quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Prefeitura cria Comissão de Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração

A Prefeitura de Dourados publicou nesta segunda-feira, no Diário Oficial do Município, edição 6.503, a Resolução número 41 da Secretaria Municipal de Saúde, instituindo a Comissão de Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração (LARCs). Assinada pelo secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, a Resolução leva em consideração o fato que o planejamento familiar é direito de todo cidadão, garantido pela Constituição Federal e pela Lei n° 14.443/2022, que permite que cada indivíduo tenha liberdade de escolha sobre sua reprodução, incluindo a possibilidade de usar métodos contraceptivos.

A Resolução coloca Dourados em sintonia com a Rede Alyne, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Portaria GM/MS nº 5.350, de 12 de setembro de 2024, que consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher, entre outros pontos, o direito ao planejamento reprodutivo. Além disso, a Resolução número 690/2022, do Conselho Federal de Endermagem, consolida a norma técnica da atuação do enfermeiro no planejamento familiar e reprodutivo, com o protocolo de consulta de Enfermagem dando ênfase à saúde sexual e reprodutiva.

Também foi levado em consideração na Resolução número 41 da Secretaria Municipal de Saúde, o Protocolo Estadual de Saúde Reprodutiva, que estabelece sobre o uso de contracepção reversível de longa duração (LARCs) no Estado de Mato Grosso do Sul, bem como o parecer do Grupo Técnico de Saúde da Mulher do Conselho Regional de Enfermagem, que orienta sobre a inserção e a remoção de DIU hormonal por enfermeiros, e o parecer técnico que orienta sobre a inserção e a remoção do implante subdérmico de etonogestrel pelo enfermeiro.

Por fim, a Resolução número 41 da Secretaria Municipal de Saúde, levou em consideração a necessidade de elaboração de um protocolo municipal para direcionar e padronizar o uso de métodos contraceptivos reversíveis de longa duração no âmbito da Prefeitura de Dourados. “A Comissão de Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração foi criada com objetivo de elaborar um protocolo municipal para direcionar e padronizar o uso de métodos contraceptivos, tendo a Atenção Primária à Saúde como ordenadora do cuidado e possibilitando a equidade de acesso, a integralidade e continuidade do cuidado com as mulheres”, explica Márcio Figueiredo.

A comissão será formada pela servidora Mariana Faria Gonçalves, gerente da Rede Alyne; pelos enfermeiros Lilian de Souza Taveira, André Vilela, Wesley da Trindade Becari e Débora Cristina Prado Freitas, da Atenção Primária certificados pelo Conselho Regional de Enfermagem; a médica da Atenção Primária à Saúde, Raisa Karla Pires de Lima também vai compor a Comissão de Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração.

A comissão terá ainda comos integrantes o servidor Gleyson Olsen Rodrigues Apolonio, do Núcleo de Educação Permanente; a servidora Carolina Queiroz e Silva, da Coordenadoria de Insumos Estratégicos e Assistência Farmacêutica; a servidora Bruna Maria Zechel Soares, da Policlínica de Atendimento a Mulher Enfermeira Ana Maria Carneiro (CAM); a servidora Crislaine da Silva Nantes, do Hospital Universitário da UFGD; e Karine Gomes Jarcem, do Conselho Regional de Enfermagem.

A Comissão de Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração terá atribuições para elaboração de Protocolo Municipal sobre o uso de métodos contraceptivos reversíveis de longa duração (LARCs) no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, alinhado às políticas nacionais de saúde e às normativas do exercício profissional; identificar e apoiar a solução de possíveis nós críticos em cada ponto de atenção; articular, junto ao Núcleo de Educação em Saúde, treinamentos para a implementação deste protocolo.

Fonte: Assecom

Três servidores vão disputar a presidência do PreviD em Dourados

A Comissão Eleitoral que organiza as eleições no Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Dourados divulgou nesta segunda-feira (10) o perfil dos servidores Elizangela Tiago da Maia, Jurandi Pereira da Silva Júnior e Theodoro Huber da Silva, que vão disputar o cargo de diretor-presidente do PreviD, em eleição direta marcada para o dia 12 de dezembro de 2025.

O presidente da Comissão Eleitoral, José dos Santos da Silva, explica que a campanha eleitoral estará liberada a partir desta terça-feira, dia 11 de novembro, e deverá ser encerrada obrigatoriamente até o dia 11 de dezembro, véspera da votação.

A servidora Elizangela Tiago da Maia é professora com mais de 25 anos de experiência no magistério municipal, dedicada à educação e ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.

