sábado, 20 de junho de 2026

MEC inaugura estruturas acadêmicas para indígenas na UFMS

Ministério da Educação (MEC) inaugurou, nesta quarta-feira, 10 de junho, as novas estruturas acadêmicas para estudantes indígenas do Campus Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e entregou o Centro de Convivência e Empreendedorismo Estudantil (Autocine), do Campus Campo Grande.

Também foram assinadas as ordens de serviço para a expansão do projeto Aldeias Conectadas e para a obra de infraestrutura elétrica do Bloco 4 do Campus Paranaíba.

Com essas entregas, o investimento total na UFMS chega a R$ 35 milhões, sendo R$ 12,6 milhões referentes às ações anunciadas e R$ 22,4 milhões provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) destinados a ações de expansão e consolidação.

A cerimônia ocorreu em Campo Grande (MS) e contou com a presença do ministro da Educação, Leonardo Barchini; do secretário de Educação Superior, Marcus David; da reitora da UFMS, Camila Celeste; e de estudantes indígenas.

“A retomada de investimentos nas universidades e nos institutos federais que temos feito nos últimos três anos amplia o acesso ao ensino, garante que as nossas instituições se tornem mais atrativas e forneçam todas as condições necessárias para a permanência dos estudantes”, afirmou Barchini.

“Com esses recursos, espaços que antes estavam sucateados, fechados e inadequados foram transformados, o que, além de fortalecer a formação dos estudantes, leva o desenvolvimento econômico e social à região” (Leonardo Barchini, ministro da Educação )

A  reitora da UFMS comemorou a entrega e ressaltou seu impacto nas comunidades atendidas:

“Muitos dos nossos estudantes são a primeira geração das suas famílias que têm a oportunidade de acessar o ensino superior, porque o MEC investe na interiorização das universidades. Então, os investimentos que recebemos aqui significam mobilidade social, oportunidade e esperança para a região”.

Entre os espaços inaugurados estão a expansão do Alojamento Indígena (etapa 1), que inclui o Laboratório de Informática, o LabCrie Indígena, a Sala Verde Indígena, a Copa Acadêmica, a Brinquedoteca e a Sala de Lactante, que ficam no Campus Aquidauana da UFMS.

Os ambientes foram construídos com investimentos de R$ 4 milhões da própria universidade, com o objetivo de garantir a inclusão, a permanência e o sucesso acadêmico de estudantes indígenas, além de promover maior integração digital e equidade no acesso à educação superior.

Para o Centro de Convivência e Empreendedorismo Estudantil (Autocine), a instituição alocou R$ 6,8 milhões. A expansão do projeto Aldeias Conectadas receberá o recurso de R$ 300 mil. Já a obra de infraestrutura elétrica do Bloco 4 do Campus Paranaíba foi orçada em R$ 1,5 milhão.

Fonte:  Assessoria de Comunicação Social do MEC

Gleice Jane cobra transparência sobre recursos para políticas de proteção às mulheres

A deputada estadual Gleice Jane (PT) defendeu nesta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a criação de mecanismos que permitam maior transparência sobre os investimentos públicos destinados à prevenção e ao enfrentamento da violência contra as mulheres no Estado.

A manifestação ocorreu durante a leitura de uma nota pública elaborada por movimentos de mulheres sul-mato-grossenses, que alertam para o número de feminicídios registrados em 2026. Segundo o documento, 13 mulheres foram assassinadas nos primeiros cinco meses do ano em Mato Grosso do Sul.

Durante o pronunciamento, a parlamentar questionou a efetividade das políticas públicas atualmente existentes e afirmou que os casos de feminicídio não podem ser tratados como episódios isolados.

“O feminicídio não é uma fatalidade. É o resultado previsível de uma cadeia de omissões. Omissão de um Estado que falha no orçamento, na proteção, na prevenção e na prioridade política dada à vida das mulheres”, afirmou.

A nota foi assinada por organizações como Levante Mulheres Vivas MS, Levante Feminista, Elas Podem, Marcha Mundial de Mulheres e Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul (CUT-MS).

