessáo Ordinária desta segunda-feira: 

Redação

Após acidente doméstico, Lula cumpre agenda no Palácio da Alvorada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve reuniões de trabalho, nesta segunda-feira (21), no Palácio da Alvorada, e passará por novos exames, nesta terça-feira (22), para, então, definir a agenda dos próximos dias. No sábado passado, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, bateu a cabeça e precisou levar cinco pontos na região da nuca.

Pelas redes sociais, o presidente divulgou uma foto da reunião com Padilha e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim. “Conversamos sobre a agenda política nacional e internacional para os próximos dias”, escreveu.

De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que esteve com Lula, o presidente está “muito ativo” e, “em nenhum momento, teve qualquer tipo de perda de consciência ou desorientação”. “Ele mesmo que buscou o socorro naquele momento [da queda] e a equipe médica fez todo os exames. Está no protocolo de acompanhamento o cancelamento da viagem e futura orientação da equipe médica”, detalhou.

Em razão do acidente doméstico, Lula cancelou a ida à Kazan, na Rússia, para participar da Cúpula de Líderes do Brics, bloco de países emergentes do qual o Brasil faz parte. O ministro da Relações Exteriores, Mauro Viera, está representando o país no evento e, segundo Padilha, manterá contato constante com o presidente sobre os temas em debate. Lula deve ter uma participação por videoconferência na cúpula.

No retorno da Rússia, estava prevista a participação do presidente em atos de campanha no estado de São Paulo, por ocasião do segundo turno das eleições municipais, no domingo (27), além do voto em São Bernardo do Campo, domicílio eleitoral de Lula. O presidente tem também uma viagem marcada para Cali, na Colômbia, onde ocorre a conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade.

A presença de Lula nessas agendas depende, então, da liberação médica.

“Quero passar uma mensagem de tranquilidade, de que foi cancelada a viagem por determinação médica para manter essa observação, para evitar uma viagem muito longa, são várias horas de viagem até onde é a reunião do Brics, ia trabalhar em fuso horário diferente”, explicou Padilha.

O presidente fez exames no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na noite de sábado (19), após a queda, e também na manhã de domingo (20). Conforme o boletim médico, Lula sofreu um “ferimento corto-contuso em região occipital”, o acidente não foi grave e ele pode exercer suas demais atividades na capital federal.

Fonte: Agência Brasil

Inscrições para ambulantes para o Dia de Finados será nos dias 24 e 25

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Dourados (MS) divulgou as novas normas para o cadastramento de vendedores ambulantes visando o Dia de Finados, celebrado em 02 de novembro de 2024.

As inscrições serão nos dias 24 e 25 de outubro, das 08h às 13h30, no Departamento de Fiscalização de Posturas (Semsur), por ordem de chegada. Vale ressaltar que não será permitido o cadastro no próprio dia 02 de novembro, e o número de vagas foi reduzido este ano.

Vagas Disponíveis:

31 vagas para venda de flores e velas no estacionamento do cemitério Santo Antônio (Coronel Ponciano).

14 vagas para alimentação na Rua Palmeiras, lateral da Capela.

15 vagas para venda de flores e velas na Rua Palmeiras, próximo ao portão do cemitério Bom Jesus.

Será permitido apenas um ponto de venda por CPF. Para efetuar o cadastro, os interessados devem apresentar CNH, RG, CPF, comprovante de residência e telefone de contato.

Reformas e Construções: Obras nos cemitérios estão autorizadas até 25 de outubro. Após essa data, os locais passarão por manutenção para a preparação do Dia de Finados.

Fonte: Assecom

‘Chip da beleza’: Anvisa suspende venda dos implantes hormonais

A Anvisa proibiu a comercialização e o uso de implantes de terapia hormonal, conhecidos como “chip da beleza”.

A decisão atinge os implantes hormonais manipulados em farmácias. Prevê a suspensão da manipulação, comercialização, propaganda e uso desses implantes.

Os “chips” mais comuns têm o tamanho de um palito de fósforo e são aplicados de forma subcutânea; trazem na composição um ou mais tipos de hormônios. São prescritos para fins estéticos e também para tratamento de fadiga e sintomas de menopausa.

Esse tipo de implante não tem registro na Anvisa. Mas, mesmo assim, é vendido e usado. Agora, a agência decidiu proibir por considerar que não há garantia de qualidade, eficácia e nem segurança desses produtos que podem gerar efeitos indesejáveis e graves para a saúde.

Além da suspensão, a Anvisa publicou um alerta para a população e profissionais de saúde: dentre as principais complicações observadas em pacientes que fazem uso desses implantes manipulados estão elevação do colesterol, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC) e arritmias cardíacas.

A orientação da Anvisa para quem tem um implante é procurar seu médico.

“A gente vem observando um aumento dos eventos de danos à saúde da população. Então, quando ocorre esse tipo de problema, a gente tem a obrigação, como agência sanitária, de mitigar esse risco e a medida preventiva tem esse propósito. E junto de uma avalidação com seu médico, verificar a necessidade de retirar ou acompanhar esse implante que está no paciente. Essa é uma avaliação médico-paciente”, afirma Marcus Aurélio Miranda de Araújo, gerente-geral de fiscalização da Anvisa.

