terça-feira, 9 de dezembro de 2025

STF começa hoje a julgar cúpula da PM por omissão no 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (28) o julgamento de sete ex-oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) que são acusados de omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A análise do caso será feita pela Primeira Turma e deve ser concluída até o próximo dia 5.

Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), os ex-integrantes da cúpula policial sabiam da possibilidade dos ataques e escolheu não atuar para impedir. O julgamento ocorre no plenário virtual, mas pode ir para migrar para o físico caso algum ministro peça destaque. As informações foram divulgadas pelo Correio Braziliense.

A peça da denúncia da PGR indica que os policiais teriam cometido crimes de descumprimento dos deveres de efetuar policiamento ostensivo e de preservar a ordem pública, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Segundo a PGR, eles teriam informações prévias da possibilidade de ataques às sedes dos Três Poderes, mas não reforçaram policiamento e nem teriam tentado conter a invasão, o que acabou facilitando a ação dos manifestantes.

Quem são os sete réus?

Com cargos altos na Polícia Militar do DF, os réus atualmente estão em liberdade provisória com uso de tornozeleira eletrônica. Entre eles, estão o comandante-geral e o subcomandante-geral à época dos atos golpistas.

O ministro do Supremo e relator do caso, Alexandre de Moraes, determinou medidas a serem cumpridas pelos acusados, como não deixar o DF e não entrar em contato com outros réus.

São eles: Fábio Augusto Vieira, então comandante-geral da PMDF; Klepter Rosa Gonçalves, então subcomandante-geral da PMDF; Jorge Eduardo Barreto Naime, ex-chefe do Departamento de Operações; Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, coronel da PMDF; Marcelo Casimiro Vasconcelos, coronel da PMDF; Flávio Silvestre de Alencar, major da PMDF e Rafael Pereira Martins, tenente da PMDF.
A PGR afirma que os sete envolvidos participaram de forma consciente de um movimento que queria buscava o Estado Democrático de Direito.

O Portal iG tenta contato com as defesas dos acusados. Segundo a TV Globo, os advogados negam as irregularidades e pedem a absolvição dos réus.

Fonte: Portal IG

Prefeitura de Dourados ampliará ações de conscientização e prevenção a Aids

Com o objetivo de ampliar o acesso da população à informação, à prevenção e ao diagnóstico precoce sobre Aids, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Departamento de Vigilância em Saúde e do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, organizará ações estratégicas de mobilização e testagem ao longo do mês de dezembro.

As atividades incluirão a oferta de testes rápidos, orientações sobre os meios de prevenção, distribuição dos novos preservativos fornecidos pelo Ministério da Saúde (modelo sensi, mais fino, e modelo tex, texturizado), esclarecimentos sobre o funcionamento do SAE/CTA e ações de integração entre os serviços especializados e a Atenção Primária à Saúde (APS).

As unidades de saúde CSU, Izidro Pedroso, Parque das Nações II, Seleta e Ouro Verde desenvolverão atividades em parceria com o SAE/CTA em dias específicos, com apoio técnico para a realização de testagens, emissão de laudos, registro de atendimentos e orientações sobre as demandas atendidas pelo serviço de referência.

Na primeira semana do mês, a unidade CSU iniciará as ações, já na segunda-feira, dia 1º, com a presença da equipe especializada durante todo o funcionamento do serviço. No dia seguinte (2), a UBS Izidro Pedroso contará com acompanhamento no período matutino; no dia 3, o Parque das Nações II receberá suporte do SAE/CTA na realização da testagem matutina, enquanto que, no dia 4, no período da manhã, a UBS Seleta ofertará testes rápidos com apoio da equipe especializada. Encerrando as atividades em conjunto com a APS, no dia 5, a unidade do Ouro Verde realizará testagem de rastreamento durante todo o dia, também com suporte direto do SAE/CTA.

Além disso, estão previstas ações intersetoriais e de educação em saúde voltadas a públicos específicos. No dia 16, o Patronato Penitenciário de Dourados receberá um profissional do SAE/CTA para uma palestra sobre IST, abordando formas de transmissão, prevenção, tratamento e a apresentação das funções desempenhadas pelo serviço especializado de referência.

