quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Prefeitura conclui até dezembro duplicação de avenida ao lado do Parque Antenor Martins

As obras de duplicação da Avenida Aziz Rasselen, localizada ao lado do Parque Antenor Martins, em Dourados, estão em ritmo acelerado e devem ser concluídas até dezembro.

O projeto, considerado o primeiro grande investimento em infraestrutura iniciado pela gestão do prefeito Marçal Filho, interliga a uma outra obra, a construção do  novo anel viário que ligará a região à Vila Roma, com acesso direto à BR-463, saída para Ponta Porã.

Na manhã desta quinta-feira (9), o prefeito vistoriou os trabalhos, que já atingiram 85% de execução. Restam ainda intervenções na rotatória que liga a Aziz Rasselen à rua Antônio Emílio de Figueiredo, a finalização da ponte no anel viário e a recomposição da malha asfáltica em um trecho da Antônio Emílio. De acordo com a equipe técnica, a conclusão desses serviços depende da remoção de postes pela concessionária Energisa.

Marçal Filho destacou a importância do projeto para toda aquela região de Dourados. “Essa obra vai melhorar o fluxo do trânsito e interligar diversos bairros, conectando o aeroporto à BR-463 e outras regiões da cidade”, enfatizou. “O trânsito está fechado nesta área para garantir as melhorias, mas em breve tudo estará pronto e liberado”, completou o prefeito.

A equipe de engenharia informou ainda que parte da Aziz Rasselen será liberada até o final desta semana, permitindo que motoristas voltem a trafegar no trecho com acesso à Antônio Emílio. Outras vias e acessos da rotatória serão abertos de forma gradual, conforme o andamento da obra. A nova ciclovia da Aziz Rasselen e o estacionamento que margeia o Parque Antenor Martins já estão prontos, assim como grande parte da pavimentação. O plantio de grama e o acabamento paisagístico estão em fase final.

Na manhã desta quinta-feira (9), o prefeito vistoriou os trabalhos, que já atingiram 85% de execução

Durante a vistoria, Marçal Filho ressaltou o impacto positivo da duplicação para a mobilidade urbana e o turismo local. “Essa avenida ao lado do Parque Antenor Martins, será uma pista dupla com estacionamento para os frequentadores, valorizando ainda mais uma das áreas de lazer mais visitadas da cidade”, afirmou.

O projeto prevê a integração da Aziz Rasselen à Via Parque do Córrego Água Boa, criando uma via expressa que ligará o Aeroporto Regional à BR-463 e atravessará toda a cidade. Quando concluída, a duplicação vai desafogar o tráfego na região e proporcionar mais segurança e conforto para motoristas, ciclistas e pedestres.

Fonte: Assecom

Estudo revela que cães choram de emoção ao ver seus donos

Pulando, abanando o rabo e lambendo sem parar: quem convive com cães conhece bem esse ritual de entusiasmo quando volta para casa.

Mas um novo estudo sugere que, por trás desse comportamento vibrante, existe uma reação ainda mais comovente e até agora pouco conhecida: os cães também choram de emoção.

De acordo com uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade Azabu, no Japão, e publicada na revista Current Biology, cães produzem lágrimas verdadeiras ao reencontrarem seus tutores após um período de separação.

O fenômeno, até então não registrado em situações de alegria no mundo animal, surpreendeu os  próprios pesquisadores.

“Nunca ouvimos falar de animais que derramam lágrimas em situações felizes, como ao se reunirem com seus donos”, disse Takefumi Kikusui, um dos autores do estudo, em comunicado à imprensa.

Para chegar à conclusão, os cientistas usaram o teste de Schirmer, um método comum para medir a produção de lágrimas e aplicaram o procedimento em cães antes e depois de reencontros com seus donos.

O resultado foi claro: dentro de cinco minutos após reverem seus tutores, os animais apresentaram um aumento significativo no volume lacrimal.

O efeito foi ainda mais acentuado quando comparado ao reencontro com pessoas desconhecidas, o que sugere um forte vínculo emocional. A causa apontada pelos pesquisadores é a liberação de ocitocina — conhecida como o “hormônio do amor” , substância envolvida em laços afetivos tanto em humanos quanto em animais.

