terça-feira, 30 de setembro de 2025

Prefeitura dá rápida resposta a atendimentos por queda de árvores em início de primavera chuvosa

A primavera inicia oficialmente nesta segunda-feira (22) e, em Dourados a nova estação chegou com ventos e chuva que geraram árvores caídas em diversos bairros.

A Prefeitura atuou de forma imediata para atender às ocorrências por meio da Defesa Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) e Corpo de Bombeiros.

Com ventos entre 60 e 80 km por hora, no domingo (21), quatro árvores de grande porte e duas de pequeno porte caíram no município. Já a chuva registrada na manhã desta segunda-feira (22) já totalizou 17 mm, até às 10h, conforme informações obtidas juntamente a Embrapa Agropecuária Oeste.

As ocorrências de queda de árvore de grande porte foram registradas no domingo (21), sendo na Rua João Cândido Câmara, esquina com Rua Joaquim Alves Taveira, Rua Antônio Emílio de Figueiredo, na Vila Guarani, Rua João Pessoa, no Jardim Itália e na Avenida Marcelino Pires, esquina com Rua Eulália Pires. Neste último ponto citado, a via precisou ser interditada até a completa remoção da espécie, o que visou preservar a segurança da população.

Danos materiais foram registrados apenas na Vila Guarani, pois a árvore caiu sobre um portão. Outros tipos de danos não foram registrados. As duas árvores de pequeno porte caíram na região central e as equipes fizeram a remoção rapidamente. A Energisa, concessionária de energia elétrica de Mato Grosso do Sul, também está mobilizada nos atendimentos, junto às equipes.

Nesta segunda-feira (22), até o momento não houve registro de chamado para a Defesa Civil do município. As equipes da prefeitura seguem de sobreaviso para atuar de forma mediata para garantir a segurança da população e restabelecer a normalidade em caso de vias afetadas. A melhora das condições climáticas é aguardada pelos agentes para conclusão da remoção da árvore que caiu na rua João Pessoa, no Jardim Itália. O trânsito no local não está interditado.

Vale destacar que, de forma inédita, a prefeitura de Dourados faz um trabalho de supressão de árvores condenadas no município, para prevenção de queda e para agregar em na segurança de pedestres, veículos e imóveis. A ação conta com é conduzida pelo Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam) e sem a mesma, os registros de quedas e acidentes deste tipo poderiam ter sido bem superior.

A primavera inicia oficialmente hoje e, conforme já adiantado para toda a população, por meio do prognóstico divulgado para o trimestre de outubro, novembro e dezembro, a estação será caracterizada por calor, chuvas irregulares e risco de tempestade.

Árvore caiu em portão de residência, no Jardim Marcia

As orientações em caso de tempestade são:

· Durante a chuva, portas e janelas devem permanecer fechadas;
· É recomendado desligar os eletrodomésticos da tomada para evitar danos por quedas de energia ou acidentes causados por descargas elétricas.
· Caso esteja na rua no momento da tempestade, o cidadão deve procurar abrigo em locais seguros e evitar permanecer próximo a postes, árvores ou outras estruturas que possam cair.
· Entre ações preventivas a serem tomadas, antes da chega do fenômeno estão: limpeza de calhas e podas preventivas, especialmente em galhos secos ou comprometidos.

Para dúvidas ou orientações, o contato da Defesa Civil é : 199.

Fonte: Assecom

Homem que se curou de câncer e virou influencer morre em acidente em SP

Um influenciador que se curou do câncer e compartilhava a rotina na fazenda nas redes sociais morreu em um acidente neste domingo (21) na Rodovia Francisco Alves Negrão (SP-258), em Itapeva (SP).

João Jacinto Dias de Almeida, de 55 anos, bateu de frente com uma carreta no quilômetro 270 da rodovia. Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o veículo invadiu a pista contrária e atingiu o carro de João. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

Pista ficou totalmente interditada por cerca de meia hora (Foto: Divulgação)

O influenciador era conhecido em Itapeva e nas redes sociais, com mais de 640 mil seguidores no Instagram, onde publicava vídeos e fotos do convívio com os animais que cuidava.

Em julho deste ano, João conversou com a reportagem e contou que encontrou nos bichos uma forma de superar um momento difícil da vida.

