quinta-feira, 25 de junho de 2026

Prefeitura de Naviraí lança o projeto EcoVerdinho na Feira do Galo

Com a participação de alunos das escolas Milton Dias Porto e José Carlos da Silva, escolhidas para receber a iniciativa, o EcoVerdinho 2026 foi lançado em Naviraí.

De posse da moeda social, obtida por meio da entrega de materiais recicláveis, os estudantes já fizeram as primeiras compras na feira que acontece nas manhãs de domingo, na Avenida Campo Grande.

O prefeito Rodrigo Sacuno, as vereadoras Rosângela Sofa e Sara Castelão, além de diretores das escolas envolvidas e do gerente de Educação e Cultura, André Santana, participaram de uma rápida cerimônia para mostrar à comunidade a importância de fazer a correta coleta e destinação do lixo doméstico.

O ato contou também com a presença de Fábio Schroeter, criador do Recicla Verdinho.

O Projeto EcoVerdinho é uma iniciativa da Prefeitura de Naviraí por intermédio da Gerência de Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Gerência de Educação e Cultura e empresa Nilcatex e da cooperativa de recicláveis Recicla Naviraí, unindo educação ambiental, financeira e alimentar.

Ele funciona como uma moeda social, incentivando estudantes a trocarem materiais recicláveis por créditos para comprar alimentos frescos de produtores locais.

Os investimentos e o aprimoramento do projeto no município possibilitaram a consolidação de resultados de impacto ecológico e social. Entre 2023 e 2025, o volume recolhido praticamente dobrou, saltando de 28.243 para 55.504 itens recicláveis retirados do meio ambiente (alta de 96,5%).

O avanço reflete a expansão da rede, que fez o número de alunos atendidos crescer 113,1%, saltando de 175 para 373 estudantes. Com reflexos diretos na agricultura familiar, parceiros e a Gerência de Desenvolvimento Econômico projetam superar esses resultados em 2026.

A cada 10 embalagens recicláveis entregues nas escolas, o aluno recebe 1 “Verdinho” (moeda social) creditado em seu cartão educativo.

Os créditos são utilizados pelos estudantes para adquirir frutas, verduras e outros produtos da agricultura familiar diretamente na Feira do Galo. Todo o material reciclável arrecadado nas instituições é doado para a Cooperativa Recicla Naviraí, gerando renda para os cooperados.

Fonte: Assecom

Gleice Jane participa da inauguração da nova sede da Fiocruz em MS

A deputada estadual Gleice Jane participa na próxima segunda-feira (22) da inauguração da nova sede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fiocruz Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

O evento marca a principal expansão estrutural da instituição no Estado e reunirá representantes do Governo Federal, do Governo de Mato Grosso do Sul, pesquisadores e autoridades da área da saúde.

A cerimônia acontece às 8h30 e simboliza uma nova etapa da presença da Fiocruz no Centro-Oeste brasileiro.

A nova estrutura amplia a capacidade de pesquisa científica, inovação tecnológica e apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS), consolidando Mato Grosso do Sul como um dos territórios estratégicos para estudos relacionados à saúde pública, biodiversidade, vigilância epidemiológica e saúde única.

A participação de Gleice ocorre poucos dias após a Assembleia Legislativa prestar uma homenagem institucional à Fiocruz pelos serviços prestados à saúde pública brasileira e à produção científica no Estado.

A deputada foi uma das articuladoras do reconhecimento e tem defendido o fortalecimento das instituições públicas de ciência e pesquisa como instrumentos fundamentais para o desenvolvimento social.

A nova sede contará com laboratórios de entomologia, biologia molecular, biodiversidade, imunofarmacologia e sequenciamento genético, além de biotério e espaços destinados à formação de pesquisadores e ao desenvolvimento de projetos estratégicos para o SUS.

Segundo a instituição, a estrutura permitirá ampliar a capacidade de monitoramento de doenças, produção de evidências científicas e resposta a emergências em saúde pública.

A escolha de Mato Grosso do Sul para a expansão da Fiocruz está relacionada às características singulares do Estado, que reúne fronteira internacional, grande diversidade biológica, presença significativa de populações indígenas e desafios sanitários associados a doenças infecciosas e arboviroses. Essas condições transformam a região em um importante campo de pesquisa para temas com impacto nacional e internacional.