No dia 17, serão ofertados cinquenta testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C aos usuários da Casai (Casa de Apoio à Saúde Indígena), no período da manhã, conduzidos pela equipe especializada, a fim de fortalecer o acesso ao diagnóstico para essa população.

De acordo com Aurenita Barbosa, gerente do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, as ações propostas encontram-se alinhadas às diretrizes nacionais e municipais de enfrentamento às IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais e integram as metas previstas no Plano de Ações e Metas (PAM) 2025. “Entre os propósitos centrais, destacam-se a ampliação do acesso à testagem, o incentivo à prevenção segura, a promoção do diagnóstico precoce, o fortalecimento do vínculo com os serviços de saúde e a redução do estigma que ainda impacta a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV”, salienta.

DEZEMBRO VERMELHO

O Dia Mundial de Combate à AIDS, 1º de dezembro, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1988. A campanha tem como finalidade sensibilizar a população sobre o HIV/AIDS, promover o enfrentamento ao estigma e à discriminação e reforçar a importância da prevenção e do cuidado contínuo.

O Dezembro Vermelho integra o calendário nacional de campanhas de saúde e destaca a relevância da prevenção combinada, que inclui o uso de preservativos, a testagem rápida, a oferta de Profilaxia Pré e Pós-Exposição (PrEP e PEP), o tratamento como prevenção, com a premissa de que indivíduos com carga viral indetectável não transmitem o HIV. Além de ações educativas e do fortalecimento do acesso aos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essas estratégias são essenciais para a redução da transmissão do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), sobretudo diante do persistente desafio representado pelo diagnóstico tardio, que ainda impacta significativamente o controle da epidemia”, reforça a gerente do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais.

Fonte: Assecom

Liandra solicita mudança no trânsito da Rua Amael Pompeu Filho após reclamações de moradores

Após receber diversas reclamações de moradores, comerciantes e transeuntes do Parque Alvorada, a vereadora Liandra da Saúde (PSDB) encaminhou à Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) um pedido de intervenção na Rua Amael Pompeu Filho, no trecho entre as ruas Alcides Klaus e Eduardo Casaro.

A solicitação prevê a pintura amarela no meio-fio, tornando proibido estacionar em um dos lados da via, além da instalação de placas de sinalização informando a restrição. O objetivo é organizar o tráfego e aumentar a segurança de quem circula pelo local.

Segundo os relatos que chegaram ao gabinete da vereadora, a rua é estreita e recebe grande fluxo de veículos, o que se agrava quando há carros estacionados dos dois lados. A situação piora nos horários de pico e, principalmente, todas as quintas-feiras, quando ocorre a tradicional feirinha do bairro, atraindo grande número de pedestres e motoristas.

Nos últimos meses, a expansão do comércio local, principalmente no período noturno, tem agravado ainda mais o cenário. Novos bares, lanchonetes e pontos de encontro têm atraído um número crescente de veículos e pessoas, ampliando a dificuldade de circulação e aumentando a necessidade de organização do trânsito na região.

Além da feira, o trecho concentra bares e comércios, o que intensifica o movimento, sobretudo à noite. Moradores relatam dificuldade para trafegar, risco de pequenos acidentes, manobras perigosas e até discussões entre condutores por conta da falta de espaço para passagem.

Na região, ainda estão localizados a Praça do Parque Alvorada, que recebe centenas de pessoas em eventos e momentos de lazer, igrejas e Centros de Educação Infantil (Ceims), o que aumenta consideravelmente o fluxo de veículos e pedestres ao longo de todo o dia e reforça a necessidade de mais segurança viária.

“Estamos atendendo a um pedido direto da comunidade do Parque Alvorada. A rua Amael Pompeu Filho, nesse trecho, já não comporta estacionamento dos dois lados sem comprometer a segurança. A organização do trânsito ali é uma questão de prevenção de acidentes e de respeito aos moradores e comerciantes”, reforça a vereadora Liandra.

A parlamentar destaca que a medida é simples, mas pode trazer impacto imediato na mobilidade e na segurança viária da região. Com a regulamentação do estacionamento, a expectativa é reduzir congestionamentos, facilitar o fluxo de veículos durante a feirinha e garantir mais segurança para pedestres e frequentadores dos estabelecimentos locais.

