segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Espetáculo ‘Ponto de Partida’ leva a magia do circo de MS à Bahia

o Circo do Mato inicia o ano de 2025 com a estreia de “Ponto de Partida”. O espetáculo, que transcende barreiras geográficas e culturais, terá apresentações em Campo Grande e Salvador neste mês de janeiro.

Em Campo Grande, a sede da companhia recebe as apresentações nos dias 17, 18 e 19. Já na capital baiana, o espetáculo será itinerante, com sessões em três espaços culturais: Teatro Sesc Rio Vermelho (23), Teatro Sesc-Senac Pelourinho (24 e 25) e Casa Preta Espaço de Cultura (26).

Os ingressos serão trocados por doações de alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e materiais de higiene, que beneficiarão instituições sociais locais.

Dirigido por João Lima, com texto de Breno Moroni e atuação do artista Mauro Guimarães, “Ponto de Partida” transcende limites geográficos e temporais.

“Sem dar muito spoiler, mas é a história de um palhaço já idoso, vindo de família tradicional de circo, que está esperando uma carona de um contratante para sua última apresentação que não chega a acontecer. Este é o ponto de partida da narrativa, daí a escolha do nome do espetáculo”, explica o diretor que encarou a missão da montagem em meio a mais de 2 mil km de distância. “Moro em Salvador e este é o meu quinto espetáculo com direção um tanto remota, essa é a minha segunda vinda a Campo Grande. Na primeira, criamos o esqueleto da peça e, agora, cheguei para limpeza das cenas e, claro, a estreia”.

Em se tratando de ineditismo, “Ponto de Partida” é também o primeiro solo da Cia Circo do Mato, como destaca o ator Mauro Guimarães. “O Circo tem mais de 20 anos de existência, já tivemos espetáculos com 15 pessoas, 10, dois e por aí vai. Mas este é um projeto diferente, especial, porque é o primeiro solo do grupo”, diz.

Algo que também marca o artista individualmente por ser “o meu primeiro solo, apesar de décadas de profissão, é muita responsabilidade. Outra questão é que o meu palhaço não fala, é característico dele e nesta roupagem a gente tem o texto. Então, é algo novo, desafiador, porque diferente de um trabalho exclusivamente do teatro, em que a personagem é construída, na linguagem do circo, não, você traz o seu palhaço que é a sua persona circense, você pode moldá-la, mas continua sendo o mesmo palhaço só que em um outro contexto”.

O ingresso será um quilo de alimento não perecível que será revertido para instituições sociais. “Eles estão pedindo produtos de higiene pessoal e fraldas geriátricas, pensando em nossos idosos que atualmente são 20”, afirma Vilma Gomes, enfermeira responsável pela gestão da entidade Recanto Feliz que tem “satisfação em ver o olhar do Circo do Mato para a comunidade porque a arte tem esse olhar sensível e o espetáculo retrata justamente o lugar do idoso no mundo”.

Em uma viagem dramatúrgica assinada por Breno Moroni, o enredo busca ainda homenagear os palhaços de todo Brasil. “Acompanho a hierarquia do circo de lona onde o palhaço é o último estágio que alguém pode alcançar. Diferente do teatro-circo, em que você pode iniciar como palhaço, no circo tradicional você só se torna palhaço quando é muito velho e já foi mágico, equilibrista, malabarista”, pontua o Breno que na construção textual inspirou-se em palhaços icônicos.

“Tenho 40 anos de palhaçaria, sou artista antigo. Então, escrevi este texto em homenagem aos velhos palhaços com quem trabalhei, como Carequinha, do artista George Savalla, e o palhaço Picolino, com quem também estudei, fui discípulo”.

O espetáculo levou 10 anos para sair do papel, atravessando desafios em busca de fomentos e editais. O projeto foi aprovado em 2023 pela Funarte e, em 2024, um intenso processo de montagem foi iniciado de forma online, com encontros virtuais entre diretor e elenco, além de 20 encontros presenciais, em Campo Grande, para dar vida à obra. “Essa jornada deu ao espetáculo uma profundidade que reflete as nuances do tempo e da espera”, pontua João Lima, diretor da peça.

