segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas

Em meio a uma onda de casos de intoxicação por metanol devido a bebidas adulteradas, pesquisadores do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolveram um nariz eletrônico que consegue identificar a presença de metanol em bebidas alcoólicas. Basta uma única gota da bebida para o equipamento reconhecer odores estranhos em relação à bebida original.

“O nariz eletrônico transforma aromas em dados. Esses dados alimentam a inteligência artificial que aprende a reconhecer a assinatura do cheiro de cada amostra”, explica o professor Leandro Almeida, do Centro de Informática.

São apresentadas amostras de bebidas sabidamente verdadeiras para que a máquina seja calibrada para aprender a reconhecê-las e depois são apresentadas versões adulteradas.

A leitura dos aromas é feita pelo equipamento em até 60 segundos. Ele detecta não só a presença de metanol como de qualquer outro tipo de adulteração, como por exemplo, bebidas diluídas em água. Os pesquisadores prometem uma margem de segurança de 98%.

OUTROS USOS

A  tecnologia foi desenvolvida inicialmente para ser setor de petróleo e gás, como explica Leandro: “Na verdade, essa pesquisa começou há 10 anos para avaliar o odorizante do gás natural”. O odorizante é o cheiro adicionado ao gás de cozinha para detectar vazamentos.

O nariz eletrônico também pode identificar adulterações em alimentos ou mesmo para uso em hospitais para identificar, pelo cheiro, a presença de micro-organismos.

“Você pode falar de, por exemplo, a qualidade de um café,  a qualidade de um pescado, de uma carne vermelha, carne branca, peixe, pescados”, explica Leandro.

Ele lembra, por exemplo, que a indústria de alimentos tem usado para verificar a qualidade do óleo de soja para produção de margarina.

O grupo de pesquisa também pensa em caminhos para viabilizar o uso da tecnologia no setor de bares, restaurantes e adegas. Umas das possiblidades é disponibilizar equipamentos para os donos dos estabelecimentos que revendem a bebida por meio de tótens acessíveis aos clientes.

Outra ideia é produzir equipamentos portáteis para que a empresa que fabrica a bebida verifique, ela própria, se o produto oferecida nos estabelecimentos é realmente verdadeiro.

Leandro cogita ainda um produto desenvolvido para ser usado pelo próprio consumidor: “Nós já temos o desenho de uma canetinha para o cliente final. Para que ele mesmo consultar a sua bebida ou alimento”.

Por enquanto, a versão etílica do nariz eletrônico só foi testada em laboratório. Antes de ser comercializada, ela também precisa ser testada em ambiente real. Para tornar a tecnologia acessível estima-se que seria necessário um investimento de cerca de R$ 10 milhões.

Rec’N’Play 

O nariz eletrônico foi apresentado na Rec’n’Play 2025, o festival de inovação e tecnologia que começou na quarta-feira (15) e termina nesse sábado, no Porto Digital, em Recife.

Fonte: Agência Brasil

Corrida e Caminhada Rosa agitam Dourados em tarde de emoção, saúde e solidariedade

A cor do Outubro Rosa tomou conta do Parque dos Ipês no fim de semana, quando Dourados foi palco de uma das mais emocionantes celebrações do mês dedicado à prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), realizou no sábado (18) a tão aguardada Corrida e Caminhada Rosa, que voltou ao calendário esportivo da cidade após sete anos de pausa.

Mais de 500 mulheres transformaram a tarde em um espetáculo de energia e união. Vestidas de rosa, elas correram e caminharam juntas por uma causa que ultrapassa o esporte – o cuidado com a vida. A largada foi dada às 16h, em frente ao Parque dos Ipês, e o local logo se tornou um espaço de incentivo e superação. Enquanto as corredoras se desafiavam nos percursos de 5 e 3 quilômetros, crianças se divertiam nos brinquedos infláveis monitorados por voluntários da Unigran.

Competição reuniu mais de 500 mulheres em evento que celebrou o Outubro Rosa, mês dedicado ao combate do câncer de mama e de colo de útero. Foto: Flávio Verão

Entre os muitos exemplos de amor e parceria estava o de José Augusto Vieira, que foi acompanhar a esposa Juliana na corrida. Ele deixou o filho Arthur, de apenas 5 anos, aos cuidados dos monitores, enquanto vibrava  à participação da esposa na pista. “Ela treina há mais de um ano e esperava muito por esse momento”, enfatizou. “É muito bom ver como o esporte transforma a autoestima e a saúde das mulheres”, comentou, orgulhoso.

