Nesta quarta-feira(13), é celebrado o Dia Mundial da Gentileza, data foi criada em 2000, após uma conferência em Tóquio em 1996, que reuniu grupos que promoviam o conceito de gentileza.
A celebração do Dia Mundial da Gentileza tem como objetivo inspirar as pessoas a serem mais gentis e a criar um mundo melhor. A gentileza está relacionada a valores como respeito, boas maneiras, civilidade, cortesia e educação.
Atitudes simples como um abraço e um sorriso causam um impacto enorme na vida das pessoas. A qualidade de vida também está relacionada com a gentileza, afinal tanto quem recebe a gentileza, quanto quem a realiza, se sente mais feliz.
Os relacionamentos são mais saudáveis quando a gentileza é praticada. Além disso, quando um ambiente comporta pessoas que realizam ações gentis entre elas, este local tende a ser mais harmônico e produtivo.
Que tal fazer um exercício diário de gentileza e analisar como você vai se sentir no final do dia? Realize ações simples ao decorrer deste dia mundial da gentileza e veja como essas ações vão refletir em sua vida.
Com o decreto de ponto facultativo para esta quinta-feira, 14 de novembro, em razão da transferência do feriado do Dia do Servidor Público (comemorado oficialmente em 28 de outubro), a Prefeitura de Dourados informa que haverá uma ponte com o feriado nacional de Proclamação da República, que acontece na sexta-feira, 15 de novembro.
Nesse período, órgãos e repartições públicas de Dourados terão um recesso prolongado. As atividades serão interrompidas no dia 14 e só retornam na segunda-feira, 18/11, com exceção apenas para os serviços considerados essenciais, como o atendimento em unidades de saúde de emergência e segurança pública.
Com o feriado prolongado, os serviços de saúde se concentram na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital da Vida. Postos de saúde e o PAM (Pronto Atendimento Médico) estarão fechados, entretanto, a Farmácia do PAM irá atender todos os dias, das 7h às 17h.
O serviço de coleta de resíduos funciona normalmente, enquanto o Picador e Ecopontos fecham no feriado do dia 15.
A cordelista Aurineide Alencar, natural de Catolé do Rocha, na Paraíba, e douradense de coração, está prestes a embarcar em uma jornada que promete levar a literatura de cordel a novos horizontes.
Acompanhada de sua Cordelteca Itinerante, uma Kombi adaptada como espaço cultural recheado de livros de cordel, Aurineide percorrerá mais de 400 quilômetros para atravessar a fronteira com o objetivo de difundir a rica tradição literária nordestina.
Aurineide parte de Dourados no próximo dia 14 com destino à cidade de Hernandarias, no Paraguai, onde receberá grande homenagem. Ela será celebrada como “Madrina de Honor” durante a Sessão Solene organizada pela Academia Paraguaya de Literatura Moderna (APLM), no Café Literário La Tobateña.
O evento contará com a presença de autoridades locais e escritores de diversas instituições literárias, e, além de Aurineide, serão lançadas obras de outros escritores e incorporados novos membros à APLM.
Durante a cerimônia, a cordelista será nomeada “Visitante Ilustre” do Município de Hernandarias, um reconhecimento pelo seu trabalho incansável em promover e preservar a cultura do cordel e por sua contribuição significativa à literatura popular.
A APLM também concederá um “Reconhecimento Especial” a Aurineide pelo esforço contínuo na divulgação e valorização do cordel, gênero literário que, no âmbito latinoamericano ainda é desconhecido. “Aproveitarei essa viagem tão especial para levar a Cordelteca Itinerante a algumas escolas paraguaias, uma maneira de fazer um intercâmbio cultural com as crianças e adolescentes locais, apresentando o cordel nordestino”, pontuou.
Em seu retorno a Dourados, Aurineide fará uma parada em Foz do Iguaçu, já em território brasileiro, onde irá apresentar seu projeto e promover encontros com o público local, levando a Cordelteca a escolas. O intuito é compartilhar o rico universo da literatura popular nordestina, feito em terras sul-mato-grossenses.
A viagem de Aurineide faz parte de uma missão pessoal e cultural que tem como propósito a preservação e divulgação do cordel, uma forma de literatura tradicional nordestina, que mistura poesia e música, muitas vezes narrando histórias de coragem, luta e sabedoria popular.
A cordelista, que é também professora aposentada e mestre em Literatura pela Universidade Nacional de Assunção, no Paraguai, tem se dedicado há anos a levar o cordel para as novas gerações, principalmente para as crianças e jovens, como uma ferramenta de aprendizado e de contato com a cultura popular.
A ARTISTA
Aurineide Alencar, que iniciou sua trajetória no sertão da Paraíba, sempre teve no cordel uma forma de expressão cultural e artística profunda. Aos 18 anos, mudou-se para Deodápolis e, depois, tornou-se moradora de Dourados, onde seguiu sua carreira de professora, adaptando os conteúdos escolares ao estilo do cordel e compartilhando a riqueza da literatura nordestina com seus alunos. Ao longo dos anos, ela também participou de diversos concursos literários, lançando seu primeiro livro, “Nas Veredas do Cordel”, e ingressando na Academia Douradense de Letras.
