sábado, 13 de dezembro de 2025

Dourados supera 78 municípios com maior saldo na geração de novos empregos

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho aponta que Dourados superou os outros 78 municípios de Mato Grosso do Sul com saldo positivo de 338 novas vagas formais no mercado de emprego, seguido por Três Lagoas, que criou 327 novas vagas; Inocência, com 172; Nova Alvorada do Sul, com 112 novas vagas e Ribas do Rio Pardo, com 108. No outro extremo, Nova Andradina fechou 208 postos de trabalho, sendo o município que mais perdeu vagas formais no mercado, seguida por Costa Rica, com fechamento de 110 vagas; Corumbá, com 102 vagas a menos; Paraíso das Águas, com saldo negativo de 89 vagas; e Campo Grande, que fechou  76 postos de trabalho no período que foi de novembro de 2024 a outubro de 2025.

No geral, Mato Grosso do Sul encerrou outubro de 2025 com a criação de 880 novas vagas formais de trabalho e acumulou, nos últimos doze meses, saldo positivo de 16.989 empregos com carteira assinada. O levantamento foi divulgado pela Assessoria Especial de Economia e Estatística da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, com base no Painel de Informações do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Foram 421.099 admissões e 404.113 desligamentos no período. Com isso, o estoque total de postos formais atingiu 702.030 em outubro. A taxa de rotatividade permaneceu em 33,02% nos últimos 12 meses. O desempenho mensal foi impulsionado pelos setores de comércio, construção e indústria. O comércio liderou a geração de vagas, com saldo de 432 novos postos formais, seguido da construção civil, com 412 vagas, e da indústria, com 203. Agropecuária (-72) e serviços (-95) registraram retração pontual no mês. No total, foram 34.640 contratações e 33.760 desligamentos em outubro.

O Governo do Estado celebra os números. “O resultado de outubro tem o impacto das contratações no setor de comércio. Muitas das vagas são temporárias e deveremos ter, entre janeiro e fevereiro do ano que vem, o retorno de algumas dessas pessoas ao mercado de trabalho”, ressaltou o secretário Jaime Verruck, titular Semadesc. “Importante lembrar os feirões de emprego que temos realizado por meio da Funtrab, onde temos oferecido uma diversidade de vagas e ressaltar a importância da nossa plataforma online de encaminhamento para o mercado de trabalho, que é o MS Qualifica Digital”, completou Verruck.

Sobre o MS Qualifica Digital, o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, reforça a importância de jovens e adultos, que estejam fora do mercado de trabalho, cadastrarem suas informações pessoais e habilidades profissionais na plataforma, a fim de “ficarem visíveis para todas as empresas que já disponibilizaram vagas na plataforma. E é por meio do MS Qualifica Digital que estão sendo oferecidas as vagas de trabalho para as novas indústrias e outros empreendimentos, que já estão se instalando no Estado”.

A plataforma de oferta de emprego e qualificação do Governo do Estado está disponível no endereço www.msqualifica.ms.gov.br e também pelo aplicativo MS Digital (Android e iOS). O MS Qualifica Digital foi criado para facilitar e agilizar a conexão entre trabalhadores e empresas, com oferta permanente de oportunidades de capacitação e de contratação. “É a nossa vitrine de vagas de emprego e de pessoas em busca do primeiro emprego ou de mudanças de carreira. Um serviço gratuito, com um sistema de navegação simples e inclusivo, garantindo que todos possam utilizar a ferramenta”, finalizou o secretário-executivo Esaú Aguiar.

Fonte: Assecom

Deputada Lia Nogueira solicita rotatória na BR-163

Em mais uma ação voltada à proteção da população e à melhoria da mobilidade, a deputada Lia Nogueira (PSDB) apresentou uma indicação à direção da Concessionária Motiva Pantanal, empresa responsável pela administração da BR-163.

A parlamentar solicita a construção de uma rotatória no trecho que dá acesso à Sitioca Ouro Fino, em Dourados, medida que, segundo ela, é urgente para reduzir riscos e garantir mais segurança a motoristas e pedestres.

