sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Prefeitura de Dourados abre Semana Nacional do Trânsito com foco na educação

A Prefeitura de Dourados deu início nesta quinta-feira (18) à programação da Semana Nacional do Trânsito, celebrada em todo o país entre os dias 18 e 25 de setembro. A abertura das atividades ocorreu na Escola Municipal Aurora Pedroso Camargo, no bairro Parque Alvorada, com foco especial nas crianças e na reinauguração da mini pista de trânsito.

A solenidade contou com a presença do prefeito Marçal Filho, de agentes da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), da Guarda Municipal, da Polícia Militar e do Detran-MS. O prefeito ressaltou a importância de trabalhar a conscientização desde cedo.

“A educação salva vidas e é por isso que estamos aqui junto com vocês, crianças”, enfatizou. “Muitos acidentes não ocorrem por falta de sinalização, mas sim por falha humana, por desrespeitar regras básicas como avançar o sinal vermelho”, observou. “Só a educação pode mudar a cultura, e ela começa com vocês, que podem até corrigir seus pais no dia a dia”, destacou o prefeito.

Marçal ainda elogiou a atuação da Agetran por meio da Escola de Trânsito, que desenvolve projetos e programas voltados para a cidadania, educação e formação no trânsito na cidade, com crianças e adultos. “É gratificante ver esse trabalho aqui, junto às crianças, pois sabemos que dará resultados quando elas estiverem no trânsito como pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas”, acrescentou.

A reinauguração da mini pista foi o ponto alto do evento

A presidente da OAB Dourados-Itaporã, Edna Bonelli, participou da solenidade e também enfatizou a importância da ação. Segundo ela, “aqui começa a educação no trânsito, onde se aprende a importância do respeito às leis e à sinalização. Temos direitos, mas também deveres”. Edna lembrou que a comissão de trânsito da OAB atua como parceira do município e que a educação é o caminho para reduzir o alto índice de acidentes em Dourados.

O diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral, destacou a união das forças de segurança em prol de um trânsito mais seguro e reforçou o papel das crianças. “A verdadeira mudança vem da consciência dos usuários, e vocês podem ajudar a transformar essa realidade”, afirmou.

Após os discursos, os alunos da escola Aurora Pedroso Camargo se apresentaram com atividades voltadas à educação para o trânsito. Em parceria com a Sucata Cultural, houve ações lúdicas com teatro e malabares, além da presença do mascote Januário, da Escola de Trânsito, que interagiu com as crianças.

A estrutura permite que as crianças aprendam na prática como pedestres, ciclistas e motoristas devem se comportar

A reinauguração da mini pista foi o ponto alto do evento. O espaço, localizado ao lado da quadra de esportes, oferece uma simulação real de circulação nas ruas, com semáforos, rotatórias e sinalizações horizontais e verticais. A estrutura permite que as crianças aprendam na prática como pedestres, ciclistas e motoristas devem se comportar, reforçando conceitos de respeito, responsabilidade e convivência no trânsito.

A programação da Semana Nacional do Trânsito continua nos próximos dias. Nesta sexta-feira (19), haverá panfletagem educativa sobre segurança viária no aeroporto (7h30) e na UFGD (10h). No sábado (20), a ação será realizada na Igreja Nossa Senhora de Fátima, às 19h, antes da missa.

As atividades seguem em escolas, instituições e vias públicas até o dia 27, quando será promovida a 2ª Passeata pela Vida. O evento, que também integra a campanha Setembro Amarelo, terá concentração às 8h em frente ao Shopping Avenida Center e seguirá pela Avenida Marcelino Pires até a Praça Antônio João.

Fonte: Assecom

 

OAB Dourados realiza neste sábado o programa “Comunidade em Ação”

A Comissão de Saúde da 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Dourados e Itaporã realiza neste sábado (20), das 8h às 12h, na Praça Antônio João, o programa “Comunidade em Ação”, que levará diversos serviços gratuitos às pessoas que passarem pelo local durante toda manhã.

“Essa ação é uma forma de deixar a OAB mais próxima da população e, também, de contribuir com serviços importantes tanto na área da saúde quanto do Direito”, explica a advogada Edna Bonelli, presidente da 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil.