Além da descoberta fisiológica, os pesquisadores também investigaram o impacto dessas lágrimas no comportamento humano. Ao mostrar fotos de cães com e sem lágrimas artificiais, os donos relataram maior desejo de cuidado ao ver os olhos úmidos dos pets.

“É possível que cães que mostram os olhos molhados durante as interações os tornem mais carinhosos”, explicou Kikusui, comparando o efeito ao que acontece com bebês humanos.

O estudo reforça como a domesticação aprimorou a capacidade dos cães em se comunicar emocionalmente com os humanos. O próximo passo, segundo os autores, será investigar se esses mesmos sinais emocionais são ativados quando os cães reencontram outros cães.

Fonte: Portal IG

De olho no Nobel da Paz, Trump impõe acordo goela abaixo a Netanyahu

A pressa de Donald Trump em anunciar nesta quarta-feira um acordo entre Israel e Hamas traduzia a relevância do tema para o presidente americano, que almeja fixar definitivamente o rótulo de pacifista ao seu nome.

Com a primeira fase de do plano concluída, Trump caminha para alcançar o trunfo mais importante de sua carreira como chefe de Estado, e ele deve capitalizar o retorno dos reféns vivos com uma visita nos próximos dias a Jerusalém.

As condições para a paz na região ainda são nebulosas, mas o que foi obtido agora é muito significativo e pode ser atribuído ao presidente americano. Por telefone, Trump comemorou a conquista com parentes de reféns sequestrados, ouviu deles elogios à sua atuação para trazê-los de volta, nunca pronunciados a Benjamin Netanyahu.

Ele conseguiu a façanha de empurrar o plano desenhado pelos EUA goela abaixo do primeiro-ministro israelense, obrigando-o inclusive a pedir desculpas ao emir do Catar pelo ataque realizado em Doha no mês passado. Não satisfeito, como uma espécie de punição a Netanyahu, divulgou as fotos da ligação em Washington.

O bombardeio de escritórios do Hamas em território catari foi a gota d’água que fez transbordar a impaciência de Trump com a insistência de Israel em bombardear Gaza. O Catar é um aliado estratégico de seu governo na região, e Netanyahu passou a se posicionar como um obstáculo.

Sob pressão, o premiê não teve outra alternativa ao constatar que segurar-se no presidente americano ainda seria a sua melhor opção. O gabinete israelense se reúne nesta tarde para aprovar a primeira fase do acordo. De antemão, terá a resistência dos ministros da extrema direita, que ameaçam abandonar o governo.

A primeira fase do plano de Trump inclui a devolução de todos os reféns em troca da libertação dos palestinos e um recuo das tropas israelenses. Em sua essência, não difere dos outros acordos de cessar-fogo nos últimos dois anos, que se mostraram ineficazes.

Para o presidente americano, contudo, é bastante representativo, por ter conseguido imprimir nele a sua marca pessoal. E, simbolicamente, foi divulgado às pressas na antevéspera do anúncio do Prêmio Nobel da Paz, ao qual, embora com chances remotas, foi indicado pelo próprio Netanyahu.

Fonte: Portal G1

Prefeitura premia os campeões do voleibol nos Jogos Abertos de Dourados

Iniciados em setembro, com disputas nas modalidades de vôlei e futsal, nas categorias feminino e masculino, os Jogos Abertos de Dourados (JADs) 2025 já têm os primeiros campeões. Na noite desta quarta-feira (8), com a presença do prefeito Marçal Filho no ginásio de esportes da Unigran, aconteceram as finais do vôlei e a premiação das equipes vencedoras.

Pela categoria feminino, a equipe da Skill Passe sagrou-se campeã ao vencer a Skill Black (vice) pelo placar de 2 sets a 0. A equipe MUV ficou com a terceira colocação. Já no masculino, a primeira colocação ficou com a equipe Skill, que venceu por 2 sets a 0 a SMB/CT Pimentel, que ficou com o segundo lugar. A terceira colocação ficou com a Skill/Dinomaster.

“É com muita alegria que encerramos as disputas do voleibol. Foi uma noite de grandes jogos aqui na Unigran, mostrando a importância dos Jogos Abertos de Dourados”, disse a diretora-presidente da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), Sandra Giselly Amaral. “Ver nossas atletas em quadra, competindo com garra, união e respeito, é motivo de orgulho para todos nós da Funed”, completou.

