quinta-feira, 3 de julho de 2025

Com 51 dias de gestão, Prefeitura de Dourados inicia obra de R$ 7,5 milhões

Ao completar apenas 51 dias de governo, o prefeito Marçal Filho assinou nesta quinta-feira (20) e deu início às obras de duplicação do trecho final da rua Azis Rasselém, ao lado do Parque Antenor Martins.

Serão investidos R$ 7,5 milhões no projeto que simboliza um marco: é a primeira vez na história que uma obra desse porte é iniciada pela Prefeitura de Dourados antes de completado dois meses de governo.

O prefeito destaca os benefícios que os investimentos vão proporcionar na mobilidade urbana não apenas para os moradores daquela região, mas para todos que residem ou passam por Dourados.

O prefeito anunciou a obra em live nas suas redes sociais. “Bom dia, bom dia, bom dia, gente! Bom dia nesse calor imenso que tá fazendo aqui em Dourados”, começou

. “Hoje é quinta-feira e estamos iniciando uma grande obra, uma obra que vai ligar o Aeroporto de Dourados à BR-463, nas proximidades do Hospital Regional, passando pelo Parque Antenor Martins, Parque do Largo, toda essa região da via parque”, completou.

Marçal Filho celebrou os investimentos logo no começo do mandato e lembrou que há muito tempo a prefeitura não investe em obras de mobilidade urbana. “É uma grande obra que estamos começando hoje”, ressaltou. “Essa obra, se Deus quiser, logo estará concluída, beneficiando toda nossa população”, continuou.

“É um momento muito feliz para mim, porque hoje eu estou completando 51 dias de mandato e estamos investindo em projetos que vão proporcionar qualidade de vida, comodidade, mobilidade para as pessoas”, concluiu.

O secretário municipal de Obras, Jorge de Lúcia, destaca a importância do projeto. “Eu enxergo esse trecho como de suma importância para a cidade neste momento, porque ele está unido à Via Parque do Água Boa, e nós estamos terminando de concluir”, enfatizou.

“Então, dá para admitir que esse trecho faz parte de um projeto mais amplo, inserido dentro de um contexto pragmático e evolutivo para a mobilidade da nossa cidade”, argumentou. “O município vai contar com essa via expressa, que parte do aeroporto, cruza toda a cidade e chega até a BR-463, na saída para Ponta Porã”, completou.

Ele lembrou que a via duplicada desde o aeroporto até a proximidade do Hospital Regional será importante para o atendimento em saúde.  “Se você analisar, a via passa pelo Hospital de Amor, que está sendo construído e será inaugurado no segundo semestre, dá acesso ao Hospital Universitário da UFGD e ao Hospital Regional que o governo do Estado vai inaugurar nas próximas semanas”, completou.

“O mapa mostra a Avenida Expressa, que vai ajudar a desafogar o trânsito tanto para quem entra quanto para quem sai da cidade”, finalizou Jorge de Lúcia.

PRIMEIRA OBRA

A ordem de serviço assinada hoje é a maior obra nesse início de gestão, mas não é a primeira. Com apenas uma semana de governo, o prefeito Marçal Filho determinou o início de uma obra esperada há mais de 20 pelas famílias que residem no início da Avenida Guaicurus e que sofrem com problemas de alagamento pelas águas das chuvas.

Os trabalhos estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que recebeu a incumbência do prefeito Marçal Filho e, imediatamente, mobilizou as esquipes para acabar com o problema.

As obras deverão ser finalizadas em breve, acabando definitivamente com o problema. “Sempre quando há forte chuva, a enxurrada do bairro Parque Alvorada tem vazão para a avenida Guaicurus, de acesso à Cidade Universitária e aeroporto”, explica Luiz Roberto Martins, o Beto, titular da Semsur.

“O problema se agravou quando há alguns anos ocorreu o recapeamento na via, deixando o asfalto sem desnível”, completa. “É um problema antigo que chega a alagar casas nas imediações do início da Guaicurus, mas por determinação do prefeito Marçal Filho iniciamos um trabalho de vistoria e tomamos medidas que vão evitar que os problemas voltem a acontecer”, finalizou.

