segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Prefeitura abre “Natal Encantado Dourados” hoje na Praça Antônio João

Prefeitura de Dourados abre oficialmente na noite desta segunda-feira (1º), às 20h15, os festejos de final de ano. O “Natal Encantado Dourados” tem ampla programação, que se estenderá até o dia 30 de dezembro, na Praça Antônio João.

O prefeito Marçal Filho vai acender as luzes da decoração de Natal que está instalada na praça e, na sequência, vai receber o Papai Noel, que promete uma chegada apoteótica. No local também terá brinquedos para as crianças e diversos túneis de luzes de LED. A grande atração será uma árvore de Natal com mais de 8 metros de altura e toda construída com painéis de LED que mudam de cor numa velocidade impressionante.

O “Natal Encantado Dourados” é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, e da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced). O prefeito Marçal Filho destaca as parcerias com com o Governo do Estado e com a Aced, o que possibilita fazer uma bela decoração com gastos bem inferiores aos de anos anteriores.

Nesta primeira edição do “Natal Encantado Dourados” a população poderá viver toda magia e encanto do período natalino através de uma decoração temática.

Para garantir comodidade ao público e oportunizar renda para os setores de alimentação, artesanato, a prefeitura selecionou foodtrucks que serão instalados no entorno da praça e ambulantes, que poderão vender seus produtos diretamente ao público.

Também será montado um esquema de segurança especial com a Guarda Municipal e apoio da Polícia Militar. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito vai coordenar o tráfego no local para garantir a mobilidade das pessoas que forem à Praça Antônio João durante o período de festividades natalinas.

CARAVANA COCA-COLA

O Natal Encantado Dourados ganhará um toque especial na noite de 17 de dezembro, quando a cidade receberá a magia natalina com a Caravana de Natal Coca-Cola. As avenidas centrais vão receber o comboio de caminhões que iluminam ruas e envolve crianças, jovens e adultos com o tema “Pegue uma Coca-Cola e Viva o Natal”.

A Caravana de Natal da Coca-Cola transforma ruas, praças e centros comerciais em um cenário mágico, cheio de luzes, estrelas e a presença icônica do Papai Noel da Coca-Cola, em um fundo vermelho que já é sinônimo de festa.

A Caravana de Natal vai percorrer diversas ruas de Dourados, com rotas que incluem pontos de referência como shopping, supermercados e praças públicas. O evento oferece uma experiência visual especial, com carros iluminados e decoração natalina, incentivando a interação das crianças e registrando momentos especiais em família.

Fonte: Assecom

Brô MC’s recebe Comenda Tom do Pantanal na Alems por indicação de Lia Nogueira

O grupo Brô MC’s, referência nacional e internacional no rap indígena, recebeu a Comenda Tom do Pantanal Arara Azul durante a Sessão Solene do Dia do Músico na Assembleia Legislativa.

A homenagem, concedida por indicação da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), reconheceu a trajetória pioneira dos artistas que transformaram a música em instrumento de identidade, resistência e afirmação cultural.

Formado por Bruno Veron, Clemerson Batista, Kelvin Mbaretê e Charles Peixoto, o Brô MC’s surgiu em 2009 nas aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados. Suas composições misturam rap, língua indígena e denúncia social, abordando temas como luta por território, preconceito e desafios vividos por comunidades indígenas no país.

O grupo ganhou visibilidade nacional em 2010 com o videoclipe Eju Orendive, marcado pelo lema “Aldeia unida, mostra a cara”, e desde então circulou por festivais no Brasil e no exterior, além de participar do Rock in Rio em 2022.

A entrega da comenda teve significado especial por ser o primeiro reconhecimento oficial recebido pelo grupo em seu próprio Estado.

Durante a cerimônia, os artistas indígenas Guarani e Kaiowá apresentaram Jarahá, parceria com o DJ Alok, reforçando a história do Brô MC’s ao longo de 16 anos.

Para Clemerson Batista, o momento simboliza um retorno às raízes. “A gente está muito feliz por esse reconhecimento. Foram anos levando nossa cultura e nossa língua para o Brasil e para outros países, e receber essa honra aqui mostra que o nosso trabalho tem valor”, comemorou.

A homenagem também reforçou o compromisso do grupo com as novas gerações. Para Charles Peixoto, a música ajuda a manter vivas as raízes e a aproximar diferentes públicos.

“Queremos que os jovens reconheçam sua história e que mais pessoas tenham acesso à nossa cultura e ao que produzimos nas aldeias. Estamos sempre de portas abertas para esse diálogo”, destacou, ao defender que os caminhos entre aldeia e cidade se tornem cada vez mais acessíveis.

