sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Com sessão solene, Câmara de Dourados abre ano legislativo na terça-feira

A Câmara Municipal de Dourados realiza, na próxima terça-feira (3), a partir das 14h30, a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2026. O evento contará com a presença dos vereadores, do prefeito Marçal Filho (PSDB) e de representantes da comunidade.

A programação prevê um momento de bênção ecumênica, além de pronunciamentos do prefeito e da presidente do Legislativo, a vereadora Liandra Brambilla (PSDB).

A bênção que marca simbolicamente o início das atividades legislativas será ministrada pelo padre Giovani Gall de Assis, da Paróquia Santa Teresinha, e pelo pastor Mário Sérgio Pereira, da Comunidade Tempo de Vida.

Para a presidente da Câmara, a sessão representa um momento de renovação do compromisso do Poder Legislativo com a população douradense. “Damos início aos trabalhos legislativos de 2026 com grande expectativa e senso de responsabilidade.

A Câmara de Dourados tem um papel fundamental na construção de soluções para as demandas prioritárias da população, atuando com diálogo, transparência e compromisso com o interesse público.

Cada vereador, a partir de suas atribuições, contribui diretamente para o desenvolvimento de Dourados, seja por meio da proposição de leis, da fiscalização ou do apoio a políticas públicas que promovam mais qualidade de vida para a nossa gente. Nosso objetivo é seguir trabalhando de forma unida e responsável, sempre em sintonia com as reais necessidades do município”, afirmou.

A abertura do ano legislativo marca o início de um período que promete ser de grandes projetos e avanços para Dourados, reforçando o papel da Câmara na construção de políticas públicas e no fortalecimento do diálogo com a sociedade.

SESSÃO ORDINÁRIA

Após a sessão solene, será realizada a primeira sessão ordinária de 2026. Na ocasião, os vereadores farão uso da tribuna para debater as principais demandas do município e tratar de temas de interesse público. Também serão apresentados projetos de lei, requerimentos e indicações voltados para melhorias em diversas áreas do município.

SERVIÇO

A Câmara Municipal de Dourados está provisoriamente instalada em anexo ao Shopping Avenida Center, localizado na Avenida Marcelino Pires, nº 3.600, Jardim Paulista – Sala A-7. Telefone para contato: (67) 3410-0100.

Fonte: Assessoria CMD

 

Yuri Alberto diz querer encontrar Chaiany do BBB 26: “Ansioso”

Vai rolar! Chaiany Andrade, participante do BBB 26, irá realizar o sonho de conhecer o jogador Yuri Alberto, do Corinthians. A confirmação veio após um vídeo no qual a goiana ensaia como seria a sua reação ao conhecer o atleta viralizar nas redes sociais.

Ao lado do colega de confinamento Edilson Capetinha, ídolo do clube paulista, a sister treinou como irá reagir e foi orientada a não “tietar” o craque.

“Chegue posturada, entendeu? Você é famosa”, explicou Capetinha. “Deixe ele falar, depois, no final você fala ‘gratidão'”, disse o jogador, arrancando risadas da colega de confinamento.

Nas redes sociais, o jogador retribuiu o carinho da goiana. “Ansioso pra conhecer você”, escreveu o atleta nos comentários do vídeo, publicado no perfil do Instagram de Edilson Capetinha.

Chaiany já havia demosntrado sua admiração por Yuri Alberto. Em conversa com Capetinha, a morena elogiou a beleza do jogador.  “Gostosito. Com todo respeito, mulher dele. Nunca na vida, é meu jeito. Não estou desrespeitando, não”, declarou a sister.

Chaiany chora após discussão sobre camas no BBB 26

Durante os preparativos para a festa do Líder Babu Santana, ocorrida nesta quarta-feira (28), Marcelo entrou no Quarto Sonho, onde algumas sisters se maquiavam. Incomodado, o brother comentou sobre alguns itens deixados na cama em que ele dorme.

O comentário abalou Chaiany, que começou a chorar enquanto Samira e Maxiane comentavam sobre a divisão das camas. “Desde quando tu tem cama?”, questionou Samira.

Fonte: Portal IG

Proprietários de terrenos com mato e sujeira começam ser atuados no dia 5

A Prefeitura de Dourados começa a autuar na próxima quinta-feira, dia 5 de fevereiro, os proprietários de terrenos baldios que não atenderem o chamamento do Edital de Notificação de Roçada e Limpeza de Terrenos Baldios nº 001/2026.