É servidora municipal desde 19 de maio de 2000, atuando na Secretaria Municipal de Educação  há mais de 25 anos e 5 meses, com atuação contínua no magistério público municipal por mais de 9.029 dias.

Tem experiência em sala de aula, planejamento pedagógico e acompanhamento do desenvolvimento discente, além de participação em projetos educacionais e formação continuada. Elizangela Tiago da Maia tem Licenciatura em Pedagogia, com pós-graduação em Educação.

O servidor Jurandi Pereira da Silva Júnior atua na área administrativa, com mais de seis anos no serviço público municipal, com foco em eficiência, organização e atendimento ao cidadão.

É servidor municipal desde 29 de março de 2019, atuando há mais de 6 anos e 7 meses na Secretaria Municipal de Fazenda. Está lotado na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), trabalhando na gestão de documentos e processos administrativos, bem como no suporte às atividades da central. Jurandi Pereira da Silva Júnior é graduato em Direito e Administração de Empresas, com experiência sólida em administração pública, processos administrativos e atendimento ao cidadão.

O servidor Theodoro Huber da Silva é Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está no serviço público desde 06 de junho de 2007, no cargo de Assistente Administrativo na Secretaria Municipal de Assistência Social.

É o atual diretor-presidente do PrevID, tendo sido eleito para o mandato que foi de 10 de maio de 2019 a 09 de maio de 2025, quando acabou eleito para mais um mandato. Trabalhou na gestão geral do Instituto de Previdência, com atuação integrada entre as diretorias de Benefícios, Administrativa e Financeira; discussão e análise de benefícios previdenciários: aposentadorias, pensões e auxílio-doença, até novembro de 2019; supervisão de compras governamentais, recursos humanos, folha de pagamento de ativos, aposentados e pensionistas; gestão orçamentária e financeira, acompanhamento de repasses municipais e contribuições patronais.

Antes se chegar à presidência, Theodoro Huber da Silva foi diretor-administrativo do PreviD de 10 de maio de 2016 a 09 de maio de 2019, onde foi responsável pelas áreas de Recursos Humanos; gestão de compras governamentais, patrimônio, almoxarifado e frota e substituiu o presidente do Instituto em ausências superiores a 10 dias. O candidato tem Certificação Avançada de Dirigente de RPPS e Certificação Profissional ANBIMA.

Com a publicação dos nomes dos candidatos, a Prefeitura de Dourados e o Conselho Curador do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Dourados iniciam oficialmente o processo eleitoral para escolha do novo diretor-presidente da instituição.

O PreviD é o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município, responsável por garantir aos servidores efetivos os benefícios de aposentadoria e pensão por morte, conforme previsto na Constituição Federal.

A eleição será realizada no dia 12 de dezembro, das 8h às 17h, no Auditório do Centro Administrativo Municipal, na Rua Coronel Ponciano. O resultado final será publicado no Diário Oficial do dia 15 de dezembro, e o novo diretor-presidente tomará posse em 1º de janeiro de 2026.

Fonte: Assecom

 

Comer sardinhas enlatadas com espinhas fornece duas vezes mais cálcio do que o leite

De acordo com a nutricionista Júlia Farré, em entrevista ao jornal La Vanguardia, esse peixe é um dos alimentos mais ricos em cálcio que podemos incluir na alimentação. E a grande surpresa é que, ao consumir as espinhas, a quantidade do mineral supera — e muito — a que encontramos no leite.

Sardinhas enlatadas: um superalimento acessível

Em 100 gramas de sardinhas enlatadas com espinhas, encontramos cerca de 380 mg de cálcio. Já 100 ml de leite de vaca oferecem, em média, apenas 120 mg do mineral. Ou seja: a sardinha fornece mais do que o dobro da quantidade de cálcio, se tornando uma alternativa altamente eficaz para prevenir problemas como a osteoporose e garantir ossos mais fortes.

E não para por aí: além de ricas em cálcio, as sardinhas também são uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, vitamina D — que ajuda na absorção do cálcio pelo organismo — e ácidos graxos ômega-3, conhecidos por seus benefícios para o coração e a saúde cerebral.

Benefícios das espinhas de sardinha

Muita gente ainda evita comer as espinhas por achar estranho ou por receio de engasgar, mas é justamente nelas que está concentrada a maior parte do cálcio. Quando consumidas, potencializam o valor nutricional do peixe e garantem uma dose extra de saúde para ossos, dentes e músculos.