“Esses bichos que estou cuidando me ajudaram muito no meu câncer. A minha doença passou, fiz quimioterapia e nem lembro que tive câncer. Fui curado por meio dos meus bichinhos”, disse na ocasião.

amigos da família de João disseram que a notícia pegou todos de surpresa e lamentaram a morte. Nas redes sociais, muitas pessoas publicaram homenagens ao influenciador.

Motorista da caminhonete e gerente de uma fazenda próxima, morreu no local (Foto: Divulgação)

Fonte: Portal G1

Netflix confirma a produção do seu novo dorama

A Netflix revelou a produção de mais um k-drama que promete conquistar o público com romance e humor. Intitulada “Can This Love Be Translated?” (em tradução livre, Esse Amor Pode Ser Traduzido?), a série traz como enredo principal a relação entre uma celebridade e um tradutor, unindo universos completamente distintos em uma trama leve e envolvente.

A novidade foi divulgada com grande expectativa pelos fãs de produções coreanas, já que a combinação de elenco e equipe criativa tem tudo para transformar a obra em um sucesso. A história parte de uma parceria profissional, mas que aos poucos se transforma em algo muito mais profundo, explorando o amor em meio às barreiras da comunicação.

Romance inesperado entre mundos diferentes

Na narrativa, o público vai acompanhar Ju Ho-jin, um tradutor interpretado por Kim Seon-ho, conhecido por seus papéis em Apostando Alto e A Criança. Do outro lado está Cha Mu-hee, uma celebridade carismática vivida por Go Youn-jung, atriz que se destacou em Alquimia das Almas e Sweet Home. O encontro entre os dois acontece em um contexto profissional, mas logo dá espaço para sentimentos inesperados que transformam a relação.

Durante a apresentação da série, a própria plataforma destacou a proposta romântica e divertida do enredo. “Com Kim Seon-ho e Go Youn-jung no elenco, minha nova série de comédia romântica Can This Love Be Translated? é das mesmas autoras de Alquimia das Almas e Hotel del Luna. A história? Um tradutor e uma celebridade têm uma relação profissional… Até que um romance inesperado finalmente acontece entre eles.   Quando tiver datas aviso!”, informou a Netflix.

Esse toque de romance inesperado promete emocionar e, ao mesmo tempo, divertir, ao mostrar como duas pessoas de mundos diferentes podem encontrar afinidades em meio às diferenças.

Fonte: Portal IG

“Seja bem-vindo, Fábio Trad”, por Laerte Tetila

José Laerte Tetila (*) 

Tanto na condição de professor, como de alguém que militou na vida pública (vereador, deputado estadual, por seis anos, respectivamente, e prefeito de Dourados, por oito anos) e conhecendo as manifestações públicas do Dr. Fábio Trad, a minha impressão sempre foi de que, de há muito, já éramos companheiros no campo progressista.

E não são poucos os motivos que fazem me sentir agraciado com sua filiação no Partido dos Trabalhadores. Forjado nos sentimentos do povo, Fábio sempre foi uma liderança serena, democrática. E contrariando o modismo da grandiloquência negacionista, enganosa, com que profundidade, amabilidade e persuasão tem ajudado na construção da cidadania para todos e da tão sonhada justiça social.

E assim como a um peixe não se ensina nadar, há anos sua postura vem nos dando a certeza de que “tu vens”, para inovar, somar e multiplicar.

Fábio, é gratificante saber o quanto poderá ajudar o PT e o presidente Lula no mister de consolidar a democracia no nosso País; a consolidar as políticas públicas e o desenvolvimento sustentável, a fim de chegarmos ao tão desejado “Estado do Bem-Estar Social”, tal como nos países escandinavos, detentores dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo e que a boa-nova que vem de lá são os super-ricos pagando impostos.

Fábio, é uma grande honra tê-lo conosco ! Que juntos caminhemos para a luz! Como diria Chaplin: “para a luz da esperança”, companheiro!

(*) Laerte Tetila é professor universitário, aposentado pela UFMS. Pós-Graduado em Geografia/USP. Foi Vereador, Deputado Estadual e Prefeito de Dourados

Primavera começa hoje com a chegada de frente fria

A primavera no Brasil e em todo o hemisfério sul começa nesta segunda-feira (22/9), mais precisamente às 15h19 pelo horário de Brasília. Aqui no Brasil os primeiros dias da estação serão de chuva e queda de temperatura em estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.

