terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Ivinhema e Pantanal enfrentam clubes da região norte na Copa do Brasil

Representantes de Mato Grosso do Sul na primeira fase da Copa do Brasil, Ivinhema FC e FC Pantanal já sabem quais serão seus adversários. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os critérios utilizados para definir os 14 confrontos que abrem a competição nos dias 18 e 19 de fevereiro. Operário FC, que também está na disputa, entra na segunda fase.

Segundo o regulamento da Copa do Brasil, os 28 clubes da primeira fase estão ordenados de acordo com suas posições no Ranking Nacional de Clubes e de Federações. Em caso de igualdade, vale a ordem na classificação no respectivo Campeonato Estadual.

Considerando esses critérios, o Ivinhema enfrenta o Independente-AP, enquanto o Pantanal encara o Ji-Paraná-RO. Os confrontos serão definidos em jogo único e, em caso de empate, a disputa termina nos pênaltis. O mando desses jogos serão definidos em sorteio na quarta-feira (28), quando a CBF realiza também o sorteio de confrontos da segunda fase.

Para segunda fase, em caso de avançarem, Ivinhema e Pantanal entram no pote G e enfrentariam adversários do pote B, formado por Avaí-SC, Novorizontino-SP, CSA-AL, Amazonas-AM, Tombense-MG, Volta Redonda-RJ, Guarani-SP, ABC-RN, Londrina-PR, Retrô-PE e Ypiranga-RS.

Já o Operário está no pote E e seu adversário está entre os clubes do pote D, composto por Anápolis-GO, Sousa-PB, Tocantinópolis-TO, ASA-AL, Gazin Porto Velho-RO, Ceilândia-DF, Portuguesa-RJ, Trem-AP, Juazeirense-BA, Itabaiana-SE e Maranhão-MA.

Fonte: Assessoria FFMS

Memphis recebe propostas de clubes estrangeiros e pode deixar o Corinthians em breve

O atacante Memphis Depay, do Corinthians, tem contrato válido com o clube do Parque São Jorge até o meio deste ano. Na última semana, durante a apresentação de Marcelo Paz, novo executivo de futebol do Alvinegro, o dirigente afirmou que uma eventual renovação do vínculo dependerá da realidade financeira do clube para 2026.

Sem garantias de permanência, o holandês entrou no radar de clubes do futebol árabe. Segundo informações do jornalista Jorge Nicola, Al-Ahli e Al-Wasl, ambos dos Emirados Árabes Unidos, demonstraram interesse na contratação do camisa 10.

Ainda de acordo com a publicação, o alto salário do jogador é visto como um entrave para o avanço das negociações. Atualmente, Memphis recebe cerca de R$ 6 milhões mensais no Corinthians, valor considerado elevado pelas equipes interessadas.

Apesar do cenário, Marcelo Paz garantiu que o atacante está feliz no Timão e tem o desejo de permanecer. No entanto, as dificuldades financeiras enfrentadas pelo clube paulista dificultam, neste momento, um acordo para a renovação contratual.

Contratado em setembro de 2024, Memphis Depay disputou 65 partidas com a camisa alvinegra, somando 19 gols e 14 assistências. No período, foi peça importante nas conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil de 2025.

Fonte: Portal Terra

Tempestade de inverno nos EUA deixa 30 mortos e 500 mil sem energia

Uma tempestade de inverno, que atingiu os Estados Unidos no fim de semana e avançou nesta segunda-feira (26), provocou 30 mortes e deixou mais de 500 mil pessoas sem energia elétrica. O frio extremo, a neve e o gelo atingem desde o Sul até o Nordeste do país e não dão sinais de trégua, segundo autoridades meteorológicas.

As informações são da agência de notícias norte-americana Associated Press (AP). De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, mais de 30 centímetros de neve se acumularam ao longo de uma faixa de 2,1 mil km, do Arkansas à Nova Inglaterra. Em algumas áreas ao norte de Pittsburgh, o volume chegou a 50 centímetros, com sensação térmica de até -31 °C.

O frio atinge cerca de dois terços do território americano. Meteorologistas alertam que uma nova massa de ar ártico deve manter as temperaturas abaixo de zero em regiões já cobertas por neve e gelo, além da possibilidade de uma nova tempestade atingir a Costa Leste no fim de semana.

Mortes em vários estados

Entre os casos registrados: Duas pessoas morreram atropeladas por limpa-neves em Massachusetts e Ohio; Adolescentes morreram em acidentes com trenós no Arkansas e no Texas; Uma mulher foi encontrada morta sob a neve no Kansas, após sair de um bar e em Nova York, oito pessoas foram encontradas mortas ao ar livre durante o fim de semana gelado.

Também foram confirmadas: Quatro mortes no Tennessee; Três na Louisiana e na Pensilvânia; Duas no Mississippi e uma em Nova Jersey, Carolina do Sul e Kentucky.

As causas das mortes em Nova York ainda estão sendo investigadas.

Apagões e destruição no Sul

Na noite de segunda-feira (26), mais de 560 mil imóveis estavam sem energia elétrica nos EUA, segundo o site poweroutage. A maioria das interrupções ocorreu no Sul, onde chuvas congelantes derrubaram árvores e postes.

No Mississippi, autoridades montaram abrigos com geradores, camas e cobertores. O governador Tate Reeves afirmou que a tempestade foi a pior no estado desde 1994. Pelo menos 14 casas, um comércio e 20 vias públicas sofreram danos significativos.

Na cidade de Oxford, a prefeita Robyn Tannehill comparou o cenário a um tornado: “Tantas árvores, galhos e fios caíram que parece que um tornado passou por todas as ruas”.

A Universidade do Mississippi cancelou as aulas durante toda a semana.