A emoção foi ainda maior na chegada, quando todas as participantes receberam medalhas, celebrando não apenas o esforço físico, mas o gesto de solidariedade e conscientização. As vencedoras das categorias gerais e por faixa etária receberam troféus e brindes, em um reconhecimento coletivo à força feminina douradense. As inscrições ao evento foram gratuitas mediante doação de absorventes ou lenços umedecidos, que serão destinados a instituições beneficentes cadastradas pela Prefeitura.

A diretora-presidente da Funed, Giselly Amaral Assunção, destacou que a retomada da Corrida e Caminhada Rosa foi um pedido especial do prefeito Marçal Filho. “Mais do que uma competição, é um movimento de união, saúde e solidariedade. A energia foi contagiante”, afirmou.

O prefeito Marçal Filho e a primeira-dama Patrícia Leite participaram do evento, dando boas-vindas às competidoras e na entrega das premiações. Marçal ressaltou a importância da prática esportiva como ferramenta de saúde pública e qualidade de vida. “Cada passo dado aqui é também um gesto de prevenção e amor à vida”, declarou.

A campeã geral da corrida foi Lidiany Nunes, da equipe Maira Brum, com o tempo de 20 minutos e 34 segundos. O pódio ainda teve Clebiana Maria Pereira Pereira (Time Olmedo), Gisele Gonçalves Carvalho (Team Olmedo), Ester Pereira Fortunato e Bruna Oliveira Parente (Team Kauê Zamorano).

Ao fim das provas, o público foi presenteado com uma apresentação do cantor Dagata, que embalou a confraternização ao pôr do sol, enquanto acontecia um café da tarde oferecido por empresas parceiras.

A Corrida e Caminhada Rosa só foi possível graças à união de dezenas de empresas e instituições apoiadoras, entre elas Casa dos Bolos, Suco Prats, Grupo ABV, Salim Esportes, Kanguru Esportes, Sporte.com, Camisa 10, Dermo Estética, Mardo Semi Joias, Crys Modas, Panificadora Pão Zão, Torta & Cia, Drogasil, Ultra Popular, Realce Cosméticos, Unigran, UFGD, CDL, Aced, além dos vereadores Cabral e Márcio Pudim.

A organização contou ainda com a participação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Agetran, Guarda Municipal de Dourados, Samu, Semsur, Semc, Polícia Militar, Detran, Guarda Mirim, Federação de Atletismo de MS, Fundesporte, Sanesul e várias secretarias municipais, demonstrando a força da integração entre esporte, saúde e comunidade.

O prefeito Marçal Filho e a primeira-dama Patrícia Leite participaram do evento, dando boas-vindas às competidoras e na entrega das premiações

VENCEDORAS POR CATEGORIAS

Na faixa de 14 a 19 anos, o pódio foi dominado por jovens talentos douradenses: Lívia Brum (Maira Brum) garantiu o primeiro lugar, seguida por Carla Camilly Nunes da Silva e Júlia Piemonte Brum. Entre as atletas de 20 a 29 anos, o destaque foi para Lívia Schweger Bandeira, com Eduarda Vasques Vieira (Team Olmedo) em segundo e Andressa Rodrigues (Caio Pompeu) em terceiro.

Na categoria 30 a 39 anos, a campeã foi Luísa Leite (Rene De Vitt), acompanhada por Larissa Miranda de Lira e Thaís Mello Zequim Endo (Team Kauê Zamorano).Entre as corredoras de 40 a 49 anos, o título ficou com Lisiane Lang (Maira Brum), seguida de Rosângela Silveira e Dorila Gomes Miranda de Matos (Mackbulls).

Na faixa de 50 a 59 anos, vitória de Mariuza Brum (Maira Brum), com Edilane Bento (Rene de Vitt) em segundo e Ivanilza Souza Liboni (Caio Pompeu) em terceiro.Já entre as participantes de 60 a 69 anos, o pódio foi formado por Márcia Bahia, Ivone Pedroso de Oliveira e Shirley Flores Zarpelon. E, na categoria mais experiente, 70 anos ou mais, brilharam Amélia Leite de Almeida (Caio Pompeu), Fumiko Ue e Cacilda Ruiz Martinez (Team Mi Ruiz), provando que a força e a vitalidade não têm idade.

