quinta-feira, 25 de junho de 2026

Receita libera restituição para quem teve imposto retido em 2024

A Receita Federal anunciou que fará, em 15 de julho, o pagamento de um lote especial de restituição automática do Imposto de Renda.

A medida é destinada a contribuintes que tiveram imposto retido na fonte ao longo de 2024, mas não eram obrigados a entregar a declaração.

A consulta estará disponível a partir de 8 de julho por meio da plataforma  Meu Imposto de Renda (MIR). O pagamento será realizado apenas em conta vinculada à chave Pix do tipo CPF.

A restituição automática, também conhecida como “cashback”, é projeto piloto criado pela Receita Federal para devolver valores pagos por contribuintes que tiveram retenção de imposto, mas não precisavam declarar o  Imposto de Renda.

A geração dessas declarações começou em 15 deste mês de junho  e deve ocorrer aos poucos devido ao grande volume estimado em cerca de 4 milhões de contribuintes.

Segundo a Receita Federal, aproximadamente R$ 500 milhões serão liberados neste lote especial. O valor da restituição poderá chegar a R$ 1 mil por pessoa.

Quando posso consultar e receber?

Os contribuintes poderão verificar se foram incluídos a partir de 8 de julho.

Calendário:

Consulta: 8 de julho de 2026;
Pagamento: 15 de julho de 2026;
Crédito realizado apenas via chave Pix CPF.

Como funciona?

Diferentemente das restituições tradicionais do Imposto de Renda, este lote é voltado para pessoas que não enviaram declaração porque não eram obrigadas.

A Receita utiliza dados já existentes em suas bases para elaborar uma declaração simplificada e identificar se há valores a serem devolvidos ao contribuinte.

Calendário regular da restituição do IR 2026

A Receita Federal reforça que o lote especial de restituição automática não faz parte do calendário tradicional do Imposto de Renda 2026.

Os lotes regulares são destinados aos contribuintes que entregaram a declaração dentro das regras do IR e seguem um cronograma próprio.

Confira as datas:

1 – lote: 29 de maio de 2026;
2 – lote: 30 de junho de 2026;
3 – lote: 31 de julho de 2026;
4 – lote: 31 de agosto de 2026.

A consulta ao segundo lote estará disponível em 23 de junho.

Portal IG

 

Neymar está fora do jogo contra o Haiti

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou, nesta quinta-feira (18), que Neymar está fora da partida desta sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), diante do Haiti, pelo Grupo C da Copa do Mundo.

Em nota, a entidade comunicou que o atacante não viaja com o restante da delegação para a Filadélfia para “otimizar” a recuperação da lesão grau dois na panturrilha direita.

O camisa 10 permanece em Nova Jersey, onde a seleção brasileira está concentrada nesta primeira fase, utilizando as estruturas do Hotel The Ridge e do Centro de Treinamento Columbia Park, do New York Red Bulls.

Nesta quinta, Neymar foi a campo com os demais companheiros no último treino antes do jogo diante do Haiti. O atacante participou do aquecimento. Depois, fez um trabalho específico a parte com o preparador físico Cristiano Nunes.

Por fim, juntou-se novamente ao grupo para uma roda de bobinho. A imprensa teve acesso somente aos primeiros 15 minutos da atividade e precisou deixar o ambiente quando o camisa 10 ainda estava integrado ao elenco.

Na última quarta-feira (17), Neymar já havia participado do começo do treino com os companheiros, retirando-se da atividade nos cinco minutos finais do período aberto à imprensa.

Foi o primeiro treino externo dele com o grupo desde a convocação para a Copa do Mundo. Mesmo na Granja Comary, em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, o atacante realizou somente trabalhos internos de fisioterapia e preparação física.

Contusão

Neymar se contundiu no último dia 17 de maio, na derrota do Santos para o Coritiba, por 3 a 0, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O clube, na ocasião, informou que o jogador tinha um edema na panturrilha, mas um exame realizado dez dias depois, ao se apresentar na Granja Comary, constatou que a lesão era mais séria.

A expectativa é que Neymar possa ter condição de participar da terceira e última rodada do Grupo C, diante da Escócia, no próximo dia 24 de junho, às 19h, em Miami.

Os europeus, neste momento, lideram a chave com os três pontos da vitória por 1 a 0 sobre o Haiti, na estreia, sábado passado (13), em Boston. No mesmo dia, os brasileiros empataram por 1 a 1 com Marrocos em Nova Jersey. As duas seleções têm um ponto.