Fonte: Portal G1

Curso de Sanidade Animal da Iagro capacita agentes de saúde em Jardim

Agentes Comunitário de Saúde de Jardim participaram na terça e quarta-feira (15 e 16 de outubro) de um curso de Vigilância em Sanidade Animal, oferecido pela Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal (Iagro), na plenária da Câmara Municipal de Jardim.

Os fiscais agropecuários Junior Kawakita, Tatiana Ono e Nicolas Ribeiro discorreram sobre zoonoses como tuberculose, brucelose, febre aftosa, raiva, teníase-cisticercose e também sobre agrotóxicos e sanidade vegetal.

São fatores que podem afetar rebanhos, plantações e profissionais do campo, podendo gerar consequências para toda a cadeia produtiva, bem como para os consumidores e para a saúde pública. Além das palestras, há uma dinâmica em grupo para que os participantes testem os conhecimentos obtidos e distribuição de material educativo.

Angela Nunes Boni, responsável pela Divisão de Educação Sanitária da agência, explica que esta é a terceira geração do curso, que iniciou em 1998 e ao longo dos anos vem passando por atualizações.

“O objetivo geral é aproximar a sociedade da Iagro, mostrando que o trabalho da agência vai além da fiscalização e das inspeções, mas também orientando e promovendo a sanidade animal e vegetal, de forma a garantir que os alimentos produzidos em Mato Grosso do Sul sigam padrões de qualidade para consumo”.

Segundo ela, o planejamento é que, por meio das 11 regionais distribuídas em todo o MS, os cursos aconteçam em todos os municípios do estado nos próximos anos.

O público-alvo são os agentes comunitários de saúde, pois visitam as casas das comunidades diariamente e por isso são ótimos multiplicadores de informações, estando aptos a notificar doenças e estabelecer contato mais próximo com os moradores.

A agente comunitária de saúde Alair Paes Seixas relatou que aprendeu muito nos dois dias de curso : “A gente lida com pessoas que produzem hortas, criam gado, pequenas criações, então esse aprendizado vem de encontro com nossa realidade de orientar e saber notificar em caso de necessidade”.

Com o conhecimento obtido, os agentes de saúde estão mais aptos a identificarem situações específicas e a conduzirem ações de forma adequada no dia-a-dia da cidade, orientando corretamente e atendendo cada vez melhor a população.

Fonte: Portal do MS

Prefeitura de Dourados prorroga prazo para pagar dívidas com desconto de até 80%

A Prefeitura de Dourados anunciou a prorrogação do prazo para regularização de débitos através do Programa Concilia. Inicialmente previsto para terminar em 30 de agosto, o prazo foi estendido até 29 de novembro de 2024. O programa oferece condições especiais para a quitação de dívidas com o município, o que permite que o contribuinte regularize pendências fiscais com descontos em juros e multas.

Lançado em 3 de julho, o Programa de Consonância Fiscal, “Concilia”, tem o objetivo de beneficiar tanto pessoas físicas quanto jurídicas, com débitos tributários ou não. Os contribuintes podem aderir ao programa e negociar suas dívidas referentes a fatos geradores ocorridos até 31 de maio de 2024.

O programa oferece a remissão de até 80% dos juros e multas para pagamento à vista e até 60% para parcelamentos. A prefeitura oferece diversas opções de parcelamento, com condições especiais que variam conforme a natureza do débito, seja ele imobiliário ou econômico. Superintendente de Administração Tributária, Norato Marques de Oliveira, destaca que os descontos são uma excelente oportunidade para os contribuintes regularizarem suas situações.

O prefeito Alan Guedes reforçou que o Concilia é uma chance para aqueles que não conseguiram aderir ao Refis anterior. A adesão pode ser feita presencialmente na Central do Cidadão ou pelo site oficial da Prefeitura de Dourados. “Essa é uma oportunidade única para os contribuintes acertarem suas contas e aproveitarem os benefícios”, afirmou o prefeito.

Os interessados têm até o dia 29 de novembro para garantir as vantagens do programa. Mais informações sobre as condições de adesão estão disponíveis no site da prefeitura ou presencialmente na Central do Cidadão, à avenida Presidente Vargas, 309, no Jardim América.

Fonte: Assessoria

Sábado tem samba e rap no Festop II em Dourados

O FESTOP II EDIÇÃO acontece no próximo fim de semana na Praça Antônio João, em Dourados, e a diversidade musical mais uma vez é marca do evento, que busca dar voz a artistas de várias vertentes.

O grupo de rap “Odiados” e o “Soul Samba” são exemplos da diversidade musical douradense presente no Festival de Todos os Povos, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro.

O trio Odiados promete uma apresentação poderosa, trazendo o melhor do rap e suas vertentes no show que fará sábado (26) no palco principal. O grupo é formado por Marin, de etnia Terena, que é MC e beatmaker; Discreto, de etnia Kaiowa, MC e compositor e também presença constante nas batalhas de rima, e Vidau, MC, compositor, beatmaker e vencedor da Batalha dos Ipês.

