quinta-feira, 25 de junho de 2026

Com novas tecnologias, Naviraí moderniza fiscalização ambiental

Impulsionada por novas tecnologias, a fiscalização ambiental nos municípios passa por uma rápida transformação. Alinhada a essa realidade a Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Meio Ambiente, participou do “Treinamento Fiscalização Ambiental Inteligente”, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Dourados.

A formação foi ministrada pelos técnicos Luiz Mário Ferreira, diretor de Licenciamento e Fiscalização do IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), e Heleno da Silva Mira, da Unidade de Geoprocessamento do órgão estadual.

A formação garantiu acesso teórico e prático a ferramentas avançadas, sistemas digitais e mapas de precisão.

O objetivo da programação foi alinhar os técnicos de municípios descentralizados como Naviraí com o que há de mais moderno em sistemas de mapeamento e inteligência geográfica do Estado.

A programação também possibilitou uma visita técnica à planta industrial da COAMO para conhecer o funcionamento do Sistema de Controle Ambiental (SCA) utilizado na indústria e refinaria de óleo de soja, observando os padrões de alta performance adotados no monitoramento prático de emissões e resíduos.

“Trilhas de conhecimento como essa são essenciais para a atualização técnica e a modernização dos serviços prestados pela Gerência Municipal de Meio Ambiente, garantindo uma atuação cada vez mais eficiente e qualificada em benefício da população e da preservação ambiental”, ressaltou o Gerente de Meio Ambiente, Professor Chocolate (João do Carmo).

Essa iniciativa integra um programa de capacitação contínuo e modernização do serviço público municipal, que mantém o foco na qualificação das equipes para entregar respostas cada vez mais rápidas e precisas à população.

Ao atualizar a fiscalização com as ferramentas tecnológicas do Estado, o município consolida sua autonomia, simplifica os processos para quem quer empreender e garante o desenvolvimento econômico planejado e sustentável de Naviraí.

Fonte: Assecom

Vereadores de Dourados rejeitam denúncia contra Isa Marcondes

Câmara Municipal de Dourados realizou nesta sexta-feira (29) sessão especial de julgamento da denúncia por suposta quebra de decoro parlamentar contra a vereadora Isa Jane Marcondes (Republicanos).

Após a apreciação do relatório final da Comissão Processante, o plenário decidiu pela improcedência e consequente arquivamento da denúncia.

O processo foi instaurado no dia 23 de fevereiro deste ano para apurar suposto uso indevido da CEAP (Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar).

A denúncia, apresentada por um advogado, apontava um suposto “padrão reiterado de abastecimentos de combustível custeados com recursos parlamentares” em datas próximas a viagens divulgadas pela vereadora.

Durante a sessão especial, foi apresentado o relatório final da Comissão Processante, presidida pelo vereador Márcio Pudim (PSDB), tendo como relator o vereador Cemar Arnal (PP) e como membro a vereadora Ana Paula Benitez (Republicanos).

No parecer, a comissão opinou pela absolvição da vereadora, entendendo que a denúncia não apresentou elementos suficientes para comprovar o uso irregular da CEAP.

Cumprindo as normas regimentais, a vereadora não fez uso da palavra durante a sessão de julgamento, sendo representada pelo advogado Artur Saldanha.

Em votação aberta e nominal, os 20 vereadores aptos a votar acompanharam o parecer da Comissão Processante e aprovaram o relatório, determinando o arquivamento da denúncia contra a parlamentar.

Ao fim da votação, Isa Marcondes afirmou que a decisão representa um grande alívio, destacando ter a consciência tranquila de que não cometeu qualquer irregularidade no exercício do mandato.

“Enfrentar um processo desta natureza gera desgaste pessoal, político e emocional, mas saio deste momento ainda mais fortalecida e motivada para continuar trabalhando em favor da população de Dourados. Sempre atuei com responsabilidade, transparência e respeito ao dinheiro público. Quem não deve, não teme”, declarou a vereadora.

Fonte: Assessoria CMD

Gracyanne Barbosa abre o jogo sobre experiência com uso do Mounjaro

A influenciadora Gracyanne Barbosa abriu o jogo sobre sua experiência com o medicamento Mounjaro, utilizado para emagrecimento, e surpreendeu ao revelar detalhes dos resultados.

Em entrevista concedida à influenciadora Maya Massafera, nesta quinta-feira (28), a musa fitness explicou o motivo que a levou a recorrer ao remédio, fez alertas sobre o uso sem acompanhamento médico e ainda refletiu sobre os padrões estéticos atuais.