A notificação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) foi publicada no Diário Oficial do Município e convocou proprietários de imóveis não edificados a realizarem, obrigatoriamente, a roçada e a limpeza de áreas localizadas no perímetro de Dourados.

O secretário-adjunto Ângelo Augusto Gomes dos Santos, alerta que o descumprimento do prazo poderá  implicar na aplicação de multa e  resultar na execução da limpeza pela própria prefeitura, com posterior cobrança do custo ao proprietário, acrescida de 10% a título de taxa administrativa.

O agravante é que em casos de reincidência, ou seja, proprietários que já foram multados em anos anteriores, a multa será aplicada em dobro. “Um número grande de proprietários que já tinham sido notificados estão sendo autuados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em conformidade com o Código de Postura do Município de Dourados”, explica o secretário-adjunto.

As penalidades aos proprietários que não cuidam dos seus terrenos estão previstas na Lei Municipal nº 1.067, de 28 de dezembro de 1979. O artigo 170 determina que os proprietários mantenham os terrenos limpos, livres de mato, lixo, detritos ou qualquer substância que comprometa a higiene pública ou a estética urbana. Já o artigo 174 estabelece que, após notificação e esgotado o prazo sem regularização, o imóvel é considerado em desacordo, autorizando o poder público a executar o serviço e a cobrar os valores correspondentes, com os acréscimos legais.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos enfatiza que a iniciativa busca preservar a limpeza e a organização da cidade, especialmente diante do crescimento acelerado da vegetação provocado pelas chuvas recentes. “É fundamental que cada proprietário faça a sua parte para evitar transtornos à coletividade”, destacou Ângelo Gomes.

FORÇA TAREFA

Ao mesmo tempo em que notifica os proprietários de terrenos baldios, a Prefeitura de Dourados intensifica os serviços de roçada e limpeza urbana, com foco prioritário em unidades de saúde, canteiros centrais, praças e parques do município. A ação também é coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e busca minimizar os efeitos do crescimento acelerado da vegetação provocado pelas chuvas frequentes.

A administração municipal mantém uma força-tarefa permanente para a roçada e limpeza de áreas públicas. “As equipes estão distribuídas por diferentes regiões e atuam de forma escalonada e gradativa, conforme planejamento da Semsur”, ressalta Ângelo Gomes . “O preocupante é que muitos proprietários ignoram tanto os prazos quanto a obrigação que eles têm de manter seus terrenos limpos e roçados”, enfatiza.

A ação integra as diretrizes da gestão do prefeito Marçal Filho, que determinou prioridade à manutenção urbana com foco na saúde pública, no combate a focos de vetores e na melhoria do aspecto visual da cidade.

Fonte: Assecom

Entenda por que o café deve continuar com preços altos em 2026

O café foi o item da cesta básica que mais encareceu em 2025, apontou um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), divulgado nesta quinta-feira (29).

E o preço da bebida deve continuar alto em 2026. Isso porque, mesmo com a expectativa de uma maior oferta, devido à boa safra, os estoques mundiais do grão estão esvaziados e a colheita deste ano deve ser usada para recompor essas reservas, aponta Pavel Cardoso, presidente da Abic.

O faturamento da indústria de café torrado cresceu 25,6% em 2025, na comparação com 2024, e chegou a R$ 46,24 bilhões. Segundo a associação, a alta foi provocada pelo aumento do preço do café no supermercado.

Entre 2021 e 2025, o valor subiu 116% para o consumidor. Mesmo assim, a alta foi menor do que a registrada pela indústria para a compra do alimento dos produtores. O preço do arábica, o tipo mais comum consumido no Brasil, cresceu 212%.

Esse aumento é resultado de problemas climáticos que afetaram as lavouras nos últimos anos, como geadas, secas e temperaturas elevadas. Com menos grãos disponíveis no mercado, os preços ficaram mais altos.

Como resultado, houve uma queda do consumo em 2,31% em 2025.
Apesar da queda, Cardoso avalia que o consumo no Brasil é resiliente e se manteve relativamente estável, mesmo após aumentos expressivos nos últimos anos.

Como fica o café em 2026

Mesmo sem balanços oficiais da safra, o presidente da Abic avalia que o Brasil deve ter uma boa colheita em 2026.

Isso porque o La Niña, evento climático vigente no ano passado, provocou menos extremos climáticos nas áreas produtoras. Isso permitiu calor quando era necessário e chuvas nas épocas em que elas são importantes e no volume certo.