Com letras sinceras que retratam realidades duras, o Odiados nasceu da conexão pela cultura de rua e carrega um sonho: inspirar, representar e levar esperança para jovens e adultos das periferias e comunidades indígenas. O trio quer sacudir o FESTOP, com suas rimas potentes e um toque de verdade sobre as questões que atravessam as juventudes indígenas e periféricas.

Odiados nasceu da conexão pela cultura de rua (Foto: Divulgação)

Fundado em 2019, o Grupo Soul Samba é uma banda que une a tradição do samba com influências contemporâneas. Com uma formação diversificada de músicos talentosos, desde sua criação, têm se apresentado em diversos eventos, conquistando o público com sua energia e carisma. No repertório que será apresentado no show de sábado, clássicos do samba, pagode e axé.

Na programação de sábado do Festop, se apresentam também Dami Baz, Falange da Rima e, fechando a noite, DJ Gabis assume os pick-ups com um set incrível de hip hop e cultura ballroom, garantindo pista cheia pra todo mundo dançar até o domingo começar.

Além de muita música no palco principal, o FESTOP oferece programação diversificada durante os três dias de evento, com artes cênicas, artesanato, literatura, gastronomia e diversão. Na Feira da Literatura, acontece exposição e venda de livros e apresentações culturais.

O FESTOP II é realizado pelo Bailinho do Dagata Produção Cultural e Economia Criativa, e nessa segunda edição tem o apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e SETESC, ⁠Prefeitura Municipal de Dourados, Câmara Municipal de Dourados, SESC/MS, SEBRAE/MS, ACED, Sicredi, Unigran, Glassbox, Grupo Valota, Portobello, UFGD, UEMS, Associação Cultural Casulo, deputada federal Camila Jara e deputada estadual Gleice Jane.

Fonte: Assessoria

Hoje, segunda-feira (21), celebra o Dia do Lixeiro

Nesta segunda-feira (21), é celebrado o Dia do Lixeiro, o profissional que recolhe o lixo das residências e o coloca no caminhão de coleta. O termo correto é coletor, que, na verdade, integra a categoria dos garis, que inclui os varredores, limpadores de bueiros e rios e ainda aqueles que podam galhos e árvores.

Diferente do que as pessoas pensam, existe sim diferença entre coletor, gari, e lixeiro. O coletor cuida da coleta do lixo doméstico. O gari cuida da limpeza e retirada de lixo das vias públicas. E o lixeiro é quem busca no lixo objetos e materiais que possa reciclar ou reutilizar.

Todo dia eles recolhem os restos do que usamos e descartamos. Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, eles não falham. O trabalho segue o ritmo do caminhão e eles não podem se atrasar. Correm, juntam as sacolas e saem dependurados no veículo, respirando o mau cheiro e expostos a qualquer tipo de contaminação. Este é o trabalho de um coletor de lixo, mais conhecido como lixeiro.

Apesar de serem pouco reconhecidos, lixeiros exercem um papel importantena sociedade. É um trabalho muito difícil, que exige de um ser humano humildade para lidar com o que todos não querem. Muitos só lembram que existe um serviço de coleta de lixo quando, por algum motivo, o caminhão não passa.

Redação

Gino Ferreira é eleito presidente do Sindicato Rural de Dourados

O produtor rural Gino José Ferreira foi eleito neste final de semana o presidente do Sindicato Rural de Dourados para o quadriênio 1º dezembro/2024 a 30 de novembro/2028.

Ele tem como vice-presidente Michael Araújo de Oliveira, 1º secretário José Tarso Moro da Rosa, 2º secretário Rodrigo Adolfo Velloso Pavel, 1º tesoureiro Paulo Cesar Barbosa Vieira e 2º tesoureiro Gilberto Nishioka.

“Estou muito feliz de retornar à presidência do Sindicato Rural de Dourados. É uma alegria muito grande, porque o Sindicato faz parte da minha vida e junto com essa equipe eleita vamos mostrar a grandeza e a força que temos”, destacou Gino Ferreira logo após o encerramento da votação, às 17h deste domingo (20). Houve consenso e apenas uma chapa foi inscrita.

Os suplentes na diretoria são Cesar Roberto Dierings, Marise Ayumi Iguma, Aristeu Alceu Carbonaro, Oscar Noda, Carlos Eduardo Macedo Marquez e Marcio Chaves. Já o Conselho Fiscal é formado pelos titulares Francisco Eduardo Custódio, Gilberto Darci Bernardi e Walter Benedito Carneiro, tendo como suplentes Douglas Franco, Jose Roberto Ribeiro Pinto Júnior e Nilson Roberto Teixeira. O delegado representante é Gino José Ferreira.

O atual presidente Angelo Ximenes desejou boa sorte a Gino Ferreira e a toda equipe nessa nova missão. Ele fez um breve balanço dos trabalhos prestados no Sindicato Rural de Dourados e falou que a categoria deve estar cada vez mais unida diante das condições econômicas e da conjuntura política que traz desafios para o produtor rural.

A solenidade de posse da nova diretoria e do Conselho Fiscal ainda será agendada pelo Sindicato Rural de Dourados.

Fonte: Assessoria