Segundo Gracyanne, a decisão de usar o medicamento aconteceu após ser aprovada em um teste para um papel profissional. Na ocasião, ela precisava emagrecer cerca de 10 quilos, mas afirmou que o resultado ficou bem abaixo do esperado.

“Ano passado, eu tomei. Eu passei num teste e pediram para eu emagrecer 10 kg. Eu tomei o Mounjaro e emagreci 4 kg só. Não consegui, perdi o papel. Não deu certo. O Mounjaro não tirou minha fome”, revelou.

Apesar da experiência frustrada, a influenciadora destacou que não é contra o uso de medicamentos para emagrecimento, desde que sejam administrados com acompanhamento especializado.

Para ela, o auxílio profissional é essencial, especialmente para quem está começando um processo de mudança física e pode se frustrar com a falta de resultados imediatos.

“Eu acho que com acompanhamento médico, pode incentivar a pessoa, principalmente no começo. Eu vejo muita gente que começa a treinar e fazer dieta, não vê resultado e desiste. Então, eu acho que o remédio pode ajudar, mas tem que ter o acompanhamento médico”, avaliou.

Durante a conversa, Maya Massafera também questionou como Gracyanne Barbosa lida com a fama de possuir um “corpo perfeito” e ser vista como referência estética. A apresentadora observou que os padrões de beleza mudam constantemente e que, atualmente, existe uma valorização do corpo magro aliado à definição muscular.

Refletindo sobre o tema, Gracyanne concordou que existe uma busca por um ideal muitas vezes difícil de alcançar. Segundo ela, o desenvolvimento muscular exige rotina, disciplina e constância, sem fórmulas milagrosas.

“Ter músculo é difícil para todo mundo, porque você precisa dormir bem, se alimentar bem, fazer um treino bom. A bebida alcoólica atrapalha. Não tem atalho, você não consegue ganhar músculo em três meses. Pode até melhorar, mas é um processo lento”, explicou.

A musa fitness ainda revelou detalhes sobre sua própria trajetória corporal e destacou que sua evolução foi construída de forma gradual. “Eu ganhei 1 kg de massa muscular por ano. É super devagar. E demora, realmente, não tem meio termo”, contou.

Mesmo sendo frequentemente apontada como referência de beleza, Gracyanne Barbosa afirmou que não enxerga o próprio corpo como um padrão absoluto e confessou que ainda convive com lembranças das críticas que recebeu ao longo dos anos.

“Eu nem acredito que o meu corpo seja um padrão. Acho que estou tão acostumada a ser atacada que, na minha mente, ainda ouço as críticas. Mas eu sei exatamente quem eu sou, o que esse estilo de vida trouxe pra mim. Não falo do físico, é do mental. Se está na moda ou não, não faz diferença. Vou continuar mantendo meu estilo de vida, minha disciplina e meu foco”, afirmou.

Fonte: Portal IG

Lula diz que vai reenviar ao Senado indicação de Messias ao STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (29) que vai reenviar ao Senado a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga do Supremo Tribunal Federal (STF) que está em aberto desde o ano passado.

O petista fez o anúncio durante participação em uma cerimônia sobre investimentos da Petrobras em Sergipe. Lula não disse quando vai encaminhar a mensagem novamente para o Senado.

O presidente contou que ficou triste quando o Senado rejeitou a indicação de Jorge Messias no mês passado. O nome do advogado-geral da União recebeu 42 votos contrários e 34 favoráveis, em uma derrota histórica para o governo.

“Eu perdi a indicação do meu ministro da Suprema Corte e eu fiquei triste, porque ele não foi derrotado por incompetência jurídica, porque ele é um dos melhores advogados deste país. Ele não foi derrotado porque tem alguma ficha suja na vida dele, ele é um dos homens mais íntegros deste país”, iniciou Lula.

“Ele foi derrotado por uma questão simplesmente política. E o que vai acontecer, senadores? Eu vou mandar o Messias outra vez. E vou mandar por respeito à função presidencial. Sou eu que indico. O Senado pode derrotar alguém se ele não tiver competência jurídica”, completou o petista.

O presidente disse ainda que, na avaliação dele, não fez sentido a rejeição à indicação de Messias pelos senadores. Foi a primeira vez que isso aconteceu desde 1894.