A diretora agradeceu aos atletas, dirigentes, aos torcedores e à Unigran, por ceder o ginásio. “Parabéns a todas as equipes, à torcida que compareceu e à Unigran pela parceria e acolhida. Seguimos firmes, trabalhando para que o esporte continue sendo um instrumento de inclusão e de conquistas para Dourados!”, destacou.

Com a presença do prefeito Marçal Filho no ginásio de esportes da Unigran, aconteceram as finais do vôlei e a premiação das equipes vencedoras

Ela também enfatizou o apoio do executivo municipal. “Agradeço ao prefeito Marçal Filho, que tem sido um grande incentivador do esporte douradense e acredita no poder transformador das nossas ações”, destacou, ressaltando que “cada partida representa mais do que um jogo, representa oportunidade, superação e fortalecimento do esporte feminino em nossa cidade”.

FUTSAL

Na noite desta sexta-feira (10), também no ginásio da Unigran, acontece a segunda rodada das quarta-de-final do futsal, nas categorias feminino e masculino. Pelo feminino, às 18h45, jogam Projeto Bate Bola x UFGD. No masculino, às 19h30, Mato Grosso do Sul x Borsoi e, às 20h15, UFGD x Amigos do RK. As finais estão previstas para o dia 21 de outubro.

Já as demais modalidades dos JADs 2025 – handebol e basquete, começarão a ser disputadas nos início do mês de novembro.

Fonte: Assecom

Liandra reforça pedidos por melhorias na infraestrutura e segurança no trânsito

A vereadora Liandra da Saúde (PSDB) apresentou uma série de solicitações à Prefeitura de Dourados, durante a 35ª sessão ordinária da Câmara Municipal, reforçando seu compromisso com a melhoria da infraestrutura urbana e da segurança viária em diversos bairros da cidade.

Entre os pedidos, está a instalação de um semáforo no cruzamento da Rua Rio Brilhante com a Rua Palmeiras, no Jardim Santo André. A medida visa garantir mais segurança aos motoristas e pedestres que transitam pelo local, considerado de grande fluxo e com histórico de acidentes.

“A Rua Palmeiras é uma via de intenso fluxo de veículos e dá acesso a diversos bairros da cidade. Em horários de pico, acaba se transformando em um ponto de grande congestionamento”, explicou a vereadora Liandra.

A parlamentar também solicitou a instalação de uma placa de “PARE” na Rua Monte Alegre, esquina com a Rua Albertina de Matos, no Jardim Leste, atendendo a reivindicações de moradores preocupados com a falta de sinalização adequada e o risco de acidentes no cruzamento.

Outra demanda apresentada foi o complemento do asfalto da Rua Suécia, entre as Ruas José Marques Luiz e Avenida Sebastião Luiz Marques, no bairro Ecoville, um trecho de aproximadamente 100 metros que ainda não recebeu pavimentação e causa transtornos, especialmente em dias de chuva.

Além disso, Liandra solicitou operação tapa-buracos e troca de lâmpadas nas Ruas Aley Machado e Maria Mécia Machado, no Jardim Ibirapuera, com o objetivo de melhorar as condições de tráfego e a iluminação pública, garantindo mais conforto e segurança aos moradores da região.

“Nosso mandato tem sido pautado pela escuta da população. Essas solicitações refletem as demandas dos moradores que convivem diariamente com esses problemas. Estamos trabalhando para que cada bairro receba a atenção que merece”, finalizou a vereadora.

Fonte: Assessoria

Governador do Rotary visita o Ceia durante agenda em Dourados

O governador do Distrito 4470 do Rotary Club International, Carlos Henrique Pedroso, está realizando esta semana a visita oficial aos clubes de Dourados. Além de participar de assembleias com rotarianos dos seis clubes existentes na cidade, ele também está conhecendo os projetos e ações que são desenvolvidas.

Na manhã de ontem (8), Pedroso esteve no Ceia (Centro de Integração do Adolescente Dom Alberto), em agenda realizada pelo Rotary Club Dourados Água Boa, que tem o contador Clériston Recalcatti na presidência.
Acompanhado por integrantes do clube, o governador do Distrito 4470 conheceu as instalações da instituição que há vários anos recebe apoio dos rotarianos.