A frente fria, que teve a porta de entrada pela região Sul, ainda nesse fim de semana, avança neste primeiro dia da primavera para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. A previsão é de ocorrência de tempestades no centro e sul de Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo. As chuvas fortes persistem em Santa Catarina e Paraná, enquanto no Rio Grande do Sul a precipitação concentra-se no norte do estado.

Na terça-feira (23/9), haverá queda de temperatura em toda a região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, com condição de geada fraca nos planaltos de Santa Catarina e do Paraná. Entre terça e quarta-feira, com o deslocamento da massa de ar frio, a queda de temperatura ocorrerá também nas demais áreas do Centro-Sul até o Norte, onde o fenômeno é conhecido como friagem.

No geral, a primavera deste ano deve trazer volumes de chuva um pouco acima da média para a maioria das regiões do país. Ao longo da estação, que segue até 21 de dezembro, segundo o Inmet, o acumulado de chuva no norte da região Nordeste costuma ser inferior a 100 milímetros. As temperaturas são mais elevadas em grande parte da região Norte, interior da região Nordeste e em alguns pontos da parte central do país.

Sendo uma estação de transição entre o Inverno e o Verão, as alterações provocadas pela primavera podem causar impactos significativos na agricultura, como alerta a meteorologista do Inmet Anete Fernandes.

“Esse padrão de transição, que nós estamos observando agora, que  a gente vai observar no ‘inicinho’ da primavera, a partir da próxima terça-feira, caso esse padrão se rompa ali para início de outubro e venha uma onda de calor, isso pode trazer prejuízos, porque se o agricultor aproveita esse padrão de transição e planta e na sequência vem uma onda de calor, isso pode comprometer a produtividade. Mas por enquanto não tem sinal de que isso vá acontecer, mas não se pode descartar a possibilidade.”

A Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos aumentou para 56% a chance de formação da La Niña durante a primavera. O fenômeno provoca o resfriamento das águas do oceano Pacífico, mudando os padrões de pressão atmosférica e de chuvas. Segundo Anete Fernandes, por enquanto, deve ser mantido o estado de neutralidade quanto aos efeitos da La Niña. Ou seja, o fenômeno ainda não está atuando nas águas do Pacífico. E, mesmo que se manifeste na primavera, seus efeitos só devem ser sentidos no verão.

Fonte: Agência Brasil

UEMS abre inscrições para Vestibular 2026 com 871 vagas em todo o Estado

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) abriu as inscrições para 871 vagas no Vestibular 2026 da instituição. A oferta alcança todo o Estado, sendo que as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de novembro, exclusivamente pela internet, no site da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) – o https://concurso.fapec.org.

Chamado UEMSVest, o processo seletivo – regulado pelo Edital de Inscrição nº 178/2025 – contempla cursos de bacharelado e licenciatura em diversas áreas, como Medicina, Direito, Agronomia, Enfermagem, Psicologia, Engenharia, Computação, Pedagogia, Letras, entre outros. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100 com possibilidade de solicitação de isenção até o dia 15 de outubro.

As provas do Vestibular UEMS 2026 serão aplicadas no dia 23 de novembro, no período da manhã, em 18 municípios do Estado, incluindo Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Naviraí, Ponta Porã e Corumbá.

Sobre a prova

O exame será composto por 60 questões objetivas, nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, além da prova de redação, de caráter classificatório. A duração será de cinco horas.

O gabarito preliminar será divulgado em 26 de novembro e o resultado final do processo seletivo em 20 de janeiro de 2026, no site da FAPEC. As convocações para matrícula terão início a partir de fevereiro de 2026, conforme calendário acadêmico da UEMS.

Inclusão e atendimento diferenciado

O edital UEMSVest assegura condições especiais de prova para candidatos que necessitarem de atendimento diferenciado, como pessoas com deficiência, lactantes e candidatos com transtornos globais do desenvolvimento. A solicitação deve ser feita no ato da inscrição.