Integrantes do governo atribuem a derrubada da indicação de Messias a uma articulação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que defendia a escolha do aliado Rodrigo Pacheco (PSB-MG) para a função.

Lula, no entanto, optou por Jorge Messias e encaminhou a indicação para análise dos senadores, que levou mais de quatro meses para acontecer.

Ele chegou a ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) após sabatina. Mas foi barrado no plenário principal do Senado.

Enquanto um novo ministro não é aprovado, o STF continua com 10 integrantes. A 11ª cadeira está vaga desde a aposentadoria de Luís Roberto Barroso em outubro de 2025.

Fonte: Portal G1

 

Luiza Ribeiro celebra avanço da PEC pelo fim da escala 6×1

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) comemorou a aprovação, no Congresso Nacional, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala 6×1 de trabalho no Brasil.

A medida, que ganhou força a partir do movimento “Vida Além do Trabalho” (VAT) e da proposta apresentada pela deputada federal Erika Hilton, reacendeu em todo o país o debate sobre qualidade de vida, saúde mental e valorização dos trabalhadores.

Para Luiza Ribeiro, a discussão nacional representa um passo importante para a construção de relações de trabalho mais humanas e equilibradas, colocando no centro do debate o direito ao descanso, ao convívio familiar e ao bem-estar.

“É uma vitória importante para quem acredita que a vida não pode ser resumida ao trabalho. O trabalhador precisa ter tempo para viver, cuidar da saúde, estudar, conviver com a família e participar da sociedade. Esse debate que hoje ganha força no Congresso Nacional também precisa chegar aos municípios”, afirmou a vereadora.

A parlamentar destacou que, em Campo Grande, já protocolou a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 106/2025, que reduz a jornada dos servidores públicos municipais para 30 horas semanais e seis horas diárias.

Segundo Luiza, a proposta busca modernizar a organização do serviço público municipal, garantindo mais qualidade de vida aos servidores sem prejuízo à produtividade e ao atendimento da população.

“Atualmente, muitos servidores passam mais de 12 horas do dia em função do trabalho, considerando deslocamentos, intervalos longos e trânsito. Isso gera desgaste físico, emocional e também aumento de despesas com alimentação e transporte. Nossa proposta racionaliza a jornada, reduz custos e melhora a qualidade de vida do servidor público”, explicou.

A proposta altera o inciso IX do artigo 14 da Lei Orgânica do Município de Campo Grande, estabelecendo que a duração do trabalho normal não será superior a 30 horas semanais e seis horas diárias, mantendo regras específicas para cargos de confiança e respeitando legislações federais próprias.

Luiza Ribeiro também ressalta que a experiência vivida durante a pandemia demonstrou que jornadas reduzidas e em turno único podem manter a produtividade do serviço público.

“Durante a pandemia, o serviço público funcionou em jornada reduzida sem prejuízos à população. Isso mostrou que é possível reorganizar o trabalho de forma mais eficiente e humana. Precisamos superar modelos ultrapassados que adoecem trabalhadores e não trazem benefícios reais para a administração pública”, pontuou.

A vereadora ainda destaca que a redução da jornada também pode representar economia aos cofres públicos, diminuindo gastos com energia elétrica, água, manutenção e funcionamento das repartições públicas.

“Estamos falando de uma proposta moderna, inteligente e alinhada ao que o mundo inteiro já vem discutindo. Valorizar o servidor é também melhorar a qualidade do serviço oferecido à população”, concluiu.

Fonte: Assessoria

Restituição do Imposto de Renda 2026 começa hoje com o maior lote da história

A Receita Federal começa a pagar nesta sexta-feira, 29, o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2026. Com R$ 16 bilhões em créditos e 8.749.992 contribuintes contemplados, este será o maior lote de restituição já pago na história.

Confira o calendário de restituições:

1º lote: 29 de maio;
2º lote: 30 de junho;
3º lote: 31 de julho;
4º lote: 28 de agosto.

Segundo a Receita, o crédito das restituições será realizado ao longo do dia, conforme o processamento de cada instituição financeira.

Para conferir se você está incluso neste lote de restituição, veja o passo a passo:

Acessar www.gov.br/receitafederal
Clicar em “Meu Imposto de Renda”
Selecionar “Consultar minha restituição”

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo oficial da Receita Federal para tablets e smartphones.

Caso sejam identificadas pendências na declaração, o contribuinte também poderá retificar as informações incorretas.