Foi à biblioteca, horta, salas de aula, sala de música, demonstrou interesse especial pelo trabalho desenvolvido no setor de malharia e de panificação. Viu o funcionamento da usina de fotovoltáica, instalada com apoio da Fundação Rotária. E fez algumas sugestões para que os rotarianos ampliem a colaboração com a respeitada instituição.

Governador do Rotary visitou o Ceia na manhã de ontem (Foto: Divulgação)

VISITA OFICIAL

Carlos Henrique Pedroso chegou em Dourados na manhã de segunda-feira e cumpre agenda até sexta-feira. Já participou das assembleias dos Rotary Clubs Caiuás, Cinquentenário, Guaicurus, Douradão e do Água Boa. Ainda irá ao Águia Dourados e nas assembleias do Interact e Rotaract.

Na manhã de terça-feira, foi recebido pela presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Liandra Brambilla. Também manteve encontro com a diretoria do Hospital de Amor e do Hospital Universitário. Visitou o Samu e a reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Ainda irá na sede regional da Sanesul e visitará a Apae.

Além disso tudo, o governador dos rotarianos tem concedido entrevistas a diversos órgãos de comunicação da cidade, como sites de notícias e emissoras de rádio.

A visita oficial a todos os clubes que formam o Distrito 4470 é uma das principais ações do governador durante o ano rotário. O distrito é integrado por todo o Mato Grosso do Sul, pela região de Araçatuba (no interior de São Paulo) e por Pedro Juan Caballero (Paraguai).

Fonte: Assessoria

Caravana da Castração atende 9,6 mil animais e avança para Grande Dourados e Cone Sul

A maior ação pública de castração gratuita da história de Mato Grosso do Sul concluiu mais um capítulo de sua trajetória. A Caravana da Castração, executada pela Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), encerrou a segunda etapa do programa com 9.621 cães e gatos castrados, microchipados e medicados em diversas cidades sul-mato-grossenses.

Integrando o Programa MS Vida Animal, o projeto tem como meta inicial 20 mil procedimentos em 45 municípios até abril de 2026, consolidando-se como uma política pública permanente de cuidado, responsabilidade e controle populacional. Até o momento, a plataforma digital SigPet, responsável pelos cadastros e agendamentos das castrações, já ultrapassou 19 mil registros de tutores e animais em todo o estado.

Interiorização e impacto direto na vida da população

Entre 22 de agosto e 6 de outubro, a Caravana percorreu 14 municípios levando atendimento gratuito, estrutura técnica, medicamentos e microchipagem. As cidades contempladas foram: Inocência, Cassilândia, Chapadão do Sul, Paranaíba, Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia, Nova Andradina, Taquarussu, Batayporã e Novo Horizonte do Sul.

O superintendente estadual de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, enfatiza que balanço da segunda etapa impacta diretamente na saúde pública e na qualidade de vida dos municípios atendidos.

“Foram 24 municípios contemplados até agora, com adesão total das prefeituras e das equipes locais, que atenderam o projeto como um verdadeiro instrumento de saúde pública e de responsabilidade social. O impacto é direto. Reduzimos o número de animais em situação de rua, prevenimos zoonoses e fortalecemos o vínculo entre o poder público e a população. É uma transformação silenciosa, mas profunda, na forma como o Estado cuida da vida acima de tudo”, afirma Carlos. 

Segundo o superintendente, apesar dos resultados expressivos, a etapa trouxe desafios importantes, especialmente na logística e na conscientização da população. “Os maiores desafios dessa etapa foram os logísticos, especialmente pela extensão territorial e pelas condições climáticas de alguns municípios, além da necessidade constante de sensibilização da população sobre os cuidados pré e pós-operatório”.

“Foi um período de aprendizado e aprimoramento da gestão, com aperfeiçoamento dos fluxos de agendamento, triagem e desenvolvimento via SigPet, tornando o sistema ainda mais eficiente e acessível. Cada desafio nos fez evoluir e hoje temos uma caravana muito mais estruturada, integrada e preparada para atender com a qualidade que a população merece”, completa.