A inauguração também reforça a aproximação entre ciência e desenvolvimento regional. De acordo com o material institucional do evento, o investimento na nova unidade busca integrar pesquisa, inovação e políticas públicas, fortalecendo a produção de conhecimento aplicado às necessidades da população e ampliando a inserção de Mato Grosso do Sul em redes nacionais e internacionais de cooperação científica.

Fonte: Assessoria

Sete de Setembro fecha preparação para estreia na Série B Estadual

O CD Sete de Setembro está na reta final da preparação para estrear na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. No domingo (21), às 15h, pela primeira rodada, o time de Dourados recebe o EC Campo Grande na primeira das sete partidas que valem lugar na zona de acesso.

Nesta quinta-feira, o técnico Nei César comandou treino no gramado do Estádio Douradão, local da partida de estreia. Nesta sexta (19) e no sábado (20), os trabalhos acontecem no CT, iniciando a concentração para o jogo.

O treinador avalia como muito boa a preparação que começou há quase um mês.

“Os atletas têm entendido a mensagem e comprado a ideia daquilo que a gente quer taticamente, o que queremos dentro de campo. Estamos a dois dias da estreia e temos trabalhado também o lado emocional dos atletas para amenizar a ansiedade”

Na última participação do Sete na Série B Estadual, em 2024, Nei chegou ao clube no meio da competição e terminou na terceira posição, fora das duas vagas da zona de acesso. Agora, iniciando o trabalho, espera colocar o time na primeira divisão.

“O Sete, assim como as outras equipes, têm seu objetivo na competição que é o acesso e não queremos deixar essa oportunidade passar. São duas vagas na Série A e vamos brigar por uma delas. Isso é o que nós temos pregado aos atletas, com muito empenho, dedicação e foco no trabalho. São sete jogos e apenas três deles em casa, confrontos únicos, sem chance de uma recuperação de um segundo turno. Sabemos que o Campo Grande é uma equipe jovem, muito boa. Respeitamos todos os adversários, mas temos que estrear bem”, completou.

Primeira Rodada

A Série B Estadual começa neste sábado (20), às 15h, no Estádio Noroeste, onde se enfrentam Aquidauanense FC e EC Comercial. No domingo (21), além de Sete e Campo Grande, São Gabriel EC e CE União ABC jogam no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, às 15h. A rodada termina na segunda-feira (22), às 19h30, EC Taveirópolis recebe o Misto EC no Jacques da Luz.

Fonte: FFMS

Hoje é esperada goleada do Brasil na briga por classificação

A Copa do Mundo de 2026 tem três partidas programadas para a tarde e noite desta sexta-feira, 19. O destaque da rodada é o confronto entre Brasil e Haiti, válido pelo Grupo C da competição.

A expectativa é que o time de Carlo Ancelotti vença por uma boa diferença de gols.

O Brasil chega para a segunda rodada com um ponto, após empatar em 1 a 1 com o Marrocos na estreia.

O Haiti busca os primeiros pontos no torneio, já que perdeu para a Escócia por 1 a 0 no primeiro jogo. A Escócia lidera a chave com três pontos.

ONDE ASSISTIR

O confronto tem transmissão confirmada em diferentes plataformas na TV e na internet:

TV aberta: Globo e SBT

TV fechada: SporTV e N Sports

Streaming e YouTube: CazéTV (gratuito), Globoplay, ge tv e +SBT

Jogos do Grupo C

No outro jogo do Grupo C, Marrocos e Escócia se enfrentam. A partida tem transmissão ao vivo pela CazéTV, no YouTube.

Jogos do Grupo D

A rodada começa às 16h, com o duelo entre Estados Unidos e Austrália, na cidade de Seattle, com ransmissão exclusiva da CazéTV. O grupo D também conta com a partida entre Turquia e Paraguai, em São Francisco,  que vai passar na  TV Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV, a partir da 00h de sábado, 20.

Fonte: Portal Terra

Seleção do Irã diz que fará reclamação à Fifa por restrições na Copa

A seleção do Irã vai apresentar uma reclamação à Fifa por restrições de viagem nos Estados Unidos durante a Copa do Mundo 2026, informou o porta-voz da federação iraniana na quinta-feira (18).

A seleção defende que informou com antecedência o cronograma de viagens aos organizadores, mas que enfrenta restrições, afetando os planos da comissão técnica e a preparação para o jogo contra a Bélgica.

