domingo, 21 de junho de 2026

Paulo Duarte pede esclarecimentos sobre déficit da CASSEMS e contribuição de cônjuges

O deputado estadual Paulo Duarte apresentou requerimento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul solicitando esclarecimentos detalhados à Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (CASSEMS) sobre a proposta de aumento da contribuição dos cônjuges, que pode passar de R$ 35 para R$ 450.

O pedido foi encaminhado ao presidente da CASSEMS, Ricardo Ayache, e busca informações técnicas, financeiras e atuariais que fundamentaram a medida.

Entre os questionamentos apresentados pelo parlamentar estão a origem do déficit financeiro da instituição, os estudos atuariais utilizados para justificar o reajuste e os motivos pelos quais o impacto da proposta recai especificamente sobre os cônjuges dos beneficiários.

Segundo o deputado, é fundamental que os servidores e suas famílias tenham acesso claro às informações antes da adoção de uma medida considerada de grande impacto social.

“Os servidores e seus familiares precisam compreender quais fatores levaram a CASSEMS a propor um aumento tão expressivo. É necessário saber se outras alternativas foram estudadas antes de transferir esse peso para os cônjuges”, afirmou Paulo Duarte.

No requerimento, o parlamentar também solicita detalhes sobre os critérios técnicos, estatísticos e financeiros utilizados nos cálculos atuariais que embasaram a proposta apresentada pela diretoria da entidade.

Para Paulo Duarte, o debate deve ocorrer com responsabilidade e ampla publicidade das informações.

“Estamos falando de milhares de famílias que dependem da CASSEMS. Deixar clara a origem do déficit de forma objetiva é essencial para garantir segurança, confiança e justiça nas decisões tomadas”, destacou.

O requerimento teve assinatura conjunta dos deputados estaduais, Lia Nogueira (PSDB), Júnior Mocchi (MDB), Lídio Lopes (Avante), Pedro Kemp (PT)*e Gleise Jane (PT) e foi protocolado nesta terça-feira (19), no plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria / Agência ALEMS

Mudança de Vorcaro para cela comum indica que delação ‘subiu no telhado’

A transferência de Daniel Vorcaro para uma cela comum na Superintendência da Polícia Federal é um indicativo forte de que a delação do ex-banqueiro “subiu no telhado”.

A mudança de local ocorreu nesta segunda-feira (18) e foi autorizada pelo relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro André Mendonça.
Segundo uma fonte ligada à investigação, a sinalização é de que as apurações serão aprofundadas sem a colaboração de Vorcaro. Até então, a proposta de delação dele não avançava em pontos importantes já descobertos pela Polícia Federal.

Isso ficou claro com a omissão de que o senador Ciro Nogueira recebia pagamentos mensais de Vorcaro e também com a revelação de que o senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ) havia negociado com o ex-banqueiro repasses milionários para a produção de um filme sobre o seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ao blog, essa fonte confirmou que a investigação já está muito mais avançada do que a proposta de delação apresentada pela defesa do dono do Banco Master.

“Ele [Vorcaro] tem apresentado um comportamento arrogante, de que o sistema vai resolver como aconteceu na Lava Jato. Essa é linha adotada pela defesa”, disse essa fonte, que emendou: “Nesse caso, a investigação vai seguir sem ele”.

Desde março, Vorcaro estava preso na sala de estado-maior da PF, de onde tratava da delação com seus advogados em horário flexível.

Outra fonte acrescenta que a mudança de cela se justifica porque a proposta de delação já foi apresentada e não há mais necessidade de longa permanência dos advogados com o cliente.

“Vorcaro estava numa cela diferenciada para poder se reunir com advogados em horários mais alargados e frequentes por causa da delação. Como ele já entregou a parte dele para a PF e PGR, não havia necessidade de manter um regime diferente dos demais. Ao menos, até que tudo seja avaliado”, frisou.

Fonte: Portal G1

Naviraí faz ação de conscientização pelo Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência Municipal de Assistência Social, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o CREAS e o Núcleo de Proteção Especial, realizou na tarde desta segunda-feira (18/05), um ato de conscientização em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A mobilização aconteceu na sede do Centro de Convivência do Idoso, Maria do Céu e integrou as ações da campanha Maio Laranja, movimento nacional voltado à conscientização, prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

A Gerente de Assistência Social e Vice-Prefeita Telma Minari, destacou a importância da sociedade manter a vigilância diante do crescente número de abusos.

“Nós enquanto poder público, estamos intensificando neste mês a campanha que busca alertar as pessoas para os sinais apresentados por crianças e adolescentes, os quais se manifestam por meio de aspectos físicos, comportamentais, emocionais e sociais que frequentemente servem como alertas para a necessidade de intervenção imediata”, disse. “Trago aqui o recado do nosso Prefeito Rodrigo Sacuno, que defende ações enérgicas nesse enfrentamento”, disse Telma.