Terceira etapa: mais municípios e estrutura reforçada

Com o ciclo da segunda região concluído, a Caravana da Castração inicia agora em outubro sua terceira etapa, contemplando a Grande Dourados e os municípios do Cone Sul. A nova fase será a maior já realizada desde o início do programa, com reforço técnico, ampliação das equipes veterinárias e manutenção dos protocolos de segurança e bem-estar animal.

“A expectativa é ultrapassarmos ainda este ano a meta de 10 mil animais, já que estamos próximos de alcançar esse número. Até abril de 2026, atingiremos o objetivo estadual de 20 mil castrações, garantindo atendimento digno, medicação e microchipagem para milhares de animais. Castrar é um ato de amor e também de responsabilidade pública”, finaliza Carlos Eduardo.

A terceira região da Caravana da Castração vai contemplar mais 20 cidades até 16 de dezembro: Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Maracaju, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Douradina, Ponta Porã, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Ivinhema, Deodápolis, Caarapó, Itaquiraí, Paranhos, Japorã, Iguatemi, Jateí, Laguna Carapã e Vicentina.

O serviço é agendado exclusivamente pelo site oficial da ferramenta digital: www.sigpet.ms.gov.br.

Confira as datas de agendamento on-line e de atendimento:

Nova Alvorada do Sul: 8 a 9 de outubro (agendamento: 7 de outubro)

Rio Brilhante: 11 e 12 de outubro (agendamento: 10 de outubro)

Maracaju: 14 a 18 de outubro (agendamento: 13 de outubro)

Guia Lopes da Laguna: 20 e 21 de outubro (agendamento: 19 de outubro)

Itaporã: 23 e 24 de outubro (agendamento: 22 de outubro)

Douradina: 26 de outubro (agendamento: 25 de outubro)

Ponta Porã: 28 a 31 de outubro (agendamento: 27 de outubro)

Dourados: 3 a 12 de novembro (agendamento: 1 e 2 de novembro)

Fátima do Sul: 14 e 15 de novembro (agendamento: 13 de novembro)

Glória de Dourados: 17 de novembro (agendamento: 16 de novembro)

Ivinhema: 19 a 22 de novembro (agendamento: 18 de novembro)

Deodápolis: 24 de novembro (agendamento: 23 de novembro)

Caarapó: 26 a 29 de novembro (agendamento: 25 de novembro)

Itaquiraí: 1 e 2 de dezembro (agendamento: 30 de novembro)

Paranhos: 4 e 5 de dezembro (agendamento: 3 de dezembro)

Japorã: 8 de dezembro (agendamento: 6 e 7 de dezembro)

Iguatemi: 10 de dezembro (agendamento: 9 de dezembro)

Jateí: 12 de dezembro (agendamento: 11 de dezembro)

Laguna Carapã: 14 de dezembro (agendamento: 13 de dezembro)

Vicentina: 16 de dezembro (agendamento: 15 de dezembro)

Fonte: Portal do MS

OAB/MS faz Mês da Conciliação com condições especiais para regularização de débitos

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), está promovendo o Mês da Conciliação, oferecendo condições inéditas para que advogados e advogadas regularizem seus débitos ajuizados. A iniciativa voltada para os advogados e advogadas em débito com a Ordem se estende até o dia 31 de outubro com descontos de até 100% nos juros e multa; parcelamento da dívida no cartão em até 10 vezes; 100% de desconto nas custas processuais e 50% de desconto nos honorários advocatícios.

O diretor-tesoureiro da OAB/MS, Fábio Nogueira Costa, ressalta que a ação reforça o compromisso da instituição em apoiar a advocacia sul-mato-grossense.

“A Campanha de Conciliação é uma oportunidade única para que colegas advogados possam ficar em dia com suas obrigações junto à Ordem”, enfatiza. “Nossa intenção é facilitar a regularização, oferecendo condições especiais que realmente fazem a diferença na vida profissional de cada um”, completa Fábio Nogueira.

Fábio Nogueira Costa ressalta que a iniciativa foi criada para oferecer uma nova oportunidade à advocacia sul-mato-grossense. “Realizamos no primeiro semestre um grande programa de recuperação de créditos e agora estamos aproveitando outubro para fazer o Mês da Conciliação”, enfatiza. Além de condições especiais, o programa garante a manutenção dos benefícios ativos para quem regularizar sua situação, incluindo acesso à ESA/MS, CAAMS e demais serviços da Ordem. “Não deixe para a última hora, o prazo termina em 31 de outubro”, completa Fábio Nogueira.