A demanda, segundo a parlamentar, nasceu da escuta constante de moradores e motoristas que utilizam diariamente o local um ponto marcado pelo intenso fluxo de veículos, inclusive caminhões de carga pesada, o que torna qualquer manobra mais arriscada, principalmente nos horários de pico ou em períodos de baixa visibilidade.

Lia destaca que a rotatória não é apenas uma obra de engenharia, mas uma medida urgente de segurança. “Trata-se de uma intervenção simples, mas que pode evitar acidentes, organizar o trânsito e, acima de tudo, salvar vidas”, ressaltou.

A proposta prevê que a rotatória seja instalada em frente à Estação de Tratamento de Água da Sanesul, área onde o movimento é constante e onde já foram registradas diversas situações de risco. Com a adequação, será possível reduzir a velocidade dos veículos, minimizar conflitos de cruzamento e oferecer melhores condições de tráfego tanto para motoristas quanto para pedestres.

Para a deputada, cuidar da infraestrutura viária é também cuidar das pessoas. “A população merece transitar com segurança. Estamos atentos e seguiremos atuando para garantir que essas melhorias sejam prioridade”, afirmou.

A expectativa é de que a concessionária analise a solicitação e adote as providências necessárias para que a obra seja incluída no planejamento e executada o quanto antes, trazendo mais segurança e fluidez ao trecho da BR-163 em Dourados.

Fonte: Assessoria

Elias Ishy propõe criação de Programa de Gestão Compartilhada nos parques municipais

Com o propósito de ampliar o envolvimento da população douradense nas atividades abertas à comunidade e fortalecer a conservação ambiental e do patrimônio público, o vereador Elias Ishy (PT) encaminhou, durante Sessão Ordinária da Câmara de Dourados desta segunda-feira (1º), indicação à administração municipal solicitando estudos para a criação de um Programa de Gestão Compartilhada dos parques municipais, com participação da sociedade civil.

Na prática, a proposta busca construir, em parceria com associações de moradores, entidades socioambientais, coletivos e demais organizações, formas de colaboração que garantam não apenas a manutenção e a segurança dos parques, mas também a oferta contínua de atividades culturais, esportivas e educativas para toda a comunidade.

Entre as ações possíveis neste programa, estariam participação popular nas decisões sobre os parques, maior aproximação da comunidade com esses espaços públicos, melhoria na conservação das áreas verdes, incentivo a práticas sustentáveis e uma programação social, cultural e educativa mais diversificada.

“Experiências já realizadas em outras cidades do país demonstram que a gestão compartilhada resulta em maior engajamento da população, responsabilidade coletiva e melhoria na preservação ambiental”, destaca Ishy.

O vereador cita a reforma do Parque Victélio de Pellegrin, no Jardim Novo Horizonte, recentemente anunciada pela prefeitura com recursos da Itaipu Binacional, como possibilidade para implantação de um projeto piloto, oportunizando a participação da comunidade local a conhecer o projeto, contribuir com suas demandas e participar das decisões do Poder Público. A ideia é que, juntos, poder público e sociedade civil possam explorar todo o potencial do parque.

O documento foi encaminhado ao prefeito Marçal Filho, com cópias aos secretários municipais de Governo e de Serviços Urbanos.

Fonte: Assessoria

Golpe da falsa compra cresce nas redes sociais no período de Natal

Os golpes praticados por meio de sites falsos, páginas clonadas e lojas inexistentes, geralmente divulgados nas redes sociais com ofertas muito abaixo do preço de mercado, estão se consolidando como a forma mais comum de fraude em compras online no Brasil.

Segundo pesquisa da plataforma SOS Golpe em parceria com a CloudWalk, cerca de 45,1% das denúncias registradas em 2025 estão relacionadas a compras digitais, principalmente em páginas que imitam visualmente grandes e-commerces.