Além da Comissão de Saúde, o “Comunidade em Ação” também contará com a participação dos advogados que fazem parte da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa; Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Comissão da Mulher Advogada; Comissão de Direito Médico e Bioética; e Comissão de Direito Sistêmico e Justiça Restaurativa.

A iniciativa se junta a tantas outras que estão sendo realizadas pela 4ª Subseção da OAB em favor da sociedade douradense. “Todas as comissões estão empenhadas em levar o máximo de serviços e informações às pessoas que passarem pela Praça Antônio João no sábado”, explica a advogada Diva Maria Valente Soares, presidente da Comissão da Saúde da 4ª Subseção da OAB Dourados e Itaporã.

Para ampliar o leque de serviços oferecidos durante o “Comunidade em Ação”, a Comissão da Saúde buscou parcerias institucionais com a Prefeitura de Dourados, Sanesul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) e gerência regional do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), além da Diocese de Dourados que cedeu o salão com internet onde será instalada uma base do INSS para atender a população e sanar dúvidas sobre os benefícios previdenciários.

“A gerência regional disponibilizou 5 servidores da Previdência Social para prestar serviços à população duante a nossa ação”, ressalta Diva Maria.

A advogada explica que os acadêmicos das Faculdades de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Assistência Social e Nutrição da Unigran terão papel fundamental no “Comunidade em Ação” neste sábado. “Eles farão aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, orientação nutricional, atividades físicas, entre outros serviços importantes para a qualidade de vida da população”, ressalta a presidente da Comissão de Saúde da OAB Dourados e Itaporã.

Diva Maria Valente Soares explica que os acadêmicos da Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) irão levar orientações jurídicas às pessoas que passarem pela praça Antônio João. “Ao mesmo tempo, os advogados das comissões que participam do Comunidade em Ação também estarão levando informações e orientações sobre as causas mais complexas do Direito”, ressalta.

Coordenada pela advogada Alair Tebar, a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa vai orientar esse público específico sobre direitos em diversas áreas.

“Vamos distribuir folhetos com os números de telefones úteis e a Secretaria Municipal de Assistência Social vai levar os participantes dos Centros de Convivência do Idoso para participar do Comunidade em Ação”, ressalta Diva Maria. “Esperamos que a população prestigie essa iniciativa que busca o fortalecimento da parceria da OAB Dourados e Itaporã com a sociedade”, finaliza a presidente da Comissão da Saúde.

Fonte: Assessoria

Jogos Abertos e Interdistrital mobilizam desportistas de Dourados

Organizados pela Prefeitura, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) os Jogos Abertos de Dourados (JADs) mobilizaram os desportistas da cidade nos primeiras rodadas de competições, tanto no voleibol quanto no futsal. Além dessas duas modalidades, os JADs terão disputas de basquete e handebol. As quatro modalidades são nas categorias masculino e feminino.

Iniciadas na segunda-feira, dia 15, as disputas de vôlei já têm duas rodadas e oito partidas realizadas. Na primeira rodada, a Escola Menodora perdeu para o Avante por 2 sets a 0, no masculino. Também no masculino, o SMB CT Pimentel fez 2 sets a 0 sobre o Presidente Vargas. No feminino, a Equipe La Liga perdeu para a UFGD (2×0) e o MUV venceu a Aquafil (2×0).

A segunda rodada teve quatro partidas. No masculino, Skill Sport fez 2 a 0 na UFGD e o Skill Dinomaster 2 a 1 no Skill Sports sub 19. Pelo feminino, Passe A Kill venceu por 2 a 0 a Serpentes do Vôlei e a Skill Black fez 2 a 1 no MUV. A competição segue na segunda-feira, dia 22, com mais três partidas, sendo duas na categoria masculino e uma na feminino.

FUTSAL

Já o futsal teve a primeira rodada realizada no dia 16, no ginásio de esportes da Unigran, e registrou três goleadas, pela categoria masculino: Mato Grosso do Sul 8 x 1 Reis Veloso, Borsói Futsal 9 x 1 IFMS e Floriana Lopes 1 X 6 UFGD. A competição segue na noite desta sexta-feira, com mais três partidas. Pela categoria feminino, Colonial x UFGD; e pelo masculino, Complexo F C x AJAX F.C. e Dourapan F C X Resenha Futsal.