Voos cancelados e escolas fechadas

A tempestade também provocou um colapso no transporte aéreo.
Somente na segunda-feira, mais de 12 mil voos foram cancelados ou atrasados, segundo o FlightAware. No domingo, 45% dos voos do país foram cancelados — o maior índice desde o início da pandemia, de acordo com a Cirium.

Aeroportos estratégicos, como o de Dallas-Fort Worth, ficaram paralisados, com aviões e tripulações retidos.

Em Nova York, bairros acumularam de 20 a 38 centímetros de neve. As escolas públicas foram fechadas, e cerca de 500 mil alunos tiveram aulas online.

Frio recorde

A previsão indica que os 48 estados contíguos devem registrar a menor média de temperatura desde janeiro de 2014, com -12,3 °C.

Em Nashville, moradores lotaram hotéis para fugir do frio em casas sem aquecimento. Alex Murray, que se hospedou com a família, explicou: “Sei que muitas pessoas não conseguem pagar ou encontrar um lugar para ficar. Tivemos muita sorte”.

Mais neve leve a moderada ainda era esperada para a Nova Inglaterra.

Fonte: Portal G1

Noite Cultural hoje vai marcar início das obras do novo Teatro Municipal de Dourados

A Prefeitura de Dourados realiza nesta terça-feira, dia 27 de janeiro, a partir das 18h30, uma Noite Cultural que marcará o início das obras do novo Teatro Municipal. Com apresentações culturais, música, dança e artistas circenses, o evento acontece em pleno Parque dos Ipês e promete mobilizar a sociedade douradense, sobretudo os agentes culturais que esperam há anos pelas obras de reforma e revitalização do Teatro Municipal, fechado desde 2020.

“Não será apenas uma reforma, vamos entregar para a população um novo teatro, mais aconchegante, moderno, seguro, com total acessibilidade e nos padrões dos grandes teatros brasileiros”, enfatiza o prefeito Marçal Filho.

O prefeito lembra que aos poucos vai tirando de Dourados a fama ruim de “cidade que tinha” e agora não tem mais. “A gente não tinha aeroporto funcionando e agora tem, com voos comerciais direto para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, que passarão a ser diários a partir de abril”, observa o prefeito. “A gente não tinha mais Ginásio Municipal e em poucas semanas vamos inaugurar as obras do novo Ginásio de Esportes”, continuou. “A gente não tinha mais teatro e agora iniciamos as obras que vão dar um novo Teatro Municipal para Dourados, ou seja, deixaremos de ser a ‘cidade do tinha’ para sermos a ‘cidade do tem’ e teremos muito mais”, enfatiza Marçal Filho.

A reconstrução do Teatro Municipal está a cargo da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e receberá investimentos de R$ 9.297.000,00. A obra prevê a revitalização total do espaço, incluindo adequações às normas de acessibilidade e segurança, modernização cenográfica, além de intervenções na área externa, estacionamento e paisagismo. “Tenho certeza que as pessoas ficarão encantadas com o projeto que vamos entregar, transformando nosso teatro em mais um cartão postal da nossa amada Dourados”, comemora Marçal Filho.

O prazo estimado para a conclusão do projeto é de 10 meses. Os recursos são provenientes da Prefeitura de Dourados, através de financiamento que será pago com receitas próprias, além de emenda parlamentar assegurada pelo deputado federal Rodolfo Nogueira ao Orçamento Geral da União. Com a ordem de serviço datada de 31 de dezembro de 2025, a determinação do prefeito Marçal Filho é que a reforma seja executada com rigor técnico, planejamento e qualidade, para que o espaço volte a cumprir seu papel de fomento à cultura local e de convivência para a população e visitantes.

Inaugurado em 1998, o Teatro Municipal sofreu, ao longo dos anos, danos estruturais que o tornaram inapto para receber apresentações culturais. “Essa reforma é muito aguardada pelos douradenses e vamos acompanhar cada etapa para que tudo seja feito de forma criteriosa, para que em breve a população volte a desfrutar deste importantíssimo ponto da cultura douradense”, destacou o prefeito Marçal Filho.

Diretora de Departamento de Obra Civil, Meiriellen Menani mostra projeto de intervenções no Teatro Municipal de Dourados (Foto: Divulgação)

MODERNIZAÇÃO COMPLETA

As mudanças internas serão amplas e estruturais. Todas as esquadrias, portas, corrimãos e guarda-corpos serão substituídos, garantindo acessibilidade plena e adequação às exigências do Corpo de Bombeiros, um dos principais entraves da estrutura atual. As poltronas serão totalmente renovadas e terão assentos especiais para obesos e cadeirantes. O piso da plateia deixará de ser carpete para receber piso vinílico. A reforma também contempla a substituição integral da instalação elétrica, iluminação, fiação e a implantação de um novo sistema de ar-condicionado, proporcionando mais conforto, segurança e eficiência ao público e aos profissionais que utilizam o espaço.

A parte cenográfica passará por uma transformação completa, com execução da empresa especializada Elimax Comércio e Serviços em Arte Cênica. O palco será totalmente reconstruído e contará com a implantação de novos sistemas de cenário, urdimento e caixa cênica. Parte significativa dessas estruturas, especialmente o urdimento, será substituída por elementos metálicos, garantindo mais segurança e durabilidade.

As passarelas superiores também serão adequadas às normas de segurança, com foco na prevenção de incêndio e pânico. O projeto contempla ainda a modernização completa da iluminação cênica, sonorização e recursos de imagem, incluindo mesa de som, mesa de vídeo, canhão seguidor e demais equipamentos necessários para espetáculos de diferentes portes, elevando o teatro a um novo padrão técnico e artístico.

Fonte: Assecom