Fonte: Agência Brasil

Arqueólogos encontram homem enterrado em forno de 4,5 mil anos

Arqueólogos que realizam escavações no leste da Alemanha encontraram os restos mortais de um homem de cerca de 25 anos enterrado em uma antiga estrutura usada como forno há aproximadamente 4,5 mil anos.

O achado intriga os pesquisadores porque o crânio apresenta sinais de lesão e o local do sepultamento é considerado incomum para a época.

A descoberta foi feita perto da cidade de Gerstewitz, no estado da Saxônia-Anhalt, durante escavações preventivas realizadas antes da construção de uma linha de transmissão de energia elétrica.

Segundo o Escritório Estadual de Gestão do Patrimônio e Arqueologia da Saxônia-Anhalt, o homem foi enterrado em uma cavidade subterrânea formada por duas câmaras interligadas, originalmente utilizadas como forno pela chamada Cultura da Cerâmica Cordada, que ocupou partes da Europa entre 2900 a.C. e 2050 a.C.

Ferimento no crânio levanta hipóteses

O esqueleto foi encontrado em posição fetal, deitado sobre o lado direito e voltado para o sul — uma característica típica dos sepultamentos masculinos desse grupo cultural.

O que chamou a atenção dos pesquisadores, porém, foi o local escolhido para o enterro. Estruturas desse tipo normalmente não contêm restos humanos.
Além disso, exames iniciais identificaram uma lesão no crânio.

Diante disso, os arqueólogos trabalham com diferentes hipóteses.
Uma delas é que o jovem tenha sido vítima de um assassinato.

Outra possibilidade é que tenha morrido em um conflito e sido enterrado às pressas em uma estrutura já existente.

Há ainda uma terceira linha de investigação: a de que o enterro estivesse relacionado a algum ritual.

Sacrifício em ritual?

Segundo os pesquisadores, fornos semelhantes ligados à Cultura da Cerâmica Cordada já foram encontrados contendo esqueletos completos de bovinos ou restos de cães parcialmente desmembrados.

Esses depósitos são interpretados por alguns especialistas como possíveis oferendas rituais.

Por isso, os cientistas não descartam que o homem encontrado em Gerstewitz também tenha participado de algum contexto cerimonial, embora ainda não existam evidências suficientes para confirmar essa hipótese.

Região guarda 6 mil anos de história

O sítio arqueológico onde o corpo foi encontrado tem revelado vestígios de ocupação humana que se estendem por cerca de 6 mil anos.

Entre as descobertas anteriores estão um grande monte funerário construído entre 4000 a.C. e 3400 a.C., sistemas de fossos e muralhas associados a cerimônias coletivas e restos de casas queimadas, além de ossos humanos e de animais depositados em poços profundos.

Agora, os pesquisadores esperam que análises laboratoriais ajudem a esclarecer a identidade do homem e as circunstâncias de sua morte.

Por enquanto, o achado permanece cercado de mistério — um raro caso em que um enterro pré-histórico levanta mais perguntas do que respostas.

Fonte: Assessoria

Lia Nogueira dá visibilidade a uma das causas mais urgentes da saúde pública

A saúde mental, por muito tempo tratada como um tema invisível, tem se tornado uma das maiores demandas da saúde pública brasileira.

O aumento dos transtornos mentais, aliado aos desafios sociais e ao crescimento dos casos relacionados à dependência química, evidencia a necessidade de fortalecer instituições que atuam na linha de frente desse atendimento.

Em Campo Grande, o Hospital Nosso Lar é uma das principais referências nesse trabalho.

Fundado em 1966, o Hospital Nosso Lar foi pioneiro no atendimento especializado em saúde mental em Mato Grosso do Sul e, atualmente, mantém 70 leitos destinados ao SUS, atendendo cerca de 195 pacientes com o apoio de aproximadamente 200 colaboradores.

Para fortalecer essa estrutura, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) destinou uma emenda parlamentar de R$ 50 mil para a aquisição de equipamentos hospitalares, entre eles monitores, oxímetros, macas e estetoscópios.

Durante visita à instituição, Lia destacou a importância de conhecer de perto a realidade enfrentada por pacientes e profissionais da área. “Precisamos ampliar esse debate e fortalecer a rede de atendimento. Os transtornos mentais têm aumentado e impactam diretamente a vida das famílias. Não podemos fechar os olhos para uma realidade que precisa ser enfrentada com responsabilidade e investimento”, afirmou.