Mais do que um projeto de arte, “Ponto de Partida” é um diálogo entre culturas. O artista sul-mato-grossense Mauro Guimarães traz ao palco a essência do Centro-Oeste, enquanto a direção de João Lima e a dramaturgia de Breno Moroni acrescentam tons e texturas do Nordeste e do Sudeste, criando uma experiência universal e profundamente brasileira.

Dos bastidores, a produtora cultural do Circo do Mato, Laila Pulchério, lembra o quão desafiador e satisfatório é para um grupo de artistas estrear em sua casa tendo como certo outro ponto de partida, o aeroporto rumo a Salvador.

“É uma satisfação imensa e também um desafio! Já levamos espetáculos para outros estados, mas ainda são poucos comparado ao tamanho do País. Sempre refletimos sobre termos participado de festivais em 6 países, em alguns várias vezes, mas a dificuldade que é percorrer o Brasil. Essa possibilidade que a Funarte nos oportunizou está sendo muito especial, e o aceite dos espaços que vão nos receber em Salvador, nos deixou muito animados, vamos dar o nosso máximo”.

Fonte: Portal do MS

Namorada de Amado Batista responde críticas por diferença de idade

Calita Franciele, de 23 anos, compartilhou uma indireta nos últimos dias em resposta às críticas que vinha recebendo em publicações ao lado de Amado Batista, de 73 anos. Os dois têm uma diferença de 50 anos e assumiram o namoro há alguns meses.

O casal passou uma temporada em Fernando de Noronha e, ao compartilhar registros nas redes sociais, recebeu críticas.

Na tentativa de conter os comentários maldosos, Calita Franciele chegou a bloquear comentários em algumas postagens, mas isso não resolveu o problema.

“Quem tem uma vida feliz não perde tempo criticando a vida alheia”, postou ela em seu perfil no Instagram, por meio do recurso Stories.

POLÊMICO NAMORO

Há alguns meses, o relacionamento deles vinha sendo especulado. Em dezembro de 2024, ela confirmou o romance. “Chega de mistério. Sim, gente, é verdade. Estou namorando e apaixonada”, disse Calita. “Eu sei que são muitos seguidores novos chegando”, brincou nos Stories do Instagram.

Na mesma época, Amado Batista também confirmou o namoro, mas sem citar o nome da miss.

“A internet fala demais. Mas tô namorando, é verdade. Eu nunca fui namorador, mas precisamos namorar para ser felizes, não é?”, disse ele ao programa The Noite, com Danilo Gentili (SBT).

Os rumores sobre o relacionamento começaram quando Amado Batista e Calita Franciele foram flagrados juntos em um bar de Goiânia. Na mesma época, Roberta Miranda comentou uma postagem nas redes sociais elogiando a jovem e afirmando que conheceu a namorada do cantor.

Fonte: Portal Terra

Verão favorece proliferação de escorpiões e CCZ orienta população

Com chuvas frequentes e altas temperaturas, o verão apresenta condições favoráveis para proliferação do escorpião e a população precisa estar atenta a alguns cuidados a serem tomados no dia a dia.

A Prefeitura de Dourados, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem orientado quanto a medidas de prevenção que podem ajudar a evitar a incidência nas residências e terrenos.

Espaços com muita umidade, acúmulo de objetos/entulhos e com incidência de baratas, por exemplo, são propícios para o escorpião, como explica a coordenadora do CCZ, Priscila da Silva.

“O que mais encontramos quando existem casos são caixas de gorduras mal tampadas, fossas com aberturas, ralos sem válvulas de retorno, ambiente com baratas, que são alimentos preferidos do escorpião, muros com rachaduras, madeira empilhada, folhas, tijolos, entulho, e têm pessoas que acumulam muitas coisas, tudo isso gera condições para proliferação”, explica.

Em Dourados, durante todo o ano de 2024, foram registrados 240 ataques de escorpiões, conforme balanço obtido junto às unidades de saúde. Já as ocorrências relatadas ao CCZ, ou seja, quando o morador relata o caso, busca orientação ou solicita uma visita, chegaram a 300 durante todo o ano.

