domingo, 21 de junho de 2026

Documentário sobre Bolsonaro estreia com sessões vazias e omite derrota

O documentário “A Colisão dos Destinos”, sobre a vida e trajetória de Jair Bolsonaro, estreou ontem (14).

O longa de 70 minutos é o primeiro dirigido por Doriel Francisco, da produtora Dori Filmes, e conta com produção do ex-secretário de Cultura Mario Frias.

O roteiro é assinado por Doriel Francisco e William Alves. Nos créditos, consta que o argumento é de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e de Frias.

O lançamento ocorre em meio à repercussão das mensagens publicadas pelo site The Intercept Brasil, que expuseram diálogos entre o senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL), e o banqueiro Daniel Vorcaro.

O filme mencionado nos áudios de Flávio é “Dark Horse” (termo em inglês para “azarão), obra de ficção estrelando o ator Jim Caviezel, e não teria relação com “A Colisão dos Destinos”.

A reportagem entrou em contato com a Dori Filmes e com o diretor para obter detalhes sobre o financiamento e a distribuição da obra, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

➡️ O senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, teria pedido R$ 61 milhões ao banqueiro dono do Master para bancar a produção do filme. Ele confirma o contato. Daniel Vorcaro está preso em Brasília, acusado de chefiar um esquema bilionário de fraudes financeiras que podem chegar a R$ 12 bilhões, segundo a PF.

SESSÕES VAZIAS

De acordo com o site oficial da produção, “A Colisão dos Destinos” foi lançado no Distrito Federal e em estados de todas as regiões do país, incluindo potências eleitorais como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além de estados do Nordeste como Bahia, Pernambuco e Ceará.

O filme teve pré-estreia para convidados em Brasília, São Paulo, Recife, Curitiba e Fortaleza.

O g1 foi à sessão de estreia em Embu das Artes (SP), a mais próxima da capital de São Paulo, que contava com sete pessoas.

Uma hora antes das sessões, outras salas no interior de SP tinham, em média, 5 a 6 ingressos vendidos, segundo o site do Grupo Cine.

Duas horas antes, sessão de ‘A Colisão dos Destinos’ em Embu das Artes (SP) tinha quatro ingressos vendidos — Foto: Reprodução

Como é o filme

Nas peças de divulgação, a obra promete mostrar uma “versão humanizada” e a “história não contada” de Jair Bolsonaro, com depoimentos do próprio ex-presidente, bem como irmãos, filhos, assessores e parlamentares próximos (Mario Frias, Nikolas Ferreira, Hélio Lopes e Gil Diniz).

A esposa do ex-presidente, Michelle Bolsonaro, não aparece entre os entrevistados.

Na prática, o filme reconta a história de Bolsonaro, da infância e adolescência à presidência, passando pela carreira militar. Não há citações do noticiário ou dados sobre os principais eventos durante a administração Bolsonaro.

Ao falar sobre o período em que Jair Bolsonaro foi presidente, o documentário foca em depoimentos de parlamentares aliados, como os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Hélio Lopes (PL-RJ). Lopes afirma que o ex-presidente “não errou uma” durante a pandemia.

Em 2021, a CPI da Covid pediu o indiciamento de Bolsonaro por considerar que ele cometeu pelo menos nove crimes, o que também não é citado no filme.

➡️ A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid investigou as suspeitas de omissões do governo Bolsonaro no enfrentamento à pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2021.

Depois disso, o documentário “volta no tempo” e retrata a facada que Bolsonaro sofreu em 2018, durante um comício em Juiz de Fora (MG). A família conta como foi a hospitalização e recuperação do ex-presidente, afirmando que o ocorrido o deixou mais forte.

“Falo com tranquilidade: ele é um escolhido de Deus”, afirma Flávio Bolsonaro.

O filme encerra com depoimentos dos irmãos e filhos de Jair Bolsonaro, declarando que o ex-presidente exerce uma missão divina.

A última cena, antes dos créditos, é uma montagem do ex-presidente sendo ovacionado por seus eleitores, falando em palanques e celebrando vitórias.
Em agosto de 2025, Doriel disse em post no Instagram que o filme estava finalizado, mas seria adiado devido aos “últimos acontecimentos”. Na época, Bolsonaro estava sendo julgado por tentativa de golpe.

Apesar disso, o filme omite a derrota nas urnas em 2022 e a condenação de Bolsonaro em 2025.

Fonte: Portal G1

 

Cidadão já pode parcelar serviços de habilitação em MS

Quem precisa tirar a primeira habilitação ou renovar a CNH em Mato Grosso do Sul agora conta com mais praticidade, autonomia e menos burocracia.

