sexta-feira, 9 de maio de 2025

Caxias do Sul vence o DAC e avança na Copa do Brasil

O Caxias superou o calor, o campo pesado e a longa viagem até o Mato Grosso do Sul para avançar na Copa do Brasil.

O time grená venceu, por 2 a 0, na tarde desta quarta-feira (26), o Dourados (DAC), no Douradão e faturou mais R$ 1 milhão.

Os dois gols foram marcado pelo meia Tomas Bastos.

Com a classificação, o time grená disputa a partida única da segunda fase no Estádio Centenário diante do Águia de Marabá-PA ou Fluminense, que jogam ainda nesta quarta-feira, às 19h30min. No sábado, às 21h30min, o Caxias encara o Inter, no jogo de volta da semifinal do Gauchão.

Os dois gols foram marcado pelo meia Tomas Bastos

Fonte:  Pioneiro

Prefeitura de Dourados segue revitalizando Hospital da Vida

O Hospital da Vida, principal referência em urgência e emergência de Dourados e região, está passando por uma revitalização para oferecer mais conforto e qualidade no atendimento à população.

Entre as melhorias, estão a troca das cadeiras na recepção, a pintura interna e externa do prédio e um treinamento especial para humanização no atendimento aos pacientes. Na manhã desta quarta-feira (26) o prefeito Marçal Filho acompanhou os trabalhos de revitalização. “Ainda não completamos dois meses de governo e já estamos levando mais conforto aos pacientes do Hospital da Vida e de outras unidades de saúde da nossa cidade”, enfatizou.

O prefeito conversou com pacientes e ouviu reivindicações de funcionários que apontaram melhorias a serem realizadas no Hospital da Vida, tanto estrutural como de aprimoramento para garantir otimização de condições de trabalho.

“A situação financeira da prefeitura segue muito delicada, temos consciência que precisamos melhorar muito nossa infraestrutura de saúde para garantir um melhor atendimento à população e não estamos medindo esforços para superar as dificuldades e proporcionar serviços de saúde que o cidadão merece receber da prefeitura”, completou.

No Hospital da Vida, a revitalização inclui novos assentos na recepção, substituindo as antigas cadeiras por opções mais confortáveis e ergonômicas, visando oferecer mais comodidade para pacientes e acompanhantes. Além disso, a unidade está recebendo pintura nova, tornando o ambiente mais acolhedor.

“O mais importante é que o atendimento ao público também melhorou consideravelmente, dentro da determinação que fizemos para que as pessoas sejam bem acolhidas quando procurar qualquer unidade de saúde”, destacou Marçal Filho.

Serviço de revitalização começou pela recepção da ortopedia que ganhou pintura, planta de ornamentação e substituição de cadeiras

Além das melhorias na estrutura, os profissionais de linha de frente do hospital estão participando de um treinamento de atendimento humanizado. A capacitação tem como objetivo melhorar a comunicação, empatia e qualidade do serviço prestado a quem busca atendimento na unidade.

A coordenadora administrativa do Hospital da Vida, Claudia Raquel Machado Ayala, explica que a pintura iniciou pela recepção do setor de ortopedia, local onde ganhou as novas cadeiras, bem como planta ornamental. Em seguida os serviços avançarão para a recepção de visitantes e para a fachada do hospital.

“A proposta é a de termos um espaço mais acolhedor. Também estamos estruturando o atendimento, com curso para nossos funcionários”, acrescentou, argumentando que todo o processo de comunicação interna e externa, de informação de pacientes para acompanhantes está sendo aprimorado, sempre prezando pelo bem-estar das pessoas que utilizam a unidade.

A revitalização faz parte de um conjunto de ações voltadas para aprimorar a infraestrutura hospitalar e garantir mais dignidade aos pacientes e trabalhadores da saúde. A expectativa é que as melhorias tragam mais eficiência no acolhimento e um ambiente mais adequado para todos que necessitam dos serviços do Hospital da Vida.

Fonte: Assecom

 

Marçal anuncia que Dourados vai sediar Estadual de Bandas e Fanfarras

A cidade de Dourados será palco do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul, que acontecerá em agosto de 2025. O evento que acontecerá no segundo semestre reunirá grupos de diversas cidades do estado e será marcado por apresentações técnicas, criatividade e muita emoção. O prefeito Marçal Filho comemorou.

