quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Em preparação para o Dia dos Finados, Prefeitura realiza manutenção no Cemitério Municipal

Com a aproximação do feriado de Dia dos Finados, no dia 2 de novembro, a Prefeitura de Dourados avança com a manutenção do Cemitério Municipal Santo Antônio de Pádua. Para este ano é esperado um número de visitantes maior que o do ano anterior, de 40 mil pessoas.

De acordo com Márcio Antônio do Nascimento, Secretário Municipal de Serviços Urbanos, entre as ações já realizadas no Cemitério Municipal, estão a revitalização dos banheiros, revitalização da sede administrativa, manutenção das calçadas, das torneiras, além da aplicação de PMF, uma mistura asfáltica executada à temperatura ambiente, espalhada e compactada a frio.

“Nós também fizemos a digitalização de mais de 35 mil túmulos, facilitando as buscas pela localização. Anteriormente o registro era feito manualmente em cadernos”, completa.

O secretário reforça que para as pessoas que desejam realizar reformas e construções nos túmulos de seus entes, devem se atentar ao prazo que termina no dia 25 de outubro. Após essa data, os locais passarão por manutenção para a preparação do Dia de Finados.

A prefeitura divulgou a data para as inscrições de ambulantes, que acontecem nos dias 24 e 25 de outubro, das 08h às 13h30, no Departamento de Fiscalização de Posturas (Semsur), por ordem de chegada. Vale ressaltar que não será permitido o cadastro no próprio dia 02 de novembro, e o número de vagas foi reduzido este ano.

manutenção das calçadas, das torneiras, além da aplicação de PMF

Vagas Disponíveis:

31 vagas para venda de flores e velas no estacionamento do cemitério Santo Antônio (Coronel Ponciano).
14 vagas para alimentação na Rua Palmeiras, lateral da Capela.
15 vagas para venda de flores e velas na Rua Palmeiras, próximo ao portão do cemitério Bom Jesus.

Será permitido apenas um ponto de venda por CPF. Para efetuar o cadastro, os interessados devem apresentar CNH, RG, CPF, comprovante de residência e telefone de contato.

Fonte: Assecom

MEC divulga locais de prova do Enem 2024

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta terça-feira (22), o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Nele, o estudante pode consultar informações como o local de prova, número de inscrição e hora das provas.

No cartão de confirmação é possível também registrar que o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.

Como consultar o local de prova?

O documento está disponível na página do participante do Enem. O estudante precisa usar o login no portal único de serviços digitais do governo federal, Gov.br.

Caso o inscrito não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la no mesmo portal e após digitar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e selecionar a opção esqueci minha senha.

As provas

Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias de aplicação das provas, nos domingos 3 e 10 de novembro.

No primeiro dia de Enem, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.

E no segundo dia do exame, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. Ao todo, serão 45 questões em cada área do conhecimento.

O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: Agência Brasil

Ações do McDonald’s caem 6% nos EUA após lanche ser relacionado a infecções

As ações do McDonald’s caíam mais de 6% na manhã desta quarta-feira (23), após o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos informar, na véspera, que uma pessoa morreu e dezenas ficaram doentes devido a infecções por E. coli ligadas ao hambúrguer “Quarter Pounders”, o Quarterão.

Foram ouvidos relatos em pelo menos 10 Estados norte-americanos. O surto deixou 49 pessoas doentes e levou 10 para o hospital, segundo autoridades.
A cepa envolvida, E. coli O157:H7, pode causar doenças graves e foi a origem de um surto em 1993 que matou quatro crianças que comeram hambúrgueres malpassados nos restaurantes Jack in the Box.

Na véspera, após a notícia ser divulgada, as ações da maior rede de fast-food do mundo chegaram a cair cerca de 6% no pós-mercado de Wall Street. Um agente de mercado ainda disse à Reuters que o surto também pode pressionar os preços dos contratos de gado dos Estados Unidos, ameaçando a demanda por carne bovina.

