segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Lia Nogueira garante ar-condicionado em todas as salas de escola indígena de Dourados

A Escola Municipal Indígena Araporã, localizada na Aldeia Bororó, em Dourados, deu um passo importante na melhoria da infraestrutura escolar. A unidade passou a contar com 13 aparelhos de ar-condicionado, sendo 12 instalados nas salas de aula e um na cozinha, após a destinação de uma emenda parlamentar de R$50 mil feita pela deputada estadual Lia Nogueira (PSDB).

Além dos equipamentos de climatização, o recurso também permitiu a aquisição de uma impressora multifuncional. Com a climatização, todas as salas de aula da unidade, que atende mais de 600 alunos, agora oferecem um ambiente mais confortável e adequado para as atividades pedagógicas ao longo do ano letivo.

A medida tem impacto direto na rotina de alunos e professores. De acordo com a parlamentar, com a climatização, o ambiente de ensino se torna mais confortável e adequado para as atividades pedagógicas ao longo do ano letivo.

A deputada afirmou ainda que mantém uma ligação antiga com a comunidade indígena da região, iniciada ainda durante sua atuação como jornalista em rádio e televisão.

“Hoje, posso contribuir de forma mais concreta, ouvindo de perto o que é necessário e ajudando a viabilizar melhorias com responsabilidade”, declarou.

Deputada estadual Lia Nogueira (Foto: Divulgação)

A deputada reforça a importância de garantir uma estrutura adequada ao processo de ensino e aprendizagem. “Essa escola tem um papel fundamental dentro da aldeia. A educação precisa de investimentos práticos, que gerem impacto direto na vida das pessoas. Foi isso que buscamos fazer aqui”, completou.

Além da Escola Araporã, Lia Nogueira também tem atuado para fortalecer outras estruturas importantes dentro da Reserva Indígena de Dourados. Recentemente, a parlamentar fez a entrega de equipamentos essenciais para o Hospital Porta da Esperança, ligado à Missão Caiuá. O material inclui máquinas de lavar e uma secadora, que agora ajudam no processo de higienização e esterilização das roupas utilizadas diariamente na unidade de saúde.

“Essas ações mostram que nosso trabalho vai além das palavras. Estamos presentes, ouvindo, entendendo as necessidades e agindo para garantir dignidade e respeito às comunidades indígenas”, destacou a deputada.

Fonte: Assessoria

Equipe se pronuncia após estado de saúde do apresentador Faustão preocupar fãs

Faustão segue internado em recuperação após realizar dois transplantes na última semana. Em nota divulgada à imprensa, a assessoria confirmou que o apresentador foi extubado neste sábado (09). A informação foi revelada em primeira mão pelo colunista Flávio Ricco.

Também de acordo com o jornalista, Faustão se recupera muito bem e as expectativas sobre o quadro são boas. Os filhos do ex-global passaram o domingo (10) no hospital ao lado do pai, em comemoração ao Dia dos Pais. A esposa, Luciana Cardoso, não esteve presente por conta de uma gripe.

Faustão está internado há quase três meses em decorrência de uma infecção bacteriana aguda com sepse. Desde então, ele recebe atenção especial de controle infeccioso e reabilitação clínica e nutricional.

A assessoria se manifestou sobre a saúde do apresentador horas depois de o jornalista Ricardo Feltrin afirmar que Faustão estaria “em coma, entubado e desenganado” e com “falência dos órgãos causada por uma septicemia”.

Entre os dias 7 e 8, Faustão passou por um transplante de fígado e um novo transplante de rim, que já estava programado há um ano. Não há previsão de alta.

DOIS TRANSPLANTES NOS ÚLTIMOS ANOS

Faustão passou por um transplante de coração em 2023, devido a uma insuficiência cardíaca grave. No ano seguinte, o apresentador precisou de um transplante de rim por conta do agravamento de uma insuficiência renal crônica. O problema coronário também contribuiu para este quadro.

O procedimento foi realizado com sucesso, mas o novo rim de Faustão apresentou dificuldades para funcionar. O veterano passou por uma embolização, que visa interromper o fluxo de sangue ou de linfa de um local do corpo de forma proposital, porque o órgão ainda não estava em funcionamento. No tempo em que ficou internado, o ex-global permaneceu consciente, conversava normalmente e respirava sem a ajuda de aparelhos.