Com a aproximação do Natal e do fim de ano, período em que cresce naturalmente a busca por presentes e promoções, especialistas reforçam que consumidores precisam ficar ainda mais atentos. O maior fluxo de anúncios e ofertas na internet facilita a circulação de páginas fraudulentas que simulam o ambiente de lojas reais, ampliando o risco de engano.

Nesses esquemas, criminosos utilizam logotipos, fotos profissionais e avaliações fictícias para transmitir credibilidade e estimular que o consumidor finalize a compra rapidamente. As páginas são estruturadas para reproduzir fielmente o layout de marcas reais, o que torna a identificação de sinais de fraude ainda mais difícil.

Um mapeamento da área de Prevenção a Fraudes do Banco Mercantil, instituição voltada ao público 50+, aponta que esse tipo de golpe tem ampliado também a demanda por suporte aos clientes. “Muitos consumidores só percebem o golpe depois que a transação é concluída, o que eleva o volume de análises e solicitações recebidas pelas instituições”, destaca Lívia Silva, gerente de Prevenção a Fraude do Mercantil.

A especialista reforça que a orientação ao consumidor continua sendo a forma mais eficaz de proteção e recomenda cuidados simples. “Sempre verifique o CNPJ e a razão social da loja, cheque a reputação da empresa nos sites de busca, digite o endereço diretamente no navegador, evitando clicar em links diretos, e observe se o site apresenta conexão segura”, explica.

A checagem prévia das informações pode evitar prejuízos financeiros e, em caso de suspeita de golpe, é fundamental interromper a compra e acionar imediatamente a instituição financeira pelos canais oficiais para análise da transação.

“Nosso alerta principal é que o consumidor adote uma postura mais cautelosa antes de finalizar qualquer compra online. Observar detalhes como preço muito abaixo do mercado, falta de informações sobre a loja ou comentários suspeitos já é um sinal para redobrar a atenção”, reforça a executiva.

Sobre o Mercantil

O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vive uma transformação consistente, impulsionada por inovação, tecnologia, dados e pessoas. Com mais de 9,5 milhões de clientes e foco no público 50+, o banco tem como propósito oferecer uma experiência única a essa população.

Esse movimento tem gerado reconhecimento: o Mercantil está entre as melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e figura como o quinto maior pagador de benefícios previdenciários do país.

A excelência também se reflete na alta pontuação contínua no NPS (Net Promoter Score), indicador que mede a satisfação e a fidelidade dos clientes. Com mais de 300 pontos de atendimento em quase 250 cidades, o banco consolida sua presença nacional com proximidade e eficiência.

Fonte: Assessoria

Câmara aprova projeto de Liandra que institui o Código Municipal da Mulher

A Câmara Municipal de Dourados aprovou, nesta segunda-feira (1º), o Projeto de Lei nº 212/2025, de autoria da presidente da Casa, vereadora Liandra da Saúde (PSDB), que institui o Código Municipal de Leis da Mulher Douradense.

A iniciativa consolida, em um único instrumento normativo, toda a legislação municipal voltada à promoção, proteção, valorização e garantia dos direitos das mulheres, reunindo normas editadas entre 1986 e 2025.

O Código organiza e sistematiza leis já aprovadas pelo Legislativo, abrangendo áreas essenciais como saúde da mulher, prevenção e enfrentamento à violência doméstica, igualdade de oportunidades, proteção social, participação política, maternidade segura, valorização profissional, combate ao assédio e à discriminação, entre outras políticas públicas que impactam diretamente a vida das mulheres douradenses.

Para a presidente Liandra da Saúde, a consolidação representa um avanço institucional importante ao dar mais clareza e visibilidade ao conjunto de leis existentes.

“Este Código facilita o acesso das mulheres, dos gestores e das entidades às políticas já instituídas. Fortalece a transparência, aprimora a fiscalização social e reúne décadas de avanços que agora poderão ser consultados de forma simples e objetiva. Assim, garantimos que esses direitos sejam preservados, conhecidos e continuamente aperfeiçoados”, destacou.