Ainda de acordo com o CDC, todos os pacientes identificados como parte de uma investigação sobre o surto disseram ter comido no McDonald’s antes de ficarem doentes, e a maioria mencionou especificamente ter comido o Quarterão.

O ingrediente específico ligado à infecção ainda não foi identificado, mas investigadores estão concentrados nas cebolas frescas fatiadas e nos hambúrgueres de carne bovina. A maioria das pessoas doentes é do Colorado ou Nebraska.

“As descobertas iniciais da investigação indicam que um subconjunto de doenças pode estar relacionado às cebolas fatiadas usadas no Quarterão e adquiridas de um único fornecedor que atende a três centros de distribuição”, disse o diretor de cadeia de suprimentos do McDonald’s na América do Norte, Cesar Piña, em um comunicado.

O McDonald’s tem removido proativamente as cebolas fatiadas e os hambúrgueres de carne usados no Quarterão das lojas nos Estados afetados enquanto a investigação continua, informou a companhia ao CDC.

A empresa está removendo temporariamente o sanduíche dos restaurantes nas áreas afetadas, incluindo Colorado, Kansas, Utah e Wyoming, acrescentou o McDonald’s, informando ainda que estava trabalhando com fornecedores para repor o estoque na próxima semana.

Os sintomas da E. coli incluem cólicas abdominais severas, diarreia e vômito.
Em 2015, a cadeia de burritos Chipotle enfrentou uma queda nas vendas e teve sua reputação afetada após surtos de E. coli em vários Estados dos EUA. O surto esteve relacionado a uma cepa diferente de E. coli, que normalmente causa doenças menos severas do que a cepa E. coli O157:H7.

Fonte: Portal G1

Campo-grandense se destaca em competição nacional de ciclismo para surdoatletas

A competição foi realizada no sábado (19) e domingo (20), reuniu ciclistas de diferentes partes do Brasil (Foto: arquivo/Fundesporte)

A campo-grandense Tabata Larissa Rodrigues Lopes, de 32 anos, brilhou em sua estreia no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike para surdoatletas, realizado neste fim de semana em Campo Grande.

Tabata conquistou a medalha de bronze na prova de ciclismo de estrada, resultado que simboliza não apenas uma vitória pessoal, mas também o sucesso da inclusão no esporte.

“Comecei a pedalar durante a pandemia, pois sofria muita ansiedade. Moro em apartamento, me sentia presa e decidi fazer algo para melhorar. Comprei uma bicicleta usada para passear, fiz alguns percursos curtos e me senti bem. Depois, adquiri uma bicicleta melhor, comecei a treinar e passei a fazer parte de um grupo de ciclismo, que me acolheu. Fiquei muito feliz com o resultado na competição”, comentou Tabata, que pedalou ao lado de atletas experientes e de diversos estados do país.

abata brilhou em sua estreia

A competição, realizada no sábado (19) e domingo (20), reuniu ciclistas de diferentes partes do Brasil. Organizado pela CBDS (Confederação Brasileira de Desportos de Surdos) em parceria com a FDSMS (Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul), o evento contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

No sábado, ocorreram as disputas de ciclismo de estrada, enquanto o domingo foi reservado para as provas de mountain bike.

Adriano Gianotto, presidente da FDSMS, destacou a importância da competição para a visibilidade e o desenvolvimento dos surdoatletas. “Ver atletas como a Tabata se destacando em um evento de nível nacional é motivo de grande orgulho. Isso mostra o quanto eles se dedicam e se superam, mesmo diante de adversidades”, afirmou Gianotto.

Os vencedores do campeonato terão a chance de se classificar para a Surdolimpíada Internacional, que será realizada entre os dias 15 e 26 de novembro de 2025, em Tóquio, no Japão. O evento reforça a importância da inclusão no esporte e coloca Mato Grosso do Sul como um dos principais incentivadores dessa causa.

Fonte: Portal do MS