Além disso, por serem pequenas e macias, especialmente nas versões enlatadas, as espinhas podem ser consumidas sem dificuldades e fazem toda a diferença na qualidade da dieta.

Como incluir sardinhas enlatadas com espinhas na sua alimentação

Colocar esse superalimento no prato é muito mais simples do que parece. Veja algumas ideias práticas: Saladas: combine sardinhas com folhas verdes, legumes frescos e um fio de azeite;  Torradas ou sanduíches: prepare uma pastinha de sardinha com espinhas e espalhe no pão integral.

Pratos quentes: acrescente às massas, risotos ou até em omeletes para turbinar a refeição.

Ao citar alimentos que ajudam a fortalecer os ossos, o leite geralmente é o primeiro que vem à mente. Afinal, ele sempre foi apontado como uma das principais fontes de cálcio do dia a dia.

Mas a verdade é que existe uma opção ainda mais poderosa, acessível e prática para garantir a saúde óssea: a sardinha enlatada com espinhas.

Pratos quentes

A sardinha enlatada com espinhas mostra que, muitas vezes, soluções simples, acessíveis e até subestimadas podem ser grandes aliadas da saúde. Incorporá-la na rotina é uma forma inteligente de garantir mais cálcio e fortalecer o corpo de dentro para fora.

Fonte: Portal do MSN

Neymar é criticado por jornal espanhol: “Lento e sem ritmo

Neymar Jr retornou ao time titular do Santos na derrota por 3 a 2 diante do Flamengo, no fim da tarde deste domingo (9), no Maracanã.

A atuação do craque, porém, rendeu críticas até mesmo fora do Brasil.

O jornal As, da Espanha, foi crítico e protagonizou um dos principais comentários sobre o camisa 10 dentre os veículos internacionais.

“Em seu retorno ao time titular, o brasileiro mostrou-se lento e sem ritmo, chegando a atrapalhar as jogadas de alguns companheiros. Ele até protestou contra sua substituição. Se não recuperar a boa forma em breve, será difícil para ele vestir a camisa da seleção brasileira novamente na próxima Copa do Mundo”, diz trecho da crônica de Simão Escudero.

Na sequência, o jornalista destaca que Neymar não atuava como titular do Santos há quase dois meses.

“O ex -jogador do PSG ficou afastado dos gramados pelo Santos por quase dois meses devido a uma lesão muscular que o deixou de fora por sete partidas. Ele retornou brevemente no empate contra o Fortaleza antes de perder mais um jogo. Essa longa ausência se refletiu em sua atuação contra o Flamengo. Mesmo assim, mostrou lampejos de sua qualidade com uma perigosa cobrança de falta e uma cabeçada que quase resultou no gol de empate”.

Próximos jogos

Lutando contra o rebaixamento, o Santos entra em campo nesta semana por um jogo atrasado, onde encara o Palmeiras. O clássico paulista é válido pela 13ª rodada e será realizado no sábado, às 21h.

Fonte: Portal IG

Volta de Simone e Simaria é escancarada para todo o Brasil após 3 anos e fãs celebram

Elas foram gravadas cantando novamente em um encontro realizado pelo influenciador Carlinhos Maia e publicado nas redes sociais neste sábado (8).

As duas cantaram “126 Cabides” e “Bom Substituto” em momentos de lazer na casa do famoso, vestidas de forma casual e pouco produzidas. Nas redes sociais, o público foi ao delírio com o momento e torceu para que a dupla se reconcilie de vez. ASSISTA AQUI

O fim da dupla aconteceu em 2022, quando Simaria, depois de ter tuberculose, resolveu interromper a carreira. Simone, por outro lado, iniciou a carreira solo e, sozinha, conquistou sucessos como “Dois Tristes”, “Erro Gostoso” e “P do Pecado”, com o grupo Menos é Mais.

Além disso, existem diversos outros fatores além da saúde de Simaria para o fim da dupla, que já não vinha bem antes disso.

Simone e Simaria cantaram de novo

Vale dizer que, em papo com o Gshow, Simone revelou o significado da nova música. “Mesmice fala de algo que muita gente vive ou já viveu: quando o relacionamento entra naquela rotina que apaga o brilho, sabe? É uma música verdadeira, que fala de fim, mas também de libertação”, disse. De acordo com ela, a canção escancara a coragem de se escolher e seguir em frente.

“Gosto de canções que contam histórias reais. E Mesmice tem essa verdade. Quis passar exatamente isso: sentimento, entrega e coragem”, concluiu a beldade.