Entre as reivindicações apresentadas estão a ampliação da rede de acolhimento, a retomada das obras das Casas da Mulher Brasileira em cidades como Dourados, Corumbá e Ponta Porã, além da criação de uma Secretaria Estadual exclusiva para políticas voltadas às mulheres.

Durante o discurso, Gleice Jane também voltou a defender um projeto de lei de sua autoria, apresentado em 2025, que cria um fundo estadual específico para financiar ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres. A proposta ainda aguarda análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia.

Segundo a deputada, a principal finalidade do fundo é permitir maior controle sobre os recursos destinados às políticas públicas voltadas às mulheres.

“Hoje a gente não consegue saber quanto está sendo investido na proteção às mulheres em Mato Grosso do Sul. Muitos falam em milhões na política, mas quantos milhões estão sendo utilizados na prevenção à violência contra as mulheres? Essa é uma conta que ninguém apresenta”, disse.

De acordo com a parlamentar, o fundo poderia receber recursos do governo estadual e de outras instituições, com mecanismos de acompanhamento e fiscalização dos investimentos realizados.

A deputada também apoiou as cobranças feitas pelos movimentos sociais em relação à necessidade de políticas estruturantes para enfrentar a violência de gênero. Para ela, campanhas de conscientização, embora importantes, não são suficientes diante da gravidade dos números registrados no Estado.

“Mato Grosso do Sul não pode continuar sendo conhecido como o estado do feminicídio. Precisamos de ações concretas, orçamento definido e políticas permanentes para proteger a vida das mulheres”, afirmou.

Dados apresentados pelos movimentos apontam que os feminicídios registrados neste ano representam apenas a parcela mais visível de um cenário mais amplo, marcado por milhares de medidas protetivas concedidas e por demandas relacionadas ao fortalecimento da rede de atendimento e proteção às vítimas de violência.

Fonte: Assessoria

Trump promete atacar o Irã ‘ainda hoje’: ‘Deveriam ter assinado o acordo’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que voltará a atacar o Irã ainda nesta quarta-feira (10). Ele disse ainda que o novo ataque será “muito forte”.

“Nos os atacamos fortemente ontem, e vamos atacá-los fortemente de novo hoje”, disse Trump a jornalistas no Salão Oval da Casa Branca. “Eles deveriam ter assinado um acordo”

Apesar do cessar-fogo em vigor, Estados Unidos e Irã voltaram a trocar ataques na terça-feira (9). Forças norte-americanas bombardearam sistemas de defesa e radares no Estreito de Ormuz, e Teerã revidou lançando mísseis a uma base dos EUA no Bahrein .

Trump afirmou ter retaliado o Irã por ter derrubado um helicóptero militar norte-americano que sobrevoava Ormuz.

Mais cedo, por meio de sua rede social Truth Social, o presidente norte-americano chamou o Irã de “valentão do Oriente Médio” e teceu novas ameaças, afirmando que o país agora terá que “pagar o preço” por não ter aceitado um acordo de paz.

“As Forças Armadas do Irã são um completo caos. Grande parte delas, como a Marinha e a Força Aérea, sequer existe mais – foram completamente derrotadas. O Irã só fala e não age. O valentão do Oriente Médio está MORTO!!! Demoraram demais para negociar um acordo que teria sido ótimo para eles, agora terão que pagar o preço!!!”, escreveu Trump.

Pouco depois da declaração, o presidente dos EUA também deu uma entrevista à emissora norte-americana Fox News, na qual anunciou estar perto de ordenar novos ataques contra usinas de energia e pontes do Irã.

De acordo com uma fonte de agência de notícias, negociadores do Catar viajaram a Teerã na manhã desta quarta numa tentativa de finalizar um acordo, após consultas com os Estados Unidos.

Mesmo com o ataque desta terça, os EUA ainda buscam uma resolução do conflito, e Trump disse na segunda que as tratativas para um acordo estavam “na fase final”.