Fonte: Assecom

Claudia Raia é a famosa que mais inspira os brasileiros a envelhecerem bem

Uma recente pesquisa da empresa de suplementos Vhita revelou que muitos brasileiros têm adotado práticas mais saudáveis graças à influência de figuras públicas.

O levantamento mostrou que pessoas acima dos 40 anos que compartilham experiências sobre amadurecimento exercem grande impacto sobre o público.

Entre as celebridades mais lembradas, a atriz Claudia Raia, de 58 anos, liderou o ranking, seguida de perto por Fernanda Montenegro, de 96 anos. Também se destacaram Xuxa Meneghel, com 62 anos, e atrizes como Alessandra Negrini, Glória Pires e Susana Vieira, todas com idades entre 55 e 83 anos. Segundo os dados, “48% das respostas citaram Claudia Raia, enquanto 45% lembraram Fernanda Montenegro”.

Entre os homens, os mais mencionados foram os atores Tony Ramos, de 77 anos, citado por 26% dos entrevistados, e Ary Fontoura, de 92 anos, lembrado por 22%. O estudo reforça que o papel de influenciador vai além das redes sociais, mostrando como a relação de celebridades com a idade pode inspirar mudanças de comportamento.

Sete em cada dez participantes, ou 68%, afirmaram que passaram a praticar exercícios com mais frequência devido à inspiração desses nomes, enquanto 61% começaram a se preocupar mais com a alimentação. Além disso, “60% dos respondentes alegaram ter começado a cuidar da pele com mais ênfase”, mostrando o impacto também na rotina de skincare.

Celebridades e a discussão sobre envelhecimento

O levantamento ainda indicou que 19% dos entrevistados interromperam hábitos prejudiciais à saúde, como fumar, após se inspirarem em casos divulgados pela mídia. Para 44% dos participantes, as figuras públicas desempenham um papel importante ao fomentar debates sobre etarismo e envelhecimento saudável, influenciando a maneira como a sociedade aborda a idade em diferentes contextos, como trabalho e mídia.

Segundo a maioria dos ouvidos, o poder das celebridades está em “inspirar hábitos de vida melhores” (73%) e em “mostrar como é possível envelhecer com naturalidade” (65%).

O estudo entrevistou 500 adultos conectados à internet, com abrangência nacional, e apresentou resultados confiáveis, com índice de confiança de 95% e margem de erro de 3,3 pontos percentuais. Os dados permitiram criar rankings sobre as personalidades mais lembradas e medir a influência delas na percepção do envelhecimento saudável no Brasil.

Fonte: Portal Terra

MS registra 8.187 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 13.545 casos prováveis de Dengue, sendo 8.187 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 41ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na sexta-feira (17). Segundo o documento, 18 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 7 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, Ladário, Ribas do Rio Pardo e Dourados registraram incidência baixa de casos confirmados para a doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. Entre as vítimas, 7 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

VACINAÇÃO

Ainda conforme o boletim, 188.875 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 13.648 casos prováveis, sendo 7.448 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 74 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 16 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi. Entre as vítimas, 12 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Fonte: Portal do MS

Falha na nuvem da Amazon derruba mais de 500 apps e serviços pelo mundo

A unidade de serviços de nuvem da Amazon, a AWS, sofreu uma pane na manhã desta segunda-feira (20) que causou um apagão em muitas empresas ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

Mais de 500 empresas que usam a AWS enfrentam problemas nesta manhã.

Entre elas estão a própria Amazon, a assistente virtual Alexa, a rede social Snapchat, o aplicativo de videoconferências Zoom e o app de educação Duolingo (veja abaixo outros serviços afetados).

 A AWS oferece serviços de computação sob demanda, armazenamento de dados e outras soluções digitais para empresas, governos e usuários individuais. A companhia concorre com as plataformas de nuvem do Google (Cloud) e da Microsoft (Azure). Quando há falhas em seus servidores, sites e aplicativos que usam a infraestrutura da AWS podem ficar fora do ar.

Por volta das 8h (horário de Brasília), a big tech informou em sua página de “Integridade de Serviço” que as plataformas atingidas já estavam voltando ao normal.

“Continuamos a observar a recuperação na maioria dos serviços da AWS afetados. Continuamos trabalhando para a resolução total e forneceremos atualizações à medida que tivermos mais informações para compartilhar”, afirmou.