O portal Meu Detran passou a oferecer o parcelamento online dos serviços de habilitação, permitindo que todo o processo seja iniciado sem sair de casa.

Antes, o cidadão precisava ir até uma agência do Detran-MS para realizar o procedimento. Agora, basta acessar o portal oficial e concluir a operação de forma totalmente digital, sem necessidade de suporte ou atendimento presencial.

Com a nova funcionalidade, o cidadão passa a ir presencialmente à agência apenas para as etapas obrigatórias do processo, como coleta de biometria, captura de imagem e realização dos exames psicológico e médico.

“Não existe essa operação fora do Portal Meu Detran. Outras empresas credenciadas podem realizar parcelamentos relacionados a veículos, mas os serviços de habilitação são exclusivos do portal oficial do Detran-MS. Essa solução faz parte do processo de transformação digital do Detran e do Governo do Estado, para facilitar o atendimento ao cidadão onde quer que ele esteja”, explica Robson Lui, diretor de Tecnologia da Informação.

A ferramenta entrou em fase de testes nesta quarta-feira (13) e já recebeu avaliação positiva do primeiro usuário a utilizar a funcionalidade. O biomédico Carlos Eduardo Machado Marques, de 24 anos, está renovando a habilitação e aprovou a experiência. “O processo foi bem intuitivo e bem fácil de usar, gostei bastante”, afirmou o jovem, que avaliou o novo serviço como “10/10”.

Nesta primeira etapa, o parcelamento está disponível para os serviços de primeira habilitação e renovação da CNH.  O procedimento é realizado exclusivamente dentro do portal oficial de serviços do Detran-MS (meudetran.ms.gov.br), garantindo mais segurança ao cidadão durante todo o processo.

Por se tratar de uma ferramenta nova, o sistema será acompanhado continuamente pelas equipes técnicas do Detran-MS. O objetivo é monitorar a efetividade dos pagamentos, verificar o funcionamento da plataforma e identificar possíveis ajustes necessários para garantir estabilidade e segurança na operação.

A escolha pelos serviços de habilitação nesta fase inicial permite um acompanhamento mais próximo de cada pagamento realizado, já que o volume diário é menor em comparação aos serviços veiculares. A implantação gradual faz parte da estratégia do órgão para assegurar que a tecnologia entregue exatamente aquilo que o cidadão espera: facilidade, rapidez e segurança no acesso aos serviços públicos digitais.

“O objetivo é garantir o pleno funcionamento do sistema para, em breve, ampliar para todos os serviços”, reforça Robson Lui.

Fonte: Portal do MS

Virginia e Vini Jr terminam e Zé Felipe é cobrado: “Seu momento”

Virginia Fonseca  voltou a ficar entre os assuntos mais comentados do momento na manhã desta sexta-feira (15), após anunciar o fim de seu relacionamento com o jogador Vini Jr .

Depois de muitos burburinhos sobre uma possível crise na relação, que começou no dia 28 de outubro de 2025, o namoro terminou e os fãs já estão exigindo uma atitude de Zé Felipe.

Assim como seus outros relacionamentos, esse também foi marcado por declarações públicas, polêmicas e namoro à distância.

Ainda que o relacionamento dos dois tenha durado seis meses, ganhou grande repercussão nas redes sociais, já que os fãs adoravam acompanhar as frequentes viagens da influenciadora à Espanha, onde Vini Jr. atua pelo Real Madrid desde 2018.

Entretanto, apesar de os seguidores gostarem de acompanhar o casal, grande parte do público parece já ter superado o término e agora torce por uma reconciliação entre Virginia e Zé Felipe.

Influenciadora manteve no jatinho o desenho do pai das crianças (Foto: Reprodução/Instagram)

Os dois anunciaram oficialmente o fim do casamento de cinco anos em maio de 2025, formalizando o divórcio de maneira amigável e rápida.

Eles decidiram seguir como bons amigos e parceiros, mantendo a convivência pelo bem dos três filhos: Maria Alice, de 4 anos; Maria Flor, de 3; e José Leonardo, de 1 ano.

Apesar disso, muitos fãs continuaram torcendo para que o ex-casal reatasse. Agora que os dois estão solteiros, os internautas foram em peso até a conta pessoal do cantor para pedir que ele tome alguma atitude.