Ela também comentou sobre ter perdido 30 kg: “Hoje, me sinto muito bem comigo. Mais saudável e disposta! Além, é claro, de estar feliz com o que eu vejo no espelho.”

Fonte: Portal MSN

Japão emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 6,9

O governo do Japão emitiu neste domingo (09) um alerta temporário de tsunami para a costa da província de Iwate, no nordeste do país, após um terremoto de magnitude 6,9 atingir a costa de Sanriku, as 17h03, no horário de Brasília (05h16 de segunda-feira, no horário local), segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O aviso foi emitido por precaução e posteriormente cancelado quando o nível do mar voltou ao normal.

Tremores e pequenas ondas

Segundo a JMA, o epicentro do terremoto foi registrado a 16 quilômetros de profundidade, devido o deslocamento de placas tectônicas no mar de Sanriku, uma área conhecida por sua alta atividade sísmica.

Tremores de intensidade sísmica 4 na escala japonesa Shindo foram sentidos nas cidades de Morioka e Yahaba, na província de Iwate, e em Wakuya, na província de Miyagi.

Como consequência, ondas entre 10 e 20 centímetros foram observadas nos portos de Kuji, Ofunato, Kamaishi e Miyako.

A agência informou que, embora o alerta de tsunami tenha sido suspenso, a atividade sísmica permanece elevada na região do epicentro.

Risco de novos terremotos

A JMA informou que 15 tremores de intensidade igual ou superior a 1 foram registrados até as 20h (08h de segunda-feira, no horário local) ao largo da costa de Sanriku.

O órgão alertou que, nos últimos dias, a atividade sísmica tem aumentado e há possibilidade de ocorrer outro terremoto de mesma magnitude ou até maior nos próximos sete dias.

Historicamente, a região de Sanriku é uma das áreas mais propensas a terremotos no Japão, com registros de séries de abalos sísmicos sucessivos após eventos de grande intensidade.

Fonte: Portal Terra

“Natal Encantado Dourados” vai receber a Caravana de Natal da Coca-Cola

O Natal Encantado Dourados ganhará um toque especial na noite de 17 de dezembro, quando a cidade receberá a magia natalina com a Caravana de Natal Coca-Cola. As avenidas centrais vão receber o comboio de caminhões que iluminam ruas e envolve crianças, jovens e adultos com o tema “Pegue uma Coca-Cola e Viva o Natal”.

Será uma noite mágica, deixando ainda mais atraente a decoração natalina que a Prefeitura de Dourados fará neste ano e que promete encantar crianças, jovens e adultos com muito brilho, LED, painéis e brinquedos.

A passagem da Caravana da Coca-Cola por Dourados é resultado da interlocução da secretária municipal de Cultura, Gisella Melo, com a gerência de Experience & Prestige Accounts da Coca-Cola FEMSA Brasil.

A edição de 2025 traz novidades que reforçam o compromisso da companhia com a inclusão e a sustentabilidade (Foto: Divulgação)

“Mostramos para eles a importância da nossa cidade no contexto local e regional, destacando o quanto a passagem da caravana iria enriquecer ainda mais a decoração natalina que estamos projetando através do Natal Encantado Dourados, que será contagiante, mágico e encantador já na sua primeira edição”, ressaltou Gisella Melo.

A Caravana de Natal da Coca-Cola transforma ruas, praças e centros comerciais em um cenário mágico, cheio de luzes, estrelas e a presença icônica do Papai Noel da Coca-Cola, em um fundo vermelho que já é sinônimo de festa.

A Caravana de Natal percorre diversas cidades brasileiras, com rotas que incluem pontos de referência como shoppings, supermercados e praças públicas. O evento oferece uma experiência visual especial, com carros iluminados e decoração natalina, incentivando a interação das crianças e registrando momentos especiais em família.

Para este ano, a atração manteve a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus

A atração vai percorrer 93 municípios nos Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, entre 12 de novembro e 23 de dezembro, impactando mais de 63 milhões de pessoas.

A edição de 2025 traz novidades que reforçam o compromisso da companhia com a inclusão e a sustentabilidade. Será realizada uma ação de audiodescrição, na qual um link é disponibilizado permitindo que pessoas com deficiência visual acompanhem os momentos mais marcantes da experiência em tempo real.

