quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Estudantes, forças armadas e de segurança pública participam do desfile de 7 de Setembro em Campo Grande

O tradicional desfile de 7 de Setembro, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, contará com 18 organizações civis e militares ao longo da Rua 13 de Maio, no centro de Campo Grande. A cerimônia terá início às 8h45 e duração aproximada de duas horas.

O evento começa com o governador Eduardo Riedel e o chefe do Comando Militar do Oeste (CMO), general de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, em revista à tropa militar na Avenida Mato Grosso. Em seguida, as autoridades seguem para o palanque oficial, na esquina da Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio, onde será dada a autorização para abertura do desfile.

Em frente ao palanque, ocorre a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município, seguida pelo acendimento da Pira com o Fogo Simbólico da Pátria, conduzido por estudantes da rede pública e militares, e pela execução do Hino da Independência.

A abertura do desfile será feita pela Associação Cidade dos Meninos de Campo Grande, seguida pelas organizações Filhas de Jó e Ordem DeMolay. Depois, desfilam alunos das escolas estaduais cívico-militares Marçal de Souza Tupã-y e Professor Tito, e do Colégio Militar de Campo Grande.

Em seguida, integrantes do Exército e da Aeronáutica marcham a pé, seguidos pelos membros da Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil. O encerramento ocorre de forma motorizada, com a participação do Comando Militar do Oeste, das polícias Militar, Civil, Penal e Científica, e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

O público poderá acompanhar o desfile ao longo do trecho da Rua 13 de Maio, entre as ruas Antônio Maria Coelho e 15 de Novembro.

Fonte: Portal do MS

Elias Ishy homenageia alunos da Escola Menodora por projeto de preservação ambiental

m sessão solene realizada na terça-feira (26), na Câmara Municipal de Dourados, o vereador Elias Ishy (PT), entregou Moções de Congratulações aos alunos e coordenadores do projeto “Territórios que Educam”, desenvolvido pela Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo. Em 2025, o projeto foi selecionado na VI Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e representará Mato Grosso do Sul na etapa nacional, em outubro, reunindo escolas de todo País.

O projeto tem a coordenação do professor Sérgio Paulo Lima dos Santos, com o envolvimento de aproximadamente 200 estudantes que participam ativamente do planejamento, execução e avaliação das ações, fortalecendo o protagonismo juvenil, a consciência crítica e a justiça climática.

Entre as iniciativas, os estudantes implantaram um ecoponto no pátio da escola, horta escolar, compostagem em cova, tela e morro, identificação e sinalização de árvores, além de um jornal digital estudantil e produção de vídeos sobre os ODS na plataforma do Instagram, no endereço eletrônico: @eco.caminho.

Na solenidade, o vereador fez a entrega de Moções de Congratulação à diretora Aline Midori Takahara, ao professor Sérgio Paulo, ao aluno José Augusto Moraes Menezes da Costa, delegado eleito para representar o projeto na etapa nacional e à aluna Laura Caetano Dias, representando os demais estudantes.

A diretora Aline Midori Takahara, é mestra em Literatura e Práticas Culturais pela UFGD, servidora das redes estadual e municipal de ensino. O professor Sérgio Paulo Lima dos Santos é mestre em Educação e Territorialidade pela UFGD e professor da rede estadual. Já o estudante José Augusto Moraes Menezes da Costa é aluno do 9º A, no período integral.

Para Elias Ishy, a homenagem representa o compromisso da Escola Menodora com o meio ambiente, além do incentivo aos alunos na preservação do Meio Ambiente. “As ações de sustentabilidade ambiental demonstradas pela diretoria sugerem que outras iniciativas sejam aplicadas e repercutidas em outras unidades de ensino, à exemplo deste projeto”, elogiou o vereador.

Fonte: Assessoria