“Acorda, tem uma fofoca te esperando! Faz alguma coisa”, pediu um seguidor. “Zé, bora! É o seu momento. Contamos com você! Vai restaurar seu casamento”, comentou outra. “Oi, Zé! Venho humildemente pedir para você ir salvar sua família. O anúncio do término já foi postado! Deus abençoe”, escreveu mais uma.

Fonte: Portal IG

Doenças respiratórias no frio: veja dicas para proteger as crianças

Com a chegada dos dias frios de estações como o outono e o inverno, cresce a preocupação com as doenças respiratórias em crianças.

As temperaturas mais baixas e o clima seco favorecem a circulação de vírus e agravam quadros como gripe, resfriado, bronquiolite, rinite, sinusite, asma, bronquite e até pneumonia.

Segundo Roberta Ferreira, enfermeira do Brazilian International School – BIS, de São Paulo (SP), as crianças são mais vulneráveis às doenças respiratórias porque ainda estão com o sistema imunológico em desenvolvimento, o que facilita a infecção por vírus e bactérias e pode agravar quadros alérgicos e respiratórios já existentes.

“Durante os meses mais frios, é comum observarmos um aumento nos casos de doenças respiratórias entre as crianças. As baixas temperaturas e o ar mais seco podem ressecar as vias aéreas e comprometer as defesas naturais do organismo, facilitando a entrada de vírus e outros agentes infecciosos. Mas com alguns cuidados simples no dia a dia, é possível reduzir bastante os riscos”, explica.

Entre as doenças mais comuns que costumam aparecer nessa época, estão:

Resfriado: infecção viral mais leve, com sintomas como coriza, espirros, tosse e congestão nasal;

Gripe: infecção viral que causa febre, tosse, dor no corpo, coriza e mal-estar. Em crianças, pode evoluir para complicações respiratórias;

Asma: doença inflamatória crônica das vias aéreas que provoca falta de ar, chiado no peito e tosse, podendo ser agravada no frio;

Bronquiolite: inflamação dos bronquíolos, comum em bebês e crianças pequenas, que pode causar chiado no peito, tosse e dificuldade para respirar;

Bronquite: inflamação dos brônquios, geralmente acompanhada de tosse, chiado e produção de secreção;

Rinite alérgica: inflamação da mucosa nasal causada por alergias, com sintomas como espirros, coriza e coceira no nariz;

Sinusite: inflamação dos seios da face, que pode causar nariz entupido, secreção, dor facial e tosse;

Pneumonia: infecção dos pulmões causada por vírus, bactérias ou fungos, com sintomas como febre alta, tosse e dificuldade respiratória.

DICAS PARA PREVENIR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS

A profissional do BIS elenca, abaixo, medidas simples para que pais e responsáveis colaborem para manter longe as doenças oportunistas desse período.

Mantenha a vacinação da criança em dia: a vacina contra a gripe e os imunizantes previstos no calendário vacinal ajudam a prevenir infecções e complicações;

Ensine e incentive a higiene das mãos: oriente a criança a lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel com frequência, evitando a transmissão de vírus e bactérias;

Deixe os ambientes ventilados: mesmo em dias frios, é importante abrir janelas e permitir a circulação de ar;

Evite mudanças bruscas de temperatura: evite expor a criança a ambientes muito quentes, e logo depois a locais frios, isso favorece irritações respiratórias;

Incentive a hidratação: manter a criança hidratada ajuda a manter as vias respiratórias hidratadas e protegidas;

Ofereça alimentação equilibrada: frutas, legumes e alimentos ricos em nutrientes ajudam a fortalecer a imunidade;

Redobre os cuidados com a limpeza da casa: poeira, mofo, ácaros e pêlos de animais podem agravar alergias e doenças respiratórias;

Lave roupas e cobertores guardados: peças armazenadas por muito tempo acumulam poeira e podem causar crises alérgicas;

Evite exposição da criança à fumaça e cheiros fortes: cigarro, produtos de limpeza e perfumes intensos irritam as vias respiratórias;

Evite contato da criança com pessoas gripadas: isso reduz o risco de transmissão de vírus respiratórios;

No caso dos bebês, mantenha o aleitamento materno: o leite materno ajuda a proteger contra infecções.

PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA

A prevenção e o cuidado com doenças respiratórias infantis também dependem de uma atuação conjunta entre família e escola. Segundo Roberta, os pais e responsáveis devem estar atentos aos sintomas que exigem avaliação médica e comunicar a instituição de ensino sempre que a criança apresentar sinais de adoecimento.