Fonte: Assessoria

O ‘Bando do Velho Jack’ celebra 30 anos em show histórico no domingo

Entre riffs marcantes, palcos e muita estrada, O Bando do Velho Jack celebra três décadas de trajetória dedicadas ao Rock de Mato Grosso do Sul. E para celebrar a data, o grupo prepara um show histórico para este domingo.

Dia 30 de novembro sobe ao palco da Concha Acústica Helena Meireles, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, para comemorar com o público sul-mato-grossense. Palco este que representa muito para a banda. Ali foram realizados vários shows com plateia lotada e muita energia.

Formada em Campo Grande, a banda é considerada um dos principais nomes do gênero no estado e chega aos 30 anos reafirmando o compromisso com a música autoral e a paixão pelo Rock N’Roll.

Atualmente formada por Rodrigo Tozzette (voz e guitarra), Fábio “Corvo” Terra (guitarra solo), Marcos Yallouz (baixo) e Alex Cavalheri (teclado), a banda mantém a mesma energia de quando começou em 1995. “Sabemos que o nosso som ajudou a formar uma geração que aprendeu a gostar de Rock com o Bando. A gente sempre trouxe clássicos e ‘Lados B’ que acabaram virando hinos nos shows”, comenta Yallouz, um dos fundadores.

A musicalidade da banda carrega influências do Classic Rock e da música sul-mato-grossense. “Nosso som tem muito do que o estado nos oferece, principalmente de grandes compositores como Almir Sater, Paulo Simões e Geraldo Espíndola”, explica Tozzette. A mistura de influências resultou em sucessos como Palavras Erradas, Gasolina e a versão Rock de Trem do Pantanal, que ganhou clipe e se tornou um dos momentos mais marcantes nos shows.

ESTRADA

O Bando nasceu da união de duas bandas atuantes na noite campo-grandense – Blues Band e Alta Tensão – e teve como vocalista original Alex Batata, assassinado em Campo Grande pouco mais de um ano após a formação. O episódio marcou profundamente o grupo e toda a cena cultural da cidade. Após a tragédia, Rodrigo Tozzette assumiu os vocais e, pouco depois, trouxe Alex Cavalheri para os teclados, consolidando parte da formação que permanece até hoje.

Ao longo de 30 anos, o Bando passou por palcos de praticamente todo o Mato Grosso do Sul, além de estados como São Paulo, Paraná e Minas Gerais. A banda soma uma história de superação, amizade e muita estrada — e continua firme com novos planos.

SHOW DE 30 ANOS!

O show está chegando e dia 30 de novembro o encontro está marcado. “Queremos celebrar com quem sempre esteve com a gente. Com quem hoje é pai e leva seus filhos para curtir e aprender a gostar do bom e velho Rock’N Roll. O Bando é uma banda de Rock de verdade. Seguimos fazendo o que amamos e levando esse som a novas gerações”, afirma Fábio Corvo.

Trinta anos se passaram, mas o espírito permanece o mesmo: energia no palco, amizade e muito Rock’N Roll. Que venham mais 30!

O show é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e conta com participações muito especiais para a banda: Paulo Simões, um dos compositores de “Trem do Pantanal”, que há quase 30 anos faz parte do repertório da banda; João Bosco, primeiro baterista da banda, com quem os integrantes dividem muita história e Matheus Mattos, que atualmente comanda as baquetas nervosas da banda.

Fonte: Assessoria

Fluminense goleia o São Paulo e se garante na Libertadores

O Fluminense viveu uma noite histórica nesta quinta-feira ao golear o São Paulo no Maracanã por 6 a 0, em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Canobbio (dois), Martinelli, Nonato, John Kennedy e Serna.

A vitória garantiu o Fluminense na Conmebol Libertadores 2026. O clube carioca sobe momentaneamente para a 5ª colocação com 58 pontos somados, abre 10 para o São Paulo, o oitavo colocado, e não pode mais sair do G-7.

O resultado desta noite representa a maior goleada da história do confronto entre Fluminense e São Paulo, igualando o jogo entre os dois times em 2002 no qual o rival venceu pelo mesmo placar.