A proposta também organiza o conteúdo por décadas, permitindo acompanhar a evolução histórica das políticas públicas destinadas às mulheres e evidenciando o compromisso permanente do Poder Público com uma cidade mais justa, igualitária e segura.

Liandra ressalta ainda que o Código não cria novas obrigações, mas preserva integralmente o conteúdo das leis originais, conforme estabelece o art. 3º do Projeto de Lei. O texto também autoriza que novos atos normativos sejam incorporados pelo Poder Executivo, garantindo a atualização permanente do conjunto legal e fortalecendo a efetividade das políticas públicas voltadas às mulheres.

Fonte: Assessoria

Vereadores garantem incremento de R$ 1,26 milhão para ações e serviços de saúde em 2026

A Câmara Municipal de Dourados aprovou, nesta segunda-feira (1º), em primeira discussão e votação, o Projeto de Emenda Substitutiva à Lei Orgânica nº 001/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos do Art. 134 da Lei Orgânica do Município e estabelece novas regras para a destinação das emendas impositivas.

A medida vai garantir um incremento de R$ 1,26 milhão em investimentos exclusivos para ações e serviços públicos de saúde a partir de 2026.

A proposta aprovada por unanimidade pela Casa prevê que 40% do valor das emendas impositivas apresentadas por cada um dos 21 vereadores deverão ser destinados à saúde pública.

Como o montante individual dessas emendas será reajustado de R$ 100 mil para R$ 150 mil no próximo ano, cada parlamentar aplicará R$ 60 mil diretamente em ações e investimentos na área, totalizando a ampliação do aporte financeiro ao setor.

Os outros R$ 90 mil por vereador poderão ser direcionados a áreas essenciais como assistência social, educação, segurança pública, cultura, esporte, defesa civil e proteção de animais, conforme as prioridades definidas por cada gabinete. As emendas impositivas à Lei Orçamentária Anual de 2026 serão analisadas e votadas nas próximas sessões deliberativas da Câmara.

Para o líder do prefeito na Casa, vereador Márcio Pudim (PSDB), a medida representa um avanço concreto na garantia de políticas públicas mais eficientes na área da saúde.

“Ao direcionarmos 40% das emendas impositivas para a saúde, estamos atendendo uma demanda histórica da população e fortalecendo um setor que exige resposta rápida, investimento contínuo e sensibilidade. Essa mudança vai trazer mais resultados e ampliar a capacidade do município em oferecer um atendimento digno e de qualidade”, destacou.

Outra mudança aprovada pelos parlamentares no projeto foi a inclusão do meio ambiente e da agricultura familiar como setores habilitados a receber recursos por meio de emendas impositivas. A medida amplia o alcance da política e possibilita investimentos diretos em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do município.

Em função do feriado da próxima segunda-feira (8) dia da padroeira Imaculada Conceição, a Câmara realizou hoje a 43ª e a 44ª sessão ordinária do ano. Além da proposta que estabelece novas regras para a destinação das emendas impositivas, os vereadores analisaram e aprovaram outros 47 projetos.

43ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante a 43ª sessão ordinária, a Casa apreciou, em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei Complementar nº 023/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei Complementar Nº 439 de 22 de agosto de 2022 e redefine a estrutura organizacional do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados) e o Projeto de Lei nº 148/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Executivo Municipal a transferir os imóveis que indica de propriedade do Município de Dourados a Luiz Targas Trota e Luiz Camilotti.

Ainda em primeira discussão e votação, os parlamentares também apreciaram o Projeto de Lei nº 208/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Executivo Municipal a abrir Crédito Especial; o Projeto de Lei nº 230/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui, a denominação oficial “Natal Encantado Dourados” para a festa e programação natalina realizada anualmente pela administração municipal; Projeto de Lei nº 231/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo Municipal a fazer repasse de recursos à Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados); Projeto de Lei nº 196/2025, de autoria de Márcio Pudim (PSDB), que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Dourados o Dia do Diretor Escolar e do Coordenador de Centro de Educação Infantil.