“Febre persistente, chiado no peito, dificuldade para respirar, respiração acelerada, cansaço excessivo, recusa para comer ou beber e prostração são alguns sinais de alerta. Quando a criança apresenta dificuldade para respirar, a barriga ‘afundando’ ao respirar ou coloração arroxeada nos lábios, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente”, alerta.

No ambiente escolar, medidas preventivas ajudam a reduzir a disseminação dessas doenças, como a higienização frequente dos espaços, orientar as crianças sobre etiqueta respiratória, como cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, e o monitoramento de sintomas ao longo da rotina.

“Escola e família precisam caminhar juntas nesse processo. Enquanto a escola adota práticas de prevenção e acompanha o bem-estar dos alunos, os pais têm um papel essencial ao observar sintomas, buscar orientação médica quando necessário e manter a criança em casa durante a recuperação, evitando a transmissão para colegas e professores”, finaliza a enfermeira .

Fonte: Assessoria

Gleice Jane sai em defesa do Protocolo Ampara voltado à proteção de mulheres

A deputada estadual professora Gleice Jane (PT) fez um duro pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na quarta-feira (13), em defesa do Projeto de Lei que institui o Protocolo Ampara, proposta voltada à proteção de mulheres em situação de violência.

Durante a fala, a parlamentar criticou o arquivamento do projeto pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e afirmou que a decisão teve motivação política, e não técnica.

Segundo a deputada, o parecer da comissão não apontou inconstitucionalidade na proposta, mas classificou o projeto como “desnecessário” sob a justificativa de que já existem previsões na legislação federal.

“O projeto em nenhum momento foi considerado inconstitucional. A justificativa da CCJ diz que ele é desnecessário porque já existe uma lei federal. Mas na vida real das mulheres ele é necessário”, afirmou.

Gleice Jane argumentou que o Protocolo Ampara foi construído justamente para orientar condomínios, associações e espaços coletivos sobre como agir diante de situações envolvendo mulheres sob medida protetiva, especialmente em casos em que a legislação existe, mas não é aplicada de forma efetiva na prática.

Durante o discurso, a parlamentar relatou casos concretos acompanhados por ela em Mato Grosso do Sul. Em um deles, uma mulher sob medida protetiva avisou ao síndico do condomínio que o agressor não poderia frequentar o local. Mesmo assim, o homem alugou um apartamento no mesmo condomínio e passou a circular normalmente no espaço.

“Ela ligou para o síndico perguntando por que ele tinha permitido a entrada do agressor e ouviu apenas: ‘ele mora aqui’. Essa mulher passou a viver com medo dentro da própria casa”, relatou.

A deputada explicou que o projeto buscava justamente estabelecer protocolos claros para proteger mulheres em situações como essa.

“O que nós estávamos discutindo era uma regulamentação que orientasse e acolhesse mulheres em situação de risco de vida”, disse.

Gleice Jane também afirmou que outros projetos apresentados pela bancada do PT têm sido barrados na CCJR por razões políticas.

Ela citou como exemplo uma proposta sobre regulamentação da pulverização aérea de agrotóxicos, que, segundo ela, já foi considerada constitucional em debates judiciais de outros estados.

“Não se trata somente de questões técnicas. São também questões políticas que nós estamos discutindo aqui”, afirmou.

Durante o pronunciamento, a parlamentar também cobrou maior participação dos homens no enfrentamento à violência contra as mulheres e criticou a ausência de políticas efetivas do Governo do Estado para proteção das vítimas.

“Nós não temos mais condição de conversar somente entre nós mulheres. Essa responsabilidade precisa ser compartilhada, especialmente pelos homens da política. Porque quem está matando são homens, não são as mulheres”, declarou.

A deputada ainda afirmou que seguirá defendendo políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e colocou seu mandato à disposição para contribuir tecnicamente com os debates da CCJR.

“Eu quero resolver o problema. Mas se for preciso gritar, enfrentar e constranger quem for necessário, nós vamos fazer, porque não vamos aceitar que as mulheres continuem morrendo sem responsabilidade do Estado”, concluiu.

Protocolo Ampara

O Projeto de Lei 01/2026, foi protocolado em fevereiro deste ano pela deputada Gleice Jane (PT) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A proposta institui o Protocolo Ampara, que estabelece diretrizes orientativas e cooperativas para o enfrentamento da revitimização.

O protocolo visa proteger mulheres cisgênero, mulheres trans e travestis vítimas de violência doméstica e familiar que estejam em medida protetiva nos termos da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006).

“O Protocolo Ampara orienta-se pelos princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade material, da proteção integral, da não revitimização e da responsabilização do agressor, vedada qualquer prática que transfira à mulher o ônus da medida protetiva”, diz o texto.