Lia Nogueira destinou emenda parlamentar de R$ 50 mil para a aquisição de equipamentos hospitalares

A direção do hospital ressaltou que a visita representa mais do que a destinação de recursos. Segundo a instituição, o contato direto com a rotina da unidade contribui para dar visibilidade a um trabalho que muitas vezes é pouco conhecido pela população, apesar da relevância social que exerce há décadas no Estado.

Além do atendimento especializado em saúde mental, os investimentos destinados por Lia Nogueira em Campo Grande têm contribuído para o fortalecimento da rede pública hospitalar, ampliação do atendimento a pessoas com deficiência, apoio a pacientes oncológicos e grupos vulneráveis, além de ações voltadas à inclusão social e ao reforço da estrutura de atendimento emergencial.

A parlamentar destaca que o acompanhamento da execução das emendas é fundamental para garantir que os recursos públicos gerem resultados concretos. “Investir em saúde mental é investir em dignidade, acolhimento e qualidade de vida. Nosso compromisso é continuar apoiando instituições que transformam vidas e prestam um serviço essencial à população”, concluiu.

Fonte: Assessoria

“Intervenção no Consórcio Guaicurus precisa resultar em melhorias imediatas”, afirma Luiza Ribeiro

O decreto de intervenção no Consórcio Guaicurus feito  pela Prefeitura de Campo Grande, nesta terça-feira (16), precisa ser acompanhada de medidas concretas e urgentes para melhorar a qualidade do transporte coletivo oferecido à população. A avaliação é da vereadora Luiza Ribeiro (PT), que defende que a ação do município vá além da apuração de irregularidades e resulte em investimentos capazes de enfrentar os principais problemas enfrentados diariamente pelos usuários.

Segundo a parlamentar, a prefeitura, na condição de poder concedente do serviço, já conhece as dificuldades do sistema e precisa aproveitar o período de intervenção para tomar decisões que garantam melhorias efetivas.

“A intervenção não pode servir apenas para investigar como está o Consórcio. O município já tem informações suficientes sobre a situação do transporte coletivo. O que a população espera agora são soluções concretas para melhorar o serviço”, afirma Luiza Ribeiro.

Entre as medidas consideradas prioritárias pela vereadora está a adesão imediata ao programa PAC Seleções – Renovação da Frota, do Governo Federal. Atualmente, 197 ônibus circulam com idade acima do limite prudencial de uso. Em janeiro de 2027, outros 96 veículos entrarão nessa condição, totalizando 293 ônibus envelhecidos em circulação.

“Não existe transporte coletivo de qualidade sem veículos em condições adequadas. A principal medida neste momento é iniciar imediatamente a renovação da frota”, defende.

O programa federal oferece financiamento com juros de 6% ao ano, carência de 48 meses para início do pagamento e prazo de amortização de até 120 meses, condições que, segundo a vereadora, permitem a substituição dos ônibus sem comprometer a sustentabilidade financeira do sistema.

Outra prioridade apontada por Luiza é a melhoria da infraestrutura urbana utilizada pelo transporte coletivo. A parlamentar defende que os recursos já disponibilizados pela Caixa Econômica Federal para obras de pavimentação sejam direcionados para aproximadamente 40 quilômetros de vias utilizadas pelos ônibus e que ainda apresentam condições inadequadas de tráfego.

“Também não é possível oferecer um transporte eficiente com ruas sem pavimentação ou com o asfalto deteriorado. Os investimentos precisam priorizar os corredores e itinerários do transporte coletivo, beneficiando milhares de trabalhadores e estudantes que dependem dos ônibus todos os dias”, destaca.

Luiza Ribeiro também reforça a defesa da ampliação das políticas de acesso ao transporte público, incluindo a construção de caminhos que permitam avançar no debate sobre a tarifa zero, medida que vem sendo adotada em diversas cidades brasileiras como instrumento de inclusão social e mobilidade urbana.

A vereadora integrou a CPI do Transporte realizada pela Câmara Municipal em 2025, que analisou a situação do sistema de transporte coletivo da Capital. Para ela, entretanto, o momento exige menos diagnósticos e mais ações concretas para garantir um serviço digno, seguro e eficiente para a população de Campo Grande.

Fonte: Assessoria