O zagueiro Luiz Gustavo não poupou palavras ao analisar a derrota são-paulina. Ele pediu que membros do clube assumam a responsabilidade do insucesso do São Paulo na temporada.

– Eu sou um cara que desde que nasci aprendi a ser honesto, nada é por acaso, hoje não foi por acaso. O São Paulo é uma instituição que eu aprendi a amar, mas infelizmente a gente tem que começar a falar a verdade. As pessoas têm que vir e assumir algumas situações, nós estamos aqui fora botando a cara.

Como fica

O Fluminense chega a 58 pontos e assume a quinta colocação de momento no Brasileirão, ultrapassando Bahia e Botafogo, que ainda jogam na rodada. O São Paulo segue em oitavo, com 48 somados, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Corinthians.

Fonte: Portal G1

“Natal Encantado” começa na segunda com chegada do Papai Noel e acendimento das luzes

A Prefeitura de Dourados abre oficialmente os festejos de final de ano nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro, com o início do “Natal Encantado Dourados” com uma programação que se estenderá até o dia 30 de dezembro na Praça Antônio João. Às 20h30, o prefeito Marçal Filho vai receber o Papai Noel, que promete uma chegada apoteótica, e, na sequência, acenderá as luzes da decoração de Natal que está sendo instalada na praça, que também terá brinquedos para as crianças e diversos túneis de luzes.

A grande atração será uma árvore de Natal com mais de 8 metros de altura e toda construída com painéis de LED que mudam de cor numa velocidade impressionante.

O “Natal Encantado Dourados” é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, e da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced).

Praça Antônio João já está recebendo a decoração para as celebrações do ‘Natal Encantado Dourados

“Estamos passando por um momento de dificuldades financeiras na Prefeitura de Dourados e somente com parcerias como essa com o Governo do Estado e com a Aced, criatividade, empenho das equipes e participação das Secretarias Municipais seria possível realizar os festejos natalinos à altura do que nossa população merece”, enfatiza o prefeito Marçal Filho.

Nesta primeira edição do “Natal Encantado Dourados” a população poderá viver toda magia e encanto do período natalino através de uma decoração temática coordenada pessoalmente pela secretária municipal de Cultura, Gisella Melo.

“O prefeito Marçal Filho determinou que o projeto fosse pensado para as famílias douradenses, com atrativos para todos os públicos, sobretudo para as crianças que se encantam com os festejos natalinos”, explica Gisella Melo. “Os adolescentes e os adultos também terão opções de lazer, cultura e entretenimento durante toda programação, que começa nesta segunda e vai até o dia 30 de dezembro”, completou.

Para garantir comodidade ao público e oportunizar renda para os setores de alimentação, artesanato, a Prefeitura de Dourados selecionou foodtrucks que serão instalados no entorno da praça e ambulantes que poderão vender seus produtos diretamente ao público.

Também será montado um esquema de segurança especial com a Guarda Municipal e apoio da Polícia Militar. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito vai coordenar o tráfego no local para garantir a mobilidade das pessoas que forem à Praça Antônio João durante o período de festividades natalinas.

A população poderá viver toda magia e encanto do período natalino através de uma decoração temática

CARAVANA COCA-COLA

O Natal Encantado Dourados ganhará um toque especial na noite de 17 de dezembro, quando a cidade receberá a magia natalina com a Caravana de Natal Coca-Cola. As avenidas centrais vão receber o comboio de caminhões que iluminam ruas e envolve crianças, jovens e adultos com o tema “Pegue uma Coca-Cola e Viva o Natal”. Será uma noite mágica, deixando ainda mais atraente da decoração natalina que a Prefeitura de Dourados fará neste ano e que promete encantar crianças, jovens e adultos com muito brilho, LED, painéis e brinquedos.

A passagem da Caravana da Coca-Cola por Dourados é resultado da interlocução da secretária municipal de Cultura, Gisella Melo, com a gerência de Experience & Prestige Accounts da Coca-Cola FEMSA Brasil.

“Mostramos para eles a importância da nossa cidade no contexto local e regional, destacando o quanto a passagem da caravana iria enriquecer ainda mais a decoração natalina que estamos projetando através do Natal Encantado Dourados, que será contagiante, mágico e encantador já na sua primeira edição”, ressaltou Gisella Melo.