De acordo com o projeto, deverá ser assegurada à mulher com medida protetiva sua permanência “nos espaços sociais, institucionais ou laborais, cabendo ao responsável pelo estabelecimento ou seu preposto o afastamento do agressor, redirecionamento de funções ou restrição de acesso, sempre que necessário à preservação da segurança”.

Fonte: Assessoria

Hoje tem shows de Clayton & Romário e Felipe & Rodrigo na Expoagro

A programação da 60ª Expoagro segue intensa nesta sexta-feira (15) no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, em Dourados, reunindo fóruns técnicos, seminários voltados ao agronegócio, julgamento de animais, leilão de genética e shows nacionais que prometem atrair grande público ao parque.

Um dos destaques do dia será o 5º Fórum da Avimasul, promovido pela Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul em parceria com o Sindicato Rural de Dourados.

Entre os palestrantes confirmados estão o secretário estadual Rogério Beretta, representantes da Iagro, Ministério da Agricultura, CNA e especialistas da área técnica da avicultura. O fórum também contará com debates e palestra motivacional durante o período da tarde.

Ainda pela manhã, o Auditório do Parque de Exposições recebe o 6º Seminário da Agricultura Familiar, promovido pela Agraer, com palestra sobre verticalização da produção e geração de valor agregado para pequenos produtores rurais.

Também seguem durante o dia os julgamentos de raças da etapa ouro do ranking nacional do Nelore Pelagens, que vem reunindo criadores e expositores de diversas regiões do país na Expoagro.

No período da tarde, a programação terá o evento “Sozinho no Campo – A realidade que ninguém conta”, promovido por Jimmy Agro em parceria com o Sindicato Rural de Dourados. A palestra será ministrada por Thais Fernandes Teixeira, abordando os desafios emocionais, profissionais e de gestão enfrentados por consultores e produtores rurais.

À noite, a partir das 19h, o Tatersal do Parque de Exposições recebe o Leilão Brangus MS, reunindo animais de genética selecionada e produtores de diferentes estados.

SHOWS

Já às 23h começam os shows nacionais com Felipe & Rodrigo e Clayton & Romário. As duplas prometem movimentar a arena de shows da Expoagro com sucessos do sertanejo universitário e músicas que estão entre as mais tocadas nas plataformas digitais e rádios do país.

Além da programação técnica e dos shows, a Expoagro segue movimentando o parque com praça de alimentação, parque de diversões, estandes comerciais, expositores e atrações voltadas ao público urbano e rural.

Fonte: Assessoria

Vereadora Luiza apresenta projeto para priorizar contratação dos Correios pela Prefeitura

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) apresentou na Câmara Municipal um Projeto de Lei que estabelece a priorização da contratação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) pelos órgãos da administração pública direta e indireta de Campo Grande, nos casos em que a legislação federal já permite a contratação direta.

A proposta busca fortalecer os serviços postais públicos, ampliar a eficiência administrativa e garantir maior integração entre os serviços municipais e a rede postal nacional. Entre os serviços contemplados estão o envio de correspondências institucionais, notificações administrativas, remessa de documentos oficiais, comunicações tributárias e serviços logísticos correlatos.

De acordo com a vereadora, o projeto não cria novas hipóteses de dispensa de licitação, mas estabelece uma diretriz administrativa para que os Correios sejam priorizados quando houver respaldo legal e vantajosidade para o poder público.

“A proposta busca fortalecer uma empresa pública estratégica para a integração do país, além de garantir mais eficiência, segurança jurídica e continuidade administrativa nos serviços prestados pela Prefeitura”, destaca Luiza Ribeiro.

O texto prevê que a contratação deverá respeitar critérios como interesse público, economicidade, eficiência administrativa e adequação técnica, seguindo as regras previstas na Lei Federal nº 14.133/2021, a nova Lei de Licitações.

Na justificativa do projeto, a parlamentar ressalta a importância histórica e estrutural dos Correios para a comunicação institucional e para a integração territorial do Brasil, especialmente em regiões periféricas e áreas de maior vulnerabilidade social.

O projeto também aponta que a medida pode contribuir para a racionalização dos fluxos administrativos municipais e para a manutenção da capilaridade da rede postal pública.

Segundo Luiza Ribeiro, a iniciativa possui caráter inovador no âmbito municipal, já que Campo Grande ainda não possui legislação específica sobre a priorização institucional da contratação dos Correios pela administração pública.

Fonte: Assessoria