“É uma nostalgia. Quem mora há algum tempo na cidade recorda o quanto sempre foi um evento que movimentava famílias e agora estamos tendo a oportunidade de ser sede novamente”, disse com entusiasmo.

A Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul (Febafams) lançou nesta quarta-feira (26), o calendário oficial de eventos para este ano. A cerimônia ocorreu no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande, e o destaque fica para o campeonato sul-mato-grossense que será realizado em Dourados, e o Concurso Brasileiro de Bandas e Fanfarras, previsto para Campo Grande. O Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras não terá nenhum custo para a Prefeitura de Dourados.

A secretária municipal de Cultura, Gisella Silva Melo Dourado, representou o prefeito na solenidade e confirmou a inclusão do município no calendário oficial da Federação de Bandas e Fanfarras.

“Essa é uma conquista importante para Dourados em tão pouco tempo do governo Marçal Filho e comprova que os agentes culturais estaduais estão voltando a confiar no potencial da nossa cidade para sediar grandes eventos”, ressaltou a secretária. 

Organizado pela Febafams, o campeonato faz parte de um calendário repleto de atividades, que no decorrer deste ano proporcionará a 13 municípios sediar eventos de bandas e fanfarras, totalizando cerca de 180 apresentações gratuitas.  O governo estadual é parceiro e garantiu R$ 350 mil para apoiar a iniciativa.

Além do impacto cultural, o campeonato tem um papel fundamental na formação de jovens músicos, incentivando a disciplina, o trabalho em equipe e o desenvolvimento artístico. O presidente da Federação de Bandas e Fanfarras de MS, Fábio Costa, esteve reunido no início da semana com o prefeito Marçal Filho e a secretária Gisella Silva Melo, para tratar sobre os preparativos do campeonato estadual em Dourados.

Ele explicou ao prefeito que o campeonato estadual movimenta vários ônibus para transportar cerca 1.800 integrantes que participam das atividades. “Sozinha a federação não consegue realizar evento de grande porte como esse e agradeço a prefeitura de Dourados e o Governo do Estado por esse apoio. É uma honra poder trazer novamente o campeonato estadual para Dourados”, afirmou Fábio Costa.

Marçal Filho comentou que será um prazer acolher todas as delegações de fanfarras e que dará o suporte necessário para a realização do evento. Ele ainda destacou que a cultura é uma das prioridades do mandato e que planeja junto de suas equipes um calendário para que o município sempre tenha eventos para a população.

Fonte: Assessoria

Liandra propõe desconto no IPTU para famílias com membros no espectro autista

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (24), a vereadora Liandra da Saúde (PSDB), apresentou uma importante indicação ao prefeito Marçal Filho (PSDB), propondo que seja concedido desconto no IPTU para famílias que possuem membros diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Embora algumas pessoas com transtorno do espectro autista possam viver de forma independente, outras têm graves incapacidades e necessitam de cuidados e apoio ao longo de toda a vida.  A iniciativa tem como objetivo aliviar a carga financeira dessas famílias, garantindo um incentivo que possa contribuir para os custos com tratamentos, terapias e demais necessidades especiais.

Segundo a vereadora, muitas famílias enfrentam desafios diários para proporcionar uma qualidade de vida adequada às pessoas com autismo, e o poder público precisa criar mecanismos para apoiá-las.

“Sabemos que os tratamentos para pessoas com TEA são contínuos e, muitas vezes, de alto custo. Esse desconto no IPTU é uma forma de reconhecimento e apoio às famílias que dedicam todos os dias ao bem-estar de seus filhos autistas”, destacou Liandra.

Fonte: Assessoria

Ishy visita secretária de Cultura e defende política municipal de cultura

O vereador Elias Ishy (PT) esteve na Secretaria de Cultura, na sexta-feira (21) para conhecer os projetos desenvolvidos pela pasta e levar as demandas relativas ao mandato. Ele foi recebido pela secretária Gisella Silva Melo Dourado, que apresentou os principais projetos em andamento, agenda de eventos programados para os próximos meses e os desafios enfrentados neste início de gestão.