Sua Cordelteca Itinerante é um projeto que representa sua paixão por levar o cordel a todos os cantos, onde possa mostrar a importância desse gênero literário na formação de cidadãos conscientes e na valorização da cultura brasileira. “Levar o cordel para mais pessoas, de diferentes locais, é promover encontros, resgatar e fortalecer as tradições culturais do Nordeste. Onde o cordel chega, chega também a oportunidade de abrir espaço para um maior entendimento entre os povos”, pontua.
A homenagem que Aurineide receberá em Hernandarias, no Paraguai, é um justo reconhecimento pelo seu trabalho incansável na preservação e divulgação da literatura de cordel. Seu empenho em resgatar e revitalizar esse gênero literário, que é uma das expressões culturais mais significativas do Brasil, é motivo de orgulho para todos os amantes da cultura popular. Sua presença em eventos como este é um reflexo do impacto positivo de seu trabalho, que inspira e valoriza a literatura como ferramenta de educação, cultura e identidade.
O Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, estará aberto em horário especial nos dias 14 e 15 de novembro, das 8h30 às 14h30, com última entrada às 13h30.
Hoje é ponto facultativo em celebração ao Dia do Servidor Público Estadual. Já na sexta-feira comemora-se a Proclamação da República.
A visita é gratuita e deve ser agendada pelo site oficial do empreendimento que estará de portas abertas para receber o público. Com mais de cinco milhões de litros de água, o ponto turístico é a casa de aproximadamente 40 mil animais.
O Bioparque é uma excelente opção de passeio no feriado, mas vai além do lazer e oferece uma experiência única, proporcionando educação ambiental e popularização da ciência para todas as idades. Quem estiver no local terá a oportunidade de conhecer a famosa sucuri Gaby, jiboia Rachel Carson, a lobinha Delinha e o imponente pintado Adriano.
E para os amantes de inovação e tecnologia, o Bioparque ainda conta com o Museu Interativo da Biodiversidade (MiBio). O local oferece cinema com imagens dos rios de Mato Grosso do Sul, tela interativas, exposição com sons de animais do Pantanal, microscópio e muito mais.
Acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN realizam nos dias 13 e 14 de novembro, das 19h às 21h45, a 17ª Mostra de Comunicação e 14ª Feira de Produtos Malucos.
O evento, que já se tornou uma tradição no calendário acadêmico da Instituição, reunirá estudantes, professores e profissionais do mercado para uma experiência de aprendizado e criatividade prática. Nesta edição, serão 24 stands com a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos ao longo do ano.
Com o objetivo de aproximar os alunos dos desafios do mercado, a Mostra propõe que eles desenvolvam produtos inusitados e apresentem estratégias de comunicação diferenciadas para “vender o impossível”.
Assim, 7 stands serão idealizados pelos calouros do 2º semestre – Feira de Produtos Malucos, nos quais haverá produtos comuns, mas com funcionalidades diferentes das usuais e que, essencialmente, solucionem um problema social
De acordo com o coordenador do projeto, Prof. Me. Luis Benedetti, “a imaginação dos futuros publicitários foi levada ao limite, desafiando-os a aplicar conceitos de marketing, criatividade e comunicação em produtos fictícios, mas repletos de potencial criativo”, afirmou.
O evento aproxima os alunos da realidade do mercado de trabalho, no qual a criatividade e a gestão de estratégias de comunicação e de vendas são essenciais, tanto que os alunos do 4º e 6º semestres irão compor 13 stands de visual merchandising, dentro da proposta realizada com o professor Douglas Raldi. Essa atividade prática é uma oportunidade valiosa para os futuros publicitários compreenderem o valor da apresentação visual e da experiência do consumidor.
Por fim, 4 stands serão comandados pelos acadêmicos do 8º semestre, que apresentarão os principais resultados alcançados com o Projeto Experimental (PEX), que é trabalho de conclusão no qual os estudantes formam agências de publicidade e precisam atuar com uma empresa da cidade, planejando e criando projetos, campanhas e ações específicas, sob a orientação dos professores Luis Benedetti e Renata Boeira,
A cobertura ficará a cargo da turma do 4º semestre. Pela primeira vez, o evento terá um estúdio de Podcast, no qual os estudantes sob a supervisão do professor Paulo José Budny farão entrevistas com os participantes da Mostra, com transmissão ao vivo.
Na opinião do coordenador do curso Prof. Me. Oseias Iapechino, além de proporcionar um ambiente descontraído para a prática e exposição de ideias, “a Mostra de Comunicação permite que os estudantes ampliem sua rede de contatos ao interagir com profissionais convidados, possibilitando um networking essencial para o ingresso no mercado após a formação acadêmica”, destacou.
Fonte: Assessoria
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.ACEITARRejeitar