A trégua na guerra foi violada também por Israel e Irã nos últimos dias, em uma troca de bombardeios criticada por Trump. O analista Guga Chacra, da GloboNews, afirmou que o bombardeio dos EUA foi “uma resposta calibrada e proporcional” à derrubada do helicóptero.

Fonte: Agência Brasil

Prefeitura de Naviraí vai recuperar trajeto NV-32 da 487 ao Porto Caiuá

A Prefeitura de Naviraí deve iniciar ainda neste mês de junho a recuperação de cerca de 15 km da estrada vicinal NV-32, no trecho que liga a BR-487 ao Porto Caiuá.

Os serviços incluem o controle de erosão, a estabilização da base, cascalhamento, limpeza de drenos laterais e elevação do leito da via para evitar alagamentos.

No início da semana, a equipe da Gerência de Obras, por meio do Núcleo de Serviços Rodoviários e Manutenção, esteve no local realizando um levantamento técnico para identificar os pontos críticos que receberão as melhorias e para definir as ações necessárias à execução dos serviços.

“A recuperação contempla a correção de pontos críticos, implantação de sistemas de drenagem, controle de erosão e cascalhamento, proporcionando mais segurança aos usuários e melhores condições para o transporte da produção rural”, destacou o gerente de Obras, Fabiano Costa.

A manutenção da NV-32 reforça o compromisso da administração municipal com a melhoria da infraestrutura rural, o que facilita o acesso às propriedades, reduz os custos com manutenção e fortalece essa importante rota de ligação entre Naviraí e o Porto Caiuá.

Fonte: Assessoria

Flávio cai 4 pontos e Lula amplia vantagem em disputa no 1º turno

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a liderança na corrida presidencial de 2026 e ampliou a vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL), segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10).

O levantamento mostra Lula com 39% das intenções de voto no primeiro turno, mesmo índice registrado em maio. Flávio aparece em segundo lugar com 29%, quatro pontos abaixo do resultado anterior, quando tinha 33%. A diferença entre os dois, que era de seis pontos há um mês, passou para dez.

Atrás dos líderes, a disputa segue pulverizada. O fundador do MBL, Renan Santos (Missão), e o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), aparecem com 3% cada. O deputado federal Aécio Neves (PSDB) e o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), registram 2%.

Augusto Cury (Avante), Joaquim Barbosa (DC) e Samara Martins (UP) têm 1% cada. Cabo Daciolo (Mobiliza), Edmilson Costa (PCB) e Heró Bezerra (PRTB) não chegaram a 1%.

Os votos brancos, nulos ou de eleitores que afirmam não votar somam 9%, enquanto os indecisos passaram de 5% para 10%.

A pesquisa passou a testar os nomes de Aécio Neves (PSDB), Edmilson Costa (PCB) e Heró Bezerra (PRTB). Já Joaquim Barbosa substituiu Aldo Rebelo como representante do Democracia Cristã (DC). Com as mudanças, o número de pré-candidatos avaliados pela Quaest aumentou de 10 para 13 em relação ao levantamento de maio.

Queda de Flávio amplia distância para Lula

A principal mudança observada pela pesquisa foi a redução do apoio a Flávio Bolsonaro.

Enquanto Lula manteve o patamar de intenções de voto, o senador perdeu quatro pontos em um mês. A movimentação ocorreu em um período de forte exposição política do parlamentar.

Esta foi também a primeira pesquisa realizada após a divulgação de diálogos em que Flávio pede apoio financeiro ao banqueiro Daniel Vorcaro para a  produção do filme “Dark Horse”, sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O levantamento também foi realizado após a viagem do senador a Washington, onde se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O encontro ocorreu em meio ao aumento das tensões diplomáticas entre os dois países, depois da decisão do governo estadunidense de classificar Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas e impor uma tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros.

Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, os dados indicam que Flávio preserva quase integralmente o eleitorado identificado com o bolsonarismo, mas encontra dificuldades para avançar entre eleitores de direita que não se consideram bolsonaristas.