Fonte: Assecom

Câmara e Prefeitura reforçam proteção à mulher diante de 238 casos de violência doméstica

Diante do alarmante número de 238 casos de violência doméstica e de um feminicídio registrados apenas nos primeiros meses de 2025, a cidade de Dourados intensificará as ações de conscientização e fortalecimento da rede de enfrentamento durante o Mês da Mulher.

A estratégia foi definida na última quarta-feira (18) durante reunião na Câmara de Vereadores, onde representantes do Legislativo e da Prefeitura discutiram medidas para ampliar a proteção e o apoio às vítimas de violência.

Participaram do encontro a presidente do Legislativo, vereadora Liandra Brambilla (PSDB), o vice-presidente Inspetor Cabral (PSD), e a vereadora Karla Gomes (Podemos), procuradora da Mulher na Câmara. Pela Prefeitura, estiveram presentes a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Carolina Prates, e o coordenador de Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Carlos Calado.

A presidente Liandra Brambilla enfatizou a necessidade de levar informação para os bairros e distritos do município, garantindo que mulheres em situação de vulnerabilidade conheçam seus direitos e os mecanismos de proteção previstos na Lei Maria da Penha.

“A violência doméstica não se resume à agressão física. Ela também é psicológica, patrimonial, sexual e moral. Muitas mulheres sofrem caladas por desconhecerem que estão sendo vítimas”, revelou Liandra.

A parlamentar também destacou que Dourados apresenta o mais alto índice de feminicídio no interior do Estado no período de 2015 a 2025. “Nos últimos 10 anos, foram 31 feminicídios registrados no município e mais de 15 mil ocorrências de violência doméstica. Somente em 2025, já são 238 casos de agressão. Isso é inaceitável. Precisamos agir com urgência para proteger nossas mulheres e evitar que mais vidas sejam perdidas”, alertou.

Liandra também mencionou recentes casos de feminicídio no Estado, como o brutal assassinato de Juliana Dominguez, morta a golpes de foice em Dourados; Vanessa Ricarte, esfaqueada pelo ex-noivo em Campo Grande; e Karina Corin, de 29 anos, assassinada em Caarapó. “Como mulher, fico estarrecida com tanta violência e tanto sangue derramado. Precisamos reforçar os mecanismos de proteção e garantir que as vítimas possam recomeçar suas vidas longe de seus agressores”, afirmou.

A vereadora Karla Gomes (Podemos) destacou o papel da Procuradoria da Mulher e da Sala Rosa na Câmara, serviços que oferecem atendimento e orientação às vítimas. “Nosso objetivo é ampliar os atendimentos e reforçar as campanhas de conscientização, garantindo que nenhuma mulher fique sem apoio. Vamos atuar em parceria com a Prefeitura para fortalecer essa rede de proteção”, disse.

Ana Carolina Prates, coordenadora da Mulher, ressaltou que diversos setores da administração municipal estarão envolvidos na programação do Mês da Mulher. “A mobilização envolverá órgãos públicos e entidades da sociedade civil para ampliar os serviços e melhorar os atendimentos, principalmente na área de saúde da mulher”, explicou.

Luiz Carlos Calado, coordenador de Direitos Humanos e Cidadania, adiantou que a Prefeitura está finalizando a elaboração da programação oficial e que em breve anunciará as ações que serão realizadas em parceria com a Câmara Municipal. “O combate à violência contra a mulher é uma responsabilidade coletiva, e nosso papel é garantir que as vítimas tenham amparo, segurança e acesso à justiça”, concluiu.

A programação do Mês da Mulher incluirá palestras, campanhas educativas e atendimentos especializados para mulheres em situação de violência, reforçando o compromisso do poder público com a segurança e dignidade das douradenses.

Fonte: Assessoria CMD

Desfile de corpos em Gaza é abominável, diz chefe de direitos humanos da ONU

O chefe de direitos humanos das Nações Unidas disse nesta quinta-feira, 20, que a exibição dos corpos de reféns em Gaza é abominável e contraria a lei internacional.7

O Hamas entregou os corpos de quatro reféns à Cruz Vermelha na quinta-feira. Os caixões foram colocados em um palco, com militantes armados do Hamas em uniformes pretos e camuflados cercando a área.

Os corpos do bebê israelense Kfir Bibas e de seu irmão Ariel, de 4 anos, os dois prisioneiros mais jovens levados pelo Hamas no ataque de 7 de outubro de 2023, foram transportados para Israel.