Contudo, Cardoso afirma que seriam necessárias ao menos duas boas safras, ou seja, boa colheita por dois anos seguidos, para gerar uma queda real nos preços do café. O foco da indústria, neste momento, é recuperar os estoques.

Por outro lado, ele acredita ser possível uma recuperação do consumo. Com mais grãos disponíveis, os preços tendem a oscilar menos, o que pode abrir espaço para promoções nos supermercados.

“Qualquer baixa do preço na prateleira, o consumidor já faz uma compra adicional e monta seu próprio estoque em casa. Ele não abre mão do café”, afirma.

Uma leve queda nos preços já foi observada em dezembro. O café tradicional extraforte, por exemplo, ficou 7,1% mais barato em relação ao mês anterior.

A redução ocorreu após a queda no preço da matéria-prima, repassada pela indústria ao consumidor.

O café em cápsulas ficou 13,2% mais barato em dezembro, na comparação com novembro. Em relação a janeiro de 2025, a queda chega a 16,8%.

Segundo Cardoso, isso ocorre porque a quantidade de café por quilo comercializado é diferente nas cápsulas em relação aos pacotes tradicionais.

Além disso, ele avalia que a indústria pode ter fechado acordos para vender o produto mais barato a partir de abril, após a queda na cotação do café, impulsionada pela expectativa de uma boa safra de robusta.

Fonte: Portal G1

Gleice Jane destina emenda para aquisição de motocicletas para agentes de endemias em Dourados

A deputada estadual Professora Gleice Jane (PT) destinou emenda parlamentar para a aquisição de motocicletas que irão reforçar a estrutura de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, com foco no apoio às ações desenvolvidas pelos agentes de combate às endemias no município.

Ao todo, quatro motocicletas novas serão incorporadas à rotina dos serviços de vigilância em saúde e utilizadas pelos supervisores que atuam diretamente no acompanhamento das equipes em campo. A iniciativa busca dar mais agilidade, eficiência e melhores condições de trabalho aos profissionais responsáveis por ações essenciais de prevenção.

De acordo com o presidente do sindicato que representa os agentes de combate às endemias de Dourados, Marco Aurélio Amorim Bonetti, a entrega dos veículos atende a uma demanda antiga da categoria e representa um avanço significativo na rotina de trabalho.

“Essa iniciativa é muito importante para os agentes de combate às endemias, porque fortalece o deslocamento diário e dá mais rapidez no atendimento às demandas da nossa rotina. É um pedido que a entidade já vinha fazendo há bastante tempo e que agora se concretiza”, destacou.

Bonetti também ressaltou que o processo envolveu diálogo institucional e articulação política, com participação de representantes da categoria e do Partido dos Trabalhadores, culminando na formalização do pedido diretamente no gabinete da deputada, em Campo Grande.

“Estivemos no gabinete da deputada para entregar um ofício e fomos contemplados. Acreditamos que essa entrega será muito salutar para a categoria aqui em Dourados”, completou.

Atualmente, muitos profissionais realizam seus deslocamentos utilizando bicicletas, o que, além de exigir maior esforço físico, impacta o rendimento e o alcance das ações em campo. Com a chegada das motocicletas, a expectativa é de mais conforto, segurança e eficiência no acompanhamento das atividades.

A deputada Professora Gleice Jane ressaltou que a destinação da emenda reflete o compromisso com a saúde pública e com a valorização dos servidores que atuam diretamente na linha de frente.

“Investir em estrutura é investir em cuidado com as pessoas. Os agentes de combate às endemias realizam um trabalho fundamental para a saúde da população, e oferecer melhores condições de trabalho significa fortalecer a prevenção e o atendimento nos territórios”, afirmou a parlamentar.

O prefeito de Dourados, Marçal Filho, também destacou a importância da entrega ao comentar a chegada das motocicletas em suas redes sociais. Em vídeo publicado, ele explicou que os veículos serão destinados aos supervisores das equipes de combate às endemias e enfatizou o impacto positivo da medida na rotina dos profissionais.

“São quatro motos novas que serão entregues aos supervisores que acompanham o trabalho dos nossos agentes. Hoje muitos deles se deslocam de bicicleta, o que é cansativo e limita o trabalho. Com esses veículos, o serviço ganha mais conforto e eficiência”, afirmou.

Fonte: Assessoria