Lula vence todos os cenários de segundo turno
A pesquisa também simulou quatro disputas de segundo turno.

No cenário considerado mais competitivo, Lula aparece com 44% contra 38% de Flávio Bolsonaro.

Os demais confrontos mostram vantagem ainda maior para o presidente:

Lula (PT): 45% x 35% Romeu Zema (Novo);
Lula (PT): 45% x 35% Ronaldo Caiado (PSD);
Lula (PT): 45% x 31% Renan Santos (Missão).

Em todos os cenários, Lula supera os adversários fora da margem de erro.

Fonte: Portal IG

Juventude AG recebe o Vasco da Gama hoje pela LNF Silver

Ainda invicto jogando em casa, o Juventude AG quer aproveitar a força e o apoio da torcida para buscar sua segunda vitória na Liga Nacional de Futsal Silver. Nesta quarta-feira (10), pela nona rodada da primeira fase, o JAG recebe o Vasco da Gama no Ginásio Municipal Ulysses Guimarães.

Jogando em Dourados, o Juventude empatou com Joaçaba Futsal-SC e Concórdia Futsal e venceu o Sport Recife-PE. Agora, porém, a vitória seria fundamental para se recuperar da derrota na última rodada, fora de casa, para o Lages Futsal-SC por 3 a 2, com o gol adversário saindo faltando cinco segundos para acabar o tempo. O resultado pode, dependendo da combinação de resultados, deixar o time na zona de classificação.

O técnico Sérgio Benatti tem todo elenco à disposição e lembra o bom retrospecto em casa para buscar mais uma vitória. “Fizemos bons jogos contra o Joaçaba e Concórdia em que a vitória não veio por detalhes. Contra o Sport fomos muito bem e o apoio da torcida foi fundamental para sairmos com a vitória, o que esperamos ter mais uma vez contra o Vasco”, disse.

O Vasco da Gama, por outro lado, se recuperou de duas derrotas seguidas para Vélez Camaquã-RS e Liga São Caetano Futsal-SP e venceu o Joaçaba por 5 a 2 na última rodada, em Duque de Caxias (RJ). O time carioca quer um bom resultado fora de casa para ratificar o lugar na zona de classificação.

INGRESSOS

Para facilitar o acesso do torcedor, segue a venda antecipada de ingressos com valor único promocional de R$ 10 até 18h e podem ser comprados nas lojas Salim Esportes e Sport.Com, parceiras do clube na temporada. Nas bilheterias do Ginásio Municipal, na hora do jogo, o preço é o regular de R$ 20, com meia entrada a R$ 10 para idosos, estudantes identificados e professores das redes municipal e estadual. Crianças até 12 anos, doadores de sangue e pessoas com deficiência (PcD) não pagam.

OUTROS JOGOS

A nona rodada começou no domingo (7) com a vitória do Joaçaba sobre o Blumenau Futsal-SC por 5 a 0. Nesta terça (9), o Vélez Camaquã recebeu o Futsal São Lourenço-SC e perdeu por 2 a 0. Nesta quarta, além de JAG e Vasco, o Apodi Futsal-RN recebe o Lages e o São Miguel Futsal-PR enfrenta o Chopinzinho Futsal-PR.

Fonte: Assessoria

Liandra solicita retomada da Casa-Abrigo para mulheres vítimas de violência

A vereadora Liandra da Saúde (PSDB), encaminhou solicitação à secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, e ao secretário de Estado da Cidadania de Mato Grosso do Sul, José Francisco Sarmento Nogueira, pedindo a retomada das atividades da Casa-Abrigo destinada ao acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

No documento, a parlamentar destaca a importância do serviço para garantir proteção às mulheres que enfrentam situações de risco iminente, bem como aos seus filhos, que muitas vezes também são vítimas diretas ou indiretas do ciclo de violência dentro do ambiente familiar.