O apagão atingiu os seguintes serviços: Prime Video, Perplexity, Fortnite, HBO, Signal, Roku, Roblox, Perplexity, Lyft, Clash Royale, Clash of Clans, Coinbase  e Robinhood

A falha na AWS é a primeira grande interrupção da internet desde o problema com a CrowdStrike, em julho do ano passado, que afetou sistemas de hospitais, bancos e aeroportos em várias partes do mundo.

Fonte: Portal G1

Prefeitura implanta consultas com neuropediatra em Dourados

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), anunciou nesta sexta-feira (17) a realização de consultas com neuropediatra da rede pública. A iniciativa representa um avanço importante na oferta de serviços especializados à população, sobretudo para as crianças que precisam de acompanhamento com neuropediatra.

“Sabemos que temos muito o que melhorar quando falamos em saúde pública, mas nesses nove meses e meio de gestão não medimos esforços para oferecer atendimento humanizado e novos serviços à população, como é o caso agora da neuropediatria”, pontuou o prefeito Marçal Filho.

Diante da demanda de crianças com algum tipo de distúrbio neurológico que necessitam de acompanhamento especializado, o prefeito Marçal Filho, em apenas 10 meses de gestão, investiu no serviço que atenderá uma média de 100 crianças por mês. Para tanto, a prefeitura recorreu aos recursos próprios para realizar o processo licitatório com credenciamento do médico especializado e agendamento por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

Marçal Filho celebrou essa importante conquista em favor das crianças douradenses.

“É a primeira vez na história de Dourados que estamos conseguindo isso e era algo que a gente batalhava muito, que a gente corria muito atrás desde o início da nossa administração, pois há uma necessidade muito grande, são muitos os casos, são muitas famílias que nos procuram, pois não têm condições de realizar um acompanhamento neuropediátrico de forma particular”, pontuou o prefeito.

Mesmo diante de recursos financeiros escassos, o prefeito Marçal Filho direcionou esforços para ofertar este serviço, que representa uma evolução na saúde pública em Dourados.

Iniciativa representa um avanço importante na oferta de serviços especializados à população, sobretudo para as crianças que precisam de acompanhamento com neuropediatra

“É um esforço muito grande que nós fizemos”, enfatizou. Todo mundo sabe a situação financeira que a Prefeitura se encontra, falta de dinheiro mesmo para a contratação de pessoas, mas sempre consideramos isso uma prioridade, esse atendimento especializado, levando em conta as especificidades dos casos e impactando no melhor desenvolvimento da pessoa”, completou.

Os atendimentos serão realizados na clínica em que o neuropediatra Emerson Henklain Ferruzzi presta serviços, na área central da cidade. O espaço é amplo, climatizado e acolhedor. Posteriormente, a intenção é implementar o serviço na Policlínica de Atendimento Infantil (PAI).

Anteriormente, até o ano de 2021 as crianças que precisavam deste tipo atendimento passavam por acompanhamento com neurologista. Posteriormente, em 2024 o atendimento com neuropediatra foi disponibilizado de forma limitada, somente na modalidade teleatendimento. Ainda no mês de outubro será realizada uma força-tarefa para atender 80 pacientes e, posteriormente a média de 100 por mês a partir de novembro.

O neuropediatra Emerson Henklain Ferruzzi destacou o impacto positivo da medida adotada pelo prefeito Marçal Filho não só para as crianças, que serão atendidas, mas para a família em um todo.

“A cidade carece dessa especialidade e se você ajudar uma criança com uma necessidade especial, você ajuda todo o núcleo dessa família, você melhora a qualidade de vida desta criança e de todas estas pessoas, que muitas vezes não estavam conseguindo administrar a situação de uma forma correta”, explica Emerson Ferruzzi. “Vai ser muito gratificante ajudar pessoas que não têm condições de pagar um acompanhamento particular”, completa.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, frisou que a Unidade Básica de Saúde é a ‘porta de entrada’ para encaminhar para o atendimento com neuropediatra, assim como acontece em outras especialidades médicas.

“Esse serviço que a prefeitura está implantando hoje nos ajudar a ser referência já nos próximos meses e vale ressaltar que temos na nossa rede também os pediatras, os médicos generalistas, além de profissionais de psicologia, da fisioterapia, da psiquiatria, enfermagem, entre outros, bem como toda a nossa equipe multidisciplinar e todos serão importantes para que a gente leve atendimento integral à população”, ressaltou.

Fonte: Assecom