Para o grupo, a mensagem alcança crianças e jovens indígenas que sonham com a arte. Para Kelvin Mbaretê a comenda reafirma pertencimento e identidade.

“Eles também podem chegar longe sem abandonar quem são. Nossa tradição, nossa língua e nossa ancestralidade fazem parte de nós.” Kelvin destacou ainda o impacto coletivo do reconhecimento. “É como ter o coração do nosso povo respeitado. Mesmo com tanta dor vivida ao longo da história, a nossa cultura continua viva e resistente”, afirmou.

A deputada Lia Nogueira enalteceu a importância da homenagem e da representatividade do Brô MC’s para Mato Grosso do Sul. “É um privilégio ver o Estado reconhecer um grupo que leva sua língua, sua arte e sua história para o mundo. Eles inspiram jovens, fortalecem identidades e ampliam a presença da cultura indígena onde muitas vezes ela não chega.”

Com a entrega da Comenda Tom do Pantanal Arara Azul, o Brô MC’s passa a integrar o conjunto de artistas oficialmente reconhecidos pela Assembleia Legislativa, reforçando o papel da arte indígena como parte essencial da cultura sul-mato-grossense.

Fonte: Assessoria

Murilo Benício compara Grazi Massafera à ex-esposa: “Parecida”

Murilo Benício  comparou Grazi Massafera com sua ex-mulher, Giovanna Antonelli, em uma entrevista divulgada na última sexta-feira (28). Os famosos enfrentam rumores desde antes da estreia da trama de Aguinaldo Silva, na qual interpretam um casal de amantes, os vilões Arminda e Ferette.

Ao responder à pergunta dos internautas sobre os bastidores da novela, Murilo Benício comentou: “Está muito legal, porque a turma é muito boa. Onde eu vou, ou estou com a Andréia Horta, que é maravilhosa, ou com nossos filhos: Pedro (Novaes), que é filho do Marcello Novaes, que é meu irmão; e Alanis (Guillen), a menina mais linda do mundo, uma graça”, reforçou.

Ele ainda destacou: “Conheci a Alanis em Pantanal. Sabe uma pessoa que é positiva o tempo inteiro? Então, é uma delícia aquela família, os meus filhos, a Andréia Horta, com quem eu nunca tinha trabalhado”, disse em entrevista a colunista Anna Luiza Santiago.

Por fim, o ator contou que sua atual parceira de cena se parece muito com Giovanna Antonelli, ex-mulher e colega de elenco. Os dois fizeram par romântico em “O Clone”, ano de 2001.

“E aí, depois, eu vou para a Grazi, que é uma doida. Acho que ela é uma segunda Giovanna (Antonelli) na minha vida. Posso dizer que é muito parecida com a Giovanna, é muito engraçada”, frisou o ator global.

Giovanna Antonelli e Murilo Benício (Foto: Reprodução/TV Globo)

Desempenho de Grazi Massafera

Grazi Massafera  vem roubando a cena com sua vilã, Arminda de Melo Dantas, personagem já apelidada pelo público de “Dona Cobra”. Cruel, debochada e poderosa, Arminda chegou para causar no folhetim escrito pelo autor Aguinaldo Silva.

Por fim, o público vibrou com a volta do novelão raiz. O enredo, bastante elogiado nas redes sociais, promete entregar muita vilania, barracos e reviravoltas.

Sobre Três Graças

A  TV Globo está intensificando as gravações de sua próxima novela das nove, Três Graças, com estreia marcada para 20 de outubro. A produção, assinada por  Aguinaldo Silva, aposta em uma mistura de drama social, vingança e muito mistério.

O enredo gira em torno de três mulheres de gerações diferentes, Lígia (Dira Paes), Gerluce (Sophie Charlotte) e Joélly (Alana Cabral), que se unem para enfrentar os desafios da maternidade precoce.

Escrita por Aguinaldo Silva, com colaboração de Virgílio Silva e Zé Dassilva, e direção artística de Luiz Henrique Rios, Três Graças marca o retorno de Murilo Benício às novelas, após recusar um papel em Mania de Você (2024). A trama será ambientada em São Paulo.

Fonte: Portal IG

 

Prefeitura entrega mais de R$ 1 milhão em emendas impositivas para entidades sociais

A Prefeitura de Dourados entregou, na manhã desta sexta-feira (28), R$ 1.180.000 em emendas impositivas federais destinadas às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do município.