Vale lembrar que é de responsabilidade exclusiva do candidato ou candidata acompanhar as publicações e as divulgações dos Editais e dos demais atos nos portais:

https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind/vestibular 

https://concurso.fapec.org 

Fonte: Portal do MS

Todas as capitais têm atos contra PEC da Blindagem e anistia

Manifestantes realizaram atos em diversas cidades do país neste domingo (21) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto que anistia pessoas condenadas pelo 8 de janeiro.

Convocados nas redes sociais por movimentos de esquerda, os protestos aconteceram em todas as 27 capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Salvador, João Pessoa, Maceió, Natal, Teresina, Recife, Aracaju, Belém, Manaus, Cuiabá, Goiânia, Campo Grande, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Macapá, São Luís, Fortaleza, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista e Palmas.

Atos também aconteceram em cidades do Triângulo Mineiro e em Juiz de Fora.

O texto da PEC da Blindagem, aprovado na Câmara dos Deputados na última semana, busca proteger parlamentares contra a abertura de processos penais no Supremo Tribunal Federal (STF).

Críticos da proposta afirmam que a PEC, na prática, inviabilizará a abertura de ações penais contra deputados e senadores, uma vez que, quando regra semelhante vigorou no país, somente a instauração de um processo foi autorizada pelo Legislativo.

Após ser aprovada na Câmara, a PEC da Blindagem segue para análise no Senado, onde sofre resistência. O presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), disse à GloboNews neste domingo que vai pautar o texto na próxima reunião do colegiado para “sepultar de vez esse assunto”.

Ele chamou a proposta de “murro na barriga e tapa na cara do eleitor” e afirmou que há articulação para rejeitá-la na comissão e no plenário.

Manifestantes também se posicionaram contra a tramitação do projeto que prevê perdoar os condenados envolvidos no ato golpista do 8 de janeiro de 2023. Na última quarta-feira (17), os parlamentares aprovaram um pedido de urgência para a proposta para acelerar a análise do texto.

Fonte: Portal G1

Prefeitura revitaliza ciclofaixas e reforça segurança no trânsito de Dourados

A Prefeitura de Dourados, por meio da Sercretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), está promovendo a revitalização das ciclofaixas no Jardim São Pedro, Jardim Santo André, Jardim Água Boa.

O objetivo é garantir mais segurança, conforto e organização no trânsito, beneficiando diretamente os ciclistas e toda a população, já que os bairros tiveram as ruas totalmente recapeadas nos últimos meses e agora os trabalhos estão concentrados na sinalização das vias urbanas.

Na Rua Edilberto Celestino, as melhorias já são visíveis, com recapeamento, drenagem e nova sinalização, deixando a ciclofaixa praticamente concluída.

“Recebemos a determinação do prefeito Marçal Filho para instalação das ciclofaixas nessas vias, já que elas são usadas como via coletora para ciclistas daquela região de Dourados”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins de Araújo.

Ele ressalta que os trabalhos de sinalização nesses dois bairros que receberam recapeamento asfáltico é resultado de convênio firmado entre a Prefeitura de Dourados e o governo do Estado. “Estamos executando essas obras como última etapa do projeto de infraestrutura que foi realizado nos jardins Santo André e Água Boa, entregando aos moradores desses bairros uma estrutura moderna e de qualidade”, completa Luis Roberto Martins.

Revitalização da ciclofaixa da rua Cafelândia será concluída nos próximos dias

Morador da região, José Altino dos Santos Filho, 65 anos, destacou a importância da iniciativa. “Eu cruzo a cidade de bicicleta e, quando não tem [a ciclofaixa], os carros não respeitam. Com a melhoria é diferente, ficamos mais seguros”, afirmou.

Outra frente de trabalho acontece na Rua Cafelândia, uma das principais vias de acesso à Feira Central, onde a ciclofaixa passa por revitalização e terá os serviços finalizados na próxima semana.

Para o ciclista Augusto Jorge de Almeida, 63 anos, as melhorias trazem mais tranquilidade e contribuem para o desenvolvimento urbano de Dourados. “É importante essa melhoria, pois organiza o trânsito, dá segurança a todos e coloca Dourados como uma cidade mais bonita, organizada e moderna”, ressaltou.

Fonte: Assecom