segunda-feira, 25 de agosto de 2025

No STJ, Câmara de Dourados obtém mais uma vitória em ação sobre cota parlamentar

A Câmara Municipal de Dourados obteve mais uma importante vitória judicial no processo que discute a legalidade da CEAP (Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar), instituída pela Lei Municipal nº 5.123/2023.

Em decisão monocrática proferida no dia 20 de agosto pelo ministro Gurgel de Faria, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) não acolheu o agravo em recurso especial interposto pela parte adversa, mantendo, assim, o entendimento das instâncias anteriores em favor da Câmara de Dourados.

A ação popular em questão buscava a nulidade das despesas originadas pela norma municipal e a devolução dos valores recebidos pelos vereadores a título de CEAP. Contudo, até o momento, todas as decisões proferidas no curso do processo foram no sentido de reconhecer a regularidade da legislação local, afastando os pedidos formulados contra a Câmara.

O pronunciamento do STJ sinaliza, mais uma vez, a consistência jurídica da Lei nº 5.123/2023 e a legitimidade da instituição da CEAP como instrumento de apoio às atividades legislativas. O não conhecimento do recurso demonstra que a jurisprudência da Corte está consolidada em linha com a legalidade da medida adotada no município.

 “A decisão do STJ reforça algo que temos aplicado na prática, a CEAP não é benefício pessoal, é um instrumento de trabalho, indenizatório, que deve ser usado com responsabilidade, transparência e comprovação. Na Câmara de Dourados, todos os gastos precisam mostrar relação direta com a atividade parlamentar e passam por prestação de contas. Vamos seguir aperfeiçoando as regras internas e a publicidade dos dados, para garantir o controle social e a confiança do cidadão no exercício do mandato de vereador”, destacou a presidente da Câmara Municipal de Dourados, Liandra Brambila (PSDB).

Conforme a presidente, a decisão da Corte também reforça a relevância da atuação da Procuradoria Legislativa da Câmara, que vem conduzindo a defesa da instituição de forma técnica e responsável, assegurando o respeito às prerrogativas do Poder Legislativo e à autonomia administrativa garantida pela Constituição Federal. “A manutenção da validade da Cota Parlamentar pela Justiça confirma o compromisso da Câmara Municipal de Dourados com a transparência, a legalidade e a regularidade de seus atos normativos”, enfatizou Liandra.

A CEAP foi criada pela Câmara de Dourados por lei municipal em 2023 e regulamentada pela Mesa Diretora em 2024, que detalhou rotinas de solicitação, comprovação e ressarcimento de despesas. O modelo segue a lógica adotada em outros Legislativos brasileiros, na qual a cota cobre gastos típicos do mandato (como deslocamentos, serviços de comunicação e manutenção de escritório de apoio), vedados usos alheios à função pública.

Fonte: Assessoria CMD

Ishy convida Fetems para discutir falta de vagas nas escolas de Dourados

Diante da falta de vagas e da superlotação nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino, o vereador Elias Ishy (PT) esteve em Campo Grande, na semana passada, para reforçar o convite à Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) para Audiência Pública, na Câmara Municipal de Dourados, dia 16 de setembro, para discutir o problema.

Em reunião com a presidente da Fetems, Deumeires Morais, Ishy demonstrou preocupação com o uso de salas improvisadas, superlotação, designação de alunos para escolas distantes de suas residências e dificuldades enfrentadas por educadores no atendimento às crianças.

“Esses são problemas reais que precisam ser discutidos há tempos. Município e Estado são responsáveis pela educação das nossas crianças e devem planejar soluções de curto, médio e longo prazo, pois a infraestrutura atual não suporta a crescente demanda de alunos”, destacou o vereador, que também preside a Comissão de Educação do Legislativo.

Ishy, Deumeires, Ana e Natal (esquerda para direita)

Deumeires Morais ressaltou a importância do diálogo entre todos os setores da educação para reduzir os impactos da falta de vagas nas famílias. “Essas discussões são essenciais para encontrarmos, juntos, mecanismos que solucionem os principais problemas da educação”, afirmou.

Na semana passada, em reunião com o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, e membros da Comissão de Educação, foi confirmada a data da audiência pública, que contará com a participação de diversas instituições, entre elas a Secretaria de Educação do Estado, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Conselho Tutelar, o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), a Fetems, além de outros órgãos interessados.

Fonte: Assessoria

Em abertura do Campeonato Internacional de Gateball, Marçal destaca benefícios e união proporcionada pelo esporte

O prefeito de Dourados, Marçal Filho, participou na manhã de sábado (23) da abertura do 10º Campeonato Internacional de Gateball, realizado na sede campestre do Clube Nipo-Brasileiro.

O evento reúniu 99 times e 550 atletas de diferentes regiões do Brasil, além de delegações da Argentina, Paraguai, Peru e da cidade de Memuro, no Japão.

A solenidade contou com a presença do vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha; do prefeito de Memuro, Akira Teshima, acompanhado do chefe de gabinete Shuichi Azuma; do presidente do Conselho de Promoção e Desenvolvimento de Gateball e vereador Atsuhiko Kimura; e do diretor da Associação de Gateball e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Memuro, Takemitsu Suzuki. Também participaram vereadores e lideranças locais.

Durante a abertura, Marçal Filho destacou a importância do esporte como promotor de integração e qualidade de vida. Ele enalteceu o trabalho do presidente do Clube Nipo-Brasileiro, o médico cirurgião plástico Nélio Shigueru Kurimori, e agradeceu aos organizadores pela escolha de Dourados como sede do campeonato.

Competição reúne representantes de vários estados e de outros países

“É uma grande satisfação receber mais de 500 atletas em nossa cidade. A presença de todos vocês mostra a força do gateball, um esporte que une famílias, reúne amigos, promove a saúde, o bem-estar e valoriza a melhor idade. Agradeço a confiança por escolherem Dourados como palco desta competição tão especial”, afirmou o prefeito.

O vice-governador Barbosinha ressaltou a relevância da colônia nipo-brasileira para o desenvolvimento de Dourados e de Mato Grosso do Sul, além de destacar o papel do esporte na construção de laços culturais e sociais.

Já o prefeito de Memuro, Akira Teshima, emocionado, disse estar honrado em participar do evento e reforçou a amizade entre as cidades e países. “Espero que este campeonato fortaleça a memória e o espírito esportivo de todos os atletas. Esse encontro só foi possível graças ao esforço dos organizadores e à receptividade de Dourados”, declarou.

ambém participaram vereadores e lideranças locais

O organizador do evento, Jorge Kaku, lembrou que grande parte dos competidores é do estado de São Paulo, mas que Mato Grosso do Sul tem se destacado nos campeonatos nacionais e internacionais da modalidade. Esta é a segunda vez que Dourados sedia a competição — a primeira foi em 2018, durante a 5ª edição.

Além de movimentar o calendário esportivo, o evento celebra os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão e os 117 anos da imigração japonesa em território brasileiro, reforçando os laços diplomáticos e culturais entre as duas nações.

Fonte: Assecom