A caravana já é uma tradição entre as pessoas. “A expectativa pela passagem dos caminhões da Coca-Cola, a proximidade com o público e o alcance que temos ao percorrer tantos locais formam uma experiência inconfundível, que só a Caravana de Natal consegue proporcionar”, afirma Luciano Sá, gerente de Experience & Prestige Accounts da Coca-Cola FEMSA Brasil. “Neste ano aumentamos o número de cidades no roteiro e vamos compartilhar momentos mágicos com ainda mais pessoas”, completa.

Ambas as caravanas têm o mesmo formato e são compostas por cinco caminhões, que representarão os seguintes cenários: Carrossel dos Sonhos, Dança com Cartas, Presente de Natal, Caixinha de Música e Celebração do Natal. Além da presença do casal Noel, as comitivas contam com espetáculos visuais e sensoriais para encantar o público, como projeções, luzes e a coreografia ao vivo de uma bailarina.

Fonte: Assecom

1º dia do Enem citou Paolla Oliveira e teve redação sobre envelhecimento

Qual era a alternativa correta no gabarito? Onde estão os cadernos de prova? Que dia sai o resultado? A reportagem reúne abaixo os principais destaques da cobertura do 1° dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, ocorrido neste domingo (9).

Gabarito do Enem

Os gabaritos oficiais do Enem serão divulgados separadamente por data, pela primeira vez. A novidade foi anunciada na noite de domingo (9) pelo ministro Camilo Santana.

O gabarito do 1º dia de provas será divulgado na quinta-feira (13), antes do segundo domingo de provas, em 16 de novembro. Com a novidade, é esperado que o gabarito do 2º domingo de provas seja disponibilizado a partir de 17 de novembro.

Qual o nível de dificuldade da prova, segundo coordenadores de cursinhos

O 1º dia de provas do Enem 2025 teve nível de dificuldade considerado de fácil a médio, no geral, e dentro do esperado, segundo professores.

As questões que traziam, como pano de fundo, discussões sobre desigualdade, gênero, meio ambiente e religião, mantendo a proposta interdisciplinar do exame. Os docentes também destacaram uma carga menor de leitura em relação aos anos anteriores.

O tema da redação, “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, foi visto como relevante e atemporal pelos professores, o que permite um maior repertório por parte dos alunos.

Redação foi sobre envelhecimento e teve ‘pegadinha’

O tema da redação do Enem 2025 foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Professores consideram que o tema não é uma surpresa, nem de nível difícil – o envelhecimento populacional é uma realidade e tema próximo dos candidatos.

A “pegadinha” estaria no termo “perspectivas”, que veio na contramão dos três últimos anos, todos com o termo “desafios”, analisa a professora Dani Toffoli, do Anglo. Para os docentes, a proposta de redação permitia diferentes possibilidades de abordagem.

Perdeu o Enem 2025? Saiba quem pode fazer a reaplicação em dezembro

Os candidatos que não compareceram ao primeiro domingo de Enem por motivos de saúde ou problemas logísticos têm direito a participar da reaplicação da prova nos dias 16 e 17 de dezembro.

Para participar, será preciso solicitar a reaplicação com o Inep. As inscrições são obrigatórias e ficarão abertas de 17 a 21 de novembro.

⚠️ Candidatos afetados pelo tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, e levou à suspensão da prova, terão uma nova data de aplicação, segundo o ministro da Educação Camilo Santana. As novas datas ainda serão anunciadas.

De quem são as ‘frases misteriosas’ na capa das provas do Enem 2025

Desde 2022, o Inep inclui frases literárias ou históricas nas capas dos cadernos do Enem. A prática busca valorizar figuras que marcaram a cultura, o pensamento e a ciência.

No Enem 2025, as capas dos cadernos de prova trouxeram frases atribuídas à cientista Marie Curie, uma das figuras mais importantes da história da ciência.

Conhecida por seu trabalho pioneiro sobre a radioatividade, ela foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel.

Prova de Linguagens surpreende com texto para bloco de questões

Professores destacaram uma surpresa na prova de Linguagens: pela primeira vez nos últimos anos de Enem, a prova trouxe um texto longo que serviu de base para um bloco de cinco questões.

A crônica, publicada na Revista Rascunho, falava sobre tecnologia e a perda do hábito de escrever à mão. As questões exploravam as características do gênero.

Esse formato de exercício é mais mais utilizado em outros vestibulares, como na Fuvest ou na prova da Unicamp.

Para o professor Raphael Kapa, do Colégio Andrews, destacou um maior equilíbrio nos textos e viu a novidade como positiva, já que grande volume de leitura costuma ser um desafio para muitos alunos no Enem.

Fonte: Portal G1