A diretora-tesoureira da 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Dourados e Itaporã, Andreza Miranda Vieira, destaca a importância de ficar em dia com o Ordem participando do Mês da Conciliação. “É essencial manter a regularidade no pagamento das anuidades para que a nossa entidade continue forte e atuante”, enfatiza. “São esses recursos que viabilizam as estruturas, os projetos, as ações em prol da advocacia e a constante defesa das nossas prerrogativas”, prossegue. “Vamos juntos divulgar a campanha e aproveitar o mês da conciliação”, conclui Andreza Miranda.

A presidente da 4ª Subseção da OAB Dourados e Itaporã, Edna Bonelli, também está convocando os profissionais em débito com a Ordem a participarem do Mês da Conciliação.

“Essa é mais uma oportunidade para ficar em dia com nossa entidade de classe e ainda garantir 100% de descontos em juros e multas sobre os valores devidos”, explica Edna Bonelli. Ela ressalta que a regularização das anuidades atrasadas é importante para que a Seccional da OAB continue investindo em melhorias nos serviços prestados aos advogados e advogadas de todo Mato Grosso do Sul.

Edna Bonelli destaca que o advogado e advogada em dia com a anuidade desfruta de uma série de benefícios ofertados tanto pela Dourados e Itaporã quanto pela Seccional da OAB. “O regularização das pendências fortalece a advocacia e permite que nossa entidade continue trabalhando para assegurar junto aos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário as medidas que facilitam nossa atividade profissional”, finaliza.

Os interessados em participar do Mês da Conciliação da Seccional da OAB podem negociar diretamente pelo telefone (67) 3318-4700. A campanha é válida até o dia 31 de outubro de 2025. Os advogados e advogadas de Dourados também podem obter informações sobre o Mês de Conciliação na sede da Subseção da OAB, localizada à Rua Onófre Pereira de Matos, 1712 – Centro.

Fonte: Assessoria

Lia Nogueira destina emendas para fortalecer a saúde em Naviraí

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) realizou a entrega de emendas parlamentares que somam R$ 110 mil ao município de Naviraí, um investimento voltado para fortalecer a área da saúde e atender demandas apresentadas pela própria comunidade local.

O recurso foi direcionado para o Hospital Municipal de Naviraí, contemplando a aquisição de bens permanentes que vão desde quatro macas automatizadas ginecológicas, com mocho profissional, até a reestruturação completa da cozinha da unidade, com a instalação de novo fogão industrial, câmaras frias, sistema de coifa, forno, bancadas e utensílios de cozinha.

As emendas, no valor de R$ 50 mil e R$ 60 mil, foram indicadas pelos vereadores Brendo Caíque (PSDB), Murilo Matos (União), Rosângela Sofá (PP) e que agradeceram a parceria da deputada e enalteceram o compromisso da parlamentar:

“Muito importante essa emenda, deputada! Mais de cem mil reais mostram o seu compromisso com Naviraí. Agradecemos, em nome de toda a Câmara de Vereadores, pelo seu empenho com a saúde do Estado e do nosso município.” ressaltou Murilo Matos

Já o vereador Brendo Caique destacou o impacto direto dos investimentos na qualidade do atendimento oferecido à população. “Seguimos trabalhando com parcerias que geram resultados! Agradeço à deputada Lia pelas emendas destinadas, para proporcionar mais qualidade na saúde”, destacou .

Vale lembrar que em 2024, Lia já havia destinado R$ 50 mil em emenda parlamentar para o município, também voltada à saúde, reforçando o compromisso contínuo da deputada em promover atendimento humanizado e de qualidade para a população de toda a região.

Durante a visita, Lia também conheceu o trabalho desenvolvido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, e realizou a entrega de cartilhas do projeto de lei que garante 60% de desconto no IPVA para pessoas com deficiência, ampliando o acesso aos direitos e benefícios sociais.“Investir em saúde é investir na vida. Cada recurso entregue representa o cuidado e o respeito que temos pelas pessoas. Quando trabalhamos junto às lideranças locais, conseguimos transformar realidades e fortalecer quem mais precisa”, afirmou Lia Nogueira.

Fonte: Assessoria