INTERDISTRITAL

Além dos Jogos Abertos, a Prefeitura de Dourados, via Funed, está realizando a 22ª edição do Campeonato Interdistrital. A competição foi aberta no domingo (14), em Vila Vargas, onde o atual campeão, AAVV venceu o Santo Antonio da Picadinha pelo placar de 2 a 1.

Dois jogos fazem a segunda rodada, neste domingo (21). Na Vila Formosa, o Vila Formosa recebe o E.C. São Pedro e, no Panambi, o Veteranos recebe o E C Nacional.

Fonte: Assecom

Por que você não deve espremer espinhas e cravos

Espremer espinhas é algo tentador, principalmente quando surge aquela pontinha branca. Mas este hábito deve ser deixado de lado em qualquer circunstância. Isso porque as espinhas são repletas de bactérias e, ao espremer, o risco de infecção, marcas e cicatrizes é maior.

Também não é aconselhável espremer cravos por conta própria, pelo mesmo risco de infecção. “A unha possui bactérias e causa marcas na pele”, alerta a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBDRJ), Regina Schechtman.

Cicatrizes e manchas são mais difíceis de tratar do que a própria acne, acrescenta a dermatologista Beatriz Bottura.

O que fazer então? Produtos com agentes secativos podem acelerar a cicatrização, mas se a lesão estiver muito inflamada, o ideal é procurar um médico.

Misturas caseiras divulgadas na internet, podem queimar a pele e agravar o quadro.

Limpeza de pele é diferente de espremer espinhas

A limpeza de pele feita por um profissional qualificado é liberada pelos médicos porque utiliza técnicas apropriadas, como higienização, uso de material esterilizado, pressão controlada sobre as lesões e aplicação de antissépticos, após o procedimento.

⚠️ Nem toda acne, no entanto, deve ser extraída durante a limpeza. Lesões muito inflamadas exigem outros tratamentos prévios, alerta Bottura.

“Na limpeza de pele, profissionais treinados executam o que chamamos de cirurgia da acne ou extração dos comedões (cravos). Eles possuem a técnica adequada, responsável por evitar o acúmulo de material queratinizado (sebo) dentro dos poros. Isso reduz muito o risco de infecção”, explica Schechtman.

Mas, se o paciente não resistir e acabar espremendo uma espinha, é essencial limpar bem a região e aplicar protetor solar para não piorar o aspecto da mancha.

Espremer espinhas pode levar até à meningite?

Em casos raríssimos, espremer espinhas pode levar à meningite, porque existe a possibilidade de bactérias caírem na corrente sanguínea. Esse risco é maior em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.

“A anatomia venosa da face tem comunicação com vasos intracranianos. Infecções profundas nessa região podem, em casos excepcionais, evoluir para complicações como trombose do seio cavernoso ou disseminação intracraniana”, alerta Bottura.

Schechtman acrescenta que já atendeu diversos casos de celulite da face. “Esse problema pode ser grave e exige internação para antibiótico venoso. Há situações que podem levar a sequelas e até à morte por infecção generalizada”, explica.

Também há registros de micobacteriose na face e abscessos por estafilococos (bactéria que habita a pele).

Fonte: Portal G1

Elias Ishy solicita estudos para remoção e plantio de árvores tóxicas e não recomendadas

O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou indicação, durante sessão da Câmara de Dourados, solicitando à administração municipal a realização de estudos técnicos para a remoção de árvores não recomendadas no perímetro urbano do município, bem como a substituição do plantio arbóreo, em conformidade com as espécies previstas no Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU).

No documento, o parlamentar cita algumas espécies consideradas inadequadas para o plantio em vias públicas e até mesmo proibidas em diversos municípios, em razão de riscos relacionados à toxicidade, além de impactos ambientais e sanitários. Entre elas: Oiti (Licania tomentosa), Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides), Espirradeira (Nerium oleander), Bisnagueira (Spathodea campanulata), Mangueira (Mangifera indica), Jaqueira (Artocarpus heterophyllus), Abacateiro (Persea americana), Coqueiro (Cocos nucifera) e Monguba (Pachira aquatica).

O PDAU, instituído por meio do Decreto Municipal nº 3.045/2020, destaca que o plantio de espécies inadequadas ao espaço disponível traz prejuízos à cidade, como danos em edificações, dificuldades no trânsito de veículos, riscos aos pedestres, além de interferências na rede elétrica.