Os corpos da mãe das crianças, Shiri Bibas, e de um quarto refém, Oded Lifschitz, também foram entregues, segundo o acordo de cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas no enclave palestino, firmado no mês passado.

“De acordo com a lei internacional, qualquer entrega dos restos mortais de um falecido deve estar em conformidade com a proibição de tratamento cruel, desumano ou degradante, garantindo o respeito pela dignidade do falecido e de suas famílias”, disse o chefe de direitos da ONU, Volker Turk, em um comunicado.

Durante a entrega, um militante ficou ao lado de um pôster de um homem em pé sobre caixões envoltos em bandeiras israelenses. O cartaz dizia: “O retorno da guerra = o retorno de seus prisioneiros em caixões”.

Na quarta-feira, a Cruz Vermelha pediu privacidade e dignidade para os mortos.

“Devemos ser claros: qualquer tratamento degradante durante as operações de libertação é inaceitável”, disse o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em um comunicado.

As libertações de reféns dirigidas pelo Hamas desde o cessar-fogo de 19 de janeiro têm sido caracterizadas por grandes cerimônias públicas em meio às ruínas de Gaza e têm sido alvo de críticas crescentes, inclusive das Nações Unidas.

Fonte: Portal Terra

Ishy prestigia formatura do Projeto Mulheres Mil em parceria com o IFMS

O vereador Elias Ishy (PT), participou da solenidade de certificação das concluintes do FIC (Curso de Formação Inicial e Continuada) em Assistente Administrativo do IFMS (Instituto Federal do MS/Campus Dourados), realizada na noite desta quarta-feira (20), na Câmara Municipal.

O evento contou com a presença da Dra. Elaine Borges Monteiro Cassiano, reitora do IFMS e do diretor do Campus Dourados, Ricardo Augusto Lins. Ao todo foram certificadas 26 mulheres, bolsistas do curso de qualificação profissional de formação inicial e continuada, com carga horária de 160 horas.

O Programa Mulheres Mil foi instituído pela Portaria MEC nº 725 de 13 de abril de 2023, cuja finalidade de unir a educação ao trabalho, abrangendo a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais, a elevação da escolaridade e a inclusão e permanência no mercado de trabalho.

Tem como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida. As alunas fazem jus à Bolsa-Formação onde é dado auxílio de transporte e de alimentação, a partir do início do curso, e deve ser custeada diretamente pela instituição ofertante.

Para o diretor Ricardo Augusto Lins, a formatura das alunas do Projeto Mulheres Mil é um marco para o IFMS em Dourados.

“Esse programa proporciona formação de qualidade para mulheres empoderadas do nosso município. Parabenizo todas as mulheres que concluíram o curso”, disse. “Agradecemos a todos os professores, técnicos administrativos e às famílias, sem eles não seria possível esse momento”, completou Lins.

O vereador Elias Ishy destaca a inclusão social priorizada pelo IFMS, considerando que o Projeto em parceria com o Instituto atende mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social e econômica.

“É uma honra participar de um evento tão importante que consolida todo um trabalho social desenvolvido pelo IFMS, onde tive o privilégio de reencontrar a reitora Elaine Borges, que tem desenvolvido uma excelente gestão”, enfatizou o vereador.

Fonte: Assessoria

Prefeito Marçal recebe irmãos campeões de jiu-jitsu

Os irmãos Antônio e Cecília Akatsuka Walevein, dois dos principais atletas de jiu-jitsu do Brasil em suas categorias, foram recebidos pelo prefeito de Dourados, Marçal Filho, na manhã desta quarta-feira e narraram um pouco da trajetória de sucesso nas competições estaduais e nacionais, onde ambos acumulam mais de 100 medalhas nos mais diferentes campeonatos.

“O Antônio está na categoria 7 a 8 anos, para atletas com até 24 quilos, e a Cecília na categoria 11 a 12 anos, para atletas com até 44 quilos, mas ultimamente estamos priorizando os torneios nacionais que reúnem os melhores competidores”, explicou Michelle Akatsuka Walevein, mãe dos jovens campeões.

Ambos são treinados pelo pai Fernando Walevein Filho, que também é atleta de jiu-jitsu e estiveram no gabinete do prefeito para apresentar a medalha de campeão que Antônio conquistou no final de semana em São Paulo no maior evento de grappling do Brasil, realizado pelo Abu Dhabi Combat Club (ADCC) e que promove o ADCC Open no Brasil.