A solenidade realizada no anfiteatro do Centro Administrativo Municipal (CAM) reuniu autoridades, servidores, representantes das entidades e convidados, celebrando um momento de fortalecimento da rede socioassistencial que atende milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Os recursos, encaminhados pelo deputado federal Luiz Ovando e pela senadora Soraya Thronicke, contemplam instituições que desenvolvem ações essenciais no cuidado com crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, idosos e famílias em situação de risco social.

Durante a cerimônia, o prefeito Marçal Filho destacou o papel fundamental das entidades no acolhimento a quem mais precisa e o trabalho, por vezes, ininterrupto de quem comanda estas.

“Os representantes das instituições desempenham um papel muito importante, principalmente essa abnegação, esse amor às outras pessoas,isso pelo fato de que vocês já concluíram aquilo que todos deveriam saber: que para estar completo neste mundo precisamos estender a mão às outras pessoas”, afirmou.

Marçal reforçou ainda que a entrega das emendas só é possível devido ao compromisso conjunto da classe política. “Isso só acontece graças ao trabalho de muitas pessoas – vereadores, deputados, senadores, independentemente de partido – que olham por Dourados”, completou.

A secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, comemorou a chegada dos recursos em um período estratégico para as instituições. “Entregar essas emendas no final do ano, quando as entidades precisam pagar seus servidores e fechar suas contas, se programarem para o próximo ano”, disse ao frisar que “executam um trabalho de excelência”.

Shirley também agradeceu o apoio da gestão municipal e o empenho de toda a equipe na causa. “Prefeito, é com muita gratidão que agradeço pelo seu empenho e sensibilidade ao apoiar nossa equipe para garantir que esses recursos chegassem ainda este ano e, claro de toda equipe da Semas e da gestão que trabalharam para direcionar tudo isso”, ponderou.

O vereador Sérgio Nogueira, representando o deputado Luiz Ovando, reforçou o empenho do parlamentar em contribuir com o desenvolvimento social do município. “O desejo é que essa parceria continue até o final do seu governo [prefeito Marçal Filho] e fico feliz de poder ser essa ponte”, disse ao complementar enfatizando que ver a necessidade das pessoas é uma das principais funções da classe política.

Já o vereador Márcio Pudim, que representou a senadora Soraya Thronicke, lembrou a atuação constante da parlamentar pela segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. “A senadora acolheu a equipe, ouviu as demandas e se preocupa profundamente com a causa social daqui”, destacou.

INSTITUIÇÕES CELEBRAM

A presidente da Associação Pestalozzi, Dorca Soares, emocionou-se ao explicar o impacto direto da verba. “A nossa instituição vive um momento financeiro difícil. Tivemos que vender nosso ônibus e 40% dos alunos ficaram sem frequência por falta de transporte”, enfatizou. “Com os R$ 100 mil da senadora Soraya, vamos alugar um ônibus em 2025, já o recurso do deputado Ovando permitirá criar um projeto de dança para adolescentes e adultos e um projeto integrado com as famílias, isso vai somar de forma significativa”, afirmou.

A coordenadora da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AAGD), Ana Cláudia Brito, destacou que o recurso permitirá manter e ampliar os atendimentos.

“Esses valores serão essenciais para manutenção da entidade e para projetos que atendem famílias e crianças”, ressaltou. “Hoje temos 350 famílias atendidas e uma fila de espera com 500 crianças autistas. Entraremos em 2026 mais tranquilos graças a essa verba, e somos muito gratos por isso”, completou.

O deputado federal Luiz Ovando destinou emendas para a Ação Familiar Cristã, R$ 60 mil, Casa Criança Feliz, R$ 30 mil, Centro de Integração do Adolescente (Ceia) Dom Alberto, R$ 60 mil, Associação Pestalozzi, R$ 50 mil, Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD), R$ 50 mil, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), R$ 50 mil, Lar Ebenezer, R$ 40 mil, Lar do Idoso, R$ 40 mil, Toca de Assis, R$ 50 mil.

A senadora Soraya Thronicke destinou emendas para a Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD), R$ 100 mil, Associação Pestalozzi, R$ 100 mil, Lar Ebenezer, R$ 100 mil, Toca de Assis, R$ 100 mil, Lar de Crianças Santa Rita, R$ 250 mil e Lar do Idoso, R$ 100 mil.

Fonte: Assecom

Como atravessar o pós-derrota do Palmeiras sem abalar a saúde mental

Não tem jeito! Somos o país do futebol (mesmo sem uma Copa do Mundo desde 2002) e o esporte mexe com o coração, com a saúde mental e com as emoções.