Considerando as recomendações do PDAU e tomando como referência o recente Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que institui o “Plano de Erradicação e Substituição das Leucenas”, o vereador entende ser necessário avançar na regulamentação específica acerca do plantio e da remoção dessas espécies.

“Recentemente, a prefeitura iniciou a retirada de centenas de árvores condenadas com risco de quedas. É oportuno a inclusão dessas espécies e a realização de estudos técnicos, visando estabelecer critérios que assegurem a proteção da arborização urbana, o manejo adequado e a preservação da segurança da população”, ressaltou o vereador.

O documento foi encaminhado ao prefeito Marçal Filho, com cópias ao diretor interino do IMAM, Fábio Luís da Silva, e ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Luís Roberto Martins de Araújo.

Fonte: Assessoria

Câmara aprova Moção de Aplausos ao Governo Federal pela reforma do Aeroporto de Dourados

Após mais de quatro anos de espera, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira voltou a receber voos comerciais regulares. O primeiro pouso aconteceu no último dia 8 de setembro, consolidando-se como um marco para a mobilidade e o desenvolvimento de Dourados e de toda a região.

Na Câmara Municipal de Dourados, os vereadores Franklin Schmalz e Elias Ishy, ambos do PT, apresentaram uma Moção de Aplausos ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e ao Governo Federal, em reconhecimento ao empenho na conclusão e entrega das obras de modernização do aeroporto.

Inauguradas em março deste ano com a presença do ministro, as obras somaram R$ 97 milhões em investimentos do Novo PAC para ampliação e revitalização da pista de pouso e decolagem, novo pátio de aeronaves e construção de uma nova taxiway.

Esses avanços garantiram que Dourados voltasse a receber aeronaves de maior porte e voos simultâneos, ampliando o fluxo aéreo e fortalecendo a integração da cidade com demais regiões do Brasil.

O ministro Silvio Costa Filho esteve em Dourados em março e anunciou novos investimentos de R$ 39 milhões, destinados à construção do novo terminal de passageiros, implantação da Seção Contra Incêndio (SCI), de uma Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicação e Tráfego Aéreo (EPTA) e outros serviços auxiliares, também pelo Novo PAC.

Segundo Franklin, o reconhecimento expressa a relevância estratégica do investimento. “O retorno dos voos regulares e a modernização do aeroporto são conquistas históricas para Dourados. Esse investimento federal traz desenvolvimento, fortalece a economia local e
melhora a vida da população, que passa a contar com mais segurança e alternativas de transporte”, afirmou.

Fonte: Assessoria CMD

Projeto que obriga transportadoras a marcar dia e turno de entregas é aprovado

O projeto de lei de autoria do deputado estadual Paulo Duarte (PSB) que obriga o fornecedor de bens e serviços e empresas transportadoras que realizam entregas em Mato Grosso do Sul a fixarem data e turno para a entrega dos produtos ou realização dos serviços aos consumidores foi declarado constitucional pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), nesta quarta-feira (28).

A matéria é uma atualização ao que já estava disciplinado pela Lei nº 3.903/2010, também de autoria do deputado proponente.

“Ainda hoje o consumidor ainda se depara com a livre estipulação de data, hora e turno quando se trata das transportadoras de bens, vendo-se obrigado a ter que desfazer-se ou deslocar-se de seus compromissos para receber o bem encomendado ou serviço contratado, sem que haja qualquer comunicação prévia por parte das transportadoras”, justifica o parlamentar, ao apresentar a proposição.

Embora seja possível, por meio do acompanhamento virtual, ter uma previsão de entrega do produto ou serviço, o “fato é que na maioria das vezes o transportador descumpre o estabelecido, levando o consumidor a prejuízos”, argumenta Paulo Duarte.

São inúmeros os relatos em que as transportadoras, ao não localizarem o consumidor no local da entrega, realizam a devolução do produto para a loja, tendo o consumidor de enfrentar um verdadeiro calvário para reaver o dinheiro gasto ou créditos que foram investidos. “Com essa atualização, criamos mais um mecanismo de defesa e proteção aos consumidores”, explica o deputado Paulo Duarte.

Fonte: Assessoria