O discurso foi reforçado pela Vereadora Rosangela Sofa, representante do Poder Legislativo no ato, além das coordenadoras do CMDCA, Débora Canziani Volponi, do CREAS Andréia Caldas Pires Souza e do Núcleo de Proteção Especial, Sueli de Freitas Pereira.

O evento foi encerrado com uma palestra do advogado e servidor do judiciário Rafael Xavier de Jesus. Sob a responsabilidade da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MDHC), o Disque 100 recebe denúncias de violações contra crianças e adolescentes.

O canal é gratuito, as denúncias são anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento do processo diretamente com o Disque 100.

Fonte: Assessoria

 

Exames ajudam a diferenciar o resfriado de uma alergia respiratória

A chegada do tempo seco e as variações climáticas ressecam as vias aéreas, tornando as mucosas mais suscetíveis a inflamações. Espirros em sequência, coriza, tosse persistente e falta de ar se tornam parte da rotina.

Embora os sintomas apontem para um simples resfriado, eles podem ser, na verdade, os protagonistas de uma crise de alergia respiratória disfarçada.

Leonardo Abreu, médico de família e comunidade da Amparo Saúde, empresa do ecossistema do Grupo Sabin, afirma que o diagnóstico preciso auxilia no controle das crises e evita a progressão de quadros como rinite alérgica e asma. “As alergias respiratórias são desencadeadas por gatilhos específicos, como ácaros, fungos, pelos de animais ou tipos de pólen”, explica.

Segundo ele, sem identificar o agente causador, o tratamento perde eficácia e o impacto na qualidade de vida se torna cada vez maior. “O ideal é que o médico consiga traçar a estratégia mais eficiente, desde orientações para o controle do ambiente, como reduzir a exposição a poeira e umidade, até a indicação de tratamentos mais assertivos, como a imunoterapia”, destaca.

O papel do médico de família

Para um controle eficaz das crises e a melhora da qualidade de vida, a Atenção Primária à Saúde (APS) tem uma grande contribuição para o paciente alérgico com um olhar integral sobre o indivíduo.

“O médico de família e comunidade foca no paciente como um todo. Buscamos entender seu contexto de vida, seus hábitos e até seu estado emocional. Muitas vezes, as alergias possuem um componente psicossomático, em que o estresse e a ansiedade podem intensificar as reações alérgicas”, explica.

Diagnóstico precoce

Além do desconforto físico, uma alergia não controlada pode prejudicar a qualidade do sono, a prática de atividades físicas e a produtividade no trabalho. O médico afirma que as empresas que investem no diagnóstico e tratamento corretos também garantem um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Dessa forma, o diagnóstico precoce permite que o paciente e o médico possam adotar medidas direcionadas e eficazes, controlando a inflamação das vias aéreas e devolvendo o bem-estar do dia a dia.

Exames

Entre os principais aliados no diagnóstico estão os exames laboratoriais que avaliam a resposta do organismo a diferentes substâncias. Um dos principais é o IgE Específica, exame de sangue mede a concentração de anticorpos do tipo Imunoglobulina E (IgE) para um alérgeno específico. Ele oferece uma resposta clara e objetiva sobre a sensibilidade do paciente a uma determinada substância, como um tipo específico de ácaro ou fungo.

Outro exame é o Painel de Alérgenos Respiratórios (ImmunoCAP), que permite uma investigação mais ampla, testando simultaneamente a sensibilidade a múltiplos alérgenos presentes no ar. É um mapeamento completo que pode incluir os principais “suspeitos” do dia a dia: poeira doméstica, diferentes espécies de ácaros, fungos (mofo), epitélios de cães e gatos, e pólens de gramíneas.

Fonte: Assessoria

Juventude AG faz treinos em dois períodos antes da viagem para Natal

O Juventude AG abriu, nesta segunda-feira (18), mais uma semana de trabalho, visando agora a partida pela sexta rodada da Liga Nacional de Futsal, a LNF Silver. O time de Dourados volta a jogar na próxima sexta-feira (22), às 18h (MS), visitando o América-RN no Ginásio Nélio Dias, em Natal.

Depois do descanso de domingo (17), foram treinos em dois períodos na segunda, o que se repete nesta terça (19), inclusive com trabalho técnico-tático no Ginásio Municipal, às 18h. Na quarta (20), treino pela manhã no CSU Água Boa.

A delegação inicia viagem para Natal às 23h de quarta até o Aeroporto de Campo Grande, de onde embarcam para a capital potiguar. Na quinta (21), às 19h, está previsto um treino tático e de reconhecimento no Ginásio Nélio Dias. A delegação retorna no sábado (23) para Dourados.

Jogo em Casa

No dia 27, quarta-feira, às 21h, o Juventude AG volta a jogar no Ginásio Municipal Ulysses Guimarães e recebe o Sport-PE pela sétima rodada da LNF Silver.