A orientação para o morador que se deparar com um escorpião é que procure o eliminar de forma mecânica. Devido aos riscos, já que o veneno é extremamente perigoso, não é indicada a tentativa de capturar.

A espécie mais comum em Dourados, conforme o CCZ, é a Tityus confluens e não está citada na relação de espécies que apresentam riscos à saúde humana. No entanto, como toda espécie de  escorpião é peçonhenta e, em caso de incidentes, é importante lavar o local da picada de forma imediata com água e sabão e posteriormente buscar auxílio médico. É indicado se possível reter o escorpião para posterior identificação no CCZ.

Para evitar a proliferação, o morador deve adotar medidas como limpar periodicamente ralos de banheiros, cozinha e caixas de gordura; não acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências; evitar a formação de ambientes com estos de obras, materiais de construção e terraplanagem, que possam deixar acúmulo de entulho, superfícies sem revestimento, umidade, etc; manter jardins e gramados aparados e bem cuidados; verificar cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-las.

O CCZ faz a orientação e inspeção nas casas, quando o morador faz a solicitação via telefone. Em caso de constatar que existe a necessidade de solicitar ao morador limpeza e/ outras intervenções no local, a equipe faz uma notificação e dá o prazo determinado por lei para as ações. Trata-se da Lei 3.965, de 22 de fevereiro de 2016, que dispõe sobre o controle e a prevenção da febre amarela, da dengue, zika vírus e chikungunya e demais vetores de doenças e zoonoses e que prevê multas em caso da não realização das intervenções solicitadas.

A população pode fazer denúncias anônimas em caso de notar residências ou terrenos com condições favoráveis a reprodução de escorpião, através doo telefone do CCZ é 3411- 7753. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Fonte: Assecom

Professora de educação física douradense recebe título internacional

A educadora física brasileira Mariza Araújo foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa pela Unigenesys Internacional Education, instituição educacional de renome nos Estados Unidos.

Este prestigioso reconhecimento internacional destaca suas contribuições significativas para o desenvolvimento da Educação Física no Brasil.

 Mariza Araújo é uma referência na área de Educação Física, com uma trajetória marcada por dedicação, inovação e paixão.

Sua carreira é repleta de conquistas e contribuições que impactaram positivamente a formação de gerações de profissionais da área. Este título honorário reflete o reconhecimento internacional de seu trabalho incansável, compromisso e excelência na educação física brasileira.

Declaração

“Estou profundamente grata por esse reconhecimento. É um orgulho compartilhar essa conquista com todos que me acompanharam nesta jornada”, afirmou Mariza Araújo.

Fechamento

A homenagem é um testemunho do impacto positivo de Mariza Araújo na sociedade e reforça seu legado como uma das principais figuras da Educação Física brasileira.

Fonte: Canal Daqui

Marçal inicia obra esperada há duas décadas por moradores da Avenida Guaicurus

Uma espera de 20 anos está chegando ao fim para as famílias que residem no início da Avenida Guaicurus. Em breve, os problemas de alagamento pelas águas das chuvas serão coisa do passado para os moradores que na véspera do Natal de 2024 tiveram suas casas tomadas pela enxurrada e voltaram a viver um pesadelo que se repetia há duas décadas.

Antes mesmo da posse, o prefeito eleito Marçal Filho esteve no local para garantir aos moradores que iria solucionar o problema logo no início do governo. Dito e feito! Na primeira semana de gestão, a Prefeitura de Dourados iniciou as obras de intervenção na região do bairro Parque Alvorada, para evitar alagamento da Avenida Guaicurus.

Os trabalhos estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que recebeu a incumbência do prefeito Marçal Filho e, imediatamente, mobilizou as esquipes para acabar com o problema.