A Caravana de Natal da Coca-Cola transforma ruas, praças e centros comerciais em um cenário mágico, cheio de luzes, estrelas e a presença icônica do Papai Noel da Coca-Cola, em um fundo vermelho que já é sinônimo de festa.

A Caravana de Natal vai percorrer diversas ruas de Dourados, com rotas que incluem pontos de referência como shopping, supermercados e praças públicas. O evento oferece uma experiência visual especial, com carros iluminados e decoração natalina, incentivando a interação das crianças e registrando momentos especiais em família.

Fonte: Assecom

Gleice cobra de Riedel políticas de enfrentamento à violência contra mulheres

A deputada estadual Gleice Jane (PT) protocolou nesta terça-feira (25), um Requerimento de Informações destinado ao governador do Estado, Eduardo Riedel (PP), e ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira. O documento cobra uma resposta detalhada sobre as políticas de enfrentamento à violência familiar e de gênero, logo após a confirmação da 37ª vítima de feminicídio em 2025.

O governador tem um prazo de 15 dias para prestar os esclarecimentos.

O documento foi protocolado em meio a uma escalada alarmante da violência, que transformou novembro no mês mais letal da série histórica no Estado, com seis assassinatos de mulheres em menos de 30 dias.

Na madrugada desta segunda-feira (24), Mato Grosso do Sul chegou ao 37º caso de feminicídio no ano, o que evidencia uma falha grave nos mecanismos de proteção. O número de feminicídios de 2025 já supera o total do ano anterior, que teve 35 casos.

A deputada justifica que “somente por meio de ações estruturadas, interinstitucionais e fundamentadas em evidências será possível combater a escalada da violência feminicida e, enfim, assegurar a proteção plena e o direito à vida das mulheres sul-mato-grossenses”.

Quais informações Riedel e Antônio Carlos Videira devem prestar?

A lista de questionamentos elaborada e protocolada pela deputada Professora Gleice Jane contém oito eixos temáticos e exige a resposta de 25 perguntas. Governo do Estado e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública foram intimados a apresentar dados concretos sobre a eficácia das políticas de proteção, o uso de tecnologias e o orçamento destinado ao enfrentamento do feminicídio.

O principal questionamento considera o contexto atual: Quais ações emergenciais foram adotadas diante da onda de feminicídios que marcou o mês de novembro como o mais letal para as mulheres sul-mato-grossenses?

Outros pontos questionam Eduardo Riedel e Antônio Carlos Videira o número de agressores monitorados por tornozeleira eletrônica, o tempo de resposta do Botão do Pânico, o estágio do aplicativo ‘Maria da Penha MS’ e o diagnóstico oficial sobre o aumento de casos, incluindo aqueles com medidas protetivas prévias.

A deputada defende que política pública precisa de investimento e questiona: “Quanto do orçamento público foi destinado para a defesa das mulheres? Quanto foi investido em tecnologias de proteção e monitoramento, em ampliação e manutenção do botão do pânico, em atendimento especializado nas delegacias das mulheres? Quanto foi destinado para capacitação de agentes e construção de equipes multidisciplinares?”.

37 Vítimas de Feminicídio

Ainda em novembro, Mato Grosso do Sul já ultrapassou o número total de vítimas de feminicídio do ano anterior. O número de 37 mulheres que tiveram suas vidas interrompidas, a maioria por ex-companheiros, é computado em meio aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

O Feminicídio é considerado como o crime de homicídio cometido “contra a mulher por razões da condição de sexo feminino”, quando em ocorre em contexto de “I – violência doméstica e familiar; II – menosprezo ou discriminação à condição de mulher”. Na prática, como visto em 36 dos 37 casos em Mato Grosso do Sul, a esmagadora maioria dos casos é cometida por homens, geralmente companheiros, ex-companheiros ou familiares.

Violência contra mulher é crime e pode ser denunciada de forma segura e sigilosa. Em casos de emergência, ligue imediatamente para 190. Para denúncias e orientações, o número 180 fica disponível 24 horas por dia. Também é possível denunciar via WhatsApp pelo número (67) 99180-0542.

Fonte: Assessoria