Os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Lei nº 200/2025, de autoria do vereador Inspetor Cabral (PSD), que denomina a Rua Manoel Guilherme de Souza a atual Projetada 12 C, localizada no Loteamento Social Canaã I; Projeto de Lei nº 210/2025, também de autoria de Inspetor Cabral, que denomina a Rua José Gonçalvez Torres a atual Projetada O, localizada no Loteamento Marque Rincão 2; Projeto de Lei nº 223/2025, de autoria do Vereador Laudir Munaretto (MDB), que denomina a Rua Padre Alexsandro da Silva Lima a atual Projetada F, localizada no Loteamento Social Hory.

Já em segunda discussão e votação, o Poder Legislativo aprovou 14 projetos de decreto legislativo que concede título de cidadão douradense a Diogo Ferreira de Moraes, Jailza Ramos dos Santos Marques, Paulo Roberto Carrer, Benjamim Barbosa, Durval Araújo Santos, Tiago Henrique Heideriche Garcia Stroppa, Eli Coelho Pereira, Luigi Palombo, Mário Sérgio Pereira, Sérgio de Paula, Maria Izabel de Aguiar, Maria Lúcia Martins Esmerio, Simone Tebet e Andrea Becker.

Também foram aprovados outros 12 projetos de decreto legislativo que concedem Diploma de Jubileu de Cristal a Rudney de Souza, Diploma de Honra ao Mérito a Amelino de Oliveira Borges, Osmar Holtz, Paulo Alves Bezerra Morais, Natália Ramos do Nascimento, Carlos Alberto Carvalho da Rocha, ao Padre Cristiano dos Santos, Ana Cristina da Costa Barbosa, Willian Utida, Nélio Shigueru Kurimori, CNBB Regional Oeste 1 e Diploma de Jubileu de Prata ao BEEF & BEEF Boutique de Carnes.

44ª SESSÃO ORDINÁRIA

Já na 44ª sessão ordinária, os vereadores de Dourados analisaram e votaram 11 projetos de lei. Em segunda discussão e votação, a Casa aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 023/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei Complementar Nº 439 de 22 de agosto de 2022 e redefine a estrutura organizacional do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados), o Projeto de Lei nº 148/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Executivo Municipal a transferir os imóveis que indica de propriedade do Município de Dourados a Luiz Targas Trota e Luiz Camilotti; Projeto de Lei nº 208/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Executivo Municipal a abrir Crédito Especial; Projeto de Lei nº 230/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui, no âmbito do Município de Dourados/MS, a denominação oficial “Natal Encantado Dourados” para a festa e programação natalina realizada anualmente pela Administração Municipal; Projeto de Lei nº 231/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo Municipal a fazer repasse de recursos à Fundação de Serviços de Saúde de Dourados e o Projeto de Lei nº 196/2025, de autoria do vereador Márcio Pudim, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Dourados o Dia do Diretor Escolar e do Coordenador de Centro de Educação Infantil; além Projeto de Lei nº 212/2025, de autoria da vereadora Liandra da Saúde, que institui o Código Municipal de Leis da Mulher Douradense.

Concluindo a 44ª sessão, os vereadores apreciaram também em segunda discussão e votação o Projeto de Lei nº 200/2025, de autoria de Inspetor Cabral, que denomina a Rua Manoel Guilherme de Souza a atual Projetada 12 C, localizada no Loteamento Social Canaã I; Projeto de Lei nº 210/2025, também de autoria do Inspetor Cabral, que denomina a Rua José Gonçalvez Torres a atual Projetada O, localizada no Loteamento Marque Rincão 2; e o  Projeto de Lei nº 223/2025, de autoria de Laudir Munaretto, que denomina a Rua Padre Alessandro da Silva Lima a atual Projetada F em toda sua extensão, localizada no Loteamento Social Hory.

Fonte: Assessoria CMD