“Apesar de ter enviado seu cronograma de preparação para o torneio com bastante antecedência, a seleção nacional do Irã voltou a enfrentar restrições impostas pelos organizadores, o que está afetando a execução dos planos da comissão técnica”, disse o porta-voz.

Segundo a federação, as restrições impostas à seleção impediram uma preparação adequada para a partida contra Bélgica, que ocorre neste domingo (21), às 16h (horário de Brasília).

Uma parte da comissão técnica ficou sem visto para entrar nos EUA e só conseguirão chegar à Los Angeles, cidade onde ocorrerá a próxima partida, um dia antes da partida, em vez de dois dias antes, como ocorre com outras seleções.

Essas “restrições são contrárias ao princípio de igualdade de condições para todas as seleções participantes e correm o risco de prejudicar a preparação”, afirmou o dirigente em comunicado.

Após a estreia na Copa na noite de segunda-feira (15) com um empate, a equipe iraniana relatou ter recebido uma “ordem imediata” para deixar os EUA. Depois, agências de notícias do Irã afirmaram que o capitão da seleção, Mehdi Taremi, e um auxiliar da equipe foram retidos no aeroporto de Los Angeles, onde o time jogou.

Como a Copa do Mundo de 2026 ocorre nos EUA, no México e no Canadá, houve dúvidas sobre a participação do time do Irã, que foi classificado para a competição.

Para contornar a crise, a Fifa transferiu para o México a base da seleção iraniana durante a Copa, que inicialmente ficaria nos EUA.

Após a partida, o técnico da seleção iraniana, Amir Ghalenoei, afirmou que a equipe recebeu a ordem de saída imediata de autoridades dos EUA.

Autoridades de imigração norte-americanas ainda não haviam se manifestado sobre a informação até a última atualização desta reportagem.

As próximas partidas do Irã ocorrerão nos Estados Unidos: no sábado (21), os iranianos enfrentarão a Bélgica, em Los Angeles. Depois, jogarão contra o Egito em Seattle, em 27 de junho.

Fonte: Portal IG

 

Cemtec alerta para onda de frio intensa em Mato Grosso do Sul

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) emitiu alerta para a chegada de uma forte massa de ar polar que deve provocar queda acentuada das temperaturas em todo o Estado nos próximos dias.

Antes da mudança no tempo, uma frente fria avança sobre Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (19), trazendo chuvas intensas, rajadas de vento acima de 50 km/h e possibilidade de queda de granizo em diversas regiões.

De acordo com a previsão, amanhã ainda será marcado por instabilidade, mas a chuva começa a perder força à medida que o ar frio avança pelo Estado. Em Campo Grande, as temperaturas devem variar entre 13°C e 18°C, enquanto municípios da região sul poderão registrar mínimas próximas dos 8°C.

Já no domingo, o sol volta a aparecer entre nuvens, mas o amanhecer será gelado. No extremo sul do Estado, os termômetros podem marcar entre 5°C e 7°C nas primeiras horas do dia.

A previsão indica ainda a chegada de uma nova frente fria na segunda-feira, reforçando as condições para temporais e preparando o cenário para uma das ondas de frio mais intensas do ano.

Segundo o Cemtec, entre quarta (24) e sexta-feira (26) há possibilidade de temperaturas próximas de 0°C em algumas localidades da metade sul do Estado, além de elevado risco de geada.

FRIO INTENSO EM DOURADOS

Em Dourados, a próxima semana deverá ser marcada por tempo firme e temperaturas baixas. Na terça-feira, os termômetros variam entre 9°C e 16°C. Já na quarta-feira, a mínima prevista é de 7°C, com máxima de 15°C.

O frio mais intenso deve ocorrer na quinta-feira (25), quando a temperatura pode chegar a 5°C durante a madrugada e o amanhecer, com possibilidade de formação de nevoeiro em alguns pontos da cidade. Na sexta-feira (26), a mínima prevista é de 6°C e a máxima de 18°C.

Já a partir de sábado, o frio começa a perder intensidade, com previsão de mínima de 9°C e máxima de 22°C, sob predomínio de sol e elevação gradual das temperaturas durante a tarde.

As autoridades recomendam atenção especial com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, além de cuidados redobrados com a saúde durante os dias de frio mais intenso.

Estado Notícias