Como nos jogos anteriores, os ingressos serão vendidos antecipadamente nas lojas Salim Esporte e Sport.Com, parceiras do clube, com lote limitado pelo preço promocional de R$ 10. Nestes locais são vendidas também as camisas oficiais do JAG na temporada 2026, agora também com as camisas brancas. O preço de R$ 120 inclui o ingresso para a próxima partida em casa.

Fonte: Assessoria

Câmara aprova novas regras para concessão do sistema de estacionamento rotativo em Dourados

A Câmara Municipal de Dourados aprovou, nesta segunda-feira, durante a 16ª sessão ordinária do ano, em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei nº 017/2026, de autoria do Poder Executivo, que estabelece novos critérios para a concessão e exploração do sistema de estacionamento rotativo no município.

Dourados está sem o serviço desde fevereiro deste ano, quando a Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), encerrou o contrato com a empresa EXP (Explora Participações em Tecnologia e Sistema da Informação LTDA), responsável pela operação do estacionamento rotativo pago na região central pelos últimos dez anos.

A nova proposta busca modernizar o sistema, com foco na ampliação da rotatividade de veículos em áreas comerciais e de prestação de serviços, promovendo melhor organização urbana, mais eficiência no uso das vagas públicas e fortalecimento da economia local.

O texto aprovado prevê que a operação do serviço será realizada por meio de concessão pública, mediante processo licitatório, possibilitando investimentos da iniciativa privada para implantação, operação e modernização do sistema, sem gerar custos diretos aos cofres públicos.

Além disso, a proposta estabelece regras rigorosas de fiscalização e controle por parte da Prefeitura de Dourados, assegurando transparência nas operações, proteção dos dados dos usuários e integração exclusiva com o sistema municipal.

Com a revogação da Lei Municipal nº 2.822/2005, que regulamentava o modelo anterior, o novo sistema deverá operar com tecnologia digital e automatizada, incluindo:

·        Leitura óptica de caracteres;

·        Reconhecimento automático de placas;

·        Integração com bancos de dados;

·        Monitoramento informatizado;

·        Sistemas modernos de controle e fiscalização.

O projeto também amplia significativamente as opções de pagamento para os usuários, garantindo maior comodidade por meio de:

·        Aplicativos bancários;

·        Cartões de crédito e débito;

·        PIX;

·        Parquímetros;

·        QR Code físico e digital;

·        Pontos de venda credenciados

Conforme destaca a mensagem encaminhada pelo Executivo, a iniciativa tem como principal finalidade garantir que o espaço público seja utilizado de forma mais justa, equilibrada e democrática, beneficiando comerciantes, prestadores de serviços, trabalhadores e toda a população que necessita acessar essas regiões.

Segundo o líder do prefeito na Câmara, vereador Márcio Pudim (PSDB), o projeto vai além da simples reformulação do modelo de exploração do serviço.

“A proposta representa um importante avanço na organização urbana de Dourados, com foco na melhoria da mobilidade, na valorização do comércio local e na utilização mais equilibrada dos espaços públicos. É uma medida que reforça o compromisso da administração com a modernização da infraestrutura urbana, oferecendo mais praticidade, segurança e acessibilidade para motoristas e comerciantes”, destacou.

DEMAIS PROJETOS

Além da proposta que regulamenta a concessão e exploração do estacionamento rotativo, os vereadores de Dourados aprovaram outras quatro proposituras constantes na pauta de votação.

Também em primeira discussão e votação, a Câmara aprovou o Projeto de Lei nº 054/2026, de autoria do vereador Dill do Povo, que institui diretrizes para a criação do Banco de Ideias no Município de Dourados.

Em única discussão e votação, o Legislativo aprovou o Projeto de Veto nº 001/2026, de autoria do Poder Executivo, que veta parcialmente o autógrafo do Projeto de Lei nº 242/2025, referente à manipulação, exposição e comercialização de produtos farmacêuticos magistrais exclusivos em farmácias de manipulação.

Já em segunda discussão e votação, a Câmara aprovou o Projeto de Lei nº 061/2026, de autoria dos vereadores, que denomina como “Avenida dos Ipês” a Via Parque que contorna a Área de Preservação Permanente (APP) do córrego Água Boa, com início na Rua Antônio Emílio de Figueiredo, entre os bairros Jardim Olinda e Jardim Clímax, e término na Avenida Décio Martins Capilé, na Vila Roma II.

Encerrando a pauta, os vereadores também apreciaram e aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 058/2026, de autoria do vereador Márcio Pudim, que concede o Título de Cidadão Douradense ao senhor Joe Graeff Filho, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade douradense.

TRIBUNA LIVRE

Já o espaço Tribuna Livre da Câmara de Dourados foi utilizado nesta segunda-feira pela coordenadora do Comcex (Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes) Andreia Moraes Bonito Silva, que destacou as atividades desenvolvidas no município durante a campanha “Maio Laranja”, voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Fonte: Assessoria CMD