“Sempre quando há forte chuva, a enxurrada do bairro Parque Alvorada tem vazão para a avenida Guaicurus, de acesso à Cidade Universitária e aeroporto”, explica Luiz Roberto Martins, o Beto, titular da Semsur. “O problema se agravou quando há alguns anos ocorreu o recapeamento na via, deixando o asfalto sem desnível”, completa.

Moradora Ivone Pedroso diz que foram 22 anos de sofrimento, entrava e saía prefeito e Marçal trouxe solução para o alagamento (Foto: A.Frota)

O secretário detalha a situação vivida pelos moradores. “É um problema antigo que chega a alagar casas nas imediações do início da Guaicurus, mas por determinação do prefeito Marçal Filho iniciamos um trabalho de vistoria e tomamos medidas que vão evitar que os problemas voltem a acontecer”, enfatiza. “Com isso, iniciamos a construção de uma boca-de-dragão na rua Afonso Pena e, paralelamente, fizemos reparos nos níveis dos bueiros nas imediações do atacado Leve Max”, completa o secretário.

Uma outra boca-de-dragão será construída na rua Monte Alegre, entre as ruas Afonso Pena e Menote Marques de Matos. As intervenções têm como proposta melhorar a captação e drenagem de água de chuva, evitando que a enxurrada desça para a Guaicurus e invada moradias do bairro jardim Flórida.

Marçal Filho tem acompanhado as obras de perto e no dia seguinte, após tomar posse como prefeito, em 1º de janeiro, esteve com o secretário Beto para vistoriar o local.

“A cidade está cheia de problemas e aos poucos vamos corrigir essas falhas estruturais que estão espalhados pela região central e bairros”, avisa o prefeito. “Algumas ações podem ser feitas pela própria prefeitura, com recursos próprios, enquanto outras, como asfalto, demanda de apoio federal, mas iremos atrás de verba para buscar uma solução a esses problemas”, conclui o prefeito, ressaltando que seguirá firme com o compromisso de prometer pouco e fazer muito por Dourados. 

Teresinha Silva é uma das moradoras que teve a casa invadida pela enxurrada na véspera de Natal. Ela conta que o problema é antigo e que se sentiu aliviada quando Marçal Filho esteve no dia 2 de janeiro no local para determinar ao secretário Beto uma solução para evitar novos alagamentos. A casa dela fica de frente para a Guaicurus, bem na divisa com o bairro Jardim Flórida, onde moradias vizinhas também são tomadas pela água.

Outra moradora que comemorou o início das obras foi Ivone Pedroso. Ela reside na rua Monte Alegre e conta que a mãe teve que mudar, pois não aguentava mais ver a rua e a casa tomada pela enxurrada quando há forte chuva. “Foram 22 anos sofrendo. Entrava prefeito, saía prefeito e quem veio resolver o problema foi Marçal Filho. É somente gratidão”, declarou aliviada.

Fonte: Assecom

Hoje é o Dia Nacional do Farmacêutico

Nesta segunda-feira (20), é celebrado o Dia Nacional do Farmacêutico , a data destaca o importante papel destes profissionais e, este ano, traz como tema da campanha “Farmacêuticos são essenciais e merecem nosso reconhecimento”.

Apesar de ainda ser pouco conhecido entre a população em geral, busca valorizar essa profissão que é muito importante no nosso sistema de saúde, público e privado.

A atuação desse profissional é muito ampla, abrangendo diversas especialidades. Entretanto, a maioria das pessoas entendem por farmacêutico, aquele profissional que está presente na farmácia apenas distribuindo os remédios.

Essa ideia se deve ao fato de que parte da população ainda não compreende todas as dimensões que envolve o papel desempenhado por eles.

A procura por tratamento das doenças sempre foi algo que circundou a humanidade. A expectativa de vida era muito baixa nos tempos mais antigos, e os registros de épocas, como a Idade Média, eram surpreendentemente assustadores.

Assim como a maioria das profissões, os farmacêuticos também precisavam de um dia que trouxesse o reconhecimento à sua atuação. O dia 20 de janeiro foi escolhido em 1916 pela fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Sendo reconhecida oficialmente em 2007 pela Resolução nº 460, do Conselho Federal de Farmácia.

Redação