Segundo Liandra, a violência contra a mulher continua sendo uma realidade preocupante e exige ações efetivas do Poder Público para assegurar acolhimento, proteção e suporte às vítimas.  Ela ressalta que muitas mulheres não possuem condições de permanecer em suas residências após sofrerem agressões ou ameaças, ficando expostas a novos episódios de violência e até mesmo ao risco de feminicídio.

“A Casa-Abrigo representa um instrumento fundamental da rede de proteção às mulheres, oferecendo acolhimento temporário em local seguro e sigiloso para aquelas que precisam se afastar do agressor, garantindo também a segurança de seus filhos”, enfatiza.

Além de proporcionar proteção física, o serviço oferece acompanhamento psicossocial, orientação jurídica e encaminhamento para diversos atendimentos necessários ao processo de reconstrução da autonomia e da dignidade das vítimas.

A vereadora também chama atenção para os impactos da violência doméstica sobre crianças e adolescentes, que frequentemente convivem com situações traumáticas dentro de casa. Para ela, a retomada da Casa-Abrigo fortalece não apenas as políticas públicas voltadas às mulheres, mas também a proteção da infância e da família.

No pedido encaminhado às autoridades, Liandra destaca ainda que a reativação do serviço contribuirá para o cumprimento da legislação de proteção às vítimas de violência doméstica e familiar, além de demonstrar o compromisso do município e do Estado com a defesa dos direitos humanos e a promoção da segurança das famílias.

“Nosso pedido enfatiza a relevância social da Casa-Abrigo como um dos principais mecanismos de acolhimento e proteção para mulheres em situação de vulnerabilidade e risco”, finaliza Liandra.

Fonte: Assessoria

Golpe da restituição do Imposto de Renda exige atenção dos contribuintes

Com o pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2026, realizado no final de maio, criminosos voltam a explorar a expectativa dos contribuintes para aplicar golpes utilizando o nome de instituições financeiras.

Ao todo, mais de 8,7 milhões de pessoas foram contempladas pela Receita Federal, em um lote que soma R$16 bilhões em créditos.

O volume expressivo de recursos movimentados neste período costuma atrair a ação de golpistas, que prometem agilizar o acesso ao dinheiro ou utilizam comunicações falsas para obter informações sensíveis das vítimas.

Em muitos casos, informam que a restituição já está disponível e solicitam atualização cadastral, pagamento de taxas ou confirmação de dados bancários para supostamente liberar o valor.

Também são frequentes ofertas de antecipação da restituição com condições aparentemente vantajosas, que levam o contribuinte a compartilhar informações pessoais ou acessar páginas fraudulentas criadas para capturar dados.

Segundo Lívia Silva, gerente de Prevenção a Fraudes do Banco Mercantil, a principal recomendação é desconfiar de contatos não solicitados relacionados ao tema.

“Os criminosos costumam explorar momentos em que as pessoas aguardam algum benefício financeiro para criar um senso de urgência e induzir decisões precipitadas. Por isso, é fundamental verificar qualquer informação diretamente nos canais oficiais e nunca compartilhar senhas, códigos de autenticação ou dados bancários em ligações, mensagens ou links recebidos de terceiros”, orienta.

A especialista reforça que informações sobre a restituição devem ser consultadas diretamente nos ambientes digitais da Receita Federal e da instituição responsável pelo pagamento. Também é importante conferir cuidadosamente o endereço dos sites acessados antes de informar qualquer dado.

“Ao identificar uma abordagem suspeita, a recomendação é encerrar o contato imediatamente e buscar orientação junto ao banco. Caso haja prejuízo financeiro ou compartilhamento indevido de informações, o consumidor deve registrar boletim de ocorrência e comunicar a instituição para adoção das medidas necessárias”, explica Lívia.

A prevenção continua sendo a principal ferramenta contra esse tipo de crime. Desconfiar de promessas de liberação rápida de recursos, evitar clicar em links enviados por desconhecidos e confirmar informações em fontes oficiais são atitudes que ajudam a reduzir os riscos e proteger a segurança financeira dos contribuintes.

Fonte: Assessoria Banco Mercantil