Esperança e confiança estiveram em alta na vida dos torcedores de um clube: o Palmeiras. Mas, para os torcedores alviverde, a segunda-feira começou com gosto amargo.

O  time disputou a final da Libertadores com o Flamengo neste sábado, mas terminou derrotado. Os dois times estavam em busca do tetra no campeonato e, agora, o Palmeiras fica mais longe do Flamengo — que com a vitória virou o maior campeão brasileiro da Libertadores.

Com o cenário, como lidar com a frustação, com a raiva, a decepção de algo que não dependia do torcedor? Como gerenciar a famosa “expectativa x realidade”, o deboche dos rivais? Antes que você pense que é besteira, futebol é coisa séria para muita gente e mexe muito com as emoções!

O g1 conversou com especialistas que analisaram 4 lições (ou dicas) essa montanha-russa de emoções (essas dicas, aliás, valem para todos os setores da vida):

1 – Alinhe suas expectativas

Está tudo bem criar expectativas sobre as coisas, mas ela depende de você?
O psiquiatra Daniel Barros, médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e autor do livro “Viver é melhor sem ter que ser o melhor”, diz que a expectativa é a fórmula da infelicidade.

“Altas expectativas geram frustração. Não dá para tudo ser como a gente imagina, sobretudo porque a nossa imaginação prega peças. Fazemos planos baseados nos momentos bons, mas na maioria das vezes eles são raros, porque a nossa vida é média”, alerta Barros.

Ele reforça que é preciso manejar bem as nossas próprias expectativas, pensando que é um desejo, mas que ele pode ou não acontecer.

2 – Não deixe o otimismo cego te dominar

Estar tão perto, com uma boa campanha como vinha fazendo o Palmeiras, fez com que muita gente acreditasse que era possível e de forma cega.
Torcida ajuda, empurra os jogadores, mas o resultado positivo não depende de quem está nas arquibancadas ou em casa assistindo ao jogo.

“A expectativa pode ser positiva (otimismo) ou negativa (pessimismo). O otimismo está relacionado ao bem-estar, felicidade, mas existe um limite para isso. Ele não pode ficar cego, não compatível com a realidade”, esclarece Arthur Danila, médico psiquiatra e coordenador do Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.

Danila explica que o otimismo é uma ferramenta benéfica, mas pode se tornar cego e gerador de frustração quando não temos o domínio ambiental da situação.

“Uma coisa é ser otimista que vai passar no vestibular, quando depende de você. Outra coisa é torcer para o seu amigo passar no vestibular. Eu posso querer que o mundo pare de usar combustível fóssil, mas eu não tenho domínio sobre isso”, exemplifica.

O ideal é ser um “otimista realista”. Ou seja, pode acreditar, mas nunca abandonar a realidade. É preciso ir ajustando o otimismo a todo instante, com base no que está acontecendo. “O otimismo precisa vir acompanhado de uma visão crítica da realidade, para que a pessoa consiga ter maior capacidade de gerenciar eventuais frustrações que são naturais no processo”, completa o psiquiatra.
3 – Tenha autocompaixão

Na visão dos especialistas, é preciso colocar para fora o que se sente: você pode ficar bravo, triste e até com raiva. Está tudo bem em expressar suas emoções. Mas em algum momento é preciso parar e reorganizar os sentimentos.

“É importante ter autocompaixão, uma gentileza consigo mesmo, uma emoção positiva diante de uma situação negativa: ‘hoje eu não estou bem e está tudo bem não estar bem’. Rir da própria desgraça é trazer uma leveza em um momento em que os ventos mudaram”, diz Danila. 

4 – Mantenha o espírito esportivo

Quem nunca tirou onda dos rivais depois de um jogo de futebol que atire a primeira pedra. Mas é preciso lembrar, sendo bem clichê, que toda ação tem uma reação. O segredo é levar na esportiva.

“Você pode rir, debochar, tirar onda porque faz parte do jogo do torcedor fazer isso quando está ganhando, mas é preciso aceitar que o outro também vai fazer. É a natureza do jogo. Manter o espírito esportivo é o mais importante”, lembra Arthur Danila.

“Se levar muito a sério, ficar incomodado, não vai ter jeito. A melhor dica é lembrar que o futebol é um ritual cultural, e que vai passar. Você não é o time, você é um torcedor. Valorize sua identidade”, diz Daniel  Barros.

E lembre-se: ano que vem tem mais Libertadores e seu time pode ser o campeão.

Fonte: Portal G1