“O Antônio conquistou o título lutando uma categoria acima da dele, ou seja, disputou a competição de grappling, onde os atletas lutam sem quimono, enfrentando um lutador da categoria 9 a 10 anos”, revela orgulhoso o pai e treinador Fernando Walevein.

Além de conquistar o título na categoria acima, Antônio Akatsuka Walevein também foi vice-campeão na categoria dele e ainda levou um terceiro lugar.

“Ele está competindo há pouco mais de 4 anos e já conquistou mais de 40 medalhas, enquanto a Cecília compete a mais tempo e já é reconhecida como uma das grandes atletas do jiu-jitsu em sua categoria”, explica a mãe Michelle Akatsuka Walevein, que aponta como principal barreira na trajetória dos atletas a falta de patrocínio para participar de mais competições nacionais e no exterior, onde a troca de experiência seria importante na formação dos campeões douradenses.

O prefeito Marçal Filho conversou com os jovens atletas, posou para fotografia e ficou impressionado com a quantidade de medalhas conquistadas por Antônio e Cecília.

“Ficou encantado em saber que nossa cidade tem campeões tão jovens, que tão bem representam Dourados no cenário nacional e parabenizo os pais pela dedicação e condução da carreira dessas crianças que, certamente, chegarão ao profissional e vão orgulhar ainda mais nossa cidade com suas conquistas”, finalizou o prefeito.

O ADCC Open proporciona aos atletas brasileiros mais oportunidades para competir submetidos às regras do maior evento de grappling do mundo. A competição onde o Antônio foi campeão reuniu os melhores atletas do país e também de toda a América do Sul.

O Abu Dhabi Combat Club é a maior organização de luta livre do mundo. A competição de grappling reúne os melhores lutadores de jiu-jitsu, wrestling e outras modalidades de luta para competir sob o conjunto de regras exclusivas do ADCC. O evento é reconhecido como a competição mais prestigiada de grappling no mundo.

Fonte: Assecom

Projeto Educação em Cores realizará visita técnica em Rio Brilhante

No dia 24 de fevereiro, a equipe do projeto Educação em Cores estará em Rio Brilhante para dar mais um passo importante na concretização dessa iniciativa cultural.

A visita técnica terá como objetivo avaliar os espaços disponíveis na escola que receberá um dos oito murais artísticos previstos no projeto, além de alinhar detalhes com a comunidade escolar.

Durante a visita, serão discutidos os temas que serão abordados nas artes murais/graffiti, garantindo que a obra reflita a identidade e os valores da comunidade local. Professores, alunos e equipe pedagógica participarão do diálogo, contribuindo com ideias e expectativas para a criação do mural.

Roda de conversas nas escolas

O Educação em Cores não se limitará à pintura dos murais; o projeto promoverá também rodas de conversa e debates sobre temas sociais relevantes, como sustentabilidade, diversidade cultural e a valorização da identidade regional. Essas atividades terão como intuito estimular a reflexão e o protagonismo dos estudantes, tornando a arte uma ferramenta de transformação e aprendizado.

Próximos Passos

Com a visita técnica em Rio Brilhante concluída, a equipe do projeto seguirá para outras cidades da Grande Dourados, como Itaporã, Deodápolis, Maracaju e Caarapó, para dar continuidade às próximas etapas do projeto. As pinturas dos murais acontecerão entre os meses de março e junho, com a finalização prevista para julho de 2024.

Sobre o projeto

O projeto é idealizado pela artista Maria Carolina Ferreira de Sousa também conhecida como Damata, chega a oito municípios da Grande Dourados para levar arte, conhecimento e debate sobre temas essenciais da atualidade. Os murais abordarão temáticas relevantes como sustentabilidade e meio ambiente, diversidade e igualdade de gênero, cultura sul-mato-grossense e a relação Brasil-Paraguai, além da valorização da arte urbana e do embelezamento dos espaços escolares.

O projeto Educação em Cores é realizado por meio do Edital nº 11 – FCMS – Lei Paulo Gustavo e buscará democratizar o acesso à arte urbana, transformando os espaços escolares em verdadeiras galerias a céu aberto.

Assessoria