Fonte: Portal MSN

Após derrota para o Santos, Cássio dispara: ‘Jogando contra 12 fica difícil’

O goleiro Cássio comentou sobre a arbitragem, após a derrota do Cruzeiro para o Santos, por 2×1, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputada no Mineirão, na noite deste domingo (10).

Quando o duelo estava empatado em 1×1, Kaio Jorge chegou a marcar o que seria o segundo gol da equipe mineira, mas o juíz Wilton Pereira Sampaio anulou, após revisão no árbitro de vídeo, por uma falta cometida pelo atacante no início do lance.

No fim da partida, Cássio conversou com a imprensa e criticou a arbitragem da partida.

“Hoje jogamos contra 12, né? O árbitro, mais o time do Santos. Com todo respeito, contra o Ceará nós jogamos mal, contra o CRB conseguimos, mas hoje, jogando contra 12, fica difícil.” disse o goleiro.

Cássio também avaliou a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio e questionou se o futebol brasileiro está apto para receber craques do nível de Neymar.

“Para mim, Wilton é um dos melhores árbitros do Brasil, mas hoje ele brincou com tudo possível.  E outra, será que a gente está preparado para termos um craque, como o Neymar, jogando no Brasil, em um alto nível? O árbitro tem medo de marcar as coisas”

Foto: Divulgação

 

Camila Jara não entra em lista de denunciados por quebra de decoro em motim na Câmara

Inicialmente acusada de agredir o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante a retomada do controle do plenário da Câmara dos Deputados, a deputada Camila Jara (PT-MS) ficou de fora da lista dos parlamentares que terão as denúncias analisadas pela Corregedoria da Casa. Ela, no entanto, pode ser reincluída na lista, assim como outros deputados, caso as imagens demonstrem agressão.

Caberá ao corregedor da Câmara, deputado Diego Coronel (PSD-BA), verificar as fotos e os vídeos da retomada do controle do plenário da Câmara, na noite de quarta-feira (6). A conclusão dos trabalhos está prevista para quarta-feira (13), e o parlamentar não descartou a possibilidade de novas denúncias, dependendo do resultado da análise.

Com base na apuração, os parlamentares acusados responderão a processo no Conselho de Ética da Câmara. As denúncias seguem um curso diferente de casos recentes. A suspensão dos mandatos dos deputados Gilvan da Federal (PL-ES) e André Janones (Avante-MG) foram encaminhadas diretamente ao Conselho de Ética por meio de representações elaboradas pela Mesa.

Empurra-empurra

Camila Jara foi acusada de empurrar Nikolas Ferreira durante uma discussão para a retomada do controle do plenário da Câmara. A assessoria da deputada nega qualquer agressão e afirma ter havido um “empurra-empurra” em que a parlamentar afastou Nikolas, que “pode ter se desequilibrado”.

Na sexta-feira (8), o PL chegou a divulgar a informação de que havia aberto uma representação contra Jara. No início da noite do mesmo dia, a Secretaria-Geral da Mesa Diretora divulgou uma nota segundo a qual todas as denúncias foram encaminhadas para a análise da Corregedoria.

A edição extraordinária do Diário Oficial da Câmara, no entanto, não publicou nenhuma representação contra Camila Jara, apenas representações de parlamentares da base aliada contra deputados oposicionistas. No total, 14 parlamentares bolsonaristas – 12 do PL, um do Novo e um do PP – foram denunciados e terão as imagens analisadas pela Corregedoria.

Manifestações

Até a tarde deste domingo (10), a parlamentar não tinha se manifestado nas redes sociais. No sábado (9), a deputada Érika Hilton (PSOL-SP) expressou apoio a Jara.

“Ao contrário do que foi primeiramente noticiado, a Mesa Diretora da Câmara não pediu o afastamento por seis meses de apenas seis deputados, mas sim, de 14”, postou. “E a deputada Camila Jara (PT), acusada, com evidências frágeis, de ter derrubado Nikolas Ferreira quando ele estava colocado logo atrás da cadeira de Hugo Motta, não foi alvo do pedido”

Fonte: Agência Brasil