Do total de R$ 16 bilhões deste primeiro lote, cerca de R$ 8,64 bilhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal: 256.697 restituições para idosos acima de 80 anos; 2.256.975 restituições para idosos entre 60 e 79 anos; 222.100 restituições para pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave e 1.054.789 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Além disso, 4.959.431 restituições serão destinadas a contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram pelo recebimento via Pix.

A previsão da Receita Federal é que o próximo lote também contemple cerca de 9 milhões de contribuintes, com valores de restituições próximos a R$ 16 bilhões, totalizando assim 80% da estimativa de restituições a serem pagas este ano.

O pagamento da restituição é realizado exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte. Em casos de erro nos dados bancários ou problemas na conta de destino, o contribuinte poderá solicitar o reagendamento do crédito junto ao Banco do Brasil, no prazo de até um ano após a primeira tentativa de pagamento.

Fonte: Portal Terra

‘Ação do Bichão’ leva saúde, cuidado e cidadania para famílias neste sábado

Mais do que uma ação social, a “Ação do Bichão” promete transformar o sábado de centenas de famílias em Dourados em uma grande corrente de cuidado, acolhimento e solidariedade.

Com atendimentos gratuitos nas áreas da saúde, beleza, orientação jurídica e atividades recreativas, o evento promovido pela deputada Estadual Lia Nogueira (PSDB) deve reunir mais de 600 pessoas em uma programação especial preparada para celebrar o Dia das Mães e aproximar serviços essenciais da população.

O evento acontecerá no Instituto Fuziy, a partir das 14 horas, com entrada gratuita. A iniciativa pretende oferecer uma tarde de serviços essenciais, bem-estar e integração para toda a comunidade.

Entre os serviços disponíveis estarão atendimento médico, odontológico, teste de visão, orientação jurídica e teste de glicemia. A programação também inclui serviços voltados à autoestima e ao cuidado pessoal, como corte de cabelo, limpeza de pele, podologia, esmaltação e maquiagem.

Pensando nas famílias de forma completa, o evento ainda contará com aula de ritmos, recreação infantil e o sorteio de prêmios.

A deputada Lia Nogueira destacou que iniciativas como essa ajudam a aproximar a população e levam serviços importantes para quem muitas vezes encontra dificuldades no acesso diário à saúde, orientação e assistência.

A ação conta com a parceria da UEMS, SEST SENAT, ABCD, Instituto Fuziy, associações e demais entidades, reforçando o trabalho conjunto em benefício das famílias douradenses.

Fonte: Assessoria

Grupo Pereira entra para o top 10 nacional em prêmio do Governo Federal

O Grupo Pereira conquistou destaque nacional ao figurar entre as dez empresas brasileiras que mais promoveram inclusão socioeconômica por meio da geração de empregos formais em 2025. A companhia recebeu, em Brasília, o II Prêmio de Inclusão Socioeconômica, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

A iniciativa federal tem como objetivo identificar e valorizar a atuação de grandes empresas privadas que colaboram de forma estratégica para a geração de postos de trabalho formais e ampliação de oportunidades de inclusão socioeconômica, por meio da qualificação profissional e do incentivo ao empreendedorismo.

Para Paulo Nogueira, diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira, o reconhecimento reforça um compromisso que faz parte da cultura da companhia. “Acreditamos que inclusão acontece quando criamos oportunidades reais de desenvolvimento e crescimento para as pessoas. Esse reconhecimento mostra que é possível unir resultados de negócio com impacto social positivo, promovendo acesso ao mercado de trabalho e transformação de vidas”, afirma.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou a importância da parceria entre o setor público e as empresas na ampliação do acesso ao emprego e à renda no país. “O Brasil avança quando mais pessoas têm oportunidades, emprego e melhoria na qualidade de vida”, afirmou durante a cerimônia.

Entre essas histórias está a de Iris Sarmento Junior, auxiliar administrativo do Comper. Ele conta de que construiu uma trajetória de crescimento profissional no Grupo, iniciando suas atividades no depósito, até que recentemente ganhou a promoção para auxiliar administrativo.

“Desde que entrei no Grupo Pereira vivi um processo de reafirmação pessoal e profissional. Era um recomeço, sempre enxerguei o trabalho como o caminho para conquistar uma vida melhor e mais digna. Aqui, somos tratados como profissionais e incentivados a crescer. Meu conselho é valorizar a oportunidade, acreditar em si mesmo e buscar evoluir todos os dias”, diz Iris.

Fonte: Assessoria