No encontro, o vereador destacou a necessidade de maior investimento na política cultural do município, a valorização de artistas locais e ressaltou ações do mandato para o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura.

Também reforçou a importância de projetos culturais em bairros periféricos, entre eles, o incentivo à cultura hip hop como forma de inclusão social. “Estamos colocando o nosso mandato à disposição, para que tenhamos uma política cultural à altura da nossa cidade, envolvendo todos os segmentos do município”, afirmou Ishy, autor da lei que cria a Semana do Hip Hop.

Ishy também abordou sobre o Teatro Municipal, que ainda depende de melhorias para o pleno funcionamento. Segundo a secretária, o local passou por algumas reformas, entre elas, no palco de apresentações. Porém segue interditado. “Vamos acompanhar a aplicação dos recursos existentes, para que a retomada dos eventos no teatro, aconteça o mais rápido possível”, afirmou Gisella.

O vereador destacou ainda a participação das entidades de ensino na agenda de eventos e programações culturais. “Dourados conta com o Instituto Federal e quatro universidades, entre públicas e particulares, colocando a cidade como um centro cultural para todo o Estado. Quero colocar o mandato à disposição, para buscar recursos federais, estaduais, municipais, para fomentar com a comunidade cultural do município uma política cultural bem ativa”, reforçou.

Fonte: Assessoria

Carnaval em Campo Grande terá blocos e desfile das Escolas de Samba

O carnaval em Campo Grande começa oficialmente a partir desta sexta-feira (28) com muita folia nos blocos de rua e também no desfile das Escolas de Samba. Já no início da noite sairá o Bloco Reggae na Esplanada Ferroviária, em frente ao Monumento Maria Fumaça.

Também na Esplanada Ferroviária e também no início da noite, quem sai é o bloco Farofolia, que ficará na rua Doutor Temistocles, enquanto o bloco Só Love estará na rua General Melo. Já o bloco Nada Sobre Nós Sem Nós vai ficar na Arena do Horto Florestal.

No sábado (1º) é a vez do bloco Cardão Valu, junto ao bloco Reggae, tomar a Esplanada Ferroviária a partir das 15h, enquanto o bloco IPA Lê Lê estará na Eden Beer, na Avenida Mato Grosso.

No domingo (2), a partir das 14h, os foliões poderão seguir o bloco Capivara Blasé, na Esplanada Ferroviária, que também sai na segunda-feira (3) a partir das 14h, no mesmo local. Também na segunda, o IPA Lê Lê sai à tarde na Eden Beer.

A folia continua com o ‘enterro dos ossos’ no sábado (8), a partir das 17h, com o bloco Forrozeiros MS na Esplanada Ferroviária, bem próximo dos blocos Eita na Praça Maria Fumaça e o Quebra-Ossos na rua General Melo.

O presidente do ABC (Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande), Vitor Samudio, disse que o papel do Governo do Estado tem sido fundamental para garantir a estrutura e todo o acontecimento do carnaval de rua de Campo Grande. “O Governo do Estado hoje é o grande parceiro do movimento dos blocos de rua de Campo Grande”.

Desfile das escolas de samba

Já na terça-feira (4), também a partir das 20h na Praça do Papa, a segunda noite de desfiles contará com as escolas Unidos do Cruzeiro, Deixa Falar e Cinderela Tradição do José Abrão.

O presidente da Liga das Escolas de Samba de Campo Grande, a Lienca, Alan Catharinelli, afirmou que o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul para a realização do desfile é fundamental para o preparo das fantasias, alegorias e contratações.

“É muito importante este aporte financeiro para que a Liga e as Escolas de Samba possam preparar as suas fantasias, as suas alegorias, ter a mão-de-obra, pagar a prestação de serviços que são contratados durante o período carnavalesco para a execução do projeto do desfile das Escolas de Samba. Este recurso vem tanto para a liga quanto para as escolas para fomentar a nossa economia, faz nascer um sonho para que todas as escolas possam levar alegria para os seus foliões, com muita paz, harmonia e saúde, que é isso que